Outros problemas de saúde

Incontinência urinária em gatos - Causas e tratamento

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 30 janeiro 2017
Incontinência urinária em gatos - Causas e tratamento
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Quem tem um gato em casa sabe o quão cuidadosos são com a sua higiene pessoal, sobretudo no que se refere a utilizar a sua caixa de areia corretamente. Quando o felino suja fora do lugar que lhe corresponde, este é um sinal de que algo está mal, faça-o ou não de forma intencional. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber tudo sobre a incontinência urinária em gatos, as suas causas e tratamento.

Índice

  1. O que é a incontinência urinária?
  2. Sintomas de incontinência urinária em gatos
  3. Causas da incontinência urinária em gatos
  4. Diagnóstico e tratamento da incontinência urinária em gatos

O que é a incontinência urinária?

É a incapacidade que o animal desenvolve de controlar os músculos da uretra, pelo que o esfíncter não permanece fechado, fazendo com que o gato não possa decidir em que momento pode urinar, sofrendo continuamente de derrames ou perdas acidentais.

A incontinência nunca se manifesta por um motivo casual nem deve ser ignorada, pois indica que algo está mal na saúde do felino, seja a nível emocional ou físico.

Quando se tiver confirmado que se trata de incontinência e não de marcação de território, não se deve repreender o felino, pois não urina de forma intencional. É necessária uma consulta no veterinário para determinar a causa do problema.

Incontinência urinária em gatos - Causas e tratamento - O que é a incontinência urinária?

Sintomas de incontinência urinária em gatos

Tal como qualquer outro problema de saúde, a incontinência urinária vem acompanhada de vários sinais como os seguintes:

  • Gotas ou poças de urina quando o gato se levanta.
  • Abdômen e patas molhadas.
  • Cheiro forte.
  • Urina em sítios pouco habituais.
  • Dermatite.
  • Inflamações ou doenças da pele.
  • Inchaço da pélvis ou vulva.

Por vezes, o felino urina fora da sua caixa para indicar que sente algum incômodo, como acontece quando sofre de uma infecção urinária, por exemplo. Por isso, é importante distinguir estes avisos da micção indiscriminada, desordenada e involuntária que carateriza a incontinência.

Causas da incontinência urinária em gatos

Determinar o motivo que causa a incontinência urinária pode ser complicado, pois é um sintoma comum de diferentes condições e doenças. Entre eles é possível mencionar os seguintes:

  • Idade avançada: em gatos com mais de 10 anos a incontinência pode ser simplesmente um sinal de velhice, por os tecidos não se encontrarem tão fortes para controlar os esfíncteres.
  • Esterilização ou castração: devido à supressão dos hormônios, seja estrogêneos ou testosterona, que estes procedimentos implicam, o gato pode perder o controle sobre a sua urina.
  • Cálculos renais na bexiga.
  • Tumor na bexiga: pressiona constantemente e gera uma vontade incontrolável de urinar.
  • Deformações congênitas: a bexiga ou a uretra não estão posicionadas onde deveriam. Manifesta-se durante o primeiro ano de vida.
  • Doenças como a leucemia felina ou a diabetes.
  • Infecções urinárias: como a cistite, provocam uma urgência em urinar que o gato não pode satisfazer devido aos incômodos da doença.
  • Estresse provocado por mudanças na rotina do felino (uma mudança, a chegada de um bebê ou outro pet, etc).
  • Traumatismo na pélvis, quadril ou na coluna vertebral resultado de uma queda ou de um golpe muito forte, que afeta o sistema nervoso.
  • Obesidade.
  • Síndrome da bexiga hiperativa.
  • Problemas neurológicos.
Incontinência urinária em gatos - Causas e tratamento - Causas da incontinência urinária em gatos

Diagnóstico e tratamento da incontinência urinária em gatos

Devido às múltiplas causas da incontinência, os tratamentos são variados e apenas podem ser escolhidos por um veterinário. Realiza-se um exame físico completo, exames de urina e sangue, assim como também radiografias, ecografias e outros estudos, dependendo do caso, para determinar com exatidão a causa.

Tipos de tratamento a aplicar

Quando se trata de incontinência por castração ou esterilização, por exemplo, costumam-se receitar hormônios para suprir a carência dos mesmos. Antibióticos e outros medicamentos são recomendáveis no caso de infecções urinárias. Perante um tumor, prescreve-se uma cirurgia posterior a um tratamento em casa.

Em gatos obesos e com cálculos renais, recomenda-se uma dieta baixa em gordura, assim como também alguns medicamentos no caso de ser necessário. Se o motivo da incontinência for muito grave e não se encontrar outra solução, ou o felino não responder como se esperava aos tratamentos, é possível que seja necessário um cateter ou um tubo de cistostomia pela vida, através do qual pode drenar a urina. No entanto, na maioria dos casos o paciente costuma responder positivamente às recomendações iniciais.

