Partilhar

Seborreia em cães - Causas e tratamento

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 24 outubro 2016
Seborreia em cães - Causas e tratamento

Ver fichas de  Cachorros

A seborreia é uma doença muito comum que afeta o couro cabeludo dos cães, em especial as zonas do torso, as patas e a cara. Com a seborreia as glândulas sebáceas da pele produzem uma grande quantidade de sebo, causando ao mesmo tempo, escamas, costras e excesso de gordura.

Apesar de ser muito comum, se a seborreia não for tratada a tempo, pode levar a infecções secundárias da pele. Muitas vezes os cachorros cheiram mal devido à acumulação de gordura e óleo no seu pelo. Adicionalmente, esta condição pode fazer com que o animal se coce demasiado nas zonas afetadas causando hemorragias e outros danos na pele.

Vamos ver de seguida neste artigo do PeritoAnimal os sintomas e tratamento para a seborreia em cães.

O que é a seborreia? Por que ocorre?

A seborreia é uma doenças que se pode considerar com frequência secundária. Ou seja, que é provocada por outra doença e é uma das manifestações que indica que o animal pode estar apresentando um problema mais grave. Estas doenças primárias poderiam ser:

  • Alergias
  • Fungos
  • Transtornos endócrinos
  • Câncer de pele
  • Dietas pobres em nutrientes
  • Transtornos metabólicos
  • Doenças pancreáticas
  • Parasitas
  • Doenças autoimunes

Outras causas e predisposições

Por outro lado, a seborreia do tipo primária considera-se como uma doença hereditária, na qual existem certas raças predispostas à sua presença como: Labrador Retriever, Golden Retriever, Cocker Spaniel, Basset Hound, Pastor Alemão, West Highland White Terrier, Shar Pei, entre outros. No geral, este tipo de seborreia é uma condição que afeta os cachorros antes de chegarem aos 2 anos de idade.

Seborreia em cães - Causas e tratamento - O que é a seborreia? Por que ocorre?

Tipos de seborreia

Existem dois tipos de seborreia que estão relacionados com a evolução da condição de pele do cachorro:

  • A seborreia canina seca é a forma escamosa, que ocorre durante as etapas iniciais, quando o excesso de queratina se acumula sobre a pele. Este tipo de seborreia pode ser visto, mas não causa sintomas clínicos importantes.
  • A seborreia canina oleosa é o tipo de doença oleosa, que se carateriza pelo excesso de gordura e falta de brilho no pelo. Nesta etapa, os sintomas que se apresentam são mais óbvios e incômodos: pelos oleosos unido a pele seca e escamosa, irritação e necessidade de se coçar. Quando a doença está muito avançada podem ocorrer infecções da pele e nos ouvidos internos, alopecia, febre, perda de condição física e do apetite e a depressão devido ao ataque ao sistema imunológico. É importante ter em conta que a maioria dos casos registados de seborreia em cães, apresentam uma forma combinada dos dois tipos da doença.
Seborreia em cães - Causas e tratamento - Tipos de seborreia

Diagnóstico da seborreia

O diagnóstico da seborreia hereditária ou primária realiza-se apenas quando as outras causas tiverem sido descartadas. Se se tratar de uma seborreia secundária é fundamental diagnosticar a causa base do problema, de maneira a que o nosso pet se recupere o mais rápido possível.

Agora, para que a seborreia se possa diagnosticar de forma precisa e correta, sabendo quais são as causas reais da doença, é necessário consultar o veterinário para que este realize estudos específicos da pele, um exame físico, raspagens da pele para identificar parasitar, cultivos de fungos, análise de sangue e exame de fezes. É possível que o especialista peça uma biópsia da pele, caso considere necessário.

Seborreia em cães - Causas e tratamento - Diagnóstico da seborreia

Tratamento da seborreia canina

Antes de iniciar qualquer tratamento é importante saber que tipo de seborreia queremos traar. Quando a doença se encontra ainda na sua etapa inicial e a pele do animal não apresenta feridas causadas pela coceira, o tratamento costuma ser indolor e simples. A duração aproximada é de um mês e baseia-se na sua maioria em lavar o cachorro, uma vez por semana, com água fria e sabão anti-seborreico, dando ênfase nas zonas mais problemáticas. Os banhos poderão ser complementados com suplementos vitamínicos. Se a seborreia for oleosa, poderá ser aplicado peróxido de benzoíla ou sulfeto de selênio.

