Curiosidades do mundo animal

As melhores imagens engraçadas de animais

Aerton Guimarães
Por Aerton Guimarães, Jornalista e editor do PeritoAnimal. Atualizado: 2 março 2021
As melhores imagens engraçadas de animais

Você, assim como a gente, do PeritoAnimal, adora ver imagens de animais e pode passar horas se divertindo com fotos e vídeos deles?

Foi por isso que decidimos criar este artigo com as melhores imagens engraçadas de animais. Claro que a seleção foi muito difícil! Nossa fonte de inspiração foi o Comedy Wildlife Photography Awards, um concurso realizado todos os anos para escolher as fotos mais engraçadas do reino animal. O objetivo do concurso, promovido por fotógrafos ambientalistas, é conscientizar as pessoas de todo o planeta sobre a importância da preservação de todas as espécies. Vamos conferir?

Imagens engraçadas de animais

Todos nós nos acostumamos a ver lindas fotos de animais selvagens e vídeos em canais como Discovery Channel, National Geographic, BBC ou em programas como o Globo Repórter. Há milhares de fotógrafos em todo o mundo que dedicam suas vidas a registrar os melhores momentos de animais que admiramos na natureza.

Mas entre um click e outro, sem querer, esses fotógrafos captam cenas engraçadas e/ou curiosas que nunca receberam muito destaque em revistas ou sites especializados. Foi pensando nisso que, em 2015, os fotógrafos Paul Joynson-Hicks e Tom Sullan decidiram criar uma premiação de Imagens Engraçadas da Vida Selvagem, no inglês, Comedy Wildlife Photography Awards.

Desde então, o concurso, realizado anualmente, diverte e emociona a todos com as melhores imagens engraçadas de animais! A seguir, você verá uma seleção que a equipe do PeritoAnimal fez a partir das fotos de animais vencedoras de todos os anos do concurso até hoje. Aproveitamos para contar curiosidades de muitos deles. Atenção! Esse combo de fotos pode causar ataque de risos!

1. Ai, Meu Deus

Como as lontras marinhas (Enhydra lutris) não possuem muita gordura, o controle térmico de seus corpos depende da grossa camada de pelo que possuem. E a capacidade de repelir a água para não reduzir sua temperatura corporal depende de muita limpeza, o que possibilita fotos engraçadas como esta.

As melhores imagens engraçadas de animais - Imagens engraçadas de animais
Imagem: Reprodução/Harry Walker/CWPA

2. Rir é o melhor remédio

E dá para ver que essa foca sabe bem disso, não é mesmo? É ou não é uma das imagens engraçadas de animais mais fofas que você já viu?

As melhores imagens engraçadas de animais -
Imagem: Reprodução/Julie Hunt/CWPA

3. Hora do rush

Será que a pressa é para chegar em casa a tempo do almoço? Essa foi escolhida a melhor entre as imagens de animais do concurso global de 2015.

As melhores imagens engraçadas de animais -
Imagem: Reprodução/Julian Radd/CWPA

4. Família desconfiada

Essa família de corujas certamente estava observando o fotógrafo neste registro.

As melhores imagens engraçadas de animais -
Imagem: Reprodução/Grahan McGeorge/CWPA

5. Esqueci o lanche

Será que foi o lanche ou ele esqueceu alguma outra coisa, pela cara de preocupação?

As melhores imagens engraçadas de animais -
Imagem: Reprodução/Yuzuru Masuda/CWPA

6. Guerreiro dos campos

Além de uma bela pose, as cores deste lagarto se destacam no campo desta foto, finalista entre as melhores imagens de animais de 2016. A foto foi tirada em Maharashtra, na Índia. E falando em cor, talvez você possa se interessar por este outro artigo que temos sobre animais que mudam de cor.

As melhores imagens engraçadas de animais -
Imagem: Reprodução/Anup Deodhar/CWPA

7. Olá!

Não sei você, mas ao ver essa cena eu me lembrei imediatamente do comercial de uma certa marca de refrigerante. Uma foto incrível num lindo cenário com certeza estaria na nossa seleção das melhores imagens de animais.

O registro de um filhote de urso polar dando um oi à câmera enquanto sua mãe tira uma soneca é uma maneira de chamar atenção para o fato de que estes ursos estão desaparecendo do planeta a um ritmo alarmante.

