menu
Partilhar

O que o escorpião come?

 
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 22 janeiro 2021
O que o escorpião come?

Os escorpiões são animais interessantes parentes das aranhas e os carrapatos. Normalmente vivem nas regiões desérticas, tropicais e subtropicais, mas graças a suas excelentes estratégias de adaptabilidade, também podem viver em algumas regiões temperadas. Os estudos evidenciaram que estes artrópodes estão no planeta há milhões de anos, por isso são considerados animais pré-históricos.

Por outro lado, são bastante arredios, mas costumam ser muito eficazes e ativos na hora de pegar sua presa para se alimentar. A maior parte do tempo ficam escondidos, o que também usam como estratégia na hora de caçar. Neste artigo do PeritoAnimal você vai conhecer mais sobre estes atraentes animais e encontrará a resposta, especificamente, para a pergunta: o que o escorpião come? Boa leitura.

Também lhe pode interessar: O que o rinoceronte come?

O que escorpião come

Uma das características dos escorpiões é que são animais com hábitos noturnos, pois sua alimentação ocorre geralmente em horários da noite e se alimentam principalmente de insetos. Todos são terrestres e eles são especialmente mais ativos durante os meses mais quentes do ano, particularmente os períodos de chuvas.No entanto, devido às mudanças climáticas, muitos escorpiões têm tido uma atuação bastante ativa durante todo o ano.

Os escorpiões são carnívoros e são excelentes caçadores, já que têm grande sensibilidade sensorial em sua pinças e patas, através das quais podem perceber as ondas que as suas presas emitem quando caminham nas redondezas de onde se refugiam, especialmente em regiões arenosas em que se enterram. Desta forma, em poucos movimentos bem eficazes podem capturar o animal que irá comer.

Alimentação dos escorpiões

Se você tiver resgatado um escorpião ferido e não sabe como cuidar de um escorpião, aqui listamos o que escorpião come, com suas presas favoritas:

  • Grilos.
  • Minhocas.
  • Centopeias.
  • Moscas.
  • Cochonilhas.
  • Cupins.
  • Gafanhotos.
  • Escaravelhos.
  • Caracois.
  • Borboletas.
  • Formigas.
  • Aranhas.
  • Moluscos.
  • Camundongos.
  • Lagartixas.

Os escorpiões não se alimentam diretamente de sua presas, já que não conseguem consumir pedaços sólidos, somente líquidos, e para isso primeiro capturam sua presas com as pinças para imobilizá-las e depois usam o ferrão localizada no fim da cauda para inocular o veneno. Uma vez imobilizado o animal, o desmancham com sua peças bucais ou quelíceras, e com ajuda de enzimas digestivas a presa vai mudando de estado internamente, de forma que o escorpião pode chupar ou absorver. O processo de alimentação do escorpião, então, não é rápido, pelo contrário, precisa de tempo durante o qual deve-se considerar sua preferência por caçar presas vivas e depois a tranformação delas a partir do envenenamento para poderem ser consumidas.

Normalmente os escorpiões vivem entre as rochas, embaixo de madeira ou areia, portanto frequentemente ficam ocultos e só saem de suas tocas quando precisam caçar. Também costumam sair destes abrigos se existir alguma ameaça da qual não podem se refugiar.

O que o escorpião come? - O que escorpião come

Existe canibalismo entre os escorpiões?

Os escorpiões são animais que podem ser muito agressivos. Além de serem bastante territoriais, a prática do canibalismo é comum entre eles. Ou seja, além do que já citamos, o que escorpião come pode ser, inclusive, outros animais da mesma espécie. Quando há escassez de alimentos, um escorpião pode atacar e matar indivíduos do seu próprio grupo para, então, devorá-lo.

Também acontece isso quando um macho quer deslocar outros para evitar competição no momento de se acasalar com uma fêmea. Por outro lado, em alguns casos, as fêmeas são capazes de matar o macho após o acasalamento com a finalidade de usá-lo como alimento, como ocorre com o louva-a-deus. Os escorpiões mais vulneráveis são os recém nascidos, pois devido a seu pequeno tamanho, são mais expostos que indivíduos adultos.

Conheça todos os detalhes sobre a reprodução e acasalamento dos escorpiões neste outro artigo.

O que o escorpião come? - Existe canibalismo entre os escorpiões?

Quanto tempo um escorpião pode ficar sem comer?

Os escorpiões são verdadeiros sobreviventes no planeta devido a suas estratégias de sobrevivência. Uma delas é a capacidade de poder passar longos períodos de tempo, de até um ano, sem se alimentar nem ingerir água, a qual consomem principalmente quando digerem suas presas.

Para poder realizar esta ação surpreendente, os escorpiões contam com a habilidade de retardar ou diminuir consideravelmente seu metabolismo, reduzindo assimo consumo de energia e oxigênio drasticamente para aproveitar ao máximo as reservas do próprio corpo. Para isso, podem ingerir uma grande quantidade de alimento e água proporcionalmente ao seu tamanho.

