Partilhar

Incontinência urinária em gatos - Causas e tratamento

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 30 janeiro 2017
Incontinência urinária em gatos - Causas e tratamento

Ver fichas de  Gatos

Quem tem um gato em casa sabe o quão cuidadosos são com a sua higiene pessoal, sobretudo no que se refere a utilizar a sua caixa de areia corretamente. Quando o felino suja fora do lugar que lhe corresponde, este é um sinal de que algo está mal, faça-o ou não de forma intencional. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber tudo sobre a incontinência urinária em gatos, as suas causas e tratamento.

O que é a incontinência urinária?

É a incapacidade que o animal desenvolve de controlar os músculos da uretra, pelo que o esfíncter não permanece fechado, fazendo com que o gato não possa decidir em que momento pode urinar, sofrendo continuamente de derrames ou perdas acidentais.

A incontinência nunca se manifesta por um motivo casual nem deve ser ignorada, pois indica que algo está mal na saúde do felino, seja a nível emocional ou físico.

Quando se tiver confirmado que se trata de incontinência e não de marcação de território, não se deve repreender o felino, pois não urina de forma intencional. É necessária uma consulta no veterinário para determinar a causa do problema.

Incontinência urinária em gatos - Causas e tratamento - O que é a incontinência urinária?

Sintomas de incontinência urinária em gatos

Tal como qualquer outro problema de saúde, a incontinência urinária vem acompanhada de vários sinais como os seguintes:

  • Gotas ou poças de urina quando o gato se levanta.
  • Abdômen e patas molhadas.
  • Cheiro forte.
  • Urina em sítios pouco habituais.
  • Dermatite.
  • Inflamações ou doenças da pele.
  • Inchaço da pélvis ou vulva.

Por vezes, o felino urina fora da sua caixa para indicar que sente algum incômodo, como acontece quando sofre de uma infecção urinária, por exemplo. Por isso, é importante distinguir estes avisos da micção indiscriminada, desordenada e involuntária que carateriza a incontinência.

Causas da incontinência urinária em gatos

Determinar o motivo que causa a incontinência urinária pode ser complicado, pois é um sintoma comum de diferentes condições e doenças. Entre eles é possível mencionar os seguintes:

  • Idade avançada: em gatos com mais de 10 anos a incontinência pode ser simplesmente um sinal de velhice, por os tecidos não se encontrarem tão fortes para controlar os esfíncteres.
  • Esterilização ou castração: devido à supressão dos hormônios, seja estrogêneos ou testosterona, que estes procedimentos implicam, o gato pode perder o controle sobre a sua urina.
  • Cálculos renais na bexiga.
  • Tumor na bexiga: pressiona constantemente e gera uma vontade incontrolável de urinar.
  • Deformações congênitas: a bexiga ou a uretra não estão posicionadas onde deveriam. Manifesta-se durante o primeiro ano de vida.
  • Doenças como a leucemia felina ou a diabetes.
  • Infecções urinárias: como a cistite, provocam uma urgência em urinar que o gato não pode satisfazer devido aos incômodos da doença.
  • Estresse provocado por mudanças na rotina do felino (uma mudança, a chegada de um bebê ou outro pet, etc).
  • Traumatismo na pélvis, quadril ou na coluna vertebral resultado de uma queda ou de um golpe muito forte, que afeta o sistema nervoso.
  • Obesidade.
  • Síndrome da bexiga hiperativa.
  • Problemas neurológicos.
Incontinência urinária em gatos - Causas e tratamento - Causas da incontinência urinária em gatos

Diagnóstico e tratamento da incontinência urinária em gatos

Devido às múltiplas causas da incontinência, os tratamentos são variados e apenas podem ser escolhidos por um veterinário. Realiza-se um exame físico completo, exames de urina e sangue, assim como também radiografias, ecografias e outros estudos, dependendo do caso, para determinar com exatidão a causa.

Tipos de tratamento a aplicar

Quando se trata de incontinência por castração ou esterilização, por exemplo, costumam-se receitar hormônios para suprir a carência dos mesmos. Antibióticos e outros medicamentos são recomendáveis no caso de infecções urinárias. Perante um tumor, prescreve-se uma cirurgia posterior a um tratamento em casa.

