Primeiros socorros

Envenenamento em gatos - Sintomas e primeiros socorros

Irene Juste
Por Irene Juste, Ajudante técnico de veterinário. Atualizado: 2 novembro 2020
Envenenamento em gatos - Sintomas e primeiros socorros
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Todos nós sabemos que os felinos são muito cautelosos tal como também são muito curiosos, mas como qualquer ser vivo, podem cometer erros ou até serem atacados. Devido a estes descuidos e ataques, os gatinhos podem ser envenenados.

Se você está pensando em adotar ou tem um gato, o envenenamento em gatos, sintomas e primeiros socorros é um tema importante sobre o qual o tutor deve se informar o máximo possível, uma vez que pode causar a morte dele. Por isso, no PeritoAnimal, queremos te ajudar nessa missão.

Índice

  1. Causas principais do envenenamento nos gatos
  2. Sintomas de envenenamento em gatos
  3. Primeiros socorros e como proceder diante de um envenenamento em gatos
  4. Tratamentos a seguir diante de diversas causas de envenenamento em gatos
  5. Conselhos sobre a dose e as administrações orais

Causas principais do envenenamento nos gatos

Como indicamos anteriormente, os gatos podem ser muito cuidadosos, mas são extremamente curiosos. Isso os leva a explorar e experimentar coisas novas, que infelizmente nem sempre dão certo. Por causa disso, muitas vezes eles acabam intoxicados, envenenados ou feridos de alguma forma. Contudo, graças ao conhecimento do perigo potencial de algumas substâncias e alguns produtos, podemos evitar que isso aconteça, mantendo-os fora do alcance dos nossos pets.

Em caso de envenenamento ou intoxicação não podemos fazer muito na maioria das vezes, mas podemos identificar os sintomas a tempo e consultar um veterinário de confiança o mais rápido possível. No entanto, existem algumas coisas que podemos tentar em casa enquanto o veterinário estiver a caminho e desde que ele não diga expressamente para não fazer nada disso, o que explicaremos mais tarde.

Alguns dos venenos e toxinas mais comuns com os quais os gatos domésticos se deparam frequentemente são:

  • Medicamentos para humanos (ácido acetil salicílico e paracetamol)
  • Alimentos para humanos (chocolate)
  • Inseticidas (arsênio)
  • Produtos de limpeza (água sanitária e sabão)
  • Inseticidas (alguns produtos antiparasitários externos que pulverizamos em nossos animais de estimação e em seu ambiente)
  • Insetos venenosos
  • Plantas tóxicas

Estes produtos, animais e plantas contêm produtos químicos e enzimas que são tóxicos para os gatos e que o corpo deles não consegue metabolizar. Falaremos mais sobre esses produtos, seus efeitos e como tratá-los na seção de tratamento.

Sintomas de envenenamento em gatos

Os sintomas de envenenamento em gatos, infelizmente, são muito variados uma vez que dependem da origem do envenenamento e do grau de intoxicação. Mas em seguida mostramos-lhe os sintomas e sinais mais comuns de um gato envenenado:

  • Vômitos e diarreias, muitas vezes com sangue
  • Salivação excessiva
  • Tosse e espirros
  • Irritação gástrica
  • Irritação da zona da pele que entrou em contato com o tóxico
  • Dificuldade respiratória
  • Convulsões, tremores e espasmos musculares involuntários
  • Depressão
  • Pupilas dilatadas
  • Debilidade
  • Dificuldade de coordenação nas extremidades por problemas neurológicos (ataxia)
  • Perda de consciência
  • Micção frequente (urinar muitas vezes)
Envenenamento em gatos - Sintomas e primeiros socorros - Sintomas de envenenamento em gatos

Primeiros socorros e como proceder diante de um envenenamento em gatos

No caso de detectar qualquer sintoma anteriormente descrito, devemos agir de acordo com cada situação. O mais importante é ligar o quanto antes ao veterinário, estabilizar o animal e recolher o máximo de informação e uma amostra do veneno para que o veterinário possa ajudar com mais conhecimento sobre o fato. O recomendado é que você não esteja sozinho pois, enquanto entra em contato com o veterinário, a outra pessoa pode estabilizar o gato. Lembre que em casos como este todo tempo é importante.

