Remédios caseiros

Remédios caseiros para olho de gato inflamado

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 25 abril 2022
Remédios caseiros para olho de gato inflamado
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Sempre que um gato tem um problema de saúde, é comum que procuremos remédios caseiros. Primeiro, porque os identificamos como sendo mais naturais e, portanto, com menos efeitos colaterais. Em segundo lugar, porque queremos evitar ir ao veterinário.

Neste artigo do PeritoAnimal, explicaremos a eficácia ou não dos remédios caseiros para olho de gato inflamado. Também falaremos sobre como aplicar medicamentos para os olhos e por que é necessário visitar o veterinário.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a gengivite em gatos

Índice

  1. Doenças nos olhos dos gatos
  2. Colírio para gatos com conjuntivite
  3. Como curar infecções nos olhos dos gatos? - Tratamentos
  4. Infecções nos olhos de gatos recém nascidos

Doenças nos olhos dos gatos

É bastante comum que os gatos, especialmente os gatos filhotes, sofram de problemas oculares. Seu sistema imunológico ainda não está maduro, o que os torna mais propensos a infecções. Em particular, a rinotraqueíte felina é uma doença viral muito comum. Além de causar problemas respiratórios, principalmente no trato respiratório superior, outro de seus sintomas mais típicos é a conjuntivite felina, que produz uma remela espessa e pegajosa que impossibilita o gatinho de abrir os olhos.

Mas não são apenas os gatos jovens que podem ter problemas nos olhos. Os adultos também sofrem de conjuntivite, alergias, corpos estranhos, etc. Em alguns casos, estas são condições menores que podem ser tratadas em casa, mas não existem remédios caseiros para olho de gato inflamado devido a uma infecção. É necessário ir ao veterinário sem perda de tempo, pois uma infecção grave pode causar danos permanentes ao olho e, inclusive, dependendo do caso, pode ser necessária a remoção do olho como única opção de tratamento se a infecção não for tratada o quanto antes.

Remédios caseiros para olho de gato inflamado - Doenças nos olhos dos gatos

Colírio para gatos com conjuntivite

Como os produtos para os olhos são administrados topicamente e muitos estão disponíveis sem receita, não é raro que os tutores pensem que eles são, portanto, inofensivos. Mas a verdade é que não só eles são absorvidos, mas se aplicarmos colírios ou pomadas para os olhos que são inadequados para o problema atual do gato, corremos o risco de agravar a condição do felino até o ponto em que se torne irreversível. É por isso que dizemos que não há remédios caseiros para olho de gato inflamado causado por infecções oculares e que em casa só podemos limpar e medicar uma vez que o veterinário tenha indicado o tratamento.

Como limpar os olhos de um gato?

Se o animal estiver muito agitado ou nervoso, mais de uma pessoa pode ser necessária para administrar medicação aos olhos de um gato. Se o fizermos sozinhos, devemos fazer o seguinte:

  1. Segure o gato com um braço contra seu corpo.
  2. Depois, com a mão do mesmo lado, abra o olho com o polegar e o indicador e, com a outra mão, aplique a medicação.
  3. Mantenha o olho do gato fechado por um momento, massageando suavemente para que o medicamento não saia do olho e se espalhe bem. É claro, tenha sempre cuidado.
  4. Use uma gaze para remover qualquer excesso do olho. Naturalmente, antes de administrar o medicamento, o olho deve ser completamente limpo.

Para mais informações, neste outro artigo da PeritoAnimal explicamos como limpar o olho de um gato com conjuntivite.

Remédios caseiros para olho de gato inflamado - Colírio para gatos com conjuntivite

Como curar infecções nos olhos dos gatos? - Tratamentos

Vimos que não há remédios caseiros para olho de gato inflamado devido a infecções oculares e que tais condições devem ser sempre tratadas por um veterinário. Há uma crença generalizada de que os problemas oculares são resolvidos limpando os olhos do gato com camomila, mas isto não é verdade. Se o gato sofrer uma ligeira irritação, é possível que, ao limpá-lo com chá de camomila ou mesmo solução salina, o desconforto vá embora, mas isto não funcionará se houver uma infecção.

As infecções podem ser identificadas por um sinal claro, que é uma secreção purulenta amarelada nos olhos ou esbranquiçada. As bactérias geralmente estão envolvidas, portanto não irão embora a menos que seja prescrito um tratamento com antibióticos ou pomadas. E isto só pode ser feito por um veterinário.

Em casa, teremos que limpar bem as secreções com gaze e soro ou água, passando de dentro para fora do olho e usando uma para cada olho. Para secreções secas, podemos usar água morna, sempre sem esfregar. Como são infecções que podem ser transmitidas entre gatos, o ideal seria isolar o gato doente se ele viver com outros e reforçar seu sistema imunológico com uma dieta de qualidade e evitando o estresse. Por outro lado, deve-se notar que existe uma vacina para prevenir a rinotraqueíte.

Para evitar problemas futuros, aconselhamos que consulte este outro artigo sobre o calendário de vacinação para gatos.

Remédios caseiros para olho de gato inflamado - Como curar infecções nos olhos dos gatos? - Tratamentos

Infecções nos olhos de gatos recém nascidos

Destacamos o caso dos filhotes recém-nascidos porque mesmo com os olhos ainda fechados, como eles os mantêm até cerca de oito dias de idade, eles podem sofrer de infecções. Como já explicamos para gatos ou adultos, não existem remédios caseiros para olho de gato inflamado desta idade. Reconheceremos este tipo de infecção porque produz uma inflamação nos olhos e parece que o gatinho tem uma bola em seu olho.

O tratamento consiste em pressionar suavemente o olho em direção à parte interna com uma gaze quente e umedecida para tentar tirar o pus através dos pequenos pontos através dos quais as pálpebras estão se abrindo. Cuidadosamente puxando-os para fora e, é claro, sem forçá-los a abrir, aplique o medicamento prescrito pelo veterinário. É muito importante agir rapidamente, caso contrário a infecção poderia danificar o olho mesmo antes de abrir.

Agora que deixamos claro que você não vai encontrar nenhum remédio caseiro para olho de gato inflamado, pois eles não são capazes de tratar a infecção, mas apenas aliviar o desconforto do felino, não perca este outro artigo em que falamos com quantos dias os gatos abrem os olhos.

Remédios caseiros para olho de gato inflamado - Infecções nos olhos de gatos recém nascidos

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para olho de gato inflamado, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Bibliografia
  • Fernández M., Manzanilla E.G., Lloret A., León M. y Thibault J.C. (2016). Prevalencia de DNA herpesvirus felino-1, calicivirus felino, Chlamydophila felis y Mycoplasma felis y factores asociados de riesgo en gatos con enfermedad del tracto respiratorio superior, conjuntivitis y gingivoestomatitis en España. J Feline Med. Surg. Feb 26.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Remédios caseiros para olho de gato inflamado