Dietas equilibradas

O que as minhocas comem?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 1 março 2021
O que as minhocas comem?

Geralmente chamamos de minhoca diversos animais que na verdade não pertencem a este grupo de vermes. As minhocas fazem parte da lista de animais que rastejam mais conhecidos, pertencem aos filo dos Anelídeos, especificamente à subclasse Oligoquetos e à família Lumbricidae, dentro da qual existem diversas espécies.

Esses indefesos animais desempenham um papel fundamental dentro dos solos dos ecossistemas, pois, ao se alimentar de matéria orgânica em decomposição, enriquecem o substrato com o produto de sua digestão. Por outro lado, ao se deslocarem em áreas profundas do solo, os ventilam e os removem, o que sem dúvida favorece sua fertilidade com o constante movimento dos nutrientes.

As minhocas são tão importantes, que foram chamadas pelo famoso filósofo Aristóteles de os “intestinos do solo” e também foram estudadas pelo cientista Charles Darwin. Hoje em dia, são frequentemente chamadas de arquitetas do solo por sua grande contribuição na natureza e em áreas de plantio.

Apesar do acima exposto, as minhocas não podem consumir qualquer coisa, portanto, te convidamos a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer o que as minhocas comem.

Também lhe pode interessar: O que os tatus comem?

Índice

  1. O que as minhocas comem
  2. Como alimentar minhocas?
  3. Quanto uma minhoca come?
  4. Alimentos proibidos para minhocas

O que as minhocas comem

Como mencionamos, as minhocas são consumidoras de matéria orgânica, especialmente em decomposição. Nesse sentido, são muito eficientes para devorar diferentes tipos de alimentos, seja na natureza ou em lugares condicionados para elas.

Como um fato curioso sobre a alimentação das minhocas, podemos dizer que esses animais são capazes de enterrar seu alimento. Por exemplo, quando as minhocas comem plantas ou partes delas, como as folhas, conseguem segurá-las pela área mais fina e as carregam com elas até as galerias internas que construíram no subsolo. Agora, o que exatamente as minhocas comem?

A seguir, apresentamos uma lista dos alimentos que as minhocas podem comer:

  • Frutas (casca e polpa).
  • Verduras (cruas ou cozidas).
  • Legumes (cozidos).
  • Borras de café.
  • Saquinhos de chá usados (sem etiquetas ou materiais sintéticos, apenas o interior).
  • Cascas de ovos trituradas.
  • Restos de comida (pode estar em processo de decomposição, mas deve-se verificar quais alimentos não devem ser consumidos).
  • Folhas de plantas (que não contenham inseticidas).
  • Pedaços de papel, papelão ou rolhas (eventualmente e que não contenham corantes ou materiais sintéticos).
  • Cinzas e serragem (que não contenham produtos químicos).

Estes alimentos podem ser consumidos pelas minhocas na natureza ou em cativeiro.

E neste outro artigo você conhecerá os seres decompositores, tipos e exemplos.

Como alimentar minhocas?

Nos solos presentes na natureza, as minhocas consomem uma grande variedade da matéria orgânica destes lugares, no entanto, tanto a forma do alimento como as condições do meio são importantes para que elas se desenvolvam apropriadamente e contribuam de maneira eficiente com a fertilização natural do solo.

Existe uma grande diversidade de minhocas, duas das mais conhecidas são Lumbricus terrestris (minhoca da terra comum) e Eisenia foetida (minhoca vermelha californiana), que geralmente são destinadas à produção de composto fértil. Se você decidiu ter minhocas em casa com a finalidade de obter matéria orgânica útil para suas plantas, como minhocas californianas, você pode estar se perguntando como alimentá-las. Assim, depois de conhecer o que as minhocas comem, a seguir apresentamos alguns aspectos importantes a serem levados em consideração na hora de alimentá-las:

  • Forneça apenas os alimentos que são recomendados para estes animais.
  • Verifique se os alimentos estão à temperatura ambiente.
  • Corte em pedaços pequenos cada um dos alimentos, não adicione porções grandes ou inteiras.
  • Certifique-se que os alimentos estejam espalhados por todo o espaço onde as minhocas estão.
  • Não enterre os alimentos nem os remova, as minhocas se encarregarão de fazer isso.
  • Lembre-se de verificar sempre a quantidade de alimentos visíveis na superfície, de modo que, quando estiver quase acabando, acrescente mais.
O que as minhocas comem? - Como alimentar minhocas?