Os passos a seguir são os mais comuns para um gato envenenado:

  1. Se o nosso pet está muito fraco, quase desmaia ou está inconsciente, devemos colocá-lo numa zona aberta, ventilada e iluminada. Isto permite-nos observar melhor qualquer outro sintoma além de oferecer ar fresco ao nosso amigo. Para levantá-lo, devemos ter cuidado e fazê-lo de forma a pegar em todo o corpo com firmeza. Se você não tiver uma zona exterior em sua casa ou apartamento, o banheiro ou a cozinha costumam estar bem iluminados e ter água facilmente.
  2. É muito importante retirar com cuidado a fonte de envenenamento, se a conseguir detectar, para que o animal não seja ainda mais intoxicado, assim como os humanos que convivem com ele.
  3. Assim que conseguir observar bem o gato, devemos ligar urgentemente para o veterinário, que certamente indicará como proceder nesta situação. Quanto mais depressa você entrar em contato com o profissional, mais probabilidade de sobrevivência terá o felino.
  4. Devemos identificar a fonte de envenenamento, se possível, pois essa será uma das primeiras coisas que o veterinário irá perguntar. Só assim será possível saber se será necessário provocar o vômito ou não do animal. Atenção! Não devemos estimular o vômito apenas por pensarmos que é a melhor solução para extrair o veneno. É preciso lembrar que, se se trata de algo ingerido há mais de duas horas, o ato de vomitar não ajudará em nada e apenas enfraquecerá o gato.
  5. Se o animal estiver inconsciente, nunca devemos tentar fazê-lo engolir alguma coisa para provocar o vômito. É o caso da ingestão de substâncias corrosivas como as substâncias ácidas e alcalinas (água sanitária, etc) e derivados de petróleo (gasolina, querosene, líquido de isqueiros, etc). Não se deve induzir o vômito nessas situações porque isso pode causar queimaduras cáusticas e danificar o esófago, a garganta e a boca.
  6. Se conseguir identificar o veneno deve dar o máximo de informação ao veterinário, como o nome do produto, o seu princípio ativo, a potência, a quantidade aproximada do que pode ter sido ingerido e há quanto tempo ocorreu o envenenamento do gato, entre outras indicações dependendo do tipo de tóxico que tenha produzido o envenenamento.
  7. Não devemos dar-lhe água, comida, leite, óleos ou nenhum outro remédio caseiro enquanto não sabemos com toda a certeza que veneno foi ingerido e como se deve proceder, por isso será melhor esperar as indicações do veterinário. Isso acontece porque caso não saiba bem o que está acontecendo com o felino, qualquer desse alimentos poderá produzir um efeito contrário ao que esperamos, piorando assim o estado do nosso amigo.
  8. Caso queira dar alguma coisa para beber enquanto espera pelo veterinário e este não o contraindique, aí sim é possível dar água ou água com sal utilizando uma seringa.
  9. Se decidirmos que devido à origem do veneno devemos fazer o gato vomitar devemos seguir umas determinadas regras para a indução do vômito para evitar danos desnecessários durante o processo. Estas regras serão indicadas mais à frente neste artigo.
  10. Embora consigamos fazer com que o gato vomite, uma parte do veneno já foi absorvida pelo intestino, assim sendo, deve tentar reduzir o avanço desta absorção do veneno. Isto é possível através de carvão ativado, que mais à frente explicamos como usar.
  11. Se a contaminação aconteceu por algum pó ou substância oleosa e se aderiu ao pelo do animal, devemos sacudi-lo com uma escovagem intensa no caso de se tratar de pó ou utilizar algum produto de limpeza de mão que retire as substâncias oleosas. Se ainda assim não conseguir retirar o tóxico do pelo, deve cortar um pedaço do pelo, uma vez que é preferível eliminá-lo assim do que lamentar uma deterioração do estado do animal.
  12. Caso o gato esteja desperto e atordoado, e o veterinário não nos indique o contrário, será bom dar-lhe água fresca para beber, uma vez que muitos venenos que os gatos costumam ingerir afetam os rins e o fígado. Dando-lhe água fresca reduzimos um pouco o impacto nestes órgãos. Se não a conseguir beber sozinho, pode dar-lhe a água através de uma seringa.
  13. Antes de se dirigir ao veterinário ou antes que ele chegue à sua casa, se for possível, deve conservar uma amostra do veneno com o qual o gato foi envenenado, junto com a embalagem, rótulo, etc, que possam fazer parte desse veneno. Assim o veterinário terá o máximo de informação para ajudar o nosso amigo.
Envenenamento em gatos - Sintomas e primeiros socorros - Primeiros socorros e como proceder diante de um envenenamento em gatos

Tratamentos a seguir diante de diversas causas de envenenamento em gatos

Aqui estão os tratamentos para as causas mais comuns de envenenamento nos felinos, os quais só devemos realizar se o nosso veterinário nos indicar ou se de fato não tivermos outra opção. O ideal é que estas medidas sejam realizadas por um profissional. Confira, ainda, os sintomas de envenenamento em gatos a partir dos diferentes tóxicos:

