Primeiros socorros

Anti-inflamatórios naturais para cães

Anti-inflamatórios naturais para cães
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O organismo dos nossos amigos de quatro patas é verdadeiramente complexo, de fato, tanto anatômica como fisiologicamente tem importantes semelhanças com o organismo humano, assim sendo, também é susceptível de contrair várias doenças.

A inflamação ou processo inflamatório não é uma condição grave nem uma doença por si mesma, isto porque pode dever-se a várias patologias, portanto é imprescindível a supervisão veterinária.

Se quer tratar o seu cão de uma forma natural e respeitosa com o seu organismo, neste artigo do Perito Animal mostramos-lhe quais são os melhores anti-inflamatórios naturais para cachorros.

Também lhe pode interessar: Anti-inflamatórios naturais para gatos

Índice

  1. O que fazer diante de um processo inflamatório
  2. Anti-inflamatórios naturais para cães
  3. Tratamento natural responsável

O que fazer diante de um processo inflamatório

Se o seu cão sofre um processo inflamatório poderá observar os seguintes sintomas:

  • Dor: o cão manifesta dor através da inquietude, gemidos ou alterações de apetite e comportamento.
  • Calor: a região inflamada apresenta um aumento da temperatura corporal que é perceptível ao tato.
  • Tumor: faz referência ao inchaço que se produz nos tecidos inflamados e que também é facilmente perceptível através da exploração física.
  • Rubor: a zona inflamada apresenta vermelhidão, sendo esta especialmente visível quando a inflamação vem acompanhada de feridas cutâneas.

Como mencionamos inicialmente a inflamação não é uma doença e geralmente também não é uma condição graves, mas é imprescindível a atenção veterinária uma vez que pode ser causada por uma patologia que requer tratamento médico imediato, como por exemplo, uma artrose canina nas primeiras fases de progressão.

Não pode dar anti-inflamatórios ao seu cão, muito menos se estes forem de uso humano, mas uma vez determinada a causa subjacente da inflamação, é possível tratá-la com anti-inflamatórios naturais, que atuam de forma eficaz mas sem provocar os efeitos colaterais típicos de alguns fármacos químicos com atividade anti-inflamatória.

Anti-inflamatórios naturais para cães - O que fazer diante de um processo inflamatório

Anti-inflamatórios naturais para cães

Em seguida dizemos-lhe quais são aqueles anti-inflamatórios naturais para cães, que além de serem inócuos pode administrar facilmente para tratar o seu pet:

  • Arnica Montana: trata-se de um dos melhores anti-inflamatórios tópicos. Pode aplicá-lo através de um creme que contenha o extrato vegetal e que seja apto para animais de estimação. No entanto recomendamos a administração oral do remédio homeopático. Arnica Monta 9 CH: 3 grãos dissolvidos em 5 mililitros de água, 2 vezes ao dia. Deve administrar sempre a homeopatia separada das comidas.
  • Cúrcuma: a cúrcuma é uma especiaria culinária com várias propriedades medicinais, entre as quais se destaca a de ser uma incrível substância anti-inflamatória. A dose de cúrcuma para cães oscila entre os 15 a 20 miligramas por quilograma de peso corporal, uma vez que garante uma maior proporção do princípio ativo curcumina, responsável pela atividade anti-inflamatória.
  • Peixe azul: a opção mais natural deste anti-inflamatório para cães é o peixe azul, no entanto, também podemos dar ao nosso pet outros suplementos nutricionais como o óleo de peixe. Este tipo de peixe contem grandes quantidades de ácidos graxos essenciais Omega 3, que tem um potente efeito anti-inflamatório.
  • Garra do Diabo: a garra do diabo é uma planta medicinal anti-inflamatória que pode ser aplicada em processos crônicos, durante períodos de tempo prolongados sem que isto implique algum dano colateral para o cão.
  • Calor localizado: é o anti-inflamatório natural para cães mais simples, mas também um dos mais eficazes. Basta aplicar um saco térmico ou bolsa de água quente na região afetada. O calor provoca uma vasodilatação sanguínea e em consequência diminui a inflamação e a dor.
  • Valeriana: a valeriana para cães é um remédio excepcional e podemos utilizá-la como anti-inflamatório quando a inflamação se deve a um transtorno muscular, uma vez que a planta é útil para diminuir as contraturas musculares assim como a tensão acumulada no músculo.
Anti-inflamatórios naturais para cães - Anti-inflamatórios naturais para cães

