PARTILHAR

Sarna em coelhos - Sintomas e tratamento

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 17 abril 2023
Sarna em coelhos - Sintomas e tratamento
Coelhos

Ver fichas de  Coelhos

Os coelhos são animais resistentes a doenças a maior parte do tempo, especialmente se viverem em casas ou apartamentos, embora isto não signifique que sejam imunes a adoecer. Isto pode ocorrer se os cuidados que proporciona ao seu coelho não forem os mais adequados.

O coelho é um animal silencioso e discreto, pelo que detetar qualquer doença costuma ser difícil. Por natureza, estes pequenos mamíferos costumam esconder o mal-estar que sentem para não se mostrarem fracos perante possíveis predadores e, por conseguinte este comportamento mantém-se apesar de se encontrarem na segurança da sua casa.

A sarna é uma infecção que se pode converter em epidemia se não se detetar a tempo, por isso neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe falar dos sintomas e tratamento da sarna em coelhos, para aprender a reconhecer esta doença rapidamente e a melhor forma de a combater.

Também lhe pode interessar: Sarna em periquitos - Sintomas e tratamento

A sarna é uma doença frequente nos coelhos?

Se se encontrarem em climas frios, não é habitual que os coelhos sofram dela. No entanto, pode surgir em fazendas ou em animais silvestres, originando-se nas tocas e em condições de higiene precárias. Por outro lado, em climas mais temperados e úmidos, é uma doença muito comum, que por vezes pode trazer consequências, não apenas para os coelhos, como também para cachorros e gatos que se encontram ao redor do animal doente.

A sarna pode afetar coelhos de qualquer idade, e muitas vezes o animal é muito habilidoso a esconder os sintomas do seu mal-estar, pelo que é necessário estar atento às mudanças de comportamento, pois a sarna pode levar um coelho à morte em apenas umas semanas.

Neste artigo listamos 15 sinais de dor em coelhos para você saber se ele está doente.

Sarna em coelhos - Sintomas e tratamento - A sarna é uma doença frequente nos coelhos?

Como coelho pega sarna?

Normalmente o contágio da sarna em coelhos ocorre de um coelho infetado para outro. Inicialmente o coelho contrai a doença devido a um ácaro, e o contato com outros da sua mesma espécie propicia a propagação dos parasitas.

As ninfas e as larvas do ácaro alojam-se na pele, onde saltam de um coelho para o outro. Os ácaros macho vivem na superfície, enquanto que as fêmeas abrem buracos na pele, onde colocam os seus ovos e onde crescerão as larvas. Cada ácaro pode viver um máximo de três semanas.

O contato direto com um coelho infetado não é a única forma de contágio, este também pode ocorrer com os parasitas que são transportados pelo vento, por um ambiente infetado de ácaros (os diferentes tipos deste parasita dificilmente são vísiveis para o olho humano), e inclusive pelo contato com um humano que esteve numa fazendo de coelhos onde há sarna.

Neste artigo explicamos como saber a idade de um coelho.

Sintomas da sarna em coelhos

Apesar dos coelhos serem animais discretos, uma mudança de comportamento pode revelar facilmente que algo está mal com a saúde do animal. A falta de apetite, uma mudança negativa na aparência do pelo ou o desejo de querer estar isolado, indicam o aparecimento de alguma possível doença no seu coelho.

Agora quando se trata de sarna, os sintomas da sarna em coelhos vão depender do tipo de sarna que o seu animal contraiu, os quais estão determinados pelos diferentes parasitas que desencadeiam a doença:

1. Sarna sarcóptica

É causada pelo ácaro Scabei sarcoptes. Os sintomas são:

  • Crostas brancas nos olhos, ouvidos, dedos, boca e orelhas.
  • Mau cheiro nas zonas afetadas.
  • Coceira, que faz com que o coelho se coce.
  • Queda de pelo.
  • Rachaduras na pele, que provocam sangramento.

2. Sarna psoróptica ou auricular

Afeta o pavilhão das orelhas, onde se concentram as crostas. É possível ver o ácaro na pele do animal, chamado de Psoroptes. Apresenta sintomas como:

  • Inquietação
  • Coceira
  • Crostas
  • Acumula-se cera nas orelhas
  • Mau cheiro
  • Pode derivar em otite

Pode estender-se para a parte externa da orelha, provocando a queda de pelo e mais coceira.

3. Sarna notoédrica

É causada pelo Notoedres cali e afeta a cabeça. Podem ser vistos os mesmos sintomas que no caso da sarna sarcóptica:

  • Crostas
  • Mau cheiro
  • Queda de pelo
  • Coceira

4. Sarna demodécica

É causada pelo Demodex cuniculi, atacando as camadas mais profundas da pele, que tem como consequência:

  • Espessamento da derme
  • Lesões nas orelhas, pescoço e cara
  • Queda de pelo

5. Sarna corióptica

Causada pelo ácaro Chorioptes cuniculi, que também afeta as orelhas mas com uma intensidade mais leve.