  • Arsênio: O arsênio está presente em inseticidas, pesticidas e venenos para pragas e roedores. Os sintomas mais comuns neste caso são a diarreia aguda, que podem apresentar sangue, além de depressão, pulso fraco, debilidade geral e colapso cardiovascular. Estes sintomas ocorrem devido à inflamação aguda causada pelo arsênio em diversos órgão internos como o fígado ou os rins. Neste caso, se o veneno foi ingerido no espaço de duas horas pelo gato, o tratamento de urgência é a indução do vômito, seguido da administração oral de carvão ativado e, passado uma ou duas horas, deve administrar protetores gástricos como pectina ou caolin.
  • Xampu, sabão ou detergente: Nestes casos os sintomas são mais leves e mais fáceis de tratar. Muitos destes produtos contêm soda cáustica e outras substâncias corrosivas, por isso nunca se deve induzir o vômito. Os sintomas são tonturas, vômitos e diarreia. Caso se trate de pouca quantidade ingerida e o veterinário não nos indique o contrário, uma boa forma de ajudar o organismo do gato e tratar esse envenenamento é dar água ao bichano.
  • Medicamentos para humanos: Trata-se de um grande perigo que está sempre por perto sem nos darmos conta, uma vez que costumamos pensar que estão bem guardados. Além disso, o problema não é só esta confiança que temos mas por vezes o desconhecimento, e acabamos por lhes dar algum destes medicamentos para baixar a febre ou acalmar outros sintomas. Este é um grande erro, uma vez que a maioria destes medicamentos não é feita para cães nem gatos, e embora lhes dê a dose mínima ou a indicada para crianças, assim podemos intoxicar nossos companheiros. Por isso, nunca medique o seu animal de estimação sem consultar um veterinário. Além disso, devemos saber que a maioria destes medicamentos são eliminados pelo fígado depois de metabolizados, mas os gatos não conseguem metabolizar adequadamente muitos medicamentos nem vitaminas. Em seguida mostramos os medicamentos mais comuns para nós mas que danificam a saúde dos nossos felinos gravemente e inclusivamente lhe podem provocar a morte:
  1. Ácido acetil salicílico (Aspirina): Como sabemos, trata-se de um analgésico e antipirético muito comum. Mas nos gatos produz um efeito muito negativo, como vômitos (às vezes com sangue), hipertermia, respiração acelerada, depressão e morte.
  2. Paracetamol: É um anti-inflamatório e antipirético muito utilizado pelos humanos que é muito eficaz. Mas, novamente, é uma arma mortal para os gatos. Danifica o fígado, escurece as suas gengivas, produz salivação, respiração rápida, depressão, urina escura e pode resultar na morte do animal.
  3. Vitamina A: Costumamos ter em casa complexos vitamínicos para as épocas em que queremos evitar resfriados ou outras doenças comuns. Estes complexos vitamínicos incluem a Vitamina A. Além disso, esta vitamina pode ser encontrada em alguns complementos alimentares e em alguns alimentos como o fígado cru, que por vezes são alvo da curiosidade dos gatos. O excesso desta vitamina produz nos felinos sonolência, anorexia, rigidez do pescoço e das articulações, obstrução intestinal, perda de peso, além de uma posições estranhas como sentar-se sobre as patas traseiras mas elevando as patas dianteiras ou deitar-se mas deixando todo o peso sobre as extremidades sem chegar a relaxar.
  4. Vitamina D: Esta vitamina pode ser encontrada em complexos vitamínicos, mas também em raticidas e em alguns alimentos. As hipervitaminoses D produzem anorexia, depressão, vômitos, diarreias, polidipsia (sede extrema) e poliuria (micção muito frequente e abundante). Isto acontece devido às lesões renais e hemorrágicas que acontece no aparelho digestivo e respiratório.
  • Alcatrão: O alcatrão incluiu diversos produtos como as cresol, a creosoto e fenóis. Encontra-se em desinfetantes caseiros e outros produtos. O envenenamento no caso dos gatos por estes produtos costumam acontecer pela absorção através da sua pele, embora também possa acontecer por ingestão. Esta intoxicação provoca a estimulação do sistema nervoso, a debilidade do coração e danos no fígado, sendo os sintomas mais visíveis a debilidade ictericia (coloração amarela da pele e das mucosas devido ao aumento da bilirrubina), perda de coordenação, excesso de repouso e inclusivamente o esta de coma e dependendo do nível de envenenamento pode causar a morte. Não existe um tratamento específico. No caso de ter sido ingerido recentemente, é possível administrar soluções salinas e de carvão, seguido de claras de ovo para suavizar os efeitos corrosivos do veneno.
  • Cianeto: Encontra-se em plantas, em venenos para roedores e em fertilizantes entre outros. No caso dos felinos, o envenenamento por cianeto acontece mais frequentemente pela ingestão de plantas que contêm compostos de cianeto, como o junco, as folhas de maçã, o milho, a linhaça, o sorgo e o eucalipto. Os sintomas em um gato envenenado com esta substância costumam aparecer passados 10 a 15 minutos após a ingestão e podemos observar um aumento da excitação que rapidamente se transforma em dificuldades respiratórias, o que pode acabar em asfixia. O tratamento a seguir pelo veterinário é a administração imediata de nitrito de sódio.
  • Etilenoglicol: Utiliza-se como anticongelante nos circuitos de refrigeração de motores de combustão interna e comumente é conhecido como anticongelante para o carro. O sabor deste composto é doce, coisa que atrai ainda mais um animal e os leva a consumi-lo. Mas, os felinos não distinguem o sabor doce, no caso dos gatos não ocorre muito frequentemente e, por vezes, acontece de ingerirem esta substância. Os sintomas aparecem muito rapidamente depois da ingestão e podem dar a sensação de que o nosso gato está bêbado. Os sintomas são vômitos, sinais neurológicos, letargia, perda de equilíbrio e ataxia (dificuldade de coordenação devido a problemas neurológicos). O que se deve fazer nestes casos é induzir o vômito e dar carvão ativado seguido de sulfato de sódio entre uma e duas horas depois de ter ingerido o veneno.
