Remédios caseiros para as pulgas em gatos filhotes

Remédios caseiros para as pulgas em gatos filhotes

As pulgas são esse pequenos, mas insuportáveis, insetos que atacam a pele de muitos animais como os cachorros e os gatos. Isso acontece porque os pets têm corpos com temperaturas altas, algo que as pulgas adoram. Esta praga cresce em ambientes úmidos e quentes e possui um ciclo reprodutório muito rápido.

Apesar de ser comum que os gatos que passeiam pelo exterior sejam infestados por pulgas, o caso dos gatos filhotes é mais preocupante, uma vez que os filhotes são muito mais sensíveis às reações que os adultos, podendo provocar anemia e consequentemente, a morte, caso não recebam o tratamento adequado.

Como não podemos utilizar os mesmos produtos desparasitantes que aplicamos em um gato adulto (em especial, os que têm uma forte carga química como os pós, sprays ou colares anti-pulgas), o Perito Animal te convida para ler este artigo onde sugerimos os melhores remédios caseiros para as pulgas em gatos filhotes.

Banhos com água morna e sabão

Dar banho no filhote pode ser delicado mas é também um excelente remédio caseiro para as pulgas em gatos filhotes. Em princípio, só deveríamos dar banho a um gato filhote depois de ele receber as primeiras vacinas, no entanto, neste caso é importante lavar o pet para eliminar estes incômodos parasitas. Não esqueça que é essencial consultar o veterinário e que você nunca deve mergulhar completamente o seu gato na água. Dito isto, você deve fazer o seguinte:

Encha um recipiente com água morna e submerja o gato com a maior delicadeza possível. Evite molhar a cabeça dele, mas se também têm parasita aí molhe o focinho e a cabeça com um lenço úmido para bebês. Não deixe o pet na água por muito tempo, a única coisa que queremos fazer é molhar um pouco a pele dele. Em seguida coloque o felino sobre uma toalha e faça uma pequena massagem com um xampu específico para filhotes. Tenha cuidado com os olhos e as mucosas.

Continue a limpeza com um pente especial para as pulgas e piolhos e elimine todas as que você conseguir ver. O sabão tornará o trabalho mais fácil e, além disso, é muito eficaz para apanhar e matar as pulgas. Cada vez que você apanhar uma pulga, coloque-a em algum recipiente com água quente e o mesmo sabão para matar o inseto. Faça isto em um ambiente quente onde não existam correntes de ar frias. Quando terminar, enxague rapidamente, envolva o gatinho em uma toalha, seque-o e mantenha-o quente.

Vaselina

A vaselina é um produto que tem muitos benefícios. Este produto é muito eficaz para eliminar pulgas em gatos filhotes. Você pode pegar o seu gato e, à medida que faz a escovagem com o pente especial para pulgas, pegue um pouco de vaselina. Sempre que você vir uma pulga, coloque uma gota espessa desse produto. Isto imobiliza a pulga e faz com que seja mais simples eliminá-la.

Álcool

O mesmo acontece com o álcool, que além disso, é um produto poderoso que não danificará a pele do seu pet. Encha um copo com álcool e molhe um cotonete no líquido. Em seguida, quando você vir uma pulga, apoie o cotonete molhado e esfregue ligeiramente. Isto não matará a pulga, mas ela ficará meio adormecida e pode ser eliminada de forma eficaz. Tenha outro copo com álcool por perto para depositar as pulgas que você conseguir apanhar.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um dos típicos remédios caseiros da vovô, já que é natural e pode ser usado no tratamento de muitas doenças. Esta solução é temporária e não serve para matar as pulgas, mas fará com que elas saltem rapidamente do corpo do seu gatinho.

Pegue uma garrafa com pulverizador e misture vinagre de maçã e água na proporção de 2 para 1. Molhe a pele do seu gato com este líquido e penteie suavemente. Volte a aplicar passados três dias. Além desta, existe uma infinidade de benefícios do vinagre de maçã que o seu gato pode aproveitar.

Armadilha para pulgas

As pulgas, como muitos outros insetos, são atraídas pela luz. a solução que apresentamos em seguida é, mais do que um remédio, um recurso caseiro. Pegue um prato para a sopa de pouca profundidade, encha com água quente e um pouco de sabão e coloque-o sob uma luz durante a noite. As pulgas irão saltar para a luz que se reflete na água e acabam por se afogar no prato. No dia seguinte, você verá como o prato se transformou em um cemitério de pulgas. Esvazie o prato todos os dias, limpe-o e repita o procedimento.

Água salgada

Ninguém gosta de água salgada, inclusivamente as pulgas, por isso esta atua como um repelente. Esta solução não deve ser aplicada na pele do seu gato, mas sim para usada como o seu novo produto de limpeza. Limpe o chão, superfícies e outros espaços com água salgada, as pulgas saltarão por todos os lados procurando um novo anfitrião. Você também pode usar apenas o sal e espalhar um pouco sobre os móveis de tecido e tapetes. Isto ajuda a matar as larvas e os parasitas que a pulgas deixam na sua passagem.

Outra opção é fazer uma pipeta caseira para desparasitar o seu gato.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para as pulgas em gatos filhotes, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado da pele.