Geriatria

10 sintomas de velhice em cães

 
Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 3 julho 2023
10 sintomas de velhice em cães
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Se o seu melhor amigo tem mais de 7 anos, você provavelmente em breve começará a notar os sintomas de velhice em cães mais comuns que explicaremos a seguir. À medida que nossos amigos caninos envelhecem, eles podem começar a apresentar sintomas relacionados à idade. É importante estar ciente desses sintomas para poder detectá-los precocemente e fornecer o cuidado adequado ao cachorro idoso. Neste artigo, discutiremos os 10 sintomas comuns de velhice em cães e o que você pode fazer para ajudar seu amigo peludo a envelhecer com mais conforto e qualidade de vida.

Claro que os sintomas de velhice em cães variam de acordo com a raça, tamanho e histórico de saúde do animal. No entanto, existem certos sinais que podem indicar que seu cão está envelhecendo e precisando de cuidados adicionais. Saber o que esperar e como lidar com esses sintomas pode ajudar a garantir que o cão idoso viva uma vida saudável e feliz. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Guia completo de cuidados para gatos idosos

Índice

  1. Seus sentidos começam a falhar
  2. Surgem alguns problemas urinários
  3. Doenças degenerativas se desenvolvem
  4. Observam-se mudanças no pelo
  5. Sonolência e cansaço
  6. Surgimento de cáries e tártaro
  7. Temperamento tranquilo e estável
  8. Mudanças de peso
  9. Torna-se mais dependente
  10. Surgimento de tumores
Ver mais >>

1. Seus sentidos começam a falhar

Iniciamos nossa lista de sintomas de velhice em cães falando sobre algo bastante comum: assim como as pessoas, os cães com idade avançada começam a perder a precisão de seus sentidos. Problemas como surdez ou cegueira são comuns em cães idosos. Por esse motivo, devemos começar a procurar novas formas de comunicação com o cachorro e oferecer-lhe um tratamento mais carinhoso e cuidadoso.

Nesses casos, devemos estar atentos e lembrar de posicionar todos os seus pertences (cama, brinquedos, comedouro) sempre nos mesmos lugares para que ele não se sinta confuso e possa se deslocar com tranquilidade pela casa.

2. Surgem alguns problemas urinários

É muito comum que cães idosos urinem em casa às vezes. Não devemos repreendê-los ou puni-los pois pode ser um dos sintomas de velhice do cachorro. Na verdade, devemos limpar a urina quando eles não estiverem olhando. Para tentar evitar essa situação, podemos oferecer passeios mais regulares, mas mais curtos, para não cansá-los.

10 sintomas de velhice em cães - 2. Surgem alguns problemas urinários

3. Doenças degenerativas se desenvolvem

Algumas doenças degenerativas aparecem com a idade e geralmente provocam desconforto e tristeza no cão. Nesse caso, convém procurar um veterinário para que nos prescreva algum remédio caso o cão tenha dores fortes. Enquanto isso, o básico é proporcionar-lhe uma cama confortável na qual ele possa relaxar. Algumas das doenças degenerativas mais comuns em cães são:

Infelizmente, os cães também são suscetíveis a sofrer doenças neurodegenerativas, como é o caso do Alzheimer em cães. Isso afeta diretamente uma mudança de comportamento e a ocorrência de condutas estranhas e incoerentes. A paciência e o carinho serão fundamentais.

Você deve saber que os cães que sofrem de Alzheimer podem esquecer onde está a comida ou onde você está. Supervisioná-lo e garantir seu bem-estar deve ser uma prioridade.

4. Observam-se mudanças no pelo

Existem muitas mudanças no pelo do cão que indicam que nosso melhor amigo está se aproximando da velhice: pelo branco, calosidades ou problemas nas almofadinhas das patas são os mais comuns. É importante informar ao veterinário de confiança sobre o aparecimento das calosidades ou ressecamento nas almofadinhas.

10 sintomas de velhice em cães - 4. Observam-se mudanças no pelo

5. Sonolência e cansaço

Os cães idosos precisam descansar mais do que cães adultos, que são incansáveis e ativos. Por isso, é importante deixá-los descansar o tempo que for necessário. Você começará a notar que seu peludo está menos efusivo ao recebê-lo, mas, por outro lado, fica mais carinhoso e delicado quando está com você.

Alguns desses problemas podem estar relacionados à dor causada por alguma doença.

Devemos saber que cães idosos não devem ser forçados a fazer exercícios excessivos, pois isso pode causar danos em seus músculos e ossos. Descubra alguns exercícios para cães com displasia de quadril.

6. Surgimento de cáries e tártaro

Outro dos sintomas de velhice em cães é que sua dentição costuma ser afetada com o passar do tempo. Por isso, é importante limpar os dentes do cão regularmente e oferecer petiscos para higiene bucal, muito populares agora. Cuidar da dentição do cão idoso é muito importante para que ele possa continuar se alimentando com facilidade.

10 sintomas de velhice em cães - 6. Surgimento de cáries e tártaro

7. Temperamento tranquilo e estável

O temperamento do cão idoso é simplesmente adorável. Com o passar do tempo, seus beijos são mais delicados e próximos, e seu comportamento mais tranquilo e estável. Embora devamos começar a evitar passeios longos ou exercícios ativos, ainda podemos desfrutar de um cachorro brincalhão e feliz. Descubra alguns jogos de inteligência para cães para continuar estimulando-o e evitar que fique entediado.

8. Mudanças de peso

Os cães idosos costumam sofrer mudanças significativas de peso, o que é um sintoma de velhice em cães bastante evidente. Devemos destacar a importância de ter em mente um peso apropriado e evitar a obesidade a todo custo, já que isso terá um impacto direto na ocorrência de algumas doenças degenerativas. Descubra como tratar a obesidade canina.

Não se esqueça de que nesta fase o cão deve mudar para uma ração sênior ou +7, um produto voltado para as necessidades específicas do animal nesta fase. Busque discutir essas mudanças com seu veterinário de confiança.

10 sintomas de velhice em cães - 8. Mudanças de peso

9. Torna-se mais dependente

O cão entende que durante o envelhecimento sofre mudanças físicas e mentais importantes e tudo isso o torna mais dependente de seu núcleo familiar. Devemos apoiá-lo e guiá-lo em direção aos estímulos que lhe proporcionem segurança e conforto.

10. Surgimento de tumores

Por último, outro dos sintomas de velhice em cães é o surgimento de tumores, comum em cães idosos. É muito importante consultar um veterinário assim que detectarmos um tumor, pois ele irá nos informar se é um tumor benigno ou maligno e como devemos proceder. Tratar esse problema o mais cedo possível é muito importante.

10 sintomas de velhice em cães - 10. Surgimento de tumores

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 sintomas de velhice em cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Geriatria.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
10 sintomas de velhice em cães