  • Flúor: O flúor é utilizado nos venenos para ratos, produtos para limpeza oral dos humanos (pasta de dentes e elixir bocal) e acaricidas ambientais. Devido ao fato de o flúor ser tóxico para os cães e gatos nunca devemos usar a nossa pasta dentária para lhes lavar a boca. Vendem-se pastas dentárias especiais para eles que além de não têm flúor. Os sintomas são gastroenterite, sinais nervosos, aumento do ritmo cardíaco e dependendo do nível de envenenamento inclusive a morte. No caso de envenenamento severo deve-se administrar imediatamente gluconato de cálcio por via intravenosa ou hidróxido de magnésio ou leite por via oral para que estas substâncias se juntem com os iões de flúor.
  • Chocolate: O chocolate contém teobromina, que é um químico pertencente às metilxantinas. Nos humanos não produz nenhum efeito daninho, uma vez que temos enzimas que podem metabolizar a teobromina e convertê-la em outros elementos mais seguros. Por outro lado, os felinos não têm estas enzimas, o que faz com que uma pequena quantidade os possa intoxicar. Assim, trata-se de um alimento humano que podemos adorar e por isso muitas vezes damos ao nosso animal de estimação como prêmio e isto é um enorme erro. Os sintomas de envenenamento por chocolate costumam aparecer entre seis a doze horas depois da ingestão. Os sintomas e sinais principais são a sede constante, vômitos, salivação, diarreia, inquietude e ventre inchado. Passado um tempo os sintomas progridem e aparece a hiperatividade, tremores, micção frequente, taquicardia, bradicardia, dificuldade respiratória, insuficiência cardíaca e respiratória. O tratamento de primeiros socorros neste caso é, assim que se der conta da ingestão, induza o vômito ao gato e dê-lhe carvão ativado via oral. Se a ingestão de chocolate ocorreu passadas duas horas ou mais, o vômito não será muito útil uma vez que o processo de digestão estomacal já aconteceu. Portanto, devemos levar o gato intoxicado diretamente ao veterinário para que este realize o tratamento dos sintomas imediatamente com o material adequado.
Envenenamento em gatos - Sintomas e primeiros socorros - Tratamentos a seguir diante de diversas causas de envenenamento em gatos
  • Passas e uvas: Este caso de envenenamento não é muito comum, mas ainda assim acontece. Acontece mais em cães do que em gatos. Sabe-se que a dose tóxica nos cães é de 32g de passas por cada kg de peso corporal e de 11 a 30mg por kg de peso corporal no caso das uvas. Assim sendo e sabendo esta estimativa, sabemos que para um gato as doses tóxicas sempre serão quantidades menores. Os sintomas incluem vômitos, diarreia, debilidade sede extrema, desidratação, incapacidade de produzir urina e finalmente insuficiência renal, que pode acabar em morte. Como primeiros socorros deve induzir o vômito ao seu animal de estimação e em seguida deve levá-lo ao veterinário onde, além de outras coisas necessárias, será induzida a micção através de terapia intravenosa de fluídos.
  • Álcool: Neste caso de envenenamento de animais os álcoois mais comuns são o etanol (bebidas alcoólicas, álcool desinfetante, a massa de fermentação e os elixires), o metanol (produtos de limpeza como os limpa para-brisas) e o álcool isopropílico (álcool desinfetante e aerosóis de antipulgas para animais de estimação feitos com álcool). O álcool isopropílico tem o dobro de toxicidade do etanol. A dose tóxica encontra-se entre 4 a 8 ml por kg. Este tipo de tóxicos não só se absorve através da sua ingestão mas também acontece através da absorção pela pele. Os gatos são especialmente sensíveis a estes álcoois, portanto devemos evitar esfregá-los com anti-pulgas que não sejam indicados para gatos e que contêm álcool. Os sintomas aparecem na primeira meia hora a uma hora de intoxicação. Observam-se vômitos, diarreia, perda de coordenação, desorientação, tremores, dificuldade para respirar e nos casos mais graves, devido a esta insuficiência respiratória, acaba originando a morte do animal. Como primeiros socorros deve ventilar o gato, ou seja, desloque o animal para o local exterior sem que esteja diretamente ao sol, e se a ingestão de álcool aconteceu recentemente induza o vômito. Não lhe dê carvão ativado, uma vez que neste caso não surtirá nenhum efeito. Em seguida recorra ao veterinário para que o veja e atue conforme for necessário.
  • Cloro e água sanitária: Os produtos de limpeza de casa e os utilizados para as piscinas contêm água sanitária e. portanto. contêm cloro. Às vezes vemos que os nossos animais de estimação gostam de beber a água do balde de limpeza que contém estes produtos misturados, beber a água da piscina recém tratada e tomar banho nela. Os sintomas são vômitos, tonturas, salivação, anorexia, diarreia e depressão. Como primeiros socorros, devemos administrar leite ou leite com água ao nosso gato como uma seringa na boa de forma pausada e deixando que o mesmo vá bebendo por si. Nunca devemos induzir o vômito, ele já irá vomitar por si mesmo e provocar ainda mais vômito fará com que fique fraco e danifique o trato digestivo, isto porque a água sanitária e o cloro são corrosivos estomacais. Não se deve dar carvão ativado uma vez que isso não terá nenhum efeito. No caso de não ter ingerido, e a intoxicação tenha acontecido pela pele, deve dar banho ao gato com um xampu suave para gatos e enxaguar com água abundante para que não fiquem restos. Por fim deve recorrer ao veterinário para uma check up.
  • Inseticidas: Os inseticidas incluem produtos que contêm carbamatos, compostos de hidrocarbonetos clorados, permetrinas ou piretroides e organofosforados, todos eles tóxicos para o nosso pet. Os sinais de envenenamento neste caso são micção frequente, salivação excessiva, dificuldade para respirar, cólicas, ataxia e convulsões. Neste caso os primeiros socorros serão a administração de carvão ativado seguida de indução de vômito com 3% de peróxido de hidrogênio. De qualquer maneira, a indicação é levá-lo a um veterinário.