Quanto uma minhoca come?

Podemos dizer que, embora as minhocas demorem a consumir o alimento disponível, são vorazes, pois podem comer grandes quantidades de matéria. Neste sentido, uma minhoca é capaz de comer seu próprio peso em um período de 24 horas.

Estimativas indicam que, em um terreno de cerca de 4 mil metros quadrados, com a presença suficiente de minhocas, mais de 10 toneladas de terra podem passar por seus sistemas digestivos em um ano. Não esqueçamos que ao consumir o alimento, também incorporam à terra o que foi misturado com ele.

Um pouco mais de 50% do alimento que passa pelo sistema digestivo das minhocas se transformarão em composto, o qual conterá produtos nitrogenados do próprio metabolismo desses animais, além de elementos como o potássio e o fósforo que passarão para a superfície do solo, contribuindo com o material enriquecido que se forma. Por este motivo, não é de se estranhar que as pessoas que disponham de terreno suficiente são gratas por conviver com estes animais e se interessam sobre a alimentação das minhocas para garanti-las e conseguir, assim, adubo natural.

Alimentos proibidos para minhocas

Estudos revelaram que nem todos os alimentos podem ser dados para as minhocas, de fato, alguns tipos de alimentos podem afetar os níveis de reprodução e crescimento delas. Além disso, certos alimentos alteram a composição química do solo, trazendo consequências prejudiciais paras as minhocas.

Embora na natureza possam consumir restos de animais em decomposição, nos espaços condicionados para esses animais é melhor não incluir este tipo de alimento, pois sua presença pode atrair outros animais, como insetos, que alteram as condições do ambiente construído. Também existem outros tipos de alimentos que podem alterar de maneira negativa o espaço onde as minhocas se desenvolvem.

Vamos conhecer os alimentos proibidos se você tem minhocas:

  • Óleos e gorduras.
  • Frutas cítricas (laranja, abacaxi, tomate).
  • Cebola.
  • Ossos e espinhos.
  • Pedaços de madeira.
  • Sementes.
  • Restos de plantas com folhas ou cascas muito duras.
  • Produtos salgados.
  • Produtos com vinagre.
  • Materiais sintéticos (plásticos).

As minhocas são animais totalmente inofensivos e tranquilos, que depositadas em um espaço com as condições adequadas e o alimento apropriado só trarão benefícios. Estes animais respondem a diversos estímulos, por exemplo, sentem os passos no solo, os que as faz se enterrar rapidamente se estiverem próximas à superfície. Atualmente, mantêm certas características de seus antepassados de origem aquática, portanto a umidade é um aspecto fundamental para elas.

Agora que você já sabe o que as minhocas comem e já sabe quanto uma minhoca come por dia, talvez possa se interessar neste artigo sobre os tipos de anelídeos - nomes, exemplos e características.

O que as minhocas comem? - Alimentos proibidos para minhocas

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que as minhocas comem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Durán, L. y Henríquez, C. (2009). Crecimiento y reproducción de la lombriz roja (Eisenia foetida) en cinco sustratos orgánicos. Agronomía Costarricense 33(2): 275-281. Disponível em: <http://www.mag.go.cr/rev_agr/v33n02_275.pdf>. Acesso em 1º de março de 2021.
  • Hickman, C., Roberts, L., Parson A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana: España.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que as minhocas comem?