Curiosidades do mundo animal

Cabras na árvore: mitos e verdades

 
Aerton Guimarães
Por Aerton Guimarães, Jornalista e editor do PeritoAnimal. Atualizado: 1 março 2021
Cabras na árvore: mitos e verdades
Imagem: ABABSOLUTUM/GETTY IMAGES

Você já viu cabras em cima de uma árvore? Fotos tiradas no Marrocos começaram a chamar a atenção de todo o planeta há alguns anos e até hoje geram muita polêmica e dúvidas. Será que esses animais conseguem mesmo subir em uma árvore?

Neste artigo do PeritoAnimal, cabras na árvore: mitos e verdades, você vai conhecer melhor essa história, assim como as características das cabras e finalmente desvendar este mistério do chamado "pé de cabra". Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Tipos de cabras

Índice

  1. Características das cabras
  2. Cabras no telhado
  3. Cabras na árvore
  4. Cabras em cima da árvore: polêmica

Características das cabras

Um animal dócil e de aspecto frágil. Ma se engana quem acredita na fraqueza da cabra. Extremamente resistente, tem a capacidade de se adaptar a diferentes ambientes, de regiões de nevasca a desertos.

A cabra, cujo nome científico é Capra aegagrus hircus, é um mamífero herbívoro, ou seja, tem uma dieta exclusivamente vegetal. O macho da cabra é o bode e, o filhote, o cabrito.

Integrante do gênero Capra, da família dos bovídeos, a cabra possui pequenos chifres e orelhas, diferentemente do macho bode, com seus chifres acentuados, além de pelagem curta.

É um animal ruminante, e, por isso, sua digestão ocorre em duas fases: na primeira, a cabra mastiga o alimento e logo começa sua digestão. No entanto, antes da finalização deste processo, ela regurgita a comida para reiniciar a mastigação acrescentando a saliva.

Seu habitat natural são as montanhas, em zonas temperadas. No entanto, as cabras chegaram ao Brasil na época da colonização por meio dos portugueses, holandeses e franceses e atualmente a região com o maior número destes animais é a Nordeste, principalmente Ceará, Pernambuco, Bahia e Piauí.

Curiosidades sobre as cabras

  • A gestação das cabras dura cerca de cinco meses
  • Seu peso varia de 45 a 70 quilos quando adulta
  • O coletivo de cabras é rebanho ou fato
  • Sua carne e leite são pobres em gorduras
  • Vivem, em média, 20 anos
  • O som que as cabras emitem recebem o nome de "balido"
Cabras na árvore: mitos e verdades - Características das cabras

Cabras no telhado

Você já deve ter visto cabras no topo de montanhas, certo? Em fotos, vídeos ou mesmo pessoalmente. Afinal, as montanhas são o habitat natural das cabras selvagens. E cabra em cima do telhado? Pois é, isso já aconteceu algumas vezes, inclusive no município de Santa Cruz do Rio Pardo, no estado de São Paulo (veja a foto abaixo).[1]

Na Europa, mais precisamente na Itália, cabras selvagens já apareceram escalando um paredão de 50 metros de altura no lago Cingino. Elas estavam buscando sais, musgos e flores para se alimentar. Já na América do Norte, as cabras-antílopes, além da escalada, conseguem dar saltos de mais de três metros de distância.

Cabras na árvore: mitos e verdades - Cabras no telhado
Imagem: Natalie Camilo dos Santos/Arquivo pessoal

Cabras na árvore

Em 2012, uma árvore localizada próximo à cidade de Essaouira, na costa sudoeste do Marrocos, ganhou a fama mundial de "pé de cabra". E não foi por menos: além de inúmeras fotos compartilhadas no início do boom das redes sociais no mundo, vídeos comprovaram que de fato havia várias cabras em cima da árvore.[2]

O fenômeno, curioso, chamou a atenção de especialistas e jornalistas de todo o planeta. A dúvida é: uma cabra consegue subir em uma árvore? E a resposta a esta pergunta é sim. E essa árvore forte o suficiente para aguentar o peso de várias cabras, e que ficou famosa, é o argan ou argão, em português. Além de contar com galhos retorcidos, produz um fruto semelhante a uma azeitona enrugada que exala um cheiro bastante atraente para os animais.

Como as cabras sobem na árvore

As cabras possuem naturalmente a habilidade de dar pulos e escalar e, no Marrocos, assim como em outras regiões do mundo, o fazem principalmente para buscar alimentos. Afinal, elas conseguem escalar as árvores pelo instinto de sobrevivência numa região desértica em que o solo praticamente não provê nenhuma opção de alimento a elas.

Considerados animais leves, as cabras não acumulam gordura e são bastante ágeis. Além disso, contam com uma anatomia diferente em suas pequenas patas, com uma divisão que se assemelha a dois dedos, o que facilita sua mobilidade em diferentes terrenos e superfícies e claro, até mesmo por meio de galhos de uma árvore. Elas conseguem, ainda, comer apoiadas em apenas duas patas, o que facilita sua alimentação de folhas das árvores sem necessariamente precisar subir em cima delas.