Assista ao vídeo sobre as coisas que temos em casa e que apresentam ameaças aos gatos se não tivermos cuidado:

Conselhos sobre a dose e as administrações orais

  • Indução do vômito: Devemos conseguir uma solução de água oxigenada a 3% (peróxido de hidrogênio) e uma seringa infantil para administrar a solução de forma oral. Nunca devemos usar soluções que tenham concentrações mais elevadas de água oxigenada, como alguns produtos para o cabelo, porque isso prejudicará ainda mais o gato em vez de o ajudar. Para preparar esta solução e administrá-la deve*se saber que a dose de água oxigenada a 3% é 5 ml (colher de café) por cada 2,25 kg de peso corporal e administra-se oralmente. Para um gato médio de 4,5 kg precisa mais ou menos de 10 ml (2 colheres de café). Repita o processo a cada 10 minutos por um máximo de 3 doses. Pode administrar esta solução oral logo depois do envenenamento, utilize de 2 a 4 ml por kg de peso corporal desta solução de água oxigenada a 3%.
  • Forma eficaz de o gato engolir a solução oral: Introduza a seringa entre os dentes e a língua do gato para que seja mais fácil introduzir o líquido e mais fácil de engolir. Além disso, nunca devemos introduzir todo líquido de uma só vez, mas sim 1 ml de cada vez e esperar que engula e deitar novamente mais 1 ml.
  • Carvão ativado: A dose normal é de 1 g de pó por cada meio quilo de peso corporal do gato. Um gato médio requer mais ou menos 10 g. Devemos dissolver o carvão ativado no menor volume possível de água para formar uma espécie de pasta espessa e utilizar a seringa para o administrar oralmente. Repita esta dose a cada 2 ou 3 horas por um total de 4 doses. No caso de envenenamento severo, a dose é de 3 a 8 g por quilo de peso corporal uma vez a cada 6 ou 8 horas durante 3 a 5 dias. Esta dose pode ser misturada com água e ser administrada com uma seringa de forma oral ou com uma sonda estomacal. O carvão ativado é vendido em forma de líquido já diluído em água, em pó ou em comprimidos que também podem ser dissolvidos.
  • Pectina ou caolin: Deve ser administrado pelo veterinário. A dose indicada é de 1g a 2g por kg de peso corporal a cada 6 horas durante 5 ou 7 dias.
  • Mistura de leite com água: O uso de leite em casos de envenenamento nos gatos é muito restrito, então é bom prestar bastante atenção a isso. Podemos dar leite ou uma diluição de leite a 50% com água quando queremos que este atue em certos venenos, como por exemplo o flúor, e assim a passagem pelo organismo seja menos prejudicial. O apropriado é uma dose de 10 a 15 ml por quilo de peso corporal ou tudo o que o animal possa consumir.
  • Nitrito de sódio: deve ser administrado pelo veterinário. Devem ser administrados 10g em 100 ml de água destilada ou uma solução isotônica salina com uma dose de 20 mg por kg de peso corporal do animal afetado pelo cianeto.
Envenenamento em gatos - Sintomas e primeiros socorros - Conselhos sobre a dose e as administrações orais

