menu
Partilhar

Animais filtradores: características e exemplos

 
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 5 março 2021
Animais filtradores: características e exemplos

Todos os seres vivos precisam de energia para realizar seus processos vitais, e ela é obtida a partir dos nutrientes que consomem. A vasta diversidade de espécies animais existentes possui diferentes características, entre as quais estão a forma como se alimentam, de modo que cada grupo obtém e processa os alimentos de uma maneira particular. Essa forma está ligada às suas próprias condições anatômicas e fisiológicas, mas também relacionada ao habitat em que se desenvolvem.

É por isso que neste artigo do PeritoAnimal falaremos sobre os animais filtradores: características e exemplo. Você verá que esses animais separam seu alimento de um meio aquoso graças a estruturas especializadas para esse fim. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: O cachorro é carnívoro ou onívoro?

O que são animais filtradores

Os animais filtradores recebem esse nome por sua peculiar forma de alimentação. A alimentação por filtração é geralmente realizada em ambientes aquáticos e consiste em capturar o alimento (que pode ser de origem vegetal ou animal) e depois descartar a água para poder ingerir apenas a presa.

O que os animais filtradores comem?

A dieta dos animais filtradores pode ser muito variada e, em alguns casos, mais específica, podendo ser composta por:

  • Plâncton.
  • Outros animais.
  • Plantas.
  • Algas.
  • Bactérias.
  • Restos de matéria orgânica.

Tipos de animais filtradores

Os animais filtradores podem se alimentar de diversas maneiras:

  • Animais ativos: alguns filtradores permanecem ativos no ambiente aquático, buscando constantemente seu sustento.
  • Animais sésseis: também podemos encontrar espécies sésseis que dependem das correntes de água que passam por seu corpo para assim capturar o alimento.
  • Animais que absorvem a água: em outros casos, onde as correntes não facilitam esse processo, os animais absorvem a água e com ela o alimento, de modo que ele fica retido pelo animal.

Essas espécies estão presentes em diversos grupos, desde aves e mamíferos até uma grande variedade de animais invertebrados aquáticos. Elas têm um papel fundamental dentro das redes tróficas dos ecossistemas. Além disso, podem desempenhar um papel importante na clarificação e purificação da água, como é o caso das ostras. Vamos conhecer com mais detalhes alguns exemplos de animais filtradores a seguir.

Animais filtradores: características e exemplos - O que são animais filtradores

Exemplos de mamíferos filtradores

Dentro dos mamíferos filtradores, encontramos os misticetos, que são as baleias de barbatanas, grupo onde encontramos o maior mamífero da Terra. Esses animais não têm dentes e, em vez disso, têm lâminas flexíveis feitas de queratina, que são chamadas também de barbatanas e estão localizadas na mandíbula superior. Assim, ao nadar, a baleia mantém a boca aberta para que a água entre. Então, com o auxílio da língua, expulsa a água, e as presas de tamanho adequado ficam retidas nas farpas e são ingeridas.

Este grupo de animais consome peixes, krill ou zooplâncton, já que são carnívoros, mas seja qual for o alimento, ele deve estar presente em grandes quantidades para que tenham interesse em pegá-lo. As baleias podem se alimentar em diferentes profundidades, tanto no fundo do mar quanto na superfície.

Alguns exemplos de mamíferos filtradores são:

  • Baleia-franca-austral (Eubalaena australis).
  • Baleia-azul (Balaenoptera musculus).
  • Baleia-cinzenta (Eschrichtius robustus).
  • Baleia-franca-pigmeia (Caperea marginata).
  • Baleia-sei (Balaenoptera borealis).
Animais filtradores: características e exemplos - Exemplos de mamíferos filtradores

Exemplos de aves filtradoras

Entre as aves, também encontramos algumas que se alimentam por filtração. Especificamente, são indivíduos que vivem a maior parte do tempo em corpos d'água, e algumas delas podem inclusive ser excelentes nadadoras. Elas podem ser:

  • Aves exclusivamente filtradoras: como é o caso dos flamingos.
  • Aves com alimentação mista: outras podem combinar esse modo de alimentação com outras estratégias adaptativas, como é o caso dos patos, que possuem estruturas filtradoras, mas também têm uma espécie de pequenos "dentes" dentro de seus bicos, com os quais podem segurar diretamente a presa.

