Partilhar

Vitaminas para cachorros idosos

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 8 fevereiro 2019
Vitaminas para cachorros idosos

Ver fichas de  Cachorros

Existem muitas mudanças que acompanham a velhice de um cachorro, tanto a nível físico como a nível comportamental. Essas mudanças são normais e podem até ser minimizadas de forma a manter a qualidade de vida do cachorro.

Dessa forma, as vitaminas para cachorros idosos podem ser uma grande ajuda: produtos de origem completamente natural que aliviam as dores, providenciado uma vitalidade extra ao cachorro.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos ajudá-lo com alguns conselhos para que descubra se o seu cachorro precisa desses suplementos e, caso necessite, quais os produtos disponíveis no mercado.

Também lhe pode interessar: Vitaminas para gatos idosos

A alimentação é a chave na saúde de um cachorro idoso

À medida que um cachorro se aproxima da etapa da velhice, algumas mudanças na sua alimentação devem ser introduzidas gradativamente.

O ideal é escolhe ruma ração de boa qualidade específica para cachorros idosos, uma ração da gama senior. Esta mudança tem um impacto muito importante, uma vez que um cachorro idoso necessita de uma quantidade extraordinária de alguns nutrientes como proteínas, que reforçam a sua massa muscular. Contudo, também é necessário controlar o seu peso, uma vez que um estado de peso excessivo ou obesidade pode ser fatal para um cachorro idoso.

A complementação com vitaminas e outros nutrientes deve ser feita sempre que a alimentação seja adequada, umas vez que os produtos não devem ser usados como substitutos de uma dieta equilibrada e completamente necessária para o seu cachorro.

Vitaminas para cachorros idosos - A alimentação é a chave na saúde de um cachorro idoso

O meu cachorro necessita de vitaminas?

O mais indicado é que a decisão de complementar a alimentação do seu cachorro não seja tomada apenas pelo tutor. O veterinário é a pessoa mais adequada para avaliar o estado de saúde do seu cachorro e considerar a possibilidade de administrar alguns destes produtos.

Tenha em conta que uma atividade física reduzida, mudanças na pelagem do cachorro e um estado de maior cansaço são sintomas habituais de um cachorro idoso, não representando por si uma necessidade extraordinária de determinados nutrientes.

Se o seu cachorro idoso sofre de alguma doença como a artrose, algum problema de circulação sanguínea ou de metabolismo, é possível que possa beneficiar de vitaminas e de complementos nutricionais. Se o seu estado de saúde, raça ou idade possuem uma predisposição para desenvolver determinadas doenças, as vitaminas podem ser uma ferramenta muito útil para a prevenção.

Vitaminas para cachorros idosos - O meu cachorro necessita de vitaminas?

Vitaminas para cachorros idosos

As vitaminas e complementos nutricionais que podemos encontrar para os nossos amigos velhinhos são muitas, mas destacam-se as seguintes:

  • Minerais: Os produtos que contêm minerais como o cálcio ajudam a preservar os ossos, evitando o desgaste.
  • Vitamina D: É uma vitamina imprescindível para que o cálcio se fixe corretamente nos ossos, sendo muito necessária para cachorros idosos.
  • Algas: Os complementos à base de algas contêm vários nutrientes que contribuem para preservar a saúde do seu pet.
  • Ômega 3: Muito útil para os cachorros com problemas de metabolismo ou circulação sanguínea.
  • Vitamina A: É uma vitamina antioxidante que permite preservar a saúde ocular, prevenindo também a cegueira noturna.

Como já foi referido, é importante que o tutor seja aconselhado pelo veterinário de forma a escolher o melhor produto para o seu cachorro e ajudá-lo a ficar em forma mesmo na idade avançada.

Vitaminas para cachorros idosos - Vitaminas para cachorros idosos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Vitaminas para cachorros idosos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Geriatria.

Escrever comentário sobre Vitaminas para cachorros idosos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Thais
Boa tarde! Um veterinário amigo disse que poderia dar Adtil para minha cachorra idosa, uma gota por dia, como complemento vitamínico. Procede?
joelma
Boa tarde, meu cachorro é Bacê , tem 12 anos, esta escamando o pelo, qual o cálcio que posso dar para ele se sentir mais forte e com equilibrio.. Estou dando a vitamina NAT VIT.. POR FAVOR ME INDICA ALGO QUE POSSO DAR PARA ELE SE SENTIR MAIS FORTE.
A sua avaliação:
SARA MARIA TEIXEIRA
Meu pincher Piski está com 13 anos. Estou dando ração senior juntamento com vitamina geriopet ou a seniox que é melhor. Ele sente muita dor no quadril e articulações, vejo pessoas fazendo vídeos com pincher apertando as costelas, com isso eles mostram os dentes com se estivessem nervosos, com raiva, mas na realidade eles estão sentindo dores e os donos acham engraçado.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sara! Infelizmente, existe uma falha muito grande na maioria dos tutores ao interpretarem a linguagem corporal dos cachorros deles. Por isso, aqui no PeritoAnimal tentamos educar no sentido em que deixem de existir situações como esses vídeos comuns que você descreve. Felizmente, existem bons tutores, como você, que procuram aprender e dar as melhores condições de vida para eles, até ao último dia de vida. Obrigada por seguir o PeritoAnimal!
Elsa Velez
Existem umas vitaminas muito boas para as artroses e a displasia do quadril no cao idoso chamadas Omnicondro 20. O meu cao ja as toma ha alguns meses com otimos resultados, pois sofre de displasia congenita do quadril e vai fazer 7 anos em abril.
Michele
Olá Elsa Velez, tudo bem? Você mora no Brasil? Pois eu tentei encontrar essa vitamina por aqui mas não achei, nem na internet, somente em sites gringos. Onde você compra? Se puderes me informar, te agradeço, pois tenho um Chow Chow velhinho aqui em casa que está precisando de um vitamina dessas. Te agradeço.
Daiane Tomelin
Bom Dia, minha labradora ja tem 13 anos, e faz uma semana que começou a não ter força na perna esquerda, se desequilibra com facilidade, mas não chora e nem fica em comodada quando pego na perna, estou pensando em dar um complexo vitaminico fisico para ela, fico no aguardo , agradeço desde ja a atenção.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Daiene! Deve consultar o médico veterinário que acompanha a sua cadela para que descartem diversos problemas que possam estar na origem da perda de força da perna. O indicado é que seja o médico veterinário a decidir qual o melhor tratamento mediante o exame físico e eventuais provas complementares.
Maria do Socorro
Bom dia! A minha cachorrinha pegou uma micose, o rabinho está caindo o pelo todo. Ela é uma poodle e, antes ficava um pompom o rabo dela, Já levei no veterinário, tomou bastante corticóide mais não está totalmente curada. Na pele dela fica umas crostas e coça bastante até ferir, Agora está numa fase de comer pata, fica toda vermelha. O que devo fazer porque não aguento mais levar em veterinário. A comida dela é caseira, uso bastante coração de galinha, fígado, verduras, arroz integral e parbolizado.
meire elen
minha cachorra tem 12 anos e esta muito magra, que vitamina posso dar pra ela?
Nelson Ferreira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Meire,

A sua cachorro pode estar magra por diversos fatores e nestes casos recomendamos sempre que recorra a um veterinário para fazer uma avaliação do estado da sua cachorra.

De qualquer forma leia também este artigo: http://www.peritoanimal.com.br/porque-o-meu-cachorro-nao-engorda-20672.html

Espero que ajude

Vitaminas para cachorros idosos
1 de 4
Vitaminas para cachorros idosos

Voltar ao topo da página