PARTILHAR

Cachorros de língua azul: raças e características

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 18 novembro 2020
Cachorros de língua azul: raças e características
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Existem mais de 400 raças caninas com múltiplas particularidades que lhes permitem se diferenciar entre si. Algumas delas chamam a atenção como, por exemplo, os cachorros que têm a língua azul. Você conhece as raças que possuem essa característica?

Ao longo da história, diferentes hipóteses foram apresentadas para explicar o motivo dessa cor tão diferente. Quer descobrir qual é a razão disso e conhecer os cachorros de língua azul: raças e características? Então continue lendo este artigo do PeritoAnimal!

Também lhe pode interessar: Por que existe cachorro de língua azul?

Por que existe cachorro de língua azul

A maioria dos cachorros não têm a língua azul mas, sim, de uma cor rosa característica que lembra a cor da língua de nós humanos. No entanto, existem algumas raças de cachorro da língua azul ou roxa. Porém, não devemos confundir a tonalidade azulada de sua língua com a doença da língua roxa em cães.

Essa coloração foi provocada por uma mutação genética. Por conta disso, as células pigmentares da língua estão presentes em maior concentração, provocando o tom tão peculiar desses cães. Você sabe conhece alguma raça de cachorro da língua azul? Apresentamos 9 raças a seguir.

Cachorro da língua azul: as diferentes raças

Existem diversas raças de cachorros de língua azul. Entre as mais conhecidas, estão:

  • Shar Pei
  • Chow Chow
  • Pastor Alemão
  • Akita Inu
  • Rottweiler
  • Border Collie
  • Jindo Coreano
  • Mastim Tibetano
  • Lulu da Pomerânia

Vale destacar que, dessas nove raças, apenas o Shar Pei e o Chow Chow contam com a língua inteiramente azul na quase totalidade de seus exemplares. Nas demais raças citadas, alguns animais podem possuir a língua azul de maneira total ou parcial, com manchas.

Shar Pei

O Shar Pei é um cachorro da língua azul que se distingue por sua aparência, além de sua língua escura. É conhecido por sua pele enrugada, sua cabeça grande e um focinho alongado e grosso, particularidades que lhe dão uma aparência terna e amigável.

É um cão musculoso e muito robusto. Sua pelagem é curta e pode variar de tonalidades, embora as cores mais frequentes sejam cinza, marrom claro e preto. Além disso, a personalidade desses animais é muito tranquila e afetuosa, embora não sejam muito amistosos com estranhos.

Cachorros de língua azul: raças e características -

Chow Chow

O cachorro da língua azul mais conhecido por essa característica é o Chow Chow. Suas origens remontam à China, onde já era criado há 2.000 anos. Sua cabeça é grande e apresenta um focinho curto, um pouco achatado, com orelhas pequenas e eretas.

Os olhos são pequenos e arredondados. A pelagem do Chow Chow é geralmente felpuda, seja longo ou curto. Além disso, é mais abundante no pescoço, dando-lhe a aparência de um leão.

O Chow Chow também é conhecido por confundir as pessoas, mesmo sem saber disso: muitos questionam se ele é um cachorro de língua azul ou um cachorro da língua roxa. Interpretações à parte, neste outro artigo de PeritoAnimal, respondemos à pergunta de por que os Chow Chow têm língua roxa?

Cachorros de língua azul: raças e características -

Pastor Alemão

O Pastor Alemão é um cão facilmente reconhecido por sua aparência, inteligência, lealdade e coragem. Embora não seja o mais comum, alguns exemplares apresentam manchas pretas ou azuladas na língua.

A razão dessa coloração da língua é a mesma que ocorre nas raças Chow Chow e Shar Pei: apresentam uma concentração de células pigmentares em sua língua. No entanto, você deve estar atendo às mudanças de coloração na língua do seu cão. Se seu pastor alemão possui uma pigmentação rosa na língua e começam a surgir manchas pretas ou azuladas, vá ao veterinário para descartar algum problema de saúde.

Cachorros de língua azul: raças e características -

Akita Inu

O Akita Inu é um cachorro nativo do Japão. É caracterizado por ser um animal muito independente e inteligente. O comprimento da pelagem varia de curta a média, também é muito denso, o que permite se adaptar a climas frios.

A pelagem do Akita é branca com um marrom claro ou avermelhado na parte superior do seu corpo. Seu nariz é preto e também pode ser considerado um cachorro de língua azul porque alguns exemplares possuem essa tonalidade ou, também, na cor rosada.

