Sarna demodécica em cães: sintomas e tratamento

Sarna demodécica em cães: sintomas e tratamento

A sarna demodécica foi pela primeira vez descrita em 1842. Desde esse ano até hoje, já existiram muitos avanços na medicina veterinária, tanto no diagnóstico como no tratamento desta doença.

Apesar de ter sido descrita como uma das doenças dermatológicas mais difíceis de tratar e muito persistente, hoje em dia os especialistas em dermatologia veterinária indicam que cerca de 90% dos casos podem ser resolvidos com um tratamento agressivo, embora possa demorar até 1 ano para resolver totalmente o problema.

Se o seu cachorro foi diagnosticado com sarna demodécica recentemente, ou você simplesmente gostaria de saber mais sobre a sarna demodécica em cães, continue lendo!

O que é sarna negra

A sarna demodécica, também conhecida por demodicose ou sarna negra, é resultado da proliferação do ácaro Demodex canis (ácaro mais comum desta doença). Estes ácaros habitam normalmente e de forma controlada na pele do cachorro, mas quando este controle é perdido, os ácaros se reproduzem em excesso e isso leva a alterações na pele do cachorro.

Animais com menos de 18 meses de idade estão mais predispostos a desenvolver esta doença porque ainda não desenvolveram completamente o sistema imunológico. Algumas raças têm uma maior predisposição, como por exemplo Pastor Alemão, Doberman, Dálmata, Pug e o Boxer.

Sarna demodécica: sintomas

Existem dois tipos de demodicose, a generalizada e a localizada. Estes dois tipos de sarna devem ser considerados de forma distinta pois têm sintomas diferentes e consequentemente diferentes abordagens no tratamento.

Sarna em cães demodicose localizada

A forma localizada caracteriza-se por zonas de alopécia (áreas sem pelo), pequenas, delimitadas e avermelhadas. A pele fica mais espessa e escura e podem existir crostas. Geralmente, o animal não apresenta coceira. As zonas mais comumente afetadas são o pescoço, a cabeça e os membros anteriores.

É importante referir que estima-se que cerca de 10% dos casos podem evoluir para uma demodicose generalizada. Por essa razão, é extremamente importante que mesmo depois do diagnóstico e tratamentos definidos, o cachorro seja levado ao médico veterinário com regularidade, de forma a detectar sempre qualquer evolução negativa do quadro clínico.

Sarna em cães demodicose generalizada

As lesões são exatamente as mesmas do que as da demodicose localizada, mas espalhadas por todo o corpo do cachorro. O animal costuma ter muita coceira. Esta é a forma mais grave da doença. Aparece com mais frequência em animais de raça pura e com menos de 18 meses de idade. Por vezes, animais com esta doença apresentam também infeções de pele e otites. Outros sinais clínicos que também podem ocorrer são, gânglios aumentados, perda de peso e febre.

Tradicionalmente, a demodicose localizada se caracteriza pela presença de menos de 6 lesões com um diâmetro inferior a 2,5 cm. Quando estamos perante um cachorro com mais de 12 lesões espalhadas pelo corpo, consideramos que se trata de uma demodicose generalizada. Nas situações em que não é claro qual das duas se trata, o médico veterinário avalia as lesões e tenta chegar a um diagnóstico definitivo. É importante referir que nem sempre é fácil distinguir a forma localizada da forma generalizada. Infelizmente, não existem provas complementares para distinguir as duas formas de demodicose.

Sarna em cães demodex Injai

Apesar do ácaro demodex canis ser o mais comum, não é o único. Cachorros com demodicose por Demodex injai apresentam sintomas ligeiramente diferentes. Geralmente, os cachorros apresentam uma dermatite seborreica na região dorsolombar. Segundo os especialistas, os cachorros mais predispostos a desenvolver esta demodicose são os Teckel e o Lhasa Apso. Por vezes, esta demodicose surge como consequência do hipotiroidismo ou do uso excessivo de corticoides.

Sarna demodécica: causas

É o sistema imunológico do cachorro que controla o número de ácaros presentes na pele. O ácaro demodex está naturalmente na pele do cachorro sem lhe provocar nenhum dano. Estes parasitas passam diretamente da mãe para os filhotes, por contato físico direto, quando eles têm 2-3 dias de vida.

Alguns estudos demonstraram que cachorros com demodicose generalizada tinham uma alteração genética que afetava o sistema imunológico. Em casos como os descritos nesse estudo, em que se comprova existir uma anomalia genética, os cachorros não devem ser reproduzidos, para evitar transmitir o problema para a descendência.

Os fatores mais importantes que participam na patogenia da demodicose são:

  • Inflamações;
  • Infecções bacterianas secundárias;
  • Reações de hipersensibilidade de tipo IV.

Estes fatores explicam os sinais clínicos típicos de alopecia, prurido e eritema. Outros fatores que podem despoletar esta doença são:

  • Má nutrição;
  • Parto;
  • Cio;
  • Estresse;
  • Parasitismo interno.