A coceira que geram estes diferentes tipos de sarna faz com que o coelho coce constantemente as zonas em que tem as crostas, o que desencadeia o aparecimento de outras infecções.

Se for ignorado, as feridas podem se abrir e piorar, ficando com pus e sangue, o que unido ao mal-estar do coelho, pode provocar anemia e depois a morte.

Sarna em coelhos - Sintomas e tratamento - Sintomas da sarna em coelhos

Diagnóstico e tratamento da sarna em coelhos

A forma de diagnosticar que tipo de sarna o seu coelho sofre é levando-o ao veterinário, que realizará uma raspagem da pele para poder determinar o tipo de ácaro com a observação através do microscópio. Se se detetar a infecção parasitária a tempo, o tratamento para a sarna em coelhos é rápido, de algumas semanas.

O tratamento costuma ter como medicamento principal a ivermectina, que é administrada em injeções subcutâneas de acordo com o peso do animal. A melhora começa a notar-se depois de uma semana de ter iniciado o tratamento da sarna. Também se utilizam o monossulfiram e o fipronil, o veterinário recomendará o mais ideal segundo o tipo de sarna e a extensão da doença.

Evite a todo o custo tratamentos "tradicionais" ou recomendados por pessoas inexperientes. Um exemplo pode ser pulverizar no coelho querosene para matar os ácaros, mas neste caso estará intoxicando o animal, colocando a sua vida em perigo. Quanto a possíveis remédios caseiros para sarna em coelhos, o melhor é confiar nas recomendações do especialista.

O tratamento farmacológico deve ser acompanhado de outros cuidados, para os quais é necessário manter como formas de higiene habitual para evitar a reinfecção e conservar a saúde do animal:

  • Proporcionar ao coelho uma boa alimentação que lhe permita estar forte, além de espaços ventilados e limpos.
  • Desinfetar tapetes, almofadas, móveis e outros sítios nos quais se possam alojar os ácaros.
  • Dar banho ao coelho com shampoo contra os ácaros para matar o parasita na pele.
  • Descartar de forma correta e de forma periódica as fezes das gaiolas e outros espaços onde o coelho esteja.
  • Desinfetar e limpar a fundo a gaiola e os diversos objetos do seu coelho.
  • Eliminar os restos de pelo, também da sua escova.
  • Manter os coelhos afetados longe dos saudáveis enquanto realiza o tratamento.

Com estes conselhos você poderá identificar e tratar a sarna do coelho, além de prevenir este problema.

Sarna em coelhos - Sintomas e tratamento - Diagnóstico e tratamento da sarna em coelhos

Agora que você sabe tudo sobre a sarna em coelhos, seus sintomas e tratamento, não perca o vídeo a seguir sobre como cuidar de um coelho para que ele tenha qualidade de vida!

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sarna em coelhos - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
A sua avaliação:
Patrícia
Como faço para curar a lepra no meu coelho
A sua avaliação:
Paula
minha coelha apareceu c um caroço na pata, criando uma parte extra, meio dura, sem pus, tipo um joanete, os pelos continuam e embaixo parece muito levemente descamado... o q pode ser?
A sua avaliação:
Gabriela
O meu coelhinho tá com a orelha que parece um cascão na sei o que é
A sua avaliação:
valdineia
oi boa noit eu tenho um coelho por dentro da orelha dele ta todo cheio de cascao preto parece sangue de muitos dia será q seria sarna oq eu faço
A sua avaliação:
Michel Franklin Ramos Farias
O branquinho estava com sarna sarcóptica, indicaram violeta, usei e as crostas caíram, ele era da minha sobrinha. Ela ganhou a dupla e o branco já veio infectado, começou na patinha chegou as orelhas e outras patas. Não usem violeta, após aplicar ele ficava inquieto e nao parava de correr e se limpar. Pena que foi tarde e nao pudemos levar ao veterinário. Estamos tristes pela perca, ele era dócil demais.
valdineia
oi michel Franklin Ramos Farias oq é isso q vc comprou violeta aonde eu compro por favor
A sua avaliação:
Aparecido Theodoro da fonseca
Gostaria de saber qual medicamento posso usar pra sarna nos meus coelho principalmente nas orelha
A sua avaliação:
Giovana
Minha coelha está sem pelo no pescoço ,com umas casquinhas no fucinho e dois coelhos estão sem pelo em volta da boca pesquisei na Internet como boqueira em coelho e apareceu sarna em coelho não sei muito bem o que é o que resouveria?

