Partilhar

Remédios caseiros para os carrapatos em cavalos

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 20 fevereiro 2017
Remédios caseiros para os carrapatos em cavalos

Ver fichas de  Cavalos

Independentemente se infecta um cachorro, um gato ou um cavalo, o carrapato é um dos parasitas externos mais desconfortáveis e perigosos, tanto por serem difíceis de eliminar como pelo perigo que representam para a saúde do animal. Os cavalos são mamíferos fortes e saudáveis, mas não é por isso que se salvam de serem atacados por estes parasitas. No PeritoAnimal sabemos que existem muitos fármacos e diferentes tratamentos disponíveis no mercado para combater o problema desde a sua raiz.

Quer seja porque nenhuma das opções comerciais lhe tenha funcionado ou porque prefere uma alternativa natural, neste artigo apresentamos-lhe vários remédios caseiros para os carrapatos em cavalos.

Combata os carrapatos com óleos

Existe diferentes tipos de óleos e azeites, tanto comestíveis como aromatizantes. São só são bons para a saúde, como muitos dos seus aromas são um repelente natural para os carrapatos, que se afastarão do seu cavalo. Aqui tem duas receitas:

Azeite de oliva e óleos essenciais

Precisa de:

  • 50 mililitros de azeite de oliva
  • Óleo de alecrim
  • Óleo de tomilho
  • Óleo de lavanda
  • Óleo de eucalipto
  • Pulverizador

Preparar o seu remédio caseiro é muito fácil: coloque os 50 mililitros de azeite de oliva no pulverizador e junte entre 10 a 15 gotas dos óleos essenciais. Espalhe e esfregue as zonas onde aprecem os carrapatos, evitando os olhos e o focinho do cavalo. Esfregue também nos espaços do estábulo.

Azeite de oliva e álcool

Precisa de:

  • 20 mililitros de azeite de oliva
  • 1 litro de álcool
  • Pulverizador

Misture o álcool e o azeite e oliva dentro do pulverizador e esfregue nas regiões afetadas.

Remédios caseiros para os carrapatos em cavalos - Combata os carrapatos com óleos

Eliminar os carrapatos com limão

As propriedades do limão são muitas. Entre os seus diferentes usos e aplicações, está a de ser o ingrediente principal em preparados contra os carrapatos em cavalos:

Suco de limão e babosa

Precisa de:

  • 1 quilo e meio de limões
  • 4 folhas de babosa (aloe vera)
  • Bicarbonato de sódio
  • Sal
  • Pulverizador

A primeira coisa a fazer é espremer ao máximo os limões para extrair a maior quantidade de suco possível. Em seguida, tire a casca das folhas de babosa. O ideal é que as corte pela lateral, onde verá uma divisão, e que retire o gel (substância babosa que contém). Lave o gel da babosa com um pouco de água e coloque no pulverizador, junto com o suco de limão.

A este preparado junte 6 colheres de sal e 2 de bicarbonato de sódio. Agite bem e esfregue sobre os carrapatos do seu cavalo, deixando secar.

Limão, óleos essenciais e vinagre de maçã

Precisa de:

  • Um limão
  • Vinagre de maçã
  • Álcool
  • Óleos aromáticos (lavanda, alecrim, cedro, etc)
  • Água
  • Pulverizador

Em uma panela, ponha a ferver 4 xícaras de água com uma colher e meia de vinagre de maça e uma colher e meia de álcool. Esprema o limão e depois junte 10 gotas dos óleos essenciais. Mexa a reparação até ferver e deixe esfriar. Verta para o pulverizador e espalhe o preparado no seu cavalo.

Remédios caseiros para os carrapatos em cavalos - Eliminar os carrapatos com limão

O que deve saber sobre os carrapatos e os cavalos

Além dos remédios caseiros, queremos dar-lhe algumas recomendações e conselhos na hora de afastar os desconfortáveis carrapatos do seu cavalo:

  • Os carrapatos alimentam-se do sangue do seu cavalo e outros mamíferos e podem transmitir doenças graves através da sua saliva, dependendo do tipo a que pertençam. É por isso que se trata de um problema que deve tratar imediatamente.
  • Durante a época de calor, é possível que o seu cavalo pegue algum carrapato em um dos seus passeios, se costuma afastar-se do estábulo ou do sitio onde vive. Quanto isto acontece, leva o parasita para o estábulo, onde se reproduzem rapidamente.
  • Os carrapatos que atacam os cavalos são os mesmos que afetam os cachorros, gatos e gado em geral.
  • Inspecione regularmente o pelo do seu cavalo, visto que apenas uns quantos carrapatos não lhe irão produzir muita coceira. Por isso deve ser você a detectá-los a tempo, antes que se multipliquem.
  • Quando revisar o pelo do seu cavalo, preste especial atenção à região das orelhas, dos olhos, das patas e rabo, áreas onde o carrapatos mais atacam.
  • Verifique o pelo na direção contrária ao seu crescimento, procurando altos fora do comum.
  • Não se recomenda retirá-los com a mão, visto que os esmaga ou se tirar com muita força podem acontecer duas coisas: que o parasita deposite mais saliva no sangue do seu cavalo, ou que as suas pinças bucais fiquem presar a pelo do cavalo e provoquem uma infecção.
  • Se conseguir descobrir algum, nunca o coloque no lixo, visto que expulsará os seus ovos e só terá mais carrapatos no seu estábulo em apenas uns dias. Introduza o animal em um frasco com álcool e consulte o seu veterinário sobre a espécie, para prevenir futuras doenças.
  • O ideal para os retirar diretamente é utilizar um gancho de plástico removedor de carrapatos, como o que lhe mostramos na imagem.
Remédios caseiros para os carrapatos em cavalos - O que deve saber sobre os carrapatos e os cavalos

Quando devemos ir ao veterinário?