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Envenenamento em gatos - Sintomas e primeiros socorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
69 comentários
A sua avaliação:
Patrícia
Meu gato comeu uma rebarba de linha de um crochê que estava fazendo e deixei um pedaço de linha em cima do sofá... Olhei pra ele na hora e vi mas não tive tempo de retirar da boca dele com meus dedos, pq ele conseguiu engolir. Fiquei desesperada, vim no Google pesquisar e encontrei essas dicas.
Corri na farmácia no mesmo momento pra comprar água oxigenada conforme as indicações, misturei com água e dei pra ele numa seringa.... Em poucos minutos ele vomitou, e lá estava a linha graças a Deus, junto com líquido e um pouco de ração que ele tinha comido antes. Foi uns 5 cm de linha que saiu .

Só tenho agradecer pela dica pois poderia causar uma obstrução intestinal grave 😭

Aí em seguida de vomitar ele foi por conta própria comer uma ração, eu peguei com a seringa e dei mais uns 5 ml só de água pura e filtrada, em seguida dei uma comidinha caseira que faço pra eles que vai frango, fígado de galinha e cenoura, tudo cozido e batido no liquidificador com a água do cozimento. Ele comeu bem 🙏 e um tempo depois dei mais água pura filtrada na seringa, agora ele já está brincando com a minha outra gata, não ficou apático... Amém 🙏 e muito obrigada por esse POST. 🙏🙏🙏

Segue abaixo a foto do fio vomitado


A sua avaliação:
Juliana Prado Nunes
Boa tarde
Segunda feira (05/12/22)
Meu gato mais velho ( 1 ano e 5 meses), estava super bem, totalmente recuperado da castração, com 9 dias de castrado. Na manhã de segunda, às 09:28 horas, minha câmera de segurança, pegou ele saindo de casa, eu havia saído para comprar a ração indicada pelo veterinário, demorei um pouco fora de casa, retornei por volta das 14hrs, Então chamei meus bichinhos para comer, mas o mais velho não apareceu, saí buscado pelo quintal e nada, estranhei, pq sempre vinha quando eu chamava e se estivesse um pouquinho longe, dava um miado e minutos depois aparecia. Então me desesperei e percorri a vizinhança e nada, quando retornei, vi meu bichinho morto, não deu tempo de socorre lo, estava durinho, olhos abertos, língua p fora, rabo levantado, patas dianteiras retesadas, 1 esticada e a outra dobrada, nunca tinha visto um bichinho morrer assim, parecia que teve espasmos musculares ou Convulsões.. Pesquisando no Google, vi fotos de outros gatos encontrados mortos na mesma posição e as imagens falavam de envenenamento por chumbinho, preciso apenas de uma confirmação ou alguma ajuda para descobrir o que fez meu bichinho morrer de repente, menos de 20 min. Tempo que fiquei fora procurando por ele na vizinhança. Mudei recentemente p uma casa, por causa dos meus bichinhos, para terem mais espaço, mas a vizinha nova não gosta de gatos pq cria galinhas, então suspeito dela e o mais importante, descobrir o que matou meu bichinho p proteger os outros.
ESTOU MUITO TRISTE, MORTE NATURAL É UMA COISA, MAS MATAR UM BICHINHO TÃO DOCE, QUE NÃO ESTRANHAVA NINGUÉM, QUE ADORAVA IR COM AS PESSOAS SÓ P GANHAR UMA COCEIRINHA E ACABOU MORRENDO DE UMA FORMA TÃO BRUTAL, PENSO QUE SENTIU TANTA DOR PELA FORMA COMO SEU CORPINHO ESTAVA RETORCIDO QUE NÃO CONSIGO SEGUIR EM FRENTE SEM SABER O QUE ACONTECEU COM MEU BICHINHO SAUDÁVEL.
PEÇO DESCULPAS PELO TEXTÃO, E AGRADEÇO POR QUALQUER TIPO DE AJUDA OU ORIENTAÇÃO.
VOU ANEXAR UMA FOTO, NÃO É DO MEU BICHINHO, MAS A POSIÇÃO DO CORPO É IDÊNTICA.