Atualmente, sabe-se que esta doença tem uma forte componente hereditária. Este fato, associado ao que se sabe sobre o cio poder piorar o estado do animal, leva a que seja fortemente recomendada a castração.

Sarna demodécica é contagiosa para humanos?

Ao contrário da sarna sarcóptica, a sarna demodécica não é contagiosa para humanos. Você pode ficar tranquilo e continuar fazendo carinho no seu cachorro pois você não vai pegar a doença.

Diagnóstico da sarna demodécica

Geralmente, ao suspeitar de demodicose, o médico veterinário comprime fortemente a pele entre os dedos para facilitar a extrusão dos ácaros e faz um raspado profundo em cerca de 5 locais distintos.

A confirmação e diagnóstico definitivo acontece quando se observa ao microscópio um grande número de adultos vivos ou de outras formas do parasita (ovos, larvas e ninfas). Lembre-se que apenas um ou dois ácaros não implicam que o cachorro tenha sarna, já que estes ácaros fazem parte da flora normal da pele do animal, para além de também poderem ser vistos em outras doenças dermatológicas.

O médico veterinário identifica o ácaro pelo aspecto dele. O Demodex canis (ver imagem) tem uma forma alargada e tem quatro pares de patas. As ninfas são menores e têm o mesmo número de patas. Já as larvas têm apenas três pares de patas curtas e grossas. Este ácaro é encontrado habitualmente dentro do folículo piloso. O Demodex injai, por outro lado, vive geralmente nas glândulas sebáceas e é maior do que os Demodex canis.

Prognóstico da sarna demodécica

O prognóstico desta doença depende da idade do paciente, da apresentação clínica do caso e da espécie de Demodex presente. Tal como referimos, cerca de 90% dos casos têm recuperação com um tratamento agressivo e adequado. De qualquer forma, só o médico veterinário que estiver acompanhando o caso pode dar um prognóstico para o caso do seu cachorro. Cada cachorro é um mundo diferente e cada caso é um caso.

Sarna demodécica: tratamento

Cerca de 80% dos cachorros com sarna demodécica localizada ficam curados sem qualquer tipo de tratamento. O tratamento sistêmico não está indicado para este tipo de sarna. Por essa razão, é muito importante que esta doença seja devidamente diagnosticada pelo médico veterinário. A alimentação afeta diretamente o sistema imunológico do animal, por essa razão, uma avaliação nutricional fará parte do tratamento de um animal com este problema.

Sarna demodécica: tratamento com mergulho de amitraz

Uma das escolhas mais populares para o tratamento da demodicose generalizada é o mergulho de amitraz. O amitraz é utilizado em muitos países para o tratamento desta doença. É aconselhado que o cachorro faça banhos com este produto a cada 7-14 dias. Se o seu cachorro tem o pelo comprido, poderá ser necessário tosar antes de iniciar o tratamento. Durante as 24 horas seguintes ao tratamento, o cachorro não pode estar submetido a nada que o estresse (lembre que o que causa este problema é uma alteração no sistema imunológico e o estresse é uma das principais causas de alterações neste sistema). Para além disso, é importante relembrar que o amitraz é um fármaco passível de interações com outros fármacos. Caso o seu cachorro esteja fazendo algum tratamento, avise ao médico veterinário.

Sarna demodécica: tratamento com ivermectina

A ivermectina é fármaco mais utilizado para o tratamento da demodicose generalizada. Geralmente o veterinário opta por receitar a administração por via oral, junto da comida do cachorro, aumentando progressivamente a dose. O tratamento deve ser continuado até dois meses depois de se obterem dois raspados negativos.

Alguns sinais clínicos adversos a este fármaco são:

  • Letargia (perda temporária ou completa do movimento);
  • Ataxia (falta de coordenação nos movimentos musculares);
  • Midríase (dilatação das pupilas);
  • Sinais gastrointestinais.

Se o seu cachorro apresentar qualquer um dos sintomas referidos ou quaisquer outras alterações no comportamento e estado normal dele, você deve buscar ajuda imediata de um médico veterinário.

Outros fármacos que também são usualmente utilizados no tratamento desta doença dermatológica são a doramectina e a moxidectina (combinada com imidacloprid), por exemplo.

Resumindo, se o seu cachorro sofre de sarna por demodex canis, a probabilidade de ele ficar bem é muito elevada. O mais importante é que, como qualquer outra doença, você visite o médico veterinário ao primeiro sinal de que algo está errado, para que mediante um correto diagnóstico, se inicie um tratamento adequado.

Quanto mais tarde se iniciar o tratamento, mais difícil é a resolução do problema!. Faça visitas periódicas ao médico veterinário de confiança. Por vezes, pequenos sinais passam despercebidos aos olhos do tutor e o médico veterinário com apenas um exame físico pode detectar uma alteração.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sarna demodécica em cães: sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.