Partilhar

O guaxinim como animal de estimação

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 12 maio 2017
O guaxinim como animal de estimação

O guaxinim é um animal selvagem que pertence à família "Procyonidae", um mamífero omnívoro. Trata-se de um animal pequeno, talvez um pouco maior que um gato, com garras afiadas e uma cauda grossa com anéis.

Antes de pensar em ter um guaxinim como animal de estimação deve ter claro que são animais muito diferentes do que as pessoas costumam ter em suas casas e apartamentos. O seu comportamento não será como o de um gato, um cachorro ou um coelho, deve estar corretamente preparado para isso e informado. Por isso, continue lendo este artigo de PeritoAnimal onde lhe explicamos tudo sobre o guaxinim.

É possível ter um guaxinim como animal de estimação?

Em diferentes páginas de compra e venda online poderá encontrar uma infinidade de anúncios de criadores de guaxinins, mas a verdade é que não vai encontrá-los em lojas de animais da sua zona, por exemplo. Isto acontece porque o guaxinim não é um animal de companhia nem manifesta os mesmos comportamentos dóceis que mostram os gatos ou cachorros. O lugar natural onde deveria estar um guaxinim é na floresta, no seu habitat natural.

Trata-se de um mamífero brincalhão e dócil na juventude, mas na sua fase adulta de vida pode se tornar agressivo com o ser humano se não tratar dele adequadamente. Lembre-se que longe da aparência simpática e olhar dócil que possui, o guaxinim também tem dentes, assim como garras e não hesitará em usá-las se se sentir ameaçado.

Se ainda assim, pretender adquirir um guaxinim como animal de estimação deve sempre adotá-lo sendo uma cria (ideal para começar a educá-lo e para nos reconhecer como sua família), nunca deverá adotar um guaxinim já adulto.

O guaxinim como animal de estimação - É possível ter um guaxinim como animal de estimação?

Onde posso adotar um guaxinim?

Se está definitivamente decidido a levar para sua casa um guaxinim como animal de estimação exótico, o melhor é que recorra a criadores especializados neste tipo de animais diferentes ou que recorra a refúgios de animais. Será fundamental que invista tempo a se informar sobre a sua origem e os cuidados que precisa.

Para além disso, é muito importante certificar-se que os guaxinins são legais no local onde vive, uma vez que estes animais são banidos em muitas áreas. Por isso, antes de mais se informe se pode ter um guaxinim na sua zona, antes de ter que acabar por devolver o animal por ser ilegal na sua zona.

Se pretende ter um guaxinim como animal de estimação, a melhor opção é sem dúvida recorrer a um refúgio de animais. Acontece que por vezes, pessoas que estavam decididas a adotar um guaxinim ficaram assustadas com o seu caráter, comportamento, etc. Todos os anos são abandonados animais em todo o mundo, junte-se a esta opção solidária e esqueça o comércio de animais.

Cuidados do guaxinim

O guaxinim não pode viver dentro de um apartamento, se quiser ter um guaxinim como animal de estimação deverá possui uma casa com jardim e um espaço exclusivo para ele, uma grande gaiola ou inclusive um cômodo só para ele.

Vai precisar de passar longos período do dia solto no jardim, onde o ideal é que disponha de árvores para trepar e um tanque ou fonte onde possa lavar a sua comida. Eles gostam da água, quando vivem na natureza costumam lavar frutas e caranguejos nos rios antes de os comerem.

É um animal omnívoro, por isso pode alimentá-lo com fruta, verdura, frango, peru, peixe limpo e inclusivo com comida para gatos. Nunca lhes dê carne vermelha. O seu metabolismo permite que comam alimentos muito diferentes mas isso não significa que deve dar-lhe qualquer tipo de produto. Veja o nosso artigo sobre a alimentação do guaxinim.

Os guaxinins precisam de uma higiene mínima que vai consistir em um ou dois banhos ao ano. Não deve abusar dos banhos pois os guaxinins poderiam perder as propriedades da gordura que cobre a sua pele. O banho será longo com um xampu neutro e deve realizar um correto enxague.

O guaxinim muda de pelo uma vez por ano, por esse motivo aconselhamos que sobretudo nesse momento da muda tenha especial cuidado ao escová-lo para que não fique estressado. Pode utilizar uma escova de dentes metálicos para isso, lembrando sempre que deverá fazê-lo com muito cuidado para não o machucar.

