Remédios caseiros

Cachorro pode tomar chá de camomila?

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 27 maio 2023
Cachorro pode tomar chá de camomila?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Pode dar cha de camomila para cachorro? Neste artigo do PeritoAnimal vamos esclarecer o uso da camomila para cães, já que se trata de uma planta de consumo muito comum entre os humanos. A seguir, destacaremos suas propriedades mais importantes, assim como sua forma de administração. Como sempre, lembramos da importância de consultar um veterinário antes de oferecer qualquer produto aocão, mesmo quando se trata de remédios naturais.

Já adiantamos que sim, cachorro pode tomar chá de camomila, então continue lendo para conhecer seus usos, benefícios, como dar e quantidades recomendadas. Boa leitura.

Índice

  1. Propriedades da camomila para cães
  2. Usos da camomila para cachorros
  3. Como dar chá de camomila para o cachorro?
  4. Como usar chá de camomila para desparisatar cachorros?
  5. É possível usar chá de camomila para sarna em cães?
  6. Outros chás recomendados para cães

Propriedades da camomila para cães

A camomila é uma erva conhecida por suas propriedades calmantes e antissépticas. No entanto, essas não são suas únicas propriedades, visto que também possui importantes características anti-inflamatórias, digestivas, analgésicas, carminativas e, até mesmo, cicatrizantes.

Todos esses benefícios são igualmente aplicáveis aos cães. Para aproveitá-los, a camomila pode ser consumida como chá ou aplicada de forma tópica sobre a pele. Em relação à dose e a concentração, é conveniente consultar nosso veterinário para que nos ajude a determinar a melhor forma de administrar a camomila ao nosso cão, levando em consideração o objetivo que temos. Além disso, a camomila pode ser oferecida aos filhotes de cachorro, sempre em quantidades reduzidas devido ao seu tamanho.

Levando em conta as considerações anteriores, podemos concluir que sim, cachorro pode tomar chá de camomila. A seguir, veremos os usos mais comuns e as formas de administração.

Usos da camomila para cachorros

Em virtude de suas propriedades, é possível dar camomila para cachorros nas seguintes situações:

  • Problemas gastrointestinais: podemos oferecer camomila para cães com diarreia leve, o que ajudará a mantê-los hidratados e regular seu sistema digestivo. Mas, se tratando de animais debilitados, muito jovens ou idosos, é mais recomendável procurar um veterinário. Da mesma forma, será necessário visitar o especialista se a diarreia não desaparecer. Esse mesmo princípio se aplica à administração de camomila para cães com vômito. Além disso, nesses casos, os cães devem ficar um tempo sem vomitar para garantir que eles não expulsem também a camomila.
  • Problemas oculares: se observamos que um ou os dois olhos de nosso cão estão avermelhados ou lacrimejantes, podemos utilizar a camomila para limpá-los. Contudo, se a secreção for purulenta, notarmos que o olho está menor, os incômodos não melhoram e nem pioram, devemos recorrer ao veterinário para iniciar um tratamento farmacológico.
  • Problemas parasitários: também podemos usar camomila para cachorros com carrapatos. Se encontrarmos alguns desses parasitas, temos a opção de de umedecer a área afetada com a infusão antes de realizar a remoção, sempre certificando-nos de remover o carrapato por completo, pois a cabeça dele estará inserida na pele e, se a deixarmos dentro, pode gerar uma inflamação. Continuaremos o tratamento utilizando o produto antiparasitário recomendado por nosso veterinário. Para mais detalhes, não perca esse outro artigo: "Remédios caseiros para remover carrapatos em cachorros".
  • Problemas dermatológicos: a camomila, como já vimos, também pode ser aplicada sobre a pele para produzir um efeito calmante. Nesses casos, é importante que nos consultemos antes nosso veterinário para ter um diagnóstico. Um exemplo desse tratamento é o uso de camomila para cães com pulgas, já que esses parasitas, ao picar para alimentarem-se, causam uma ação irritante sobre a pele.
Cachorro pode tomar chá de camomila? - Usos da camomila para cachorros

Como dar chá de camomila para o cachorro?

Vimos que podemos dar camomila para o cachorro, tanto para beber como para aplicá-la sobre a pele ou nos olhos. Caso queira utilizar camomila para cães com diarreia ou vômitos, devemos preparar o chá primeiro. Assim, para preparar o chá de camomila para cães, devemos fazer exatamente como fazemos para quando nós vamos beber:

  • Ferver água (uma quantidade correspondente a uma xícara, ou seja, cerca de 250 ml)
  • Colocaremos um saquinho de camomila nela, deixando que ocorra o processo de infusão durante alguns minutos.
  • Depois, coamos
  • Uma vez que esfrie ou fique morno, já podemos oferecer o chá de camomila para nosso cão.
  • Não se deve adicionar açúcar ou outros adoçantes.