A sua avaliação:
Frank Sounier
Muito bom
A sua avaliação:
LOIRA
excelente artigo
A sua avaliação:
Mara Rubia
oi coloquei pó para pulgas na coberta dos gatos bem pouquinho, e coloquei outro pano em cima quando vi meus gatinhos filhotes estavam com a boca aberta tipo para vomitar, tirei eles passei um paninhos com água e troquei de lugar, no dia seguinte continuaram assim, comprei o carvão parti um comprimido em 4 e desmanchei uma das metades e dei com a seringa para os 4, já faz um dia e eles ainda tão assim, não sei o que faço, estou dando água na seringa.😢meus gatinhos tem 2 semana, tinha muita pulga por tudo.me ajude pf
Julia Latorre (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Maria Rubia. Apenas um veterinário ou veterinária pode recomendar o tratamento adequado para o caso. Segundo a situação descrita, recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Paula
Meu gato, de aproximadamente 6 meses, comeu uma barata que eu tinha acabado de encher de inseticida sbp 😭😭😭 😭. Não consegui tirar dele. Isso foi sexta a noite, mas ele ficou bem. So que na madrugada de sexta pra sábado ele fez um cocô bem mole, mas estava bem, comendo e brincando ao logo do dia. Na madrugada de sábado pra domingo novamente vi que ele continuava com as fezes líquida. Agora a noite no domingo, ele já não quer mais comer direito e tive a impressão de ter sangue nas fezes, pq está bem escuro e com cheiro forte. O que faço?!
Onde moro é complicado ter acesso a veterinária.
A sua avaliação:
Victor
Oii então gostaria de fazer uma pergunta, a um tempo atrás minha gata foi evenenado mais conseguimos salva ela. mas achamos que ela estáva gravida. no caso dela está gravida os filhotes morreram?
A sua avaliação:
Marilúcia Fardin Fernandes
Uma pena que não consegui socorrer há tempo a minha gatinha, chamava Mocinha ela não estava comendo mas estava alegrinha, que até pensei que estava comendo por aí :( talvez o veneno estava ainda em seu organismo de noite chegou passando mal e faleceu em meus braços até hoje me sinto culpada como não pude perceber isso antes ela deixou três filhotes que os amo muito um sumiu , o machinho mas as fêmeas estão comigo as cuido para que esses acidentes não venham acontecer novamente, obrigada pelo artigo agregou bastaste! Deus abençoe.
A sua avaliação:
FABIANA HELENA
Meu gato está vomitando sangue, come pouco, anda com muita dificuldade, não consegue nem mais pular, e bebe muita água!!!! EU NAO SEI MAIS O QUE FAZER. EU TO COM MEDO!!!!E PIOR QUE EU NAO POSSO NEM LEVAR ELE PRO VETERINARIO!
POR FAVOR SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR, ME AJUDA!
TAMBÉM TENHO RECEIO DE DAR ALGUM DESSES MEDICAMENTOS PRA ELE E PIORAR a situação!!
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Aline
Encontrei salsicha no quintal de casa faz duas semanas. E no mesmo dia meus cachorros passa muito mal, como no final de tarde já estavam comendo não levei no veterinário. Erro meu. Achei que não fosse envenamento....Comecei a olhar o quintal todos os dias antes deles irem fazer as necessidades...depois de 2 semanas eles voltaram com os mesmos sintomas... Ainda mais grave...aonde.levei para o veterinário e eles não conseguiram salvar um. O Vet, disse que possívelmente o veneno ainda era daquele dia que estava dentro deles e fazendo o estrago gradativamente. Será que existe veneno assim? Que não mata na hora e fica no organismo por dias e só depois Mara de vez?
A sua avaliação:
Millie
Tem um gatinho que sempre visita o trabalho da minha mãe, eu acho que ele esta envenenado mas eu não sei de que pois seus irmão e mãe ja morreram de envenenamento, eu queria que cuidar dele mas eu não tenho certeza de tal situação a dele, não tenho certeza se ele esta mesmo envenenado e como.

