Partilhar

Anti-inflamatórios naturais para gatos

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 5 novembro 2018
Anti-inflamatórios naturais para gatos

Ver fichas de  Gatos

O uso de fármacos humanos pode ser muito perigoso para os nossos pets se estes não tiverem sido prescritos pelo veterinário, do mesmo modo, muitos fármacos veterinários, apesar de serem corretamente administrados, podem acarretar diversos efeitos colaterais na tentativa de tratar algumas das doenças mais comuns nos gatos.

Os efeitos colaterais de alguns medicamentos veterinários são potencialmente perigosos quando se tem que seguir um tratamento por períodos de tempo prolongados, é então que precisamos de proteger a saúde do nosso gato de uma forma mais natural no que diz respeito ao seu organismo.

Neste artigo do Perito Animal explicamos-lhe os melhores anti-inflamatórios naturais para gatos.

Também lhe pode interessar: Anti-inflamatórios naturais para cães

O processo de inflamação nos gatos

Os processos inflamatórios não são muito diferentes se se produzem no organismo de um gato ou no nosso organismo, em ambos os casos a inflamação pode dever-se a causas muito diversas, entre as quais podemos destacar um traumatismo, um doença óssea ou uma doença vírica, fúngica ou bacteriana. O processo inflamatório é mediado por várias reações químicas, mas acaba por se caracterizar pelos seguintes sintomas:

  • Tumor: faz referência ao inchaço que se produz nos tecidos inflamados.

  • Rubor: por maior irrigação sanguínea podemos observar as zonas inflamadas de uma cor mais vermelha, isto torna-se especialmente evidente quando a inflamação se produz devido a feridas.

  • Calor: também devido a uma maior irrigação sanguínea na zona inflamada apresentará uma maior temperatura corporal.

  • Dor: o gato pode manifestá-las de várias formas, com maior inquietude, dificuldade de movimento ou mudanças no apetite.
Anti-inflamatórios naturais para gatos - O processo de inflamação nos gatos

Remédios naturais para a inflamação nos gatos

Se o seu gato mostra sintomas de inflamação será prioritário que recorra ao veterinário com a maior brevidade possível, uma vez que é muito importante determinar a causa da inflamação. No caso de não se tratar de uma condição grave o veterinário indicará se pode prescindir do tratamento farmacológico e utilizar recursos terapêuticos mais naturais.

Se este é o caso, deve saber que existem vários anti-inflamatórios naturais para gatos, alguns muito simples, mas não menos eficazes. Vejamos quais são:

  • Calor localizado: se tem uma bolsa térmica ou uma bolsa de água quente, tem um anti-inflamatório para o seu gato. Quando aplicamos calor localizado na zona afetada produz-se uma dilatação dos vasos sanguíneos, o que reduz a inflamação e alivia de forma muito rápida a dor.

  • Calêndula: A calêndula é uma planta, de fato, é a melhor planta a utilizar quando a inflamação se associa a feridas. Podemos aplicar tintura desta planta através de uma compressa de água quente sobre a zona afetada, embora o ideal seja adquirir um creme à base de calêndula que não apresente contra-indicações se se aplicar de forma tópica no gato.

  • Vinagre de maçã: O vinagre de maçã é útil para tratar a inflamação uma vez que aumenta os níveis de potássio no organismo do gato, facilitando portanto a depuração do organismo e também de todas as substâncias que fazem parte do processo inflamatório e o agravem. Deve-se acrescentar uma colher de café de vinagre à água do gato, uma vez por dia, renovando a água no dia seguinte.

  • Cúrcuma: A cúrcuma é uma especiaria com várias propriedades medicinais, entre elas, possui atividade anti-inflamatória. Basta acrescentar meia colher de café de cúrcuma à comida do gato, cada dia.

  • Azeite de oliva e peixe azul: Estes alimentos contêm ácidos graxos essenciais e ômega-3, que possuem um importante atividade anti-inflamatória, que além disso, é muito eficaz.

É importante que consulte o seu veterinário antes de aplicar qualquer destes remédios, uma vez que tendo em conta o historial clínico do seu gato, ele poderá confirmar se pode existir algum ripo de contraindicação ou não.