Uma curiosidade dos escorpiões é que, apesar de passarem muito tempo sem se alimentar e ficarem nesse período de quase inércia corporal para economizar energia, quando surge a oportunidade de caçar, eles conseguem se ativar rapidamente para obter o alimento.

Os escorpiões são animais que fascinam os seres humanos de diferentes culturas através do tempo por seu aspecto chamativo. No entanto, alguns tipos de escorpiões são altamente perigosos para os seres humanos pelo nível de toxicidade de seu veneno, motivo pelo qual é importante manter certos cuidados nas regiões onde eles vivem a fim de evitar acidentes fatais.

Em outro artigo do PeritoAnimal você pode conhecer os 15 animais mais venenosos do mundo e, entre eles, há dois tipos de escorpião.

Predador do escorpião

Você já viu o que escorpião come, mas também deve se perguntar o que come escorpião, certo? Apesar de sua periculosidade devido à toxicidade de seu veneno, há diferentes predadores do escorpião, entre eles estão:

  • Quatis
  • Comundongos
  • Macacos
  • Sapos
  • Corujas
  • Seriemas
  • Galinhas
  • Lagartos
  • Gansos
  • Aranhas
  • Formigas
  • Lacraias
  • Até mesmo os próprios escorpiões.

Sapo come escorpião?

Sim, sapo come escorpião. Mas só algumas espécies de sapos se alimentam de determinados tipos de escorpião. Em um artigo publicado em 2020 na revista científica Toxicon, por exemplo, o Instituto Butantan comprova que o sapo-cururu ou sapo-boi (nome científico Rhinella icterica) é um predador natural do escorpião-amarelo (Tityus serrulatus).[1]

Lagartixa come escorpião?

Sim, lagartixa come escorpião. Assim como os sapos, apenas um tipo ou outro se alimenta desses animais, atuando, portanto, como um potencial agente biológico no controle de pragas urbanas. Algumas lagartixas comem escorpiões pequenos.

Gato come escorpião?

Em tese sim, um gato come escorpião, assim como pode se alimentar de vários outros insetos e animais menores. Mas apesar do gato ser considerado uma espécie de predador do escorpião, isso pode oferecer grandes riscos ao felino devido ao veneno da picada do escorpião. Desta maneira, a recomendação de veterinários e órgãos de saúde é afastar gatos e cachorros de escorpiões para evitar acidentes. Uma picada de escorpião pode causar a morte do animal de estimação.[2]

O que o escorpião come? - Predador do escorpião
Imagem: Carlos Jared e colaboradores/Instituto Butantan

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que o escorpião come?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Referências
  1. SCINCE DIRECT. Toads prey upon scorpions and are resistant to their venom: A biological and ecological approach to scorpionism. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0041010120300441?via%3Dihub>. Acesso em 21 de janeiro de 2021.
  2. G1. Veterinária faz alerta sobre os riscos da picada de escorpião nos pets e orienta tutores.Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/grande-minas/eobicho/noticia/veterinaria-faz-alerta-sobre-os-riscos-da-picada-de-escorpiao-nos-pets-e-orienta-dicas-aos-tutores.ghtml>. Acesso em 21 de janeiro de 2021.
Bibliografia
  • González, E. (2004). Diversidad, taxonomía y hábitat de alacranes. Trabajo de investigación. Disponível em: <http://research.amnh.org/users/lorenzo/PDF/Gonzalez.2004.Chamela.pdf>. Acesso em 21 de janeiro de 2021.
  • Saldarriaga, M. y Otero, R. (2000). Los escorpiones: Aspectos biológicos, ecológicos y toxicológicos. Medunab Volumen 3, número 7: 17-23. Disponível em: <https://revistas.unab.edu.co/index.php/medunab/article/view/345/327>. Acesso em 21 de janeiro de 2021.
  • Teruel, R. y Melic, A. (2015). Clase Arachnida. Orden Scorpiones. Revista IDE@-SEA número 18, Sociedad entomológica Aragonesa. Disponível em: <http://sea-entomologia.org/IDE@/revista_18.pdf>. Acesso em 21 de janeiro de 2021.
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de Controle de Escorpiões. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_controle_escorpioes.pdf>. Acesso em 21 de janeiro de 2021.
  • GOVERNO DE SÃO PAULO. Disponível em: <https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/controle_de_zoonoses/animais_sinantropicos/index.php?p=4504>. Acesso em 21 de janeiro de 2021.
  • FOLHA DE S. PAULO. Sapo-cururu pode ajudar no combate ao escorpião-amarelo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2020/02/sapo-cururu-pode-ajudar-no-combate-ao-escorpiao-amarelo.shtml>. Acesso em 21 de janeiro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

O que o escorpião come?
Imagem: Carlos Jared e colaboradores/Instituto Butantan
1 de 4
O que o escorpião come?

Voltar ao topo da página