Partilhar

Vitaminas para gatos idosos

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 21 novembro 2017
Vitaminas para gatos idosos

Ver fichas de  Gatos

Não há nada mais satisfatório para nós que ter pets saudáveis e com uma vida longa que nos deem o seu afeto e companhia durante todo o tempo possível, por este motivo, a velhice dos nossos animais, longe de ser um problema é uma etapa cheia de momentos positivos, onde o nosso pet precisa de nós mais que nunca e isso dá-nos a oportunidade de lhes dar muita atenção e carinho.

No entanto, tal como acontece com os seres humanos, o envelhecimento é um processo que altera de formal normal a fisiologia do organismo, um processo durante o qual tanto animais como pessoas começamos a ter diferentes necessidades.

Para cobrir as necessidades nutricionais dos felinos idosos, por vezes estes precisam de complementos nutricionais e neste artigo do Perito Animal mostramos-lhe quais são as vitaminas para gatos idosos.

Também lhe pode interessar: Vitaminas para cachorros idosos

O processo de envelhecimento nos gatos

A longevidade do nosso gato, assim como a sua qualidade de vida, determina-se através do cuidado que o nosso pet recebe diariamente, e se este é o adequado e se somos capazes de cobrir todas as suas necessidades físicas, psíquicas e sociais. Se assim for, o nosso gato poderá chegar a viver mais de 12 anos, de fato alguns chegam a atingir uma idade de 21 anos ou mais.

Apesar de ser verdade que os gatos podem envelhecer de forma saudável, nem por isso é menos verdade que o processo de envelhecimento envolve mudanças importantes no seu organismo, vejamos quais são:

  • Diminui o metabolismo e a atividade, o gato fica mais preguiçoso e tende a ter sobrepeso.

  • O sistema imunológico começa a debilitar-se e corre um maior risco de sofrer doenças infecciosas.

  • Diminui a ingestão de líquidos e corre um maior risco de desidratação.

  • O seu comportamento pode sofrer alterações, o gato precisa de mais carinho e companhia por parte do seu dono.

  • Aumenta o risco de sofrer doenças ósseas e degenerativas

Durante a velhice do nosso gato devemos prestar uma maior atenção à sua saúde e acudir imediatamente ao veterinário quando percebermos que o nosso animal de estimação não se encontra bem.

Através de diversos cuidados podemos minimizar os riscos associados à longevidade e uma das melhores ferramentas que podemos usar para esse fim é a alimentação.

Vitaminas para gatos idosos - O processo de envelhecimento nos gatos

Complementos vitamínicos para gatos idosos

Durante a velhice do nosso gato é importante controlar os hábitos alimentares para prevenir um aumento do peso corporal, para isso devemos dar-lhe comida várias vezes ao dia mas em quantidade reduzida.

Também se recomenda a ração seca visto que é muito mais útil para prevenir a formação de tártaro nos dentes, no entanto, diante de problemas de falta de apetite devemos optar pela comida úmida.

Se o gato comer de forma adequada e de acordo com a sua etapa de vida, podemos planejar o uso de complementos nutricionais à base de vitaminas, uma vez que as vitaminas para gatos idosos dão ao nosso pets as seguintes vantagens:

  • Maior vitalidade e energia
  • Reforço da capacidade do sistema imunológico
  • Prevenção de doenças ósseas e degenerativas (as vitaminas participam em várias reações químicas imprescindíveis para um metabolismo ósseo adequado)
  • Regulação do apetite

É importante realçar que antes de planejar o uso de complementos vitamínicos devemos certificar-nos de que as pautas alimentares são as adequadas, uma vez que os complementos nutricionais não podem destinar-se a substituir uma boa dieta, e sim a complementá-la.

Vitaminas para gatos idosos - Complementos vitamínicos para gatos idosos

Como administrar vitaminas a gatos idosos?

Em nenhuma circunstância pode administrar ao seu gato complementos nutricionais que tenha sido aprovados para o uso humano, uma vez que as necessidades do nosso animal de estimação são muito diferentes dos nossos.

As vitaminas devem ser específicas para gatos e atualmente podemos encontrá-las facilmente em lojas especializadas e em várias apresentações, assim sendo, podemos escolher o formato que for mais confortável para o nosso gato.

No entanto, antes de administrar complementos nutricionais ao seu gato é imprescindível o aconselhamento do veterinário. Ele irá realizar uma exploração básica e irá recomendar o complemento vitamínico que melhor se adapte às necessidades especificas que o seu gato apresenta durante a etapa da velhice.

Vitaminas para gatos idosos - Como administrar vitaminas a gatos idosos?

Outros conselhos para gatos idosos

Se quer ver o seu gato envelhecer de forma saudável e conservando a sua qualidade de vida, recomendamos que preste especial atenção aos seguintes conselhos:

  • A partir dos 8 anos de idade o gato necessita no mínimo de duas revisões veterinárias anuais, independentemente de apresentar sintomas patológicos ou não.

  • Através da alimentação e água devemos procurar que o nosso gato mantenha uma higiene bucal adequada para prevenir o aparecimento de gengivite.

  • Não devemos acordar o gato quando está dormindo, nem incomodá-lo de forma nenhuma. Ele precisa de descansar e permanecer tranquilo, não se esqueça que se trata de um animal idoso.

  • Se não se limpa como anteriormente, devemos escová-lo nós mesmo de forma periódica.

  • O seu gato idoso precisa de doses extras de mimos, não se esqueça de lhe dar todo o amor que conseguir e de passar tempo com ele.
Vitaminas para gatos idosos - Outros conselhos para gatos idosos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Vitaminas para gatos idosos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Geriatria.

Escrever comentário sobre Vitaminas para gatos idosos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Dalva Maria Barbatto Danella
Meu gato está começando a ter problemas renais, pois já tem 18 anos. Não come ração renal de jeito nenhum, pois não são palatáveis e ele simplesmente as despreza. Continuo dando a mesma ração que ele sempre comeu, pois receio que haja perda de peso. Gostaria da indicação de um polivitamínico para que ele tenha melhor qualidade de vida. Esse polivitamínico deve considerar sua situação renal. Qual voces indicariam? Moro em fazenda, no interior do Estado e é muito difícil encontar por aqui um veterinário. me ajudem, por favor. grata.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Dalva! Esse artigo pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/vitaminas-para-gatos-desnutridos-20893.html
No entanto, recomendamos que você busque um médico veterinário de confiança para receitar com precisão qual o melhor polivitamínico para seu gato.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Silvia
Oi! Meu gatinho tem 15 anos. Até 3 dias atrás estava sempre miando, querendo comida. De repente ficou quietinho e coe muito pouco.
Ele é extremamente nervoso. O vet vem aqui em casa vacinar. Na única vez que precisou ir no consultório, teve que fazer anestesia geral para um raio X. Aí fico pensando...será que devo submete-lo a esse estresse? Seu coraçãozinho aguentará? Peço sua ajuda. Att Silvia
Liliana Ramos (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Silvia! Se o veterinário poder ir a sua casa é a melhor opção para evitar o estresse. Porém, se forem necessárias fazer provas não existe outra hipótese senão se deslocar ao local. De qualquer forma, deverá ser o veterinário a avaliar se a situação efetivamente necessita alguma prova ou se pode ser evitado esse estresse.

Vitaminas para gatos idosos
1 de 5
Vitaminas para gatos idosos

Voltar ao topo da página