As melhores imagens engraçadas de animais -
Imagem: Reprodução/Philip Marazzi/CWPA

8. Disparo na cabeça

Dá para ver nitidamente a cara de descontentamento aí. O fotógrafo Tom Stables registrou essa imagem de um búfalo "sortudo" no Parque Nacional de Meru, no Quênia. Infelizmente, as populações de búfalos do continente africano estão diminuindo.

As melhores imagens engraçadas de animais -
Imagem: Reprodução/Tom Stables/CWPA

9. Diga "X"!

Esta foto, tirada pelo jovem londrino Thomas Bullivant, de 15 anos, demonstra a felicidade dessas zebras no Parque Nacional de South Luangwa, na Zâmbia. Segundo o fotógrafo, ele praticamente foi convidado a realizar este registro porque elas são "modelos profissionais na natureza querendo que suas fotos fossem tiradas". Não tem como negar isso, não é mesmo? É claro que esta deveria estar entre as imagens engraçadas de animais que selecionaríamos.

Você sabia que as zebras são animais ungulados? Saiba tudo sobre eles neste outro artigo do PeritoAnimal.

As melhores imagens engraçadas de animais -
Imagem: Reprodução/Thomas Bullivant/CWPA

10. Como assim???

Você também se impressionaria se um colega seu virasse o pesçoco com essa desenvoltura? Esta imagem foi registrada em San Simeon, Califórnia, Estados Unidos. Piadas à parte, as focas, infelizmentes, sofrem com diferentes ameaças ao longo dos últimos anos. Uma boa notícia, divulgada em fevereiro de 2021, é que por meio da conservação, é possível salvá-las.

Uma prova disso é que as focas, que eram muito comuns na costa Norte da França, desapareceram dali nos anos 1970, devido à pressão dos pescadores locais. Preocupado com a situação, o país passou, então, a proteger intensamente os animais com uma série de medidas.

O resultado? Foram divulgadas uma série de imagens desses animais regressando à cidade de Marck.[1] Quase 250 focas selvagens foram vistas por lá, rota utilizada por elas para engordar, descansar e se preparar para as próximas viagens marinhas.

As melhores imagens engraçadas de animais -
Imagem: Reprodução/George Cathcart/CWPA

11. Só alegria

Geralmente as lontras têm hábitos noturnos, mas, como podemos ver, essa aí aproveitou um dia bem iluminado para relaxar e ser feliz.

As melhores imagens engraçadas de animais -
Imagem: Reprodução/Penny Palmer/CWPA

12. Fuga dos macacos

Esta foto não poderia ficar de fora da nossa galeria de imagens de animais selvagens que sabem muito bem o que fazer com as invenções humanas. O registro desses macacos foi feito na Indonésia.

As melhores imagens engraçadas de animais -
Imagem: Reprodução/Katy Laveck-Foster/CWPA

13. Roedor sorridente

O Gliridae tem como habitat a Eurásia e África. O registro deste sorridente roedor (e muito fofo) foi feito na Itália. Definitivamente não poderia ficar de fora dessa relação das melhores imagens de animais.

As melhores imagens engraçadas de animais -
Imagem: Reprodução/Andrea Zampatti/CWPA

14. Tango

Estes lagartos-monitores fazem parte do grupo de lagartos em que há espécies venenosas. Apesar do título da foto, chamada de tango, a famosa dança argentina, certamente este deve ser um momento de confronto entre os dois indivíduos que renderam bons cliques.

As melhores imagens engraçadas de animais -
Imagem: Reprodução/Sergey Savvi/CWPA

15. Pensando em uma nova carreira

Esta foto foi tirada pelo fotógrafo Roie Galitz na Noruega. Ele explicou os bastidores dela em seu perfil no Instagram. Disse que estava no local fotografando com sua equipe quando foi surpreendido pela aproximação deste urso polar. Logicamente, saiu correndo. O animal verificou o equipamento, percebeu que não era comida e seguiu seu caminho.

Os ursos polares estão na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) por sua situação já vulnerável no planeta e, segundo um estudo divulgado em 2020 na revista científica Nature Climate Change, eles serão extintos até 2100 se nada for feito.

As melhores imagens engraçadas de animais -
Imagem: Reprodução/Roie Galitz/CWPA

16. Pare tudo que você está fazendo!

Qual das imagens engraçadas de animais é a sua preferida até agora? Esta com certeza está no nosso Top 5. O registro é de um esquilo norte americano.