O guaxinim como animal de estimação - Cuidados do guaxinim

Comportamento e educação

Deve tentar fazer com que o guaxinim desde filhote tenha bons hábitos tanto de comida como de comportamento. Nunca o deverá reprimir com agressividade. Se quer mostrar para seu guaxinim que fez algo de errado, deve fazê-lo usando sempre a mesma palavra: por exemplo "NÃO" para perceber que isso não é correto. Trata-se de um animal inteligente e curioso que, de certeza vai tentar morder, arranhar e trepar qualquer móvel, superfície e objeto, deve estar preparado para isso.

Nos primeiros dias deverá observar o seu animal de estimação para controlar o seu comportamento e evitar riscos que de certeza, por curiosidade, tentará assumir.

Aconselhamos que todas aquelas pessoas que querem ter um guaxinim como animal de estimação se dirijam até um profissional neles para que os aconselhe sobre a sua educação, porque de certeza que vai precisar para moldar o seu mau comportamento.

Lembre-se que se não tiver adquirido o guaxinim sendo filhote, pode mostrar sinais de agressividade com quem os tentar reprimir, pois para eles é um completo desconhecido. Como nota final também deve saber que às vezes emitem um odor forte.

O guaxinim como animal de estimação - Comportamento e educação

Doenças comuns do guaxinim

Por último, é importante que conheça quais são as principais doenças que afetam os guaxinins para que as possa prevenir:

  • Se vai ter um guaxinim em casa deve ter especial cuidado com um parasita chamado de "Baylisascaris procyonis" próprio da espécie.
  • Deverá estar vacinado contra a raiva.
  • Outro dos problemas mais frequentes que os guaxinins costumam sofrer é de obesidade. Reduza as chances de sofrer dela tendo especial cuidado com a alimentação e incentivando-o a exercitar-se por toda a casa, sempre sob controle.
  • Pode chegar a sofrer também de displasia de quadril. Para conservar o bom estado do guaxinim, sobretudo livre de doenças, o melhor é consultar um especialista veterinário regularmente e manter um controle da saúde do animal.
O guaxinim como animal de estimação - Doenças comuns do guaxinim

Por fim, gostaríamos de o lembrar que o guaxinim não deveria ser um animal de estimação, embora por vezes possamos ver guaxinins bem cuidados e amigáveis com a sua família de acolhimento. Dependerá de cada situação em concreto.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O guaxinim como animal de estimação, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário sobre O guaxinim como animal de estimação

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
Carol
Aonde poço encontra um Guaxinim,quero adotar um
Brnda
Eu acho melhor você adotar um para qua não tenha comercialização do animal , vê com um especialista
A sua avaliação:
Alessandra Lopes
Olá, eu amo animais de estimação e curti muito saber sobre o Guaxinim, onde posso comprar um Guaxinim Femea e de preferência BeBe?
Obg, pela atenção.
Lucas Araujo
Gostaria de saber onde posso encontrar um refúgio de animais com guaxinins abandonados. Tenho uma fazenda com mata e gostaria de cuidar deles e deixá-los soltos livres.
A sua avaliação:
Ratin
Tenho pra mim que animal de estimação é uma coisa, bichinho de pelúcia é outra coisa... A matéria é clara e Interessante e pensando bem, melhor deixá-lo solto, em seu habitat, a Natureza...
Luiz Carlos Pernasilici
Onde adotar um filhote de guaxinim?
Local concreto, por gentileza, pois não conheço nenhum "refúgio de animais"
Obrigado!
Edgard Ferrari
O Guaxinin em muito se parece com o nosso Quati, quando menino adquiri um filhote de quati que
quando pequeno brincava, vivia dentro de casa, pedia comida nas refeições era uma gracinha. A medida que ia se tornando adulto, ficou esquivo, desconfiado para finalmente se tornar um animal totalmente selvagem.
A sua avaliação:
sandy
Eu vi um guaximin sem pelo no rabo na cidade onde mora e no momento n sei oq fazer pq ele estava subindo uma grade de uma loja, entao queria saber quais medidas podem ser tomadas nesses casos
Michely
Moça, em qual cidade tu viu? Gostaria de saber
NerdMarc
Parece o Meeko de Pocahontas!!! Amei ele é super fofo!!!!
Fabiana Barroso
Olá eu gostaria de saber se você conhece algum site de refugio de animais pois eu quero mt ter um guaxinim. aguardo a resposta

O guaxinim como animal de estimação
1 de 5
O guaxinim como animal de estimação

Voltar ao topo da página