 

Anti-inflamatórios naturais para gatos - Remédios naturais para a inflamação nos gatos

Outros conselhos para tratar a inflamação em gatos

Em seguida damos-lhe outros conselhos que ajudarão a que o tratamento natural contra a inflamação seja mais eficaz:

  • Se a zona afetada compromete alguma mobilidade do seu gato é imprescindível que procure com todas as suas forças que ele se mantenha grande parte do dia em repouso, uma vez que quando mais movemos o tecido inflamado, mais ele de inflamará.
  • A dor produzida pela inflamação pode reduzir o apetite do seu gato, assim sendo, deverá alimentá-lo com comida úmida, cheirosa e saborosa.
  • Quando a inflamação se associa a um traumatismo com feridas abertas é importante aplicar um antisséptico (o seu veterinário indicará o melhor) e sempre que for possível não tampar a ferida para assim favorecer uma melhor cicatrização.
  • Devemos procurar que o nosso gato beba toda a água possível e diminuir a presença de sal na sua alimentação, deste modo, reduzira o seu volume corporal e irá melhorar a evolução do tecido inflamado.
  • Não lhe dê anti-inflamatórios de uso humano, poderá resultar em morte do gato.
Anti-inflamatórios naturais para gatos - Outros conselhos para tratar a inflamação em gatos

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Anti-inflamatórios naturais para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Anti-inflamatórios naturais para gatos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
57 comentários
A sua avaliação:
Juliana Oliveira
Essa gatinha está com esse caroço, apareceu esses dias e não sei oq fazer, oq posso fazer pra ajudar a ela?

A sua avaliação:
Marcela
Meu gato comeu um morcego, mais no dia seguinte ele foi atacado por outro gato e agora ele está estranho não para de olhar para os lados e não está conseguindo dormir ficar inquieto não está se alimentando estou muito preocupado o que devo fazer?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Tatiane pinto
Preciso de ajuda, apareceu em minha cada duas gatas uma adulta e uma de uns dois a três meses ambas muito resfriadas, rouquidão e coriza com catarro, gostaria de saber se teria algum antibiótico ou alguma receita caseira que me ajude a cuidar delas, não estou podendo ir ao veterinário, por favor me ajudem, desde já agradeço
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Mylena
Encontrei uma gatinha de uns 10 dias de vida.. estou fazendo todos os cuidados de alimentação e higiene com algodão morno.. elas faz bastante xixi, mais não faz cocô.. estou preocupada e não tenho condições de ir ao um veterinário..
Maria Juliana de Oliveira
Apareceu um caroço perto do olho do meu gatinho, oq fazer pra deminuir o caroço?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Graciele
Oi meu gatinho tem dois meses e esta sem voz e com dificuldade de se alimentar e um cheiro na boca forte
A sua avaliação:
Maricleide da silva
Minha gata fez uma cirurgia e agora está com nódulo próximo a garganta e ñ consegui se alimenta
Gerlane
Olá !
Tenho uma gatinha ela se chama Milú, quinta feira passada ela dormiu fora de casa e quando eu abri a porta ela entrou mancando e agora ela se encontra com mas dificuldade pra andar até mesmo pra fazer suas necessidades, estou preocupada.
O que pode ser?
Luísa Savala
Oi Gerlane! Sem ver a sua gatinha não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Ana Karoline
fui para a escola, ele estava normal, mas quando cheguei e fui fazer carinho nele, ele começou a miar por causa que tinha pegado na patinha dele, eu fui ver e estava com sujeita (obs: ele tinha tomado banho dois dias antes) e com sangue. Fiquei preocupada, entao eu limpei com soro fisiológico e coloquei um algodão,to preocupada com ele, ele so tem 4/5 meses de vida.
Espero que isso ajude ele.
regina maria oliveira
Oi, Ana Karoline. Tenho 4 gatinhas e sempre que elas se machucam e não ocorre inflamação, limpo bem o ferimento com soro fisiológico, pois o sódio nele existente, impede que ocorra processo inflamatório, e depois, borrifo um medicamento de uso externo, que se chama TIMEOLATE. Além de antiinflamatório, é analgésico e não arde. Este medicamento acelera o processo de cicatrização e o bichinho não reclama. Pode ser adquirido em qualquer farmácia. É muito útil tê-lo sempre em casa, pois serve para qualquer ferimento externo.

Melhoras e saúde para o teu gatinho.
A sua avaliação:
Stefhany
O inchaço na perna tbm
A sua avaliação:
Stefhany
Meu gato apareceu em casa com um caroço do lado da virilha com um boraquinho saindo pus, o caroço diminuiu mais ainda tem o buraco e A perna dele tá com um inchaço

Anti-inflamatórios naturais para gatos
1 de 4
Anti-inflamatórios naturais para gatos

Voltar ao topo da página