gatosmaximus
Ela está com sintomas de sarna, o tratamento mais indicado é a limpeza do local aonde ela passa mais tempo, e o uso de ivermectina, que graças ao Bozo agora não pode ser vendido pela internet como antes.
A sua avaliação:
Helena
Meus filhotes de coelhos estão com as orelhas caidas o que pode ser?
A sua avaliação:
Ingrid batista
Oi boa noite. Eu acho que minha coelha estar com sarna. Não sei muito bem. Mas acho que é sarna auricular. Fiz umas pesquisas na Net. E tudo indica que é. Sendo que alguns sintomas não conferem com oque minha coelha estar. Que é falta de apetite e inquietação. De resto tudo confere. Até às orelhas estão ficando muito quentes. Estar assim e com umas casquinhas amarelas dentro e umas manchas de sangue... Por favor me ajude a descobrir oque é...
Luísa Savala
Oi Ingrid! Sem ver a sua coelha não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes, para que ele faça um correto diagnóstico e passe o tratamento mais indicado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Ingrid batista
Muito obrigada. Vou ir hoje ao veterinário. Para descobrir
Gleica
O meu tbm é foi no fusinho das patas e na parte íntima é,,eu sempre lavava cm soro e passando uma pomada ,só que não estava resolvendo fui ao veterinário e lá me passaram uma ampola custou 80 reais e bem pequena essa ampola ,,e é aplicada com fome o pesso do Coelho comprei e apliquei ter 4 dias e eu estou vendo melhora falou que a ampola da dias dose ,ai contando vinte dias aplicar novamente ,mesmo que eu vê que não tem mais nada ,eu tô vendo um melhora mais estou sempre observando ele,,boa sorte
A sua avaliação:
Maria Lucia
O ser humano por estar em contato com animal, corre algum risco em relação a sarna?
Luísa Savala
Oi Maria Lucia! Tudo depende do tipo de ácaro que afetou o coelho. O mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa fazer um diagnóstico preciso.
A sua avaliação:
Andriele
essa postagem me ajudou muito , obrigada
A sua avaliação:
Gustavo Jacques
Já estou tratando a sarna de minha coelha com 0, 04ml de ivermectina subcutânea e ta de difícil melhora!!!! JÁ estou entrando na quarta semana e ainda não está curada!!!! Devo continuar por mais quanto tempo??? São minis coelhos e já fiz 0, 02ml nos outros dois por profilaxia devo fazer mais doses profiláticas e a doente sigo por quanto temp????
gatosmaximus
Eu uso comprimido de ivermectina, divido em 4 e dou uma parte, geralmente 1/4 é suficiente para eliminar a sarna na orelha, sem estresse.
Gleica Simone da Silva
E um tratamento ,pois isso tem que continuar ,,a ampola é bem cara e muito pequena ,,eu comecei agora no meu tbm só tem 4 dias tô vendo um pouco de melhora nos olhos majs o veterinário falou que é 20 pra vê algum resultado e depois aplica novamente,,pode tbm está lavando cm soro e algodão tipo molha o algodão é vai passando pra tira essa crosta branca
Camila
Oi meu coelhinho está com os dedos todos vermelho e com umas cascas branca , a orelha tbm tem umas cascas branca , na minha cidade não tem especialista nessa área , o que eu faço será que dá pra comprar algum remédio e passar me ajuda por favor
Luciana
Olá ? Meu coelho tem 7 anos , Moro em apto . ele fica na varanda .
Come couve fresca lavada , cenoura sem casca lavada , banana, maça mamão , só uns pedaçinhos , granola ele adora , ração para coelhos , feno , pera , repolho .
Ele está com queda de pêlos na parte central da coluna e cabeça.
Não mudou nenhum habito . está normal mas com a pele bem vermelha e com crosta branca , parecendo casca .
Ja levei-o em veterinários .
Eles receitaram remédio por boca , Custou caro e ele não aguentou tomar , vomitou . depois foram várias tomadas , expreys etc .
Melhora um pouco e depois volta . Alguém tem alguma opinião ? Bjs . Obrigada .
joci
o meu coelho ficava com queda de pelos ai troquei a água e passei a dar só água filtrada e parou o caimento.
Beatrice
Isso ajudou bastante com o meu coelho agora ele ta bem
Roberto
Pena que site não deixa as informações de remédios que as pessoas colocam aqui , né?
Adriana
O dedo da minha coelha está sem pelo .caiu todo o pelo dessa região do dedo.o que fazer ?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Adriana! Ela pode estar com alguma infeção por fungo, bactérias, ácaros ou mesmo outro motivo. Apenas o médico veterinário pode fazer as devidas provas para chegar ao diagnóstico e iniciarem um tratamento o quanto antes.
A sua avaliação:
alanna barbosa
Oi eu acho que meu coelho esta com sarna e onde eu moro não tem veterinário especializado. O que eu posso fazer ??? E isso pode pegar em humanos??
A sua avaliação:
Caio
Muito útil, obrigado, não sabia mais o que fazer com meu coelho para ele melhorar

Sarna em coelhos - Sintomas e tratamento
1 de 4
Sarna em coelhos - Sintomas e tratamento

Voltar ao topo da página ↑