Em gatos obesos e com cálculos renais, recomenda-se uma dieta baixa em gordura, assim como também alguns medicamentos no caso de ser necessário. Se o motivo da incontinência for muito grave e não se encontrar outra solução, ou o felino não responder como se esperava aos tratamentos, é possível que seja necessário um cateter ou um tubo de cistostomia pela vida, através do qual pode drenar a urina. No entanto, na maioria dos casos o paciente costuma responder positivamente às recomendações iniciais.

Como parte do tratamento, também se recomenda muita paciência por parte dos donos, para compreender a situação que o gato está vivendo e ajudá-lo a viver com a situação o melhor possível.

Se a condição de incontinência for crônica, sugerimos o seguinte:

  • Coloque um maior número de caixas de areia pela casa, para facilitar ao felino o acesso rápido a elas.
  • Coloque tecidos impermeáveis ou plásticos absorventes sobre a cama do gato, os móveis da casa e outras superfícies que sejam difíceis de lavar.
  • Seja paciente e não repreenda o gato.
  • Proteja o seu gato contra a sua própria urina para evitar infecções na pele. Limpe o seu pelo quando o encontrar úmido ou sujo e solicite outras recomendações ao seu veterinário.
Incontinência urinária em gatos - Causas e tratamento - Diagnóstico e tratamento da incontinência urinária em gatos

