Vitaminas para cachorros idosos

Vitaminas para cachorros idosos

Existem muitas mudanças que acompanham a velhice de um cachorro, tanto a nível físico como a nível comportamental. Essas mudanças são normais e podem até ser minimizadas de forma a manter a qualidade de vida do cachorro.

Dessa forma, as vitaminas para cachorros idosos podem ser uma grande ajuda: produtos de origem completamente natural que aliviam as dores, providenciado uma vitalidade extra ao cachorro.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos ajudá-lo com alguns conselhos para que descubra se o seu cachorro precisa desses suplementos e, caso necessite, quais os produtos disponíveis no mercado.

A alimentação é a chave na saúde de um cachorro idoso

À medida que um cachorro se aproxima da etapa da velhice, algumas mudanças na sua alimentação devem ser introduzidas gradativamente.

O ideal é escolhe ruma ração de boa qualidade específica para cachorros idosos, uma ração da gama senior. Esta mudança tem um impacto muito importante, uma vez que um cachorro idoso necessita de uma quantidade extraordinária de alguns nutrientes como proteínas, que reforçam a sua massa muscular. Contudo, também é necessário controlar o seu peso, uma vez que um estado de peso excessivo ou obesidade pode ser fatal para um cachorro idoso.

A complementação com vitaminas e outros nutrientes deve ser feita sempre que a alimentação seja adequada, umas vez que os produtos não devem ser usados como substitutos de uma dieta equilibrada e completamente necessária para o seu cachorro.

O meu cachorro necessita de vitaminas?

O mais indicado é que a decisão de complementar a alimentação do seu cachorro não seja tomada apenas pelo tutor. O veterinário é a pessoa mais adequada para avaliar o estado de saúde do seu cachorro e considerar a possibilidade de administrar alguns destes produtos.

Tenha em conta que uma atividade física reduzida, mudanças na pelagem do cachorro e um estado de maior cansaço são sintomas habituais de um cachorro idoso, não representando por si uma necessidade extraordinária de determinados nutrientes.

Se o seu cachorro idoso sofre de alguma doença como a artrose, algum problema de circulação sanguínea ou de metabolismo, é possível que possa beneficiar de vitaminas e de complementos nutricionais. Se o seu estado de saúde, raça ou idade possuem uma predisposição para desenvolver determinadas doenças, as vitaminas podem ser uma ferramenta muito útil para a prevenção.

Vitaminas para cachorros idosos

As vitaminas e complementos nutricionais que podemos encontrar para os nossos amigos velhinhos são muitas, mas destacam-se as seguintes:

  • Minerais: Os produtos que contêm minerais como o cálcio ajudam a preservar os ossos, evitando o desgaste.
  • Vitamina D: É uma vitamina imprescindível para que o cálcio se fixe corretamente nos ossos, sendo muito necessária para cachorros idosos.
  • Algas: Os complementos à base de algas contêm vários nutrientes que contribuem para preservar a saúde do seu pet.
  • Ômega 3: Muito útil para os cachorros com problemas de metabolismo ou circulação sanguínea.
  • Vitamina A: É uma vitamina antioxidante que permite preservar a saúde ocular, prevenindo também a cegueira noturna.

Como já foi referido, é importante que o tutor seja aconselhado pelo veterinário de forma a escolher o melhor produto para o seu cachorro e ajudá-lo a ficar em forma mesmo na idade avançada.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Vitaminas para cachorros idosos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Geriatria.