Dietas equilibradas

Vantagens de elevar o comedouro para gatos

Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. Atualizado: 24 abril 2023
Vantagens de elevar o comedouro para gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O comedouro elevado para gatos vai se reafirmando, ano após ano, como uma tendência entre os tutores do mundo inteiro. Muita gente pode acreditar que esse tipo de produto está fazendo sucesso apenas por uma questão estética. Mas na verdade, existem várias vantagens de elevar o comedouro para gatos!

E se você ainda não sabe quais são elas, te convidamos a continuar lendo este novo artigo do PeritoAnimal. Aqui, você encontrará dicas fundamentais para escolher o melhor pote de ração para gatos e também poderá conhecer os verdadeiros benefícios do comedouro suspenso. Começamos?

Também lhe pode interessar: O que filhote de passarinho come?

Índice

  1. Como escolher o melhor comedouro para gatos
  2. Pote de ração para gatos para cada tamanho e idade
  3. Comedouro para gatos com focinho achatado
  4. Comedouros para gatos e alimentação
  5. Material de fabricação dos potes de comida para gatos
  6. Altura do suporte para comedouro de gato
  7. Conheça as vantagens de elevar o comedouro para gatos
  8. Postura do gato comendo em comedouro tradicional
  9. Posição dos gatos com comedouro elevado
  10. Comedouro elevado para gatos: um bom aliado da higiene
  11. Como fazer um comedouro elevado para gatos
Ver mais >>

Como escolher o melhor comedouro para gatos

Como acontece com tudo nesta vida, não existe um único comedouro que seja ideal para todos os bichanos. Afinal, cada gato tem características, preferências e necessidades diferentes, assim como uma personalidade única. Então, cabe a cada tutor saber reconhecer essas particularidades do bichano para prover os acessórios, brinquedos e os cuidados importantes para garantir uma ótima qualidade de vida

Para escolher o pote de ração para gatos mais adequado ao seu pet, tenha em consideração os seguintes aspectos:

Pote de ração para gatos para cada tamanho e idade

Todos os acessórios e utensílios devem ser adequados ao tamanho, à contextura física e à idade de cada gato. Se você tem um bichano grande e robusto, como um Maine Coon por exemplo, o comedouro ideal terá que ser maior do que os potes de ração mais comuns que estão fabricados principalmente para gatos pequenos. E se seu pet ainda é um filhote, resultará muito mais simples e confortável para ele comer em um recipiente compacto e pouca profundidade.

Basicamente, o tamanho e a profundidade do comedouro devem ser equivalentes à contextura física do gato e à quantidade de comida e de água (no caso do bebedouro) que o bichano precisa consumir diariamente.

Comedouro para gatos com focinho achatado

Algumas raças de gatos se caracterizam por ter um focinho plano ou mais “achatado” que o dos outros bichanos. Se o seu pet é um gato persa, por exemplo, recomenda-se comedouros mais rasos que tenham as bordas côncavas e uma “boca” ampla. Lembre-se que os potes de ração para gatos mais estreitos costumam ser bem incômodos para estas raças, pois podem exercer pressão na cabeça e facilitar que o gato suje todo o rosto enquanto come.

Vantagens de elevar o comedouro para gatos - Comedouro para gatos com focinho achatado

Comedouros para gatos e alimentação

Você também precisa considerar o que o gato come para escolher o comedouro mais adequado. Os grãos das rações para gatos não costumam ser grandes nem ocupar muito espaço dentro do pote. Porém, se você decidir oferecer uma dieta BARF ao seu bichano, baseada no consumo de alimentos naturais e biologicamente apropriados, esse tipo de comida pode ser mais volumosa, requerendo um comedouro mais amplo e profundo que uma ração industrializada.

Material de fabricação dos potes de comida para gatos

Também aconselhamos dar preferência a um comedor para gatos fabricado com materiais reforçados e fáceis de limpar. Este tipo de produto oferece uma maior vida útil e simplifica o processo de higienização.

Os comedouros de plástico são econômicos e fáceis de lavar, mas tendem a absorver odores e podem provocar irritações ou alergias na pele e nas mucosas dos bichanos. Por outro lado, o vidro e a cerâmica são hipoalergênicos e ideais para evitar a impregnação de cheiros desagradáveis, porém, devem ser manipulados com muito cuidado.

Uma alternativa bastante favorável é optar por comedouros de aço inoxidável (inox), pois são resistentes, bastante simples de lavar e não provocam reações adversas nos pets.

Altura do suporte para comedouro de gato

Ao elevar o comedouro do seu pet, é fundamental garantir que o pote de ração fique na mesma altura do cotovelo do bichano. Caso contrário, o gato continuará realizando um esforço inapropriado e desnecessário na hora de comer, o que impacta negativamente na coluna e nas articulações.

Por isso, independente de decidir adquirir um comedouro elevado em um pet shop ou optar por fabricar seu próprio suporte caseiro, recomendamos tirar as medidas do seu bichano para ter certeza que o novo comedouro não afetará o seu bem-estar.

Vantagens de elevar o comedouro para gatos - Altura do suporte para comedouro de gato

Conheça as vantagens de elevar o comedouro para gatos

Depois dessas dicas básicas, estamos prontos para falar sobre as vantagens do comedouro alto para gatos. Em primeiro lugar, você precisa prestar atenção na diferença da postura dos gatos comendo em um pote de ração comum e em um comedouro suspenso.