As melhores imagens engraçadas de animais -
Imagem: Reprodução/Mary McGowan/CWPA

17. Ser ou não ser?

O pensativo olhar deste macaco-japonês (Macaca fuscata) foi registrado no país do sol, mais especificamente no sul do Japão. Seu corpo possui duas camadas de pelo que acabam isolando-o e protegendo de uma possível hiportemia dessas regiões geladas com neve. É mais uma das belas imagens de animais de nossa lista.

As melhores imagens engraçadas de animais -
Imagem: Reprodução/Txema Garcia Laseca/CWPA

18. Não precisa gritar, poxa

Tirada na Croácia, esta foto recebeu o nome de "desavença familiar". E aí, você também se identificou com este momento dessas aves comedoras de abelhas?

As melhores imagens engraçadas de animais -
Imagem: Reprodução/Vlado-Pirsa/CWPA

19. Relaxando

O pequeno chimpazé chamado Gombe, de 10 meses, descansa ao lado de sua mãe no Parque Nacional Gombe, na Tanzânia. Apesar desse lindo registro, os chimpazés são animais seriamente ameaçados de extinção, sofrendo com a destruição de seus habitats em todo o mundo, com o comércio ilegal de sua carne e até mesmo porque são vendidos como animais de estimação exóticos.

As melhores imagens engraçadas de animais -
Imagem: Reprodução/Tom Mangelsen/CWPA

20. Conversa séria

Aqui podemos ver um filhote de raposa brincando com um musaranho em Israel. As raposas são mamíferos onívoros, ou seja, são animais que se alimentam de plantas e de outros animais. Fica a dica, musaranho...

As melhores imagens engraçadas de animais -
Imagem: Reprodução/Ayala Fishaimer/CWPA

21. Sorria, você está sendo fotografado

Este lindo peixe-papagaio-europeu ou também conhecido como veja (Sparisoma cretense) foi fotografado nas Ilhas Canárias, na Espanha. Por lá, o governo estipulou uma regra básica para preservar a população desses peixes: só é permitido pescar os animais que possuam mais de 20 centímetros. Eles podem alcançar até 50 cm de comprimento.

As melhores imagens engraçadas de animais -
Imagem: Reprodução/Arthur Telle Thiemenn/CWPA

22. Balanço de cauda

Brincadeira boa é brincadeira compartilhada, né? Este belo registro de um macaco da espécie Semnopithecus se divertindo com sua família na Índia é uma delícia, não é? Essas imagens de animais selvagens são, definitivamente, acalentadoras.

As melhores imagens engraçadas de animais -
Imagem: Reprodução/Thomas Vijayan/CWPA

23. Happy Feet Surfista

Não podíamos perder a deixa para criar esse título para a foto, mas seu nome original é "Surfando no estilo do Atlântico Sul". Por incrível que pareça, não é incomum encontrar pinguins surfistas na natureza. Diversos registros e relatos foram feitos desse feito nos últimos anos.

As melhores imagens engraçadas de animais -
Imagem: Reprodução/Elmar Weiss/CWPA

24. The Voice do lodo

Os perioptalmos ou saltadores-do-lodo, como são popularmente conhecidos, têm como nome científico Periophthalmus e uma de suas características é sua agressividade com indivíduos da mesma espécie. Apesar de parecer que estão cantando nesta foto, tirada em Krabi, na Tailândia, se trata de um combate e é um click muito interessante entre as imagens de animais que pesquisamos.

Fazem parte de um gênero de peixes anfíbios que vivem no lodo. Esses pequenos peixes habitam manguezais das costas da África Ocidental e Oriental, e também são encontrados em várias ilhas do Oceano Índico e do Sudeste Asiático.

As melhores imagens engraçadas de animais -
Imagem: Reprodução/Daniel Trim/CWPA

25. Terry, a tartaruga

Este regitstro ganhou o mundo pois foi a grande vencedora do concurso de imagens engraçadas de animais em 2020. Tirada em Queensland, na Austrália, certamente proporcionou risadas em um ano complicado por conta da pandemia do novo coronavírus.