Se a seborreia for do tipo hereditária, é incurável mas totalmente tratável. Com um bom tratamento e uma constante supervisão veterinária, a seborreia pode-se manter sob controle e conseguir que o animal continue tendo uma vida normal. Para a forma hereditária é bom dar-lhe banhos semanais com ácido salicílico e enxofre e administrar-lhe medicamentos por via oral, como por exemplo retinoides. Quando um cachorro sofre de seborreia (de qualquer tipo) é muito positivo adicionar à sua dieta alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3, como por exemplo o óleo de salmão. Além disso, é importante afastá-lo o mais possível das zonas complicadas onde tiver feridas causadas pela coceira.

Seborreia em cães - Causas e tratamento - Tratamento da seborreia canina

Se deseja ler mais artigos parecidos a Seborreia em cães - Causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado da pele.

Escrever comentário sobre Seborreia em cães - Causas e tratamento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Magnaldago
Parabéns gostei assim já gente fica sabendo O que se passa no animal.
Sidnei
Meu cachorro ta com umas escamas no cotovelos e o rabo além do rosto tipo geladeira mais não coça oque pode ser
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sidnei! Sem ver o seu cachorro não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Natasha Cardoso
Gostaria de saber se estes anti-seborreicos fazem mal para os filhotes de uma cadela em tratamento.
Dalva
Tenho uma cockier de 13 anos e meio. Desde os 4 anos, ela tem dermatite seborreica atopica. Fazemos tratamento desde q foiu diagnosticada, sempre trocando de veterinario, por nao apresentar resultados favoráveis. Além da dermatite, ela tem tireoide, e esta cega. Hj, ela está tomando Apoquel, Puran, Omega, Geripet, além de outros medicamentos para o ouvido. Enfim, estou cansada de medicar essa cockier e, gostaria de saber se existe algum novo tratamento novo para esse problema. Agradeço e espero um retorno.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Dalva! Sem conhecer o seu cachorro não podemos passar nenhum tratamento. No entanto, se você não esta satisfeita, porque não buscar uma segunda opinião de um médico veterinário?
A equipe do PeritoAnimal deseja muita sorte e força!
Dalva
Ela está em tratamento desde os 4 anos. Já foi atendida na USP, Faculdade veterinaria de Guarulhos, uns 15 veterinarios na área de dermatologia, inclusive dr Ronaldo Lucas. Fico chateada, pq fazemos tudo certinho, remédios , inclusive carissimos, até foi aplicada Convenia, nesse anos todos, tres vezes. Qdo se dá uma melhora, pode-se contar 1 mes, sem cheiro, depois volta tudo cheiro e aquelas gordurinhas infernais. Sei, que dermatite seborreica atopica, infelizmente, nao tem cura, mas pelo menos deveria ter uma medicação para amenizar e, demorar para parecer. Mas, vamos fazendo os tratamentos, e trocando de veterinarios, ate que Deus quiser. Obrigada pelo retorno.
edvaldo
Dalva boa tarde,vc pode comprar um medicamento homeopático, seria petroleum retificatum 6 ch
Rosania
O meu estava com um gordura muito fedida principalmente na área da barriga e virilha comprei vários shampoo caros veterinário
edjane soares
meu cao doberman foi diagnosticado por babesia mas,seu corpo estar tomado por uma escamacao que irrita a pele vira ulceras e seca virando caspas mais,tem febre,perda de apetite,pelo olhos chorosos,tristesa,ja nao sei o que fazer.pode me
Valdeci lopes cerqueira
oi bom dia quero saber o que é bom Remédio cacazeiro para o meu carro porte médio ele esta com seborreia parecendo caspa grosso cascão branco no rabo esta vermelho o cascão vermelhão que é bom não tenho dinheiro pra leva pra verterinario não se pode passa o remedio cazeiro esta bom obrigado val
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Valdeci! É muito importante que você visite um médico veterinário. Hoje em dia muitos veterinários já têm planos de pagamento para pessoas com mais dificuldades. Você também pode pedir ajuda a alguma associação para conseguir fundos ou até mesmo usar as redes sociais para pedir ajuda monetária. Um tratamento veterinário é essencial para curar esse