Postura do gato comendo em comedouro tradicional

Os comedouros tradicionais ficam apoiados diretamente no chão, certo? Se você perceber, o gato é obrigado a flexionar notavelmente a coluna vertebral e as pernas para se alimentar desta maneira. Então, os bichanos acabam comendo praticamente sentados com a cabeça agachada, ou de pé flexionando as patas e, novamente, com o pescoço completamente inclinado na direção do pote de ração.

Nessas posições, o trato digestivo do animal estará “curvado” e o estômago é exposto a uma pressão considerável, ficando comprimido. Isso prejudica o processo digestivo e aumenta o risco de sofrer indigestão, mal estar estomacal, náusea e desenvolver problemas digestivos, como gases ou vômitos. Além disso, quando a cabeça e a boca do bichano estão mais baixas que o estômago (pescoço inclinado em direção ao pote de comida no chão), torna-se mais provável que o gato tenha refluxo, se engasgue ou até vomite logo depois de comer.

As articulações e a coluna do bichano também sofrem com estas posturas. Um gato comendo praticamente sentado apresenta a coluna completamente curvada, principalmente na região lombar e na união do pescoço com o dorso. Além disso, as articulações se submetem a um desgaste constante e desnecessário, pois permanecem flexionadas, suportam boa parte do peso do animal e, eventualmente, podem se torcer para fora.

Vantagens de elevar o comedouro para gatos - Postura do gato comendo em comedouro tradicional

Posição dos gatos com comedouro elevado

O suporte para pote de ração permite tirar o comedouro do chão e deixá-lo na mesma altura do cotovelo do gato. Desta forma, o bichano não precisa se agachar, abaixar o pescoço nem torcer a coluna para ingerir a comida. Seu trato digestivo permanece na posição adequada, na qual o estômago, o esôfago e a boca estão alinhados.

Por isso, uma das grandes vantagens de elevar o comedouro para gatos é melhorar a postura do bichano durante a alimentação, o que permite prevenir problemas de coluna e transtornos digestivos. Esta também é uma alternativa muito saudável para as articulações do seu pet, pois evita que ele se exponha àquele desgaste diário que mencionados anteriormente.

Embora isso beneficie todos os bichanos, é particularmente importante para os gatos idosos e para aqueles que já foram diagnosticados com artrite, artrose ou outras condições que afetam diretamente as articulações e/ou a coluna vertebral.

Vantagens de elevar o comedouro para gatos - Posição dos gatos com comedouro elevado

Comedouro elevado para gatos: um bom aliado da higiene

Isso pode parecer redundante, mas outro benefício chave do comedouro suspenso é manter a comida do gato elevada em relação ao solo. Quando o pote de ração do seu pet fica apoiado na mesma altura do chão, é mais provável que entre em contato com pó, corpos estranhos, restos de areia que o bichano pode espalhar pela casa depois de usar a caixa sanitária, pelos mortos e outras impurezas que podem “transitar” em qualquer casa.

Bem, os suportes evitam que a comida e a bebida do bichano tenham contato direto com qualquer sujeira. Claro que não substituem a necessidade de manter uma ótima higiene na casa para evitar contaminações e maus odores. Mas sem dúvida, ajuda bastante no dia a dia, principalmente quando nossos pets ficam sozinhos em casa e não podemos controlar 24 horas se existem ou não partículas estranhas nos seus potes de água e comida.

Também te convidamos a conhecer mais dicas neste artigo: Dicas para a higiene e cuidado do seu gato em casa.

Como fazer um comedouro elevado para gatos

Se você está convencido de que um comedouro elevado para gatos é uma ótima opção, saiba que você pode encontrá-los em lojas e pet shops. Mas, se você quer uma notícia ainda melhor, adiantamos que você não precisa gastar muito dinheiro para investir em um, quer dizer, você mesmo pode confeccionar o seu próprio comedouro para gatos.

No vídeo a seguir você confere um passo a passo que mostra como fazer um comedouro elevado para gatos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Vantagens de elevar o comedouro para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Vídeos relacionados com Vantagens de elevar o comedouro para gatos

1 de 3
Vídeos relacionados com Vantagens de elevar o comedouro para gatos
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Mariana Ramos
Ola. Gostaria de saber sobre o embasamento cientifico desse artigo, onde foi pesquisado, quem são os responsáveis pela pesquisa. Obrigada
A sua avaliação:
Ivete
Ótimas dicas Perito! Mas quero chamar a atenção para o suporte das vasilhas. Creio que está muito centralizado os furos, onde imagino que o gatinho tenha que esticar o pescocinho para alcançar o centro....além do que eles precisam encaixar as patinhas para se aproximar e ficar equilibrado🤗. Outra coisa que acho importante é chamar a atenção para o tipo de material usado das vasilhas. Sei que nem todos podem comprar o melhor do melhor. Mas o viável é usar louca, vidro ou inox. Devido a façil contaminação do plástico.

Obrigada
A sua avaliação:
Dalva
Os apoia da caixa foram feitos como? Em que altura deve ficar?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Dalva, o vídeo no final do artigo pode te ajudar a ver como o comedouro para gatos foi criado.
A sua avaliação:
Goretti Oliveira
Qual a parte que deve que ficar da altura do cotovelo do bichano?
A borda superior do comedouro ou o fundo do comedouro?
Penso que se for a borda, não vai adiantar...
1 de 5
Vantagens de elevar o comedouro para gatos