A costa da Austrália é lar de milhares e milhares de tartarugas e possui, inclusive, a maior colônia de tartarugas marinhas verdes (Chelonia mydas) do mundo. Em junho de 2020, um drone registrou imagens de mais de 60 mil indivíduos dessa espécie no país.[2] Apesar do número, esses animais correm perigo de extinção e estão na lista da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

As melhores imagens engraçadas de animais -
Imagem: Reprodução/Mark Fitzpatrick/CWPA

Se deseja ler mais artigos parecidos a As melhores imagens engraçadas de animais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. ABC. Cientos de focas regresan a la costa norte de Francia tras proteger el país a estos animales durante 40 años. Disponível em: <https://www.abc.es/internacional/abci-cientos-focas-regresan-costa-norte-francia-tras-proteger-pais-estos-animales-durante-40-anos-202102151848_video.html>. Acesso em 26 de fevereiro de 2021.
  2. G1. Drone registra 64 mil tartarugas no mar em santuário na Austrália; veja vídeo. Disponível em: <https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/06/10/drone-registra-64-mil-tartarugas-no-mar-em-santuario-na-australia-veja-video.ghtml>. Acesso em 26 de fevereiro de 2021.
Bibliografia
  • THE COMEDY WILDLIFE PHOTOGRAPHY AWARDS. Gallery. Disponível em: <https://www.comedywildlifephoto.com/>. Acesso em 25 de fevereiro de 2021.
  • GIZMODO. Estes são os vencedores do prêmio que reúne as fotos mais divertidas de vida selvagem de 2015. Disponível em: <https://gizmodo.uol.com.br/estes-sao-os-vencedores-do-premio-que-reune-as-fotos-mais-divertidas-de-vida-selvagem-de-2015/>. Acesso em 25 de fevereiro de 2021.
  • DW. Disponível em: Comedy Wildlife Photography Awards: Anthropomorphic animals. <https://www.dw.com/en/comedy-wildlife-photography-awards-anthropomorphic-animals/a-36501739>. Acesso em 25 de fevereiro de 2021.
  • VEJA. Um terço dos ursos-polares pode sumir até 2050, diz pesquisa. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/ciencia/um-terco-dos-ursos-polares-pode-sumir-ate-2050-diz-pesquisa/>. Acesso em 25 de fevereiro de 2021.
  • DW. Urso-polar pode ser extinto até 2100, diz estudo. Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/urso-polar-pode-ser-extinto-at%C3%A9-2100-diz-estudo/a-54247954>. Acesso em 26 de fevereiro de 2021.
  • RED LIST. The IUCN red list of threatened species. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/>. Acesso em 25 de fevereiro de 2021.
  • INSTAGRAM. Roie Galitz. Disponível em: <https://www.instagram.com/roiegalitz/>. Acesso em 26 de fevereiro de 2021.
  • INSTAGRAM. Comedy Wild Life Photo. Disponível em:<https://www.instagram.com/comedywildlifephoto/>. Acesso em 26 de fevereiro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
LEONARDO MOSQUEIRA
Hahahaha! Fotos divertidíssimas! Muito bom! Hahahahahaha!
Imagem: Reprodução/Harry Walker/CWPA
Imagem: Reprodução/Julie Hunt/CWPA
Imagem: Reprodução/Julian Radd/CWPA
Imagem: Reprodução/Grahan McGeorge/CWPA
Imagem: Reprodução/Yuzuru Masuda/CWPA
Imagem: Reprodução/Anup Deodhar/CWPA
Imagem: Reprodução/Philip Marazzi/CWPA
Imagem: Reprodução/Tom Stables/CWPA
Imagem: Reprodução/Thomas Bullivant/CWPA
Imagem: Reprodução/George Cathcart/CWPA
Imagem: Reprodução/Penny Palmer/CWPA
Imagem: Reprodução/Katy Laveck-Foster/CWPA
Imagem: Reprodução/Andrea Zampatti/CWPA
Imagem: Reprodução/Sergey Savvi/CWPA
Imagem: Reprodução/Roie Galitz/CWPA
Imagem: Reprodução/Mary McGowan/CWPA
Imagem: Reprodução/Txema Garcia Laseca/CWPA
Imagem: Reprodução/Vlado-Pirsa/CWPA
Imagem: Reprodução/Tom Mangelsen/CWPA
Imagem: Reprodução/Ayala Fishaimer/CWPA
Imagem: Reprodução/Arthur Telle Thiemenn/CWPA
Imagem: Reprodução/Thomas Vijayan/CWPA
Imagem: Reprodução/Elmar Weiss/CWPA
Imagem: Reprodução/Daniel Trim/CWPA
Imagem: Reprodução/Mark Fitzpatrick/CWPA
1 de 26
As melhores imagens engraçadas de animais