Tratamento natural responsável

Os remédios naturais para a inflamação do cão que lhe mostramos são amplamente seguros e não provocam toxicidade, no entanto, para os aplicar de forma responsável recomendamos-lhe que tenha em conta as seguintes considerações:

  • Utilize estes anti-inflamatórios sob a supervisão do veterinário, isto porque apesar de serem inócuo, alguns podem interagir com determinados fármacos e além disso é necessário um ajuste individualizado das doses.
  • Para completar o tratamento da inflamação, o seu cão deve repousar. Deve vigiar e garantir que não se faz movimentos excessivos que afetam a região inflamada.
  • Se a inflamação não diminui em uns dias, vá novamente ao veterinário.
Anti-inflamatórios naturais para cães - Tratamento natural responsável

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Anti-inflamatórios naturais para cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
68 comentários
A sua avaliação:
Itamar da Silva
Ola ,qual seria a dosagem para cães com 32kg
A sua avaliação:
Ana Cláudia
A minha cachorrinha.o nome dela é eda ela entrou no cil aí ela depois disso ela começou a vomitar e depois ela começou a andar os quartos duro.e ela não tem mais com vontade de comer comida.o que devo fazer?
A sua avaliação:
Ana Carla Martins Peçanha
Minha pet tem 10anos está caindo da pata de traz o que fazer
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Ana Carla. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para essa patinha. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Lilian carmona
Posso dar chá de canela de velho p meu cachorro com artrose?
A sua avaliação:
Jussara
Ola boa tarde meu pug de 4 anos está com problema articular mandíbula abre pouco pra comer está com muita dificuldade qd dou anti-inflamatórios corticoide ele melhora mas como não pode dar por muito tempo já q tem efeitos colaterais então gostaria de tentar algo natural teria como me ajudar ? Obrigada
A sua avaliação:
Alfredo
Olá. Essa dosagem é para qualquer tamanho e peso de cão. Tenho um pastor alemão de 40kg.
A sua avaliação:
Walter Eduardo Ouriques Aguillera
Arnica qtas gotas...era essa dúvida...não me ajudou em nada
A sua avaliação:
User
Posso dar chá de malva para meu cachorro ?
A sua avaliação:
bob
socorrro preciso de ajuda meu cachorro esta com a barriga muito inchada..nao tenhoo dinheiro pra poder levar ele moro em brasilia ..me ajudem por favor ele est ate com mal cheiro
Mara
Não sei porque vcs colocam assuntos que diz que vai ajudar ou remédios disso e daquilo se na hora que agente pede uma ajuda ou opinião vcs sempre falam pra procurar um veterinário. Poxa vida se agente procura na internet é porque não temos condições no momento.
A sua avaliação:
Bielnx
Meu cachorro amanheceu com a boca inchada oque tenho que fazer comprei o remédio é tudo mais não melhorar
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Amanda Beatriz
Minha cachorrinha Caio da escada. Ela foi subir e caio só quw n quebrou nada no a perna dela tá meio inchada e n conseguir bota no chão mas agente faz massagem só que ela chora muito
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Fatima
Ola!tenho um boxer de 11 anos que vem apresentando muitos problemas. Fui a veterinarios e só gastei dinheiro com exames e remedios e nada de definirem o problema. Agora com a pandemia estou em casa e ele piorou. Nao tenho como levar a emeegencia. Ele esta perdendo o movimento das patas trazeiras. Com feridas e acho q infecçao urinaria. Estou desesperada. Tenho dado chas e feito a limpeza das feridas e aplicado remédios naturais. Mas nao esta adiantando. Que periodo terrivel, meu Deus. Quanto sofrimento.
A sua avaliação:
sueli de almeida de sa
meu cachorro esta com a prostata grande qeue remdio natural dar a ele
A sua avaliação:
Valéria Maria Serri Ferreira
Gosto muito das informações. Tenho três cães. E já tive a experiência de que um medicamento para um pode levar à morte outro .por ser cachorro mas organismos diferentes.quase perddi uma cadela que foi castrada dando anti inflamatório que eles mesmos receitaram .ao passo que os outros dois tomaram e não houve nenhuma complicação. Agradeço muito pelas dicas.DEUS OS ABENÇOE!
A sua avaliação:
Lucinete otenio
Minha cachorra tem 8 anos pesa em torno 30 kl
Ela ta com um enorme tomor na barriga e moro no interior do Acre e ñ tenho condições de pagar um veterinário e nem tratamento ja ñ sei qual remédio dar a ela me ajudem por favor ela é minha vida amo muito ela.
Luísa Savala
Oi Lucinete! Sem ver a sua cachorra não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, ela precisa ser vista por um profissional o quanto antes, uma boa dica é buscar ONGs ou Associações que possam prestar atendimento veterinário sem custos.
Além disso, temos um artigo sobre tumor em cachorro que pode te ajudar com algumas informações, confira: https://www.peritoanimal.com.br/tumor-em-cachorro-tipos-sintomas-e-tratamento-22900.html
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
A sua avaliação:
Heliani Ap. G. Pereira
Meu cachorro tem 4 anos e é SRD, na radiografia o resultado foi nas pernas do lado esquerdo: Presença de incongruencia articular, entre a insisura troclear ulnar e a troclea umeral. Discreto arqueamento cranial do radio.Osteoondrose
Do lado direito: Incisura troclear ulnar. Presença de incongruencia articular entre a incisura troclear ulnar e a troclea umeral. Discreto desnivel entre a superficie articular proxima do radio e a incisura troclear ulnar, em topografiade processo coronoide lateral. Discreto arqueamento cranial do radio. Vertebra cervical c/ presença de material radiodernso sobreposto ao foreamen intervetebral c5-6 e c6-7 e em espaço intervetebral de c6-7 ( discopatias ). A verinaria passou antiinflamatorio e dipirona, já toma a muito tempo e vejo que ele tem muita dor e já não sei o que fazer. Se voces puderem me ajudar com alguma dica para tirar essa dor. Agradeço
Juliana
Oi Heliani, como está seu cãozinho? Discipatias geralmente são bem dolorosas e tendem a piorar um pouco no inverno. A acupuntura e ozonioterapia são bem eficazes e ajudam bastante na dor. O cloreto de magnésio P.A. também ajuda se usado continuamente, pesquise sobre o assunto. Espero que melhore logo.
A sua avaliação:
Adriene Duarte alvarenga
Meu cachorro tá com uma ferida na gengiva é tá com o rosto inchado pq posso fazer já levei no veterinário falou que seria uma alergia mais contínua inchado..
A sua avaliação:
Ivani miranda
Minha cachorra foi operada, tenho arnica preparada com água e álcool, posso passar nos pontos?
A sua avaliação:
Uallace
olá tenho um cachorro e ela tem apenas 1 mÊs e 20 dias os dentes em desenvolvimento ela come fica animada pra comer mais depois nao liga mais nao quer brincar so fica deitada sem motivação pra brincar o que pode ser ajudam-e
SILVANA santos
Tenho um cachorro com 11 anos o mesmo esta com inflamação na coluna já levei no veterinário , ele está tormando remédio de fórmula já faz um mês e não teve melhoras ele grita de dor.
Deise
Ola Silvana
Estou com o mesmo problema com minha poddle. Seu cachorro melhorou?, o que fez?
Falcon
Boa Tarde Silvana; minha Cachorra estava assim também , E Eu encontrei a solução , Compre figado de Galinha (frango) e cozinhar sem sal para ele comer pelo menos uns 4 figados para cada vez que for dar a ração você vai ver que vai melhorar ok
Joyce
Meu cachorro não sei o que aconteceu do nada acordou com a pata ruim não coloca pata no chão tá andando marcado
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
1 de 4
Anti-inflamatórios naturais para cães