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Incontinência urinária em gatos - Causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Incontinência urinária em gatos - Causas e tratamento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
Mário
Castrei minha gata há 2 dias. Ela faz xixi dormindo, e fica pingando.
Isso é temporário?
Sofia Reis
Olá, Minha gata Barbie tem 6 anos é castrada e agora ela está fazendo xixi em qualquer pano q encontra pela casa, ela nunca foi de fazer isto, a princípio pensamos q era por causa das chuvas, que ela não queria sair, só que ela continua fazendo isto, ja faz mais ou menos 1 mês, as vezes encontramos poça de xixi em algum canto...Será que é porque ela é castrada???
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sofia! Neste artigo falamos sobre essa matéria e damos algumas dicas: https://www.peritoanimal.com.br/por-que-meu-gato-nao-usa-a-caixa-de-areia-20338.html
Aracelia
Boa tarde.. Tenho um gato castrado ele tem 7 anos. Ele estava com dificuldades para urinar levei até uma veterinaria ela avistou uma pedra no canal da urina,então ela retirou e colocou uma sonda para retirar todo o xixi ,assim feito eu trouxe ele para casa. Mais agora ele fica soltando uma água não sei se é xixi, fica saindo com frequência (pingando sem parar)ele fica todo molhado. .Tem Não quer comer não faz xixi e nem cocô. .Alguém pode me ajurar? Não sei mais o que fazer. .Ele está tomando anribioticos analgésicos mais não aparenta melhora. ..Será que a bexiga dele foi perfurada?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Aracelia! Se ele não se está alimentando nem bebendo água, você deve voltar a consultar um médico veterinário o quanto antes. Sem examinarmos o animal não conseguimos ajudar dizendo o que se está passando com ele. Rápidas melhoras para ele!
sidneia vieira marsalha garcia
adotei uma gatinha filhote,mas ela nao sente o rabo e nem sabe a hora de fazer coco e xixi .nao sei o que fazer,ja tenho 7 outros adotadose esta me da muito trabalho.
Gisele Brazil
Meu gato não consegui urinar o que faço
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Gisele! Você deve consultar o seu médico veterinário de confiança o quanto antes para que ele possa diagnosticar o problema e iniciar um tratamento adequado.
Alonso Gonçalves
Minha gatinha sofre de incontinência urinária há muito tempo causada pela castração e ultimamente ela está sofrendo com as assaduras provocada pela urina. Qual seria a solução ideal? Hormônios não deve funcionar mais, depois de castarda há 8 anos. Seria a implantação de um catetar? Os veterinários estão querendo operá-la, mas não há garantias, segundo eles.Podem me ajudear? Obrigado.
Ana Luiza Pinheiro
Tenho uma gatinha idosa de 18 anos, e ela agora dorme muito e parece que não percebe quando faz xixi. Quando ela está acordada usa a caixa de areia normalmente. Ele se alimenta bem, bebe água normalmente e tem uma ótima disposição. O veterinário pediu para fazer um exame de urina, mas não consegui fazer em casa. Tenho uma outra gatinha de 14 anos, elas se dão bem, mas coloquei uma caixa de areia vazia para tentar recolher a urina e elas não usam. Tem alguma outra maneira de fazer o exame de urina em casa? E no veterinário? Tenho lido que a incontinência urinária é normal em gatos idosos, mas gostaria de ter certeza de que ela não tem algum outro problema. Pode me ajudar? Obrigada!
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana Luiza! Existem algumas possibilidades. O veterinário pode fazer diretamente por cistocentese (recolha diretamente da bexiga). Em casa, ou você pede ao veterinário para encomendar uma areia especial para esse efeito (areia não absorvente) ou você coloca um pouco de papel de cozinha, cortado aos pedacinhos, dentro da caixa de areia vazia. Ao fim de 24 horas a gata terá de urinar e com papel é mais atrativo para ela do que totalmente vazio.
sidnei kramer pedro
boa noite
adotei uma gatinha e estou com ela a 1 ano 3 meses mandei castrar a gata 26/09/17 e ela estava no cio mas fui informado onde mandei castrar que nao haveria problema apos 45 e cinco dias mais ou menos da castraçâo ela amanheceu urinando sangue levei ela na mesma veterinaria que fez a castraçao ela diagnosticou infecaçao na urina ou calculo renal mas so seria confirmada na ultrasom depois de feita ultasom disse que era um coagulo de sangue na bexiga gastamos e media uns 5oo reais e ate agora ela nao se recuperou,minha duvida e sera por causa da castraçâo pode ter ocorrido alguma hemorrragia?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sidnei. A castração não pode ser a causa porque já passou muito tempo desde a mesma. Foram feitas análises de urina? Que tratamento está a ser feito?
sidnei
fez aproximadamente 45 dias achei que era por causa da castração;exames de urina nao so foi feita a ultasom e hj estao fazendo outra para ver como esta agora apos tratamentos com remedios
Giceli Matte
O que é Sindrome da Bexiga Hiperativa?Estou com um gatinho que adotei e ele tem aprox.6 meses e acredito que esteja com incontinência urinária,pq faz muitos xixis,na caixa de areia e as vezes uns respingos em vários lugares,estou muito assustada e não sei mais o que fazer.att,Giceli
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Giceli! A bexiga hiperativa é caracterizada por uma urgência em urinar, com ou em incontinência associada e geralmente acompanhada por um maior número de vezes em que o animal urina. Existem várias possíveis causas para os gatos alterarem a frequência com que urinam. A única forma de saber se está tudo bem é uma visita ao médico veterinário, já que apenas na clínica veterinária existem os meios adequados para se realizar um diagnóstico. Quando ele faz fora da caixa é como um jato? Como se fosse um spray? Se for esse o caso, pode ser uma questão de marcação de território se ele for um macho não castrado. Leia este nosso artigo: https://www.peritoanimal.com.br/dicas-para-o-meu-gato-nao-marcar-territorio-20364.html
Giceli Matte
Obrigada pelo retorno Perito Animal,realmente ele faz xixi como um jato e as vezes uns pingos,mas ele parece tão bebe ainda.Ele foi castrado a mais ou menos um mês atrás e foi encontrada apenas uma bolinha,a veterinária acredita que não desceu a outra ainda e pediu pra esperar mais uns dois meses pra fazer uma nova castração,senão vai ter que ver onde está.Estou preocupada com ele.att,
A sua avaliação:
patty
Adorei a maneira como pediu pros donos não repreenderem seus bichinhos quando estão doentes!!!

Incontinência urinária em gatos - Causas e tratamento
1 de 4
Incontinência urinária em gatos - Causas e tratamento

Voltar ao topo da página