Alguns especialistas acreditam que as cabras sobem em árvores também por sua inteligência, pois sabem que as folhas frescas possuem mais nutrientes que as folhas secas encontradas no chão.

No Brasil, como a maioria desses animais é criado em confinamento, é muito mais difícil encontrar cabras que subam em árvores, já que elas normalmente não precisam sair em busca de alimentos.

Cabras na árvore: mitos e verdades - Cabras na árvore
Imagem: Cabras na árvore no Marrocos

Cabras em cima da árvore: polêmica

Antes considerada uma cena rotineira para a população em certas regiões do Marrocos, a grande difusão do tal pé de cabra há alguns anos passou a atrair um grande número de turistas de todo o mundo. Infelizmente, segundo uma denúncia feita pelo fotógrafo de natureza Aaron Gekoski, os fazendeiros locais, para lucrar com as cabras na árvore, passaram a manipular a situação.

Segundo o fotógrafo, alguns agricultores construíram plataformas nas árvores e passaram a persuadir os animais a subirem nelas, onde são até amarradas para permanecerem ali por horas. Quando os animais estão visivelmente cansados, eles os trocariam por outras cabras. E por que fazer isso? Porque eles cobram dos turistas por cada foto tirada.

A denúncia foi publicada por inúmeros jornais em 2019, como o The Mirror[3] e o The Telegraph[4], no Reino Unido, e diversos veículos de comunicação brasileiros. Assim, mesmo que as cabras subam naturalmente e possam se movimentar pelas árvores, muitas são forçadas pelos fazendeiros a permanecerem num mesmo lugar sob o sol forte, cansadas e sem água, gerando estresse e sofrimento aos animais.

Segundo a ONG internacional World Animal Protection, entidade de defesa dos direitos dos animais, as pessoas devem tomar cuidado com passeios e viagens a locais que exploram animais em atrações turísticas, pois este tipo de turismo pode estimular maus tratos afetando negativamente diferentes espécies.

Cabras na árvore: mitos e verdades - Cabras em cima da árvore: polêmica
Imagem: Reprodução/AFP

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cabras na árvore: mitos e verdades, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. G1. Cabras sobem em telhado e chamam atenção de moradores no interior de SP: 'Pensei que eram renas de Natal'. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2020/01/04/cabras-sobem-em-telhado-e-chamam-atencao-de-moradores-no-interior-de-sp-pensei-que-eram-renas-de-natal.ghtml>. Acesso em 19 de outubro de 2020.
  2. G1. Mundo. Cabras sobem em árvore para comer frutos em Marrocos. Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/08/cabras-sobem-em-arvore-para-comer-frutos-em-marrocos.html>. Acesso em 19 de outubro de 2020.
  3. THE MIRROR. How those iconic tourist photos of goats in trees in Morocco could be too good to be true. Disponível em: <https://www.mirror.co.uk/news/world-news/how-those-famous-goats-seen-14481609>. Acesso em 19 de outubro de 2020.
  4. THE TELEGRAPH. Morocco tourist site where goats 'climb trees' may not be all it seems. Disponível em: <https://www.telegraph.co.uk/news/2019/04/23/goat-true-morocco-tourist-site-goats-climb-tree-exploitative/>. Acesso em 19 de outubro de 2020.
Bibliografia
  • AARON GEKOSKI. Marocco's Goat in Trees. Disponível em: <https://www.aarongekoski.com/newpage>. Acesso em 19 de outubro de 2020.
  • GLOBO RURAL. Como criar cabras. Disponível em: <https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-criar/noticia/2013/12/como-criar-cabras.html>. Acesso em 19 de outubro de 2020.
  • R7. Denúncia! Árvore famosa cheia de cabras é falsificada por moradores. Disponível em: <https://noticias.r7.com/hora-7/fotos/denuncia-arvore-famosa-cheia-de-cabras-e-falsificada-por-moradores-25042019#!/foto/10>. Acesso em 19 de outubro de 2020.
  • EMBRAPA. Agricultura familiar. Disponível em: <https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/AgriculturaFamiliar/RegiaoMeioNorteBrasil/Caprinos/alimentacao.htm>. Acesso em 19 de outubro de 2020.
  • CODEFASF. Disponível em: <https://www.codevasf.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/biblioteca-geraldo-rocha/publicacoes/arquivos/Manual_Ovinos_e_Caprinos_Verso_Final_rev_jun2011.pdf>. Acesso em 19 de outubro de 2020.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: ABABSOLUTUM/GETTY IMAGES
Imagem: Natalie Camilo dos Santos/Arquivo pessoal
Imagem: Cabras na árvore no Marrocos
Imagem: Reprodução/AFP
1 de 5
Cabras na árvore: mitos e verdades