Para dar o chá de camomila para o cachorro podemos, simplesmente, oferecê-lo em sua tigela de água. É possível que o cão rejeite. Nesse caso, utilizaremos uma seringa sem agulha com cerca de 5-10 ml de capacidade e, colocando-a sempre ao lado da boca, atrás dos dentes caninos, administraremos a infusão lentamente e com cuidado para não engasgá-lo. Se o cão, ainda assim, resistir, não devemos forçá-lo.

No caso do uso tópico, preparamos o chá de camomila para o cachorro conforme explicado e a aplicamos com uma gaze ou algodão, que umedeceremos com o líquido. Se limparmos os dois olhos, devemos usar uma gaze para cada olho e sempre passaremos de dentro para fora.

Quanto dar de chá de camomila para cachorro?

Como já comentamos, a dose de camomila para cães dependerá de cada caso particular e do que se pretende tratar. Por isso, consultar o veterinário é fundamental, já que oferecer ao animal algo inadequado pode ser contraproducente e piorar seu estado.

Como usar chá de camomila para desparisatar cachorros?

Já vimos que a camomila pode ajudar a retirar carrapatos com mais facilidade ou aliviar a irritação causada pela picada de pulgas. Para utilizá-la, devemos simplesmente preparar uma infusão com a mesma, bem como já explicamos no tópico anterior, umedecer uma gaze estéril ou algodão nela (quando estiver morna) e passar a gaze na área afetada, com suavidade e muito cuidado, especialmente se pretendemos retirar um carrapato.

Por outro lado, temos a opção de realizar um banho de camomila, massageando o corpo do animal e espalhando a solução por todo o corpo, evitando que a solução caia nos ouvidos ou nos olhos. Em seguida, enxague e seque bem. Este é um remédio adequado para filhotes.

A camomila atua como repelente e faz com que pulgas e carrapatos queiram fugir, no entanto, isso nem sempre funciona e, por isso, ressaltamos a importância de usar um produto antiparasitário prescrito pelo veterinário. Como complemento a esse produto, é possível usar a camomila a fim de acalmar a pele do cão, reduzir a inflamação e ajudar na cicatrização das feridas por picadas.

Cachorro pode tomar chá de camomila? - Como usar chá de camomila para desparisatar cachorros?

É possível usar chá de camomila para sarna em cães?

Devido as suas propriedades calmantes e antissépticas, a camomila pode ser utilizada em cães com sarna. Dessa forma, é preciso preparar a infusão e passar uma gaze umedecida pelas feridas para aliviar a coceira e acalmar a irritação. Esse remédio pode ser aplicado até três vezes por semana. Porém, a camomila não resolverá o problema, portanto não deve ser utilizada como tratamento para sarna em cães, ela é recomendada apenas para atuar como complemento para favorecer a recuperação e potencializar os efeitos do tratamento veterinário.

Como usar camomila para dermatite em cães?

Em casos de dermatite ocorre o mesmo que com a sarna, a camomila ajuda a reduzir a coceira e a melhorar o estado da pele. Então, a camomila pode ser usada para a dermatite em cães, no entanto não se aconselha utilizá-la como único tratamento. É importante seguir as indicações do veterinário e, como ajuda extra, fazer o uso de diferentes remédios caseiros para a dermatite canina.

Cachorro pode tomar chá de camomila? - É possível usar chá de camomila para sarna em cães?

Outros chás recomendados para cães

Agora que você sabe que pode dar chá de camomila para cachorros, você também pode se interessar em saber que existem outras infusões que são boas graças as suas propriedades e princípios ativos, como, por exemplo, as seguintes:

  • Chá de valeriana para cães, perfeita para acalmá-los e tranquilizá-los se estiverem nervosos por causa de barulhos altos, por uma viagem, etc. Além disso, é ideal para cães idosos.
  • Chá de flores de Bach, também para tranquilizar os cães nervosos ou ansiosos.

Conheça outros chás para cães em nosso artigo.

Novamente, cabe ressaltar a importância de um diagnóstico adequado, já que, sem saber exatamente o que se passa com o animal, é muito difícil trata-lo e ajuda-lo. Dessa forma, se observarmos que nosso cão está nervoso ou ansioso por algum motivo, podemos tentar acalmá-lo com uma infusão, mas devemos recorrer ao veterinário para que nos indique o que está causando esse estado.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode tomar chá de camomila?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Bibliografia
  • Cebrián, J. Diccionario de las plantas medicinales. (2017). Integral: Barcelona.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Cachorro pode tomar chá de camomila?