Como parte do tratamento, também se recomenda muita paciência por parte dos donos, para compreender a situação que o gato está vivendo e ajudá-lo a viver com a situação o melhor possível.

Se a condição de incontinência for crônica, sugerimos o seguinte:

  • Coloque um maior número de caixas de areia pela casa, para facilitar ao felino o acesso rápido a elas.
  • Coloque tecidos impermeáveis ou plásticos absorventes sobre a cama do gato, os móveis da casa e outras superfícies que sejam difíceis de lavar.
  • Seja paciente e não repreenda o gato.
  • Proteja o seu gato contra a sua própria urina para evitar infecções na pele. Limpe o seu pelo quando o encontrar úmido ou sujo e solicite outras recomendações ao seu veterinário.
Incontinência urinária em gatos - Causas e tratamento - Diagnóstico e tratamento da incontinência urinária em gatos

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Incontinência urinária em gatos - Causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
45 comentários
A sua avaliação:
josue
Boa tarde, meu gato está com incontinência urinaria 3ºx em 1 ano corrido, além de estar com incontinência ele está com a barriga inchada, não está defecando e nem comendo direito.
As duas primeiras vezes tratei com chemitril e "resolveu". Resolveu as duas vezes no momento, mas meses depois ele voltou com os mesmos sintomas, mas agora não tenho condições de levar ao veterinário e as ong's da cidade só ajudam gatos sem dono.
Oque faço?
dou chemitril a 3x mas sem recomendação veterinária dessa vez?
alguem recomenda algum outro remédio.
A sua avaliação:
DESEREE SILVA CARNEIRO
Meu gato fez castração, e após fazer, ficou urinando direto, esta usando frauda, pq onde fica td urinado.
Gostaria de saber o que devo fazer?
A sua avaliação:
Discreta incogrita
Oi bom dia meu gato comecou a ficar estranho , ele era ativo e agora e apatico e agora nao consegui segurar o xixi e as vez o coco oque pode ser ele ate nao quer comer e nem beber come de vez em quando ele pode estar com alguma doenca ou virose ? Fico muito preocupada ele e jovem um ano e pouco
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá. Pelo seu relato, é bom ir a um veterinário ou veterinária para fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Alaydes
Boa noite meu gato faz 4dias que meu gato tá se urinando e fica todo molhado de xixi. Antes ele tava urinando sangue eu dei cloridrato de cefalexina e ele parou de sangrar pela urina, mas agora tá toda hora urinando e molhado de xixi ele não tá comendo nada eu que tô dando soro e fazendo papinha.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Alaydes. Temos este artigo em que falamos o que fazer com um gato que não quer comer e está triste: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-nao-quer-comer-e-esta-triste-causas-e-solucoes-22960.html.
De qualquer forma, pelos sintomas que você diz, recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Talita
qual remedio devo usar nessa situação
A sua avaliação:
Vera Paula Clemente
Bom dia. Espero que respondam. O veterinário enfiou um cateter na uretra do meu gato, pois estava fazendo pouco xixi, agora o gato está com incontinência urinária. Será que houve um trauma no esfíncter? Ele está tomando antibiótico pra infecção urinária. Obrigada
Rebeca
Vera como esta seu gatinho?
Isso já aconteceu com o meu ele foi desobistruido 1 vez ai no outro dia teve qur fazer o procedimento outra vez... Depois ele passou umas 30 hrs toda hora urinando... Moro em uma cidade que quase não faz exames nos bichos e estávamos aguardando um outro veterinário que viria para fazer uma ultrassom ... Mais nosso bb morreu a noite... Gostaria de saber se foi erro da veterinária ...ate ela ficou surpresa quando dissemos que ele tinha morrido
Aurilucia
Aconteceu o mesmo com um meu, mas depois de uma semana internado ele morreu.
A sua avaliação:
ana de lourdes barranco de matos
Olá tudo bem? Estou sem saber o q fazer com minha Maga, idosa de quase 17 anos... !? O veterinário já percebeu que não é cistite, depois de medicada continuou a urinar, até em maior quantidade...Acho que é musculatura fraca/flácida, pois dias atrás depois de conseguir entrar no meu quarto - estava trancado por conta de seus pingos de urina -, percebo que está no "sonho das deusas" urinou em todo meu colchão, ui! Me falaram em fraldas geriátricas, mas não acho (será q não existe)? S.O.S. rs
Vera Paula Clemente
Ninguém responde. Que desrespeito. Deveriam retirar a função de perguntas/comentários. 🙏
A sua avaliação:
Luana
