Partilhar
Partilhar em:

11 coisas que os cachorros podem prever

11 coisas que os cachorros podem prever

Ver fichas de  Cachorros

Dizem que o cão é o melhor amigo do homem, pela companhia, pelo carinho e pela lealdade que dá aos seus donos da forma mais incondicional e desinteressada, convertendo-se o cão no animal de estimação favorito de muitas pessoas.

Como certamente já sabe, alguns dos seus sentidos são muito mais apurados que os do ser humano, o que lhes permite serem capazes de "detectar" certos acontecimentos antes que aconteçam, uma vez que são mais sensíveis a sinais que nós ignoramos.

É por isso que no Perito Animal queremos falar-lhe sobre 11 coisas que os cachorros podem prever. Descubra tudo o que o seu amigo peludo pode saber apenas confiando nos seus sentidos. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Os cães podem prever a morte?

1. As alterações climatéricas

Se os trovões assustam você quando os escuta, imagine o que acontece com o seu cão, cujo ouvido fino os detecta muito antes de si. É por isso que muitos cachorros ficam nervosos durante as tempestades.

Além disso, quando se estão formando os trovões estes ionizam o ar, produzindo um cheiro metálico que o seu cachorro é capaz de detectar, por isso ele sabe que se avizinha uma tempestade antes que esta comece. Algumas investigações revelaram que inclusivamente são capazes de sentir com as suas patas a vibração causada pelos relâmpagos.

2. Os terremotos

Se alguma vez ouviu que os cachorros sentem um terremoto ou um sismo muitos antes que os humanos, dizemos-lhe que isso é inteiramente verdade. Os cães são capazes de perceber as catástrofes, tal como muitos outros animais.

Geralmente, existe um comportamento prévio ao aparecimento dos sismos ou terremotos em que os animais ficam nervosos e relutantes em serem presos. Abandonam os lugares onde vivem, deixam de pôr ovos e escondem-se. Nesses dias prévios tentam fugir para zonas altas.

3. A gravidez

Quando uma mulher engravida, o seu corpo não só se transforma exteriormente, como também interiormente, começando pela libertação de hormônios. O cão é capaz de perceber essa mudança hormonal, por isso muitos cachorros ficam mais protetores quando a sua dona está grávida.

4. O momento do parto

Quando chega o momento de nascer o bebé, o corpo humano também emite odores e sinais que em alguma ocasiões podem passar despercebidos, mas que indicam ao cão que o novo membro da família está chegando. Inclusivamente, acontece casos de animais que, dias antes de o bebê nascer, se negam a se separarem das suas donas, como uma forma de as proteger.

5. As doenças

Graças ao seu poderoso olfato, o cachorro é capaz de detectar as mudanças que se produzem no corpo quando se sofre de determinadas doenças, como a diabetes ou o câncer. Existem testemunhos de pessoas que foram diagnosticadas com câncer em um sítio do corpo onde o cachorro as costumava cheirar, e de cães treinados que avisam os seus donos do momento de lhes administrar insulina. Esta talvez seja uma das coisas que os cachorros podem prever que mais importância deveríamos dar.

6. A epilepsia

Algumas raças de cães são treinadas para detectar o momento em que vai acontecer um ataque de epilepsia, e possam assim avisar o seu dono que tome os seus medicamentos ou peça ajuda a outras pessoas.

7. As emoções humanas

Certamente já se deu conta de que, a maior parte do tempo, o seu cachorro se entretém a observar você. Graças a isso, está preparado para identificar alterações de emoção, por isso é mais fácil para ele saber se está triste, enjoado, muito emocionado ou inclusivamente preocupado. É muito provável que nestes casos tente o cachorro tente consolar o seu dono, ou simplesmente que permaneça ao seu lado.

8. O medo

Outra das coisas que os cachorros podem prever é o medo. Que os cachorro "cheiram o medo" não é nenhum mito, é completamente verdade. Mas, como o fazem? Fazem isso através do seu próprio corpo: quando sentimos medo, segregamos adrenalina, um hormônio facilmente identificável pelo olfato canino.

9. Sabem quando vai sair

Não é necessário que se despeça dele ou que saia de casa para que o cachorro repare que o deixará sozinhos umas horas. A rotina que você tem para se arrumar e a atitude que tem quando o faz indicam ao animal que você vai sair.

10. Sabem quando vai regressar

Muitos quilômetros antes de chegar a casa, o cão é capaz de perceber que você já vem a caminho, isto porque o seu olfato é capaz de perceber o seu odor a grandes distâncias. Assim sendo, mesmo antes de você chegar o seu cachorro já estará esperando emocionado por você.

11. A morte

Uma das coisas mais impressionantes que os cachorros podem prever é a morte. Como processo normal na vida de todos os seres vivos, antes de morrer produzem-se no corpo certas mudanças químicas e biológicas, as quais o cão pode perceber perfeitamente. Assim sendo, não é de estranhar que quando uma pessoa está a ponto de morrer, o cachorro não se sai do seu lado e fique muito triste.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 11 coisas que os cachorros podem prever, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre 11 coisas que os cachorros podem prever

Muito útil

11 coisas que os cachorros podem prever
1 de 12
11 coisas que os cachorros podem prever