Entre os alimentos que essas aves filtram, podemos encontrar camarões, moluscos, larvas, peixes, algas e protozoários. Em alguns casos, elas podem ingerir pequenas quantidades de lama para consumir certas bactérias presentes neste sedimento.

Animais filtradores: características e exemplos - Exemplos de aves filtradoras

Exemplos de peixes filtradores

No grupo dos peixes também existem várias espécies que são filtradoras, e sua alimentação pode consistir em plâncton, pequenos crustáceos, outros peixes menores e, em alguns casos, algas. Entre os peixes filtradores, encontramos por exemplo:

  • Tubarão-baleia (Rhincodon typus).
  • Tubarão-elefante (Cetorhinus maximus).
  • Tubarão-boca-grande (Megachasma pelagios).
  • Menhaden (Brevoortia tyrannus).

Geralmente, esses animais deixam a água entrar pela boca e passar para as brânquias, onde existem estruturas espinhosas que retêm o alimento. Depois que a água é expelida, eles passam a consumir o alimento.

Animais filtradores: características e exemplos - Exemplos de peixes filtradores

Exemplos de invertebrados filtradores

Dentro dos invertebrados, encontramos a maior diversidade de animais filtradores, e assim como no caso dos mamíferos filtradores, eles são exclusivamente aquáticos. Vamos conhecer exemplos de diversos tipos de invertebrados filtradores:

  • Moluscos bivalves: dentro deste grupo encontramos ostras, mexilhões e vieiras. No caso das ostras, elas sugam a água com o movimento de seus cílios, e o alimento fica preso em uma substância viscosa que elas possuem em sua papada. As ostras filtram vários agentes contaminantes que chegam à água, processando-os de tal forma que deixam de ser perigosos. Os mexilhões, por sua vez, se alimentam de fitoplâncton e de matéria orgânica em suspensão, também utilizando cílios para fazer o líquido marinho fluir para seu corpo.
  • Esponjas: os poríferos também são invertebrados filtradores que possuem um sistema corporal muito bem adaptado para esse processo, com múltiplas câmaras com flagelos que retêm partículas orgânicas, bactérias, protozoários e plâncton em geral, para se alimentar. Este grupo também é capaz de armazenar substâncias contaminantes presentes na água.
  • Crustáceos: dois membros desse grupo que representam muito bem os filtradores são o krill e os misidáceos, ambos de habitat marinho. Apesar de seu tamanho minúsculo, eles são bastante eficientes para realizar o processo de filtração e coleta de partículas suspensas ou fitoplâncton, dos quais se alimentam. A filtração ocorre por meio de estruturas denominadas "cestas de alimentação", onde o alimento fica retido para depois ser consumido.

Os animais filtradores têm um importante papel ecológico dentro dos ecossistemas aquáticos, já que renovam a água por meio de seu processo de filtração, mantendo assim estáveis ​​as quantidades de partículas suspensas neste meio. Desta forma, sua presença se torna muito importante dentro desses espaços. Além disso, como comentamos, eles têm uma grande relevância na cadeia alimentar marinha, por constituir um dos primeiros níveis dessas tramas complexas.

Animais filtradores: características e exemplos - Exemplos de invertebrados filtradores

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais filtradores: características e exemplos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Curtis, H., Barnes, N., Schnek, A., Massarini, A. (2008). Biología. Editorial Médica Panamericana: Madrid.
  • Hickman, C., Roberts, L., Parson A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana: España.
  • PROJETO BALEIA JUBARTE. A baleia Jubarte - Biologia e Anatomia. Disponível em: <https://www.baleiajubarte.org.br/projetoBaleiaJubarte/leitura.php?mp=aBaleia&id=81>. Acesso em 4 de março de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Animais filtradores: características e exemplos
1 de 6
Animais filtradores: características e exemplos

Voltar ao topo da página