Notei que meu gato desde que mudamos pra um lugar mais tranquilo e com mais espaço pra correr, ele deixa manchas de xixi nas cobertas. Ele não chega a urinar, mas sei que é xixi pelo cheiro. Seria isso sinais de infecção ou ele só tá mais tranquilo na casa onde moramos ao ponto de ficar muito relaxado?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Viviane Rodrigues Campos
Minha gatinha está com dificuldades para urinar. Tem algum remédio caseiro?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Viviane! Recomendamos que você consulte as informações desse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/infeccao-urinaria-em-gatos-tratamento-caseiro-22995.html
A sua avaliação:
Regina
Minha gata vai completar 14 anos,de uns tempos pra cá, qdo vai fazer xixi,não senta mais na areia e o xixi vaza tudo pra fora.
Comprei uma bacia mais alta que ainda não chegou..
Não sei o motivo, mas todos os dias tenho que lavar o banheiro onde fica a caixa de areia.
Keyla
Bom dia, meu gato é castrado a um ano, e a quase 3 semanas teve que fazer obstrução pois não estava urinando, achei que tinha melhorado tomou os remédios indicados pelo veterinário certinho, mais ontem voltou a fazer pouco xixi é com sangue, esta com dificuldades em urinar de novo. Será que vai ter que fazer uma nova obstrução?
Luísa Savala
Oi Keyla! Sem ver o seu gato não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você volte ao veterinário o quanto antes e explique a situação.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Elisson
Olá! Em caso de "Traumatismo na pélvis, quadril ou na coluna vertebral resultado de uma queda ou de um golpe muito forte, que afeta o sistema nervoso" é necessário uma intervenção cirúrgica?
sheila
Meu gato não esta conseguindo fazer xixi o que devo fazer
Luísa Savala
Oi Sheila! Confira nosso artigo sobre gato com dificuldade de urinar: https://www.peritoanimal.com.br/o-meu-gato-nao-consegue-urinar-causas-20959.html
De qualquer forma, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
eurides
Minha gata está com 12 anos e sempre usou a caixa de areia, mas de +/- 15 dias pra cá, ela faz xixi, onde estiver, principalmente quando está dormindo. E o pior, sempre dormiu na cama conosco. Iagine a situação.Estava fazendo um tratamento com vermífugo e antibiótico, pq adquiriu "plastinomose", antes de terminar o tratamento começou com isso de fazer xixi, sem perceber. Vai repetir todos os exames. Mas, pergunto, tem alguma coisa que posso fazer para amenizar essa situação?
Nadileuza Cardoso
Tenho um.gatinho e alguns meses começou a urinar estando deitado , sentado. Não sei o que fazer.!
Luísa Savala
Oi Nadileuza! Recomendamos que você busque um médico veterinário o quanto antes!
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Márcia zanuzzo
Oi meu gato se urina até dormindo
Mário
Castrei minha gata há 2 dias. Ela faz xixi dormindo, e fica pingando.
Isso é temporário?
Sofia Reis
Olá, Minha gata Barbie tem 6 anos é castrada e agora ela está fazendo xixi em qualquer pano q encontra pela casa, ela nunca foi de fazer isto, a princípio pensamos q era por causa das chuvas, que ela não queria sair, só que ela continua fazendo isto, ja faz mais ou menos 1 mês, as vezes encontramos poça de xixi em algum canto...Será que é porque ela é castrada???
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sofia! Neste artigo falamos sobre essa matéria e damos algumas dicas: https://www.peritoanimal.com.br/por-que-meu-gato-nao-usa-a-caixa-de-areia-20338.html
Aracelia
Boa tarde.. Tenho um gato castrado ele tem 7 anos. Ele estava com dificuldades para urinar levei até uma veterinaria ela avistou uma pedra no canal da urina,então ela retirou e colocou uma sonda para retirar todo o xixi ,assim feito eu trouxe ele para casa. Mais agora ele fica soltando uma água não sei se é xixi, fica saindo com frequência (pingando sem parar)ele fica todo molhado. .Tem Não quer comer não faz xixi e nem cocô. .Alguém pode me ajurar? Não sei mais o que fazer. .Ele está tomando anribioticos analgésicos mais não aparenta melhora. ..Será que a bexiga dele foi perfurada?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Aracelia! Se ele não se está alimentando nem bebendo água, você deve voltar a consultar um médico veterinário o quanto antes. Sem examinarmos o animal não conseguimos ajudar dizendo o que se está passando com ele. Rápidas melhoras para ele!
sidneia vieira marsalha garcia
adotei uma gatinha filhote,mas ela nao sente o rabo e nem sabe a hora de fazer coco e xixi .nao sei o que fazer,ja tenho 7 outros adotadose esta me da muito trabalho.
Keyce
Olá! Estou com um gatinho com o mesmo problema que esse seu. Vc conseguiu resolver?
1 de 4
Incontinência urinária em gatos - Causas e tratamento