Partilhar

Como viajar com um cachorro na moto

 
Por Aerton Guimarães. 4 novembro 2020
Como viajar com um cachorro na moto
Imagem: mindfultravelbysara.com

Ver fichas de  Cachorros

Se você é motociclista ou anda de moto regularmente e também tem um cachorro, você provavelmente já se perguntou se poderia levar seu melhor amigo quando você faz um passeio ou mesmo uma viagem. Mas o que diz a lei brasileira sobre isso? É legal viajar com um cachorro na moto? É seguro? Como deve ser feito corretamente?

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar como viajar com um cachorro na moto, levando em conta o que há na legislação brasileira até 2020. Também vamos detalhar o que você deve fazer para que seu cachoro aproveite a viagem tanto quanto você. Boa leitura!

Pode levar cachorro na moto?

Até a conclusão deste artigo, em novembro de 2020, não havia nenhuma legislação proibindo ou regulamentando o transporte de cachorro em motocicletas. O que significa que sim, é possível viajar com um cachorro na moto no Brasil. No entanto, o transporte de cachorros ou de outros bichos deve garantir conforto durante o trajeto, até mesmo para que não se configure maus tratos aos animais.

O que diz a legislação sobre o transporte de animais em motos

De acordo com a lei nº 9.503, que estabelece o Código Brasileiro de Trânsito[1], é preciso ter alguns cuidados para não colocar o motociclista e nem o animal em perigo. Neste sentido, há dois artigos aos quais devemos ficar atentos:

  • Artigo 235: Conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados é uma infração grave, que pode gerar multa e 5 pontos na carteira nacional de habilitação (CNH).
  • Artigo 252: Dirigir o veículo transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas é considerado uma infração média, podendo gerar multa e somar 4 pontos na CNH. Ou seja, nada de transportar o cachorro no colo num passeio de moto.

Agora que você já sabe que pode viajar com cachorro na moto sem problemas e seguindo a legislação, este outro artigo do PeritoAnimal sobre como escolher a caixa de transporte para cachorro pode te interessar. E a seguir explicaremos os acessórios necessários para transportar seu cão com segurança.

Como viajar com um cachorro na moto - Pode levar cachorro na moto?

Acessórios para transportar cachorros em motos

Há vários acessórios que podemos avaliar para comprar quando viajamos com um cachorro na moto. No entanto, o mais importante é sem dúvida uma bolsa ou caixa de transporte segura e confortável.

É possível encontrar diferentes opções para escolher, tais como uma mochila, um baú de motocicleta ou uma caixa de transporte específica, mas você deve observar que a maioria dos acessórios para o transporte de cachorros são limitados em tamanho, por esse motivo, se seu cão tem porte médio ou grande você pode não ser capaz de viajar com ele em uma moto. A maioria dos modelos é recomendada para cães com peso de até 10 kg.

Outros acessórios que podemos utilizar:

  • Capacete para cachorros: há muitas marcas que fabricam capacetes para cães. Além de evitar grandes danos em caso de acidente, o capacete também protege as orelhas do cachorro, que são particularmente sensíveis às correntes de ar. Recomendamos que você procure um capacete rígido que se ajuste ao formato das orelhas do seu cão e que contenha espuma para maior proteção.
  • Óculos de proteção para cachorro: são muito flexíveis e se adaptam às características morfológicas do cão, enquanto protegem seus olhos de insetos, sujeira, etc. Alguns até incluem a opção anti-embaçamento.
  • Roupas para cachorros: embora nem sempre seja necessário manter um cão quente, em alguns casos pode ser aconselhável, especialmente se as temperaturas estiverem baixas e observarmos nosso amigo peludo tremer ou se aconchegar com a intenção de reter o calor. Levar roupas para cachorro é sempre uma boa opção.
  • Água, comida e petiscos: é importante levar ainda uma tigela de água portátil para cachorro, assim como alguma comida e alguns petiscos, caso precisemos chamar sua atenção ou premiá-lo.

Você também pode conferir neste outro artigo um guia completo de acessórios para cachorro. E agora que você sabe o básico para saber como viajar em segurança com seu cachorro na moto, há alguns detalhes que não devem ser deixados de lado, tais como paradas para descanso, entre outras coisas. Continue lendo!

Como viajar com um cachorro na moto - Acessórios para transportar cachorros em motos
Imagem: ohgizmo.com

Como levar cachorro na moto

Antes de começar a viagem, é essencial acostumar nosso cachorro com a caixa ou bolsa de transporte escolhida. A recomendação é usar petiscos para reforçar o fato de se aproximar, entrar e ficar dentro da transportadora, assegurando que o cão faça uma associação positiva a ela e para que ele entre por si mesmo de maneira voluntária. Nunca devemos forçá-lo a entrar, deve ser um processo gradual que pode durar entre uma e duas semanas.

Assim que o cachorro for capaz de entrar na transportadora e permanecer dentro dela sem sintomas evidentes de estresse ou ansiedade, estaremos prontos para começar a fazer viagens curtas para prepará-lo para uma futura viagem mais longa. Não se esqueça de continuar reforçando o comportamento dele com tranquilidade e um tom de voz calmo.

Uma vez na estrada, você deve lembrar que é importante fazer pequenas paradas para que o cachorro possa beber água, aliviar-se, esticar as patinhas e relaxar. Recomendamos fazer jornadas de viagem entre 1 e 2 horas no máximo, deixando de 15 a 20 minutos de descanso entre elas. Nossa recomendação é que você faça uma viagem tranquila e sem pressa.

Vale destacar que em um veículo em movimento qualquer animal pode sentir enjoo. Devido a isso, é melhor não alimentá-lo pouco antes de realizar o trajejo e nem durante o passeio ou viagem com ele, pois poderá provocar vômito pet.

Então é isso, pessoal. Viaje sempre com segurança e divirta-se com seu melhor amigo de quatro patas!

Como viajar com um cachorro na moto - Como levar cachorro na moto

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como viajar com um cachorro na moto, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Viajar com animais.

Referências
  1. BRASIL. Lei Nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9503Compilado.htm lei>. Acesso em 29 de outubro de 2020.
Bibliografia
  • PORTAL DO TRÂNSITO. Saiba qual é a forma correta para transportar animais no carro ou no ônibus. Disponível em: <https://www.portaldotransito.com.br/noticias/saiba-qual-e-a-forma-correta-para-transportar-animais-no-carro-ou-no-onibus/>. Acesso em 29 de outubro de 2020.
  • OLHAR DIREITO. Disponível em: <https://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=475509&noticia=detran-alerta-sobre-regras-para-transporte-de-animais-de-estimacao-motorista-sujeito-a-multa>. Acesso em 29 de outubro de 2020.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como viajar com um cachorro na moto
Imagem: mindfultravelbysara.com
Imagem: ohgizmo.com
1 de 4
Como viajar com um cachorro na moto

Voltar ao topo da página