Cachorros de língua azul: raças e características -

Rottweiler

De aparência feroz, o Rottweiler é uma raça de cães bastante ativa, atenta e musculosa; no entanto, não se deixem enganar, pois apesar do que possam parecer, esses animais são muito carinhosos e afetuosos com seus donos.

É uma raça antiga que conquistou a Europa junto com os exércitos que pertenceram ao Império romano. Seu corpo apresenta orelhas triangulares, olhos médios de cor castanha, e pelagem de comprimento médio duro e preto com manchas de tons avermelhados. O Rottweiler pode apresentar uma língua azul, seja na forma de manchas ou pintas.

Cachorros de língua azul: raças e características -

Border Collie

A raça Border Collie é originária da Escócia, onde antigamente era utilizada para trabalhos de pastoreio. São animais muito inteligentes e enérgicos, por isso é recomendado que pratiquem atividade física ao menos uma vez ao dia.

O mais comum é que apresente uma pelagem abundante e lisa, a cor branda predomina na parte inferior do corpo, além de diferentes tonalidades de marrom no restante. Assim como as raças anteriores, alguns exemplares de do Border Collie estão entre as 9 raças de cachorros de língua azul, sejam uma coloração azul-púrpura em forma de manchas ou pintas.

Cachorros de língua azul: raças e características -

Jindo Coreano

Como seu próprio nome indica, essa raça provém da ilha Jindo, localizada na Coreia. É um animal muito inteligente, independente, territorial, protetor e afetuoso com seus entes queridos. Além disso, é muito leal e costuma ser um cachorro de um dono só, ou seja, cria um vínculo afetivo com apenas uma pessoa da família.

Quanto à sua aparência, possui uma pelagem macia e densa que pode ser avermelhada, branca, preta ou cinza. Alguns exemplares têm a língua azul ou escura.

Cachorros de língua azul: raças e características -
Imagem: kr.pixtastock

Mastim Tibetano

O Mastim Tibetano é um cão de aparência imponente devido ao seu grande tamanho. É um cão nobre, carinhoso e brincalhão que gosta da tranquilidade. É conveniente socializar desde filhote, pois do contrário, pode desenvolver uma personalidade destrutiva.

Essa raça tem uma pelagem abundante, longa e felpuda. A coloração mais comum é avermelhada com algumas áreas mais escuras. Está nesta lista pois é um cachorro da língua azul ou rosa ou com manchas escuras.

Cachorros de língua azul: raças e características -

Lulu da Pomerânia

O último dos cachorros de língua azul é o Lulu da Pomerânia, uma raça de cães com abundante pelagem de cor creme, alaranjado e castanho. Sua estatura pequena alcança cerca de 3,5 quilos. Alguns espécimes possuem língua com manchas escuras, embora não seja muito comum.

A personalidade do Lulu da Pomerânia costuma ser forte e protetora, são cães atentos que desconfiam dos estranhos; no entanto, se mostram carinhosos com seus companheiros humanos.

Cachorros de língua azul: raças e características -

Outros animais com a língua azul

Na natureza, podemos encontrar outros animais de língua azul ou animais de língua roxa. Entre eles, estão:

  • Girafa
  • Urso preto
  • Lagarto de língua azul
  • Lagarto de língua azul
  • Ocapi

Agora que você conhece as diferentes raças de cachorros de língua azul, não perca o vídeo que fizemos sobre este assunto:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorros de língua azul: raças e características, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Shar Pei. Federation Cynologique Internationale. Disponível em: http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/309g02-es.pdf
  • Chow Chow. Federation Cynologique Internationale. Disponível em: http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/205g05-es.pdf
  • Rottweiler. Federation Cynologique Internationale. Disponível em: http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/147g02-es.pdf
  • Tibetan Mastiff. American Kennel Club. Disponível em: https://www.akc.org/dog-breeds/tibetan-mastiff/
  • Korea Jindo Dog. Federation Cynologique Internationale. Disponível em: http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/334g05-es.pdf
  • Border Collie. Federation Cynologique Internationale. Disponível em: http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/297g01-es.pdf
  • Akita. Federation Cynologique Internationale. Disponível em: http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/255g05-es.pdf
  • Deutscher Schäferhund. Federation Cynologique Internationale. Disponível em: http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/166g01-de.pdf

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Cachorros de língua azul: raças e características
Imagem: kr.pixtastock
1 de 10
Cachorros de língua azul: raças e características

Voltar ao topo da página ↑