Doenças infecciosas

Anemia hemolítica em cães - Sintomas e tratamento

 
Anemia hemolítica em cães - Sintomas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A anemia é uma doença comum em indivíduos com doenças hepáticas que afeta tanto os seres humanos quanto os cães. Existem vários tipos de anemia, cada uma com suas características particulares e seus tratamentos correspondentes. Um deles é a anemia hemolítica, que afeta os cães e está relacionada ao sistema imunológico.

Se o seu amigo peludo sofre desta doença ou apresenta algum dos sintomas aqui descritos, então você não pode perder este artigo sobre anemia hemolítica em cães, sintomas e tratamento. Continue lendo!

Índice

  1. O que é a anemia hemolítica em cães?
  2. Causas da anemia hemolítica em cães
  3. Sintomas da anemia hemolítica em cães
  4. Diagnóstico da anemia hemolítica em cães
  5. Tratamento da anemia hemolítica em cães
  6. A anemia hemolítica em cães tem cura?

O que é a anemia hemolítica em cães?

É um tipo de anemia caracterizada pela destruição precoce dos glóbulos vermelhos presentes na corrente sanguínea. Isso ocorre devido a vários fatores que explicaremos a seguir e impede que essas células funcionem adequadamente.

Trata-se de uma doença rara, mas que requer muitos cuidados, uma vez que, se não for tratada adequadamente, pode levar o indivíduo à morte, inclusive os cachorros.

Causas da anemia hemolítica em cães

Existem diversas causas que provocam a anemia hemolítica em cães, sendo as mais comuns as seguintes:

  • Genética: assim como muitas outras doenças, a anemia hemolítica em cães pode ser simplesmente uma questão genética hereditária, manifestando-se desde o momento do nascimento ou aparecendo em uma idade mais avançada.
  • Infecções: causadas por bactérias e microrganismos que atacam os glóbulos vermelhos. As infecções também podem ocorrer devido a ferimentos ou hemorragias internas.
  • Lesões causadas por medicamentos: a anemia ocorre quando há uma reação desfavorável após a ingestão de medicamentos ou outros agentes químicos.
  • Consumo excessivo de vitamina C: a ingestão descontrolada de ácido ascórbico pode causar essa doença.

Sintomas da anemia hemolítica em cães

Alguns dos sinais que um cão pode apresentar quando sofre desta doença são:

  • Fadiga: é uma das características mais significativas desta doença. Isso ocorre porque a quantidade de células que transportam oxigênio para o cérebro diminui.
  • Taquicardia: ocorre porque o coração tenta aumentar o número de batimentos cardíacos para que o sangue possa chegar aos tecidos e ao cérebro. Como as células que transportam oxigênio estão em menor quantidade, o organismo do cão acelera o ritmo cardíaco para garantir um suprimento adequado.
  • Icterícia: é um sintoma muito comum neste tipo de anemia, pois os níveis de bilirrubina aumentam significativamente. A bilirrubina é um pigmento amarelo presente na bile e é formada pela destruição dos glóbulos vermelhos.
  • Urina escura: a urina escura ocorre quando há um excesso de bilirrubina.
  • Hiperesplenismo: refere-se ao aumento da atividade no baço. Quando o baço está mais ativo do que o normal, ele destrói os glóbulos vermelhos em seu interior, impedindo a entrega de oxigênio ao corpo do cão.

Também se apresentam outros sintomas característicos em cães com anemia, como:

  • Cansaço
  • Dores de cabeça
  • Fraqueza
  • Desânimo
  • Vômito
  • Diarreia
  • Respiração acelerada
  • Perda de apetite
  • Palidez nas gengivas

Se você observar alguns destes sintomas no seu cão, consulte imediatamente o seu médico veterinário.

Anemia hemolítica em cães - Sintomas e tratamento - Sintomas da anemia hemolítica em cães
Imagem: veterinarysci.blogspot.com

Diagnóstico da anemia hemolítica em cães

Se o seu cão apresentar os sintomas descritos anteriormente, você deve levá-lo ao veterinário o mais rápido possível. Na consulta, o especialista analisará o caso com base no que você disser e realizará um exame completo do estado físico do cão. Parte do exame físico inclui pressionar cuidadosamente várias áreas do corpo com a intenção de detectar sensibilidade ou um baço inflamado.

Em seguida, será feita uma análise de sangue para medir os níveis de hemoglobina e reticulócitos. Se o veterinário julgar necessário, podem ser necessários outros testes para descartar outras doenças ou infecções causadas por bactérias e microrganismos.

Em pouco tempo, os resultados estarão prontos, e o tratamento adequado será iniciado. A anemia hemolítica em cães pode ser mortal, portanto, um diagnóstico precoce é crucial para garantir a sobrevivência do cão.

Tratamento da anemia hemolítica em cães

Existem diversos tratamentos para a anemia hemolítica em cães. Alguns deles são:

  • Transfusão de sangue: tem como objetivo aumentar rapidamente a quantidade de glóbulos vermelhos, substituindo as células destruídas pela doença.
  • Corticosteroides: são um tipo de hormônio usado para impedir que o sistema imunológico do cão forme novos anticorpos que possam eliminar os glóbulos vermelhos do sangue.
  • Antiparasitários: quando a anemia hemolítica é causada por infecções ou agentes parasitários, é comum que o veterinário recomende algum tipo de medicamento antiparasitário para eliminar possíveis bactérias e microrganismos que possam estar afetando a saúde do cão.
  • Cirurgia: é uma medida normalmente usada como último recurso, quando os outros tratamentos não produziram os resultados esperados. Isso ocorre, principalmente, quando o baço está inflamado com frequência, tornando a remoção necessária.
Anemia hemolítica em cães - Sintomas e tratamento - Tratamento da anemia hemolítica em cães

A anemia hemolítica em cães tem cura?

A cura da anemia hemolítica em cães dependerá, em grande medida, da causa que a provocou. Como vimos na seção anterior, dependendo do grau de anemia apresentado pelo animal, as medidas de urgência para restaurar o número de glóbulos vermelhos serão diferentes, mas, uma vez feito isso, o especialista determinará o tratamento a seguir para combater a causa subjacente. Assim, nunca devemos automedicar nosso cão, pois inconscientemente poderíamos piorar o quadro clínico.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Anemia hemolítica em cães - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: veterinarysci.blogspot.com
1 de 3
Anemia hemolítica em cães - Sintomas e tratamento