É importante consultar com o nosso veterinário sempre que o cavalo tenha um número muito elevado de carrapatos, assim como para verificar feridas, mal-estar ou apatia do cavalo. Em qualquer caso, é sempre conveniente consultar o profissional sobre qualquer dúvida que possa ter em relação ao seu companheiro equino.

Remédios caseiros para os carrapatos em cavalos - Quando devemos ir ao veterinário?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para os carrapatos em cavalos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado da pele.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para os carrapatos em cavalos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Magdiel
Boa noite posso passe em èqua Prem o. Redio com babosa(aloer Vera)
A sua avaliação:
ventura
gostei da dica...
vandira nunes marques
Olá temho (04) cachorros, vacinados, só come ração, a raça é vila com dalmata, e estou com um grande problema, tem dois deles, que esta com carrapatos, não sei mais o que fazer, comprei remedio, mas mata e volta, esta pestiados, o que faço e que remedio indica para comprar, remedios caseiros...etc.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Vandira! Se nada está resultando, o mais indicado é consultar diretamente um médico veterinário que examine os cachorros e ajude a terminar com a situação de vez.
carlos alberto urbas
3 dicas caseiras para combater carrapatos:
1.- para combater os carrapatos em formas larvais "micuins",eu tinha um tio que era cavalariço em haras , e uma vez quando fui visitá-lo ele estava repassando os cavalos com agua de anil bem forte.Ao perguntá-lo o porque do anil , este me falou de uma forma bem simples e sem conhecimento técnico de que aquilo derrubava os micuins.
Hoje sendo Médico Veterinário, indico ao meus clientes para fazer uso em cães, enxaguando os mesmos e deixando no corpo.
Aproveitando ainda , um cão suo do animal para desestimular a monta de uma no cio .
Como fazê-lo? simples . de 2 formas.A primeira molhando a região peri-vulvar com o animal bem concentrado e deixando a água de bebida dos animais de coloração azulada.
O anil (índigo) age como antisséptico de vias urinárias além de diminuir e aplacar as glândulas odoríferas..
Para carrapato em cães, ainda dou a dica de usar chá de capim cidrão bem forte de forma externa (pulverização) em locais com muitas infestações.Por ultimo usar uma coleira de cobre, isto é,com um pedaço de serpentina de geladeira(aquela que circula o gás refrigerante) moldar uma coleira de forma em que a mesma s,e movimente no pescoço, não dando para o cão colocar a pata e nem causar-lhe mau estar, este atrito do cobre com o pelo cria uma condição elétrica em que o carrapato e pulgas não se deem bem,deixando o corpo do animal.A porcentagem de sucesso é entre 60/70% dos casos.Porque a serpentina de geladeira?porque ela tem maior quantidade de cobre em relação a qualquer bitola de fio elétrico.Não esquecer de lixá-la para retirar o verniz. ok!
jose Evangelista
eu tenho dez cachorro, gasto muito com remédio de carrapaticida, e ainda é muito prejudicial ao animal queria que mim mandasse uma receita caseira que seja mais bem a saúde animal.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
oi José! Os desparasitantes disponíveis no mercado são a solução mais eficaz e são constantemente estudados cientificamente e melhorados. De qualquer forma existem algumas alternativas naturais, mas a garantia de eficácia não é a mesma e antes de mudar de método é sempre importante de consultar um médico veterinário de sua confiança e que acompanha os seus cachorros. Veja o nosso artigo sobre essa matéria: https://www.peritoanimal.com.br/remedios-caseiros-para-carrapatos-em-cachorros-20554.html
carlos alberto urbas
Caro José.
Em minha cidade apesar de ser litoranea -Santos _ encontramos este problema até com uma frequencia muito alta devido ao compartilhamento do mesmo espaço por muitos animais na hora do passeio.
Primeiramente pra você combater o carrapato que te preocupa, indico conhecer o ciclo do carrapato no meio ambiente,pois ,combater somente no animal certamente você será um perdedor de saúde dos seus cães.
No dr google coloque ciclo carrapato cães e vc terá uma enormidade de escritas sobre isto, recomendo que leia uns 4 ou 5 e dai poderá partir para um combate mais efetivo.
use anil externamente após banho e como a incidencia é muito alta , pulverize um chá de capim cidrão bem forte 1 x semana nos mesmos(usar principalmente entre os dedos e brinco das orelhas.CarlosA.Urbas

Remédios caseiros para os carrapatos em cavalos
1 de 5
Remédios caseiros para os carrapatos em cavalos

Voltar ao topo da página