Sei que os olhinhos dele não esta muito aberto, esta um pouco fechado, ele esta tonto e tremendo, quando ele respira sai algumas bolhinha de água do nariz dele. Eu estava dando pequenas porções de arroz pra ele mas vou começar a trazer ração do meu gato para dar a ele, depois que li o artigo parece que pode danificar mais ainda a saúde dele, eu queria ajudar ele mas não tenho certeza e nem como vou ajudar ele, se eu conseguir cuidar dele vou pedir a minha mãe para adotar ele, para impedir de acontecer esse envenenamento de novo.
Mas eu realmente queria saber se ele esta envenenado ou não
A sua avaliação:
Hellen
Meu gato acabou de chegar em casa envenenado. (Eu acho) moro no interior, nao tem veterinário. Infelizmente sei q ele vai falecer essa noite. Ele nao tem nem 1 ano. Estava programando pra castrar ele, pra ele nao sair de casa. Aqui tem quintal e nao da pra prender o pet dentro de casa. Ele nao era de sair, mas ta crescido e começou a dar umas voltinhas na rua.
To chorando.
A sua avaliação:
Israel
Olá! Gostaria de saber se a minha gata pode ficar envenenada após dar um tapa em uma barata tonta de veneno. Tenho essa duvida, pois uma hora ela vai lamber a pata dela.
Nunca publiquei nada no google, então não sei se vou receber uma notificação da tua resposta.
A sua avaliação:
Paulo
Meu gato está envenenado por outra pessoa já dei carvão ativado para sair o vencenou tem algum re médio que possa ajudar
Luísa Savala
Oi Paulo! Você deve levar o seu gato em um médico veterinário de confiança o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
CLAUDIO FERREIRA DOS SANTOS
Bom dia! Gostaria de compartilhar minha agonia e minha alegria. Há dois dias comprei o Pulvex (veneno para cachorro) para minha cachorra. Como meus animais vivem dentro de casa, e junto a ela eu tenho um gatinho, aconteceu dele, o gato ter problemas com o veneno. Como convivem juntos, acredito que ele encostou nela e se lambeu. A noite quando o procurei estava no banheiro tendo espasmos musculares, tremia muito, faltando o ar, houve um momento em que parecia estar enfartando, apesar de muito quente. Não tinha dinheiro para levá-lo a um pet, então fui atrás de algumas informações na internet. Neste aqui foi aonde tive mais informações. Por isso vim dividir o meu êxito. Primeiramente, comecei a dar para ele pequenas quantidades de MEL, e pequenas quantidades de LEITE, foi aonde ele começou a tremer menos e ter menos espasmos. Logo depois minha esposa chegou com carvão ativado, onde eu amacei e dei com meu. Com meia hora ele vomitou de uma vez todo o conteúdo de seu estômago. Em torno de 2 horas depois ele já estava com pouco tremor e nenhuma das outras reações. NO outro dia ele ainda estava meio tonto e abobalhado mas hoje está muito bem, comendo e brincando. Não quero tirar a ação correta de levar a um veterinário, mas o fato de não ter como levá-lo para um pet, por falta de dinheiro no momento, me fez agir da forma que obesrvei algumas pessoas tendo sucesso. Graças a Deus está tudo bem.
Maria do Rosário Almeida Castanheira
encontrei hoje de manha a minha gata morta e apenas tinha os olhos muito salientes o que poderia ter causado?
Eriluce
Meu gato tá triste e está com a pupila lacrimejando
Anna
Hoje por volta das 7h da manhã acordamos com o meu gatinho passando mal, ele estava miando mto (coisa que não faz), teve diarreia e não tava conseguindo nem ficar em pé, meu pai levou ele ao veterinário com ele praticamente desacordado, nisso ele foi diagnosticado com infecção alimentar e desnutrição, o veterinário deu soro por 1h mais ou menos e 3 medicamentos desintoxicantes (mercepton, cetoprofeno e penicilina). O meu gatinho está apresentando melhoras, mas ele ainda não come nada e está cambaleando mto, creio que é por causa da fraqueza, causada pela falta de alimento, mas ele não estar se alimentando não piora o caso? devo induzir ele a alimentar-se de algo? tomar água? ou é melhor esperar os remédios fazerem efeito total e ele se alimentar por conta própria? será que posso confiar? eu não sei! to com medo dele morrer por fraqueza, me ajudem!
Luísa Savala
Oi Anna! Sem ver o seu gatinho não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, o mais indicado é seguir as recomendações veterinárias, estar atenta aos sinais do seu gato e caso não apresente melhoras, voltar ao veterinário.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
priscila
minha gatinha está muito gelada ,molenga e sem apetite e sede ,não sei o que fazer já dei ovo cru batido, agua com sal,eparema ja tentei tudo isso, a respiração dela está ofegante não sei o que pode ser,por favor me ajudem😭😢💔
Luísa Savala
Oi Priscila! Você deve levar a sua gatinha em um médico veterinário de confiança o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Helena Alves Correia de Oliveira
Carvão Aditivado,Mercepton em gotas ou Injetável, (Atropina) se tiver certeza que o envenenamento foi por Chumbinho,) mais esses são os ,primeiros socorros que conheço, mais não deixem de levar ao mais breve possível a um veteriário, porque esses procedimentos ajudam a estabilizar o animal só aplique se voce não tiver outra saída,se mora onde não tem Veterinário ou a distância do Vet.érinario é muito grande ou se o ocorrido for fora de horario comercial, mais em cidades grandes existem as clínicas Vetereinárias que atendem 24 Horas. Só não deixem de tentar socorrer o bichinho.
1 de 5
Envenenamento em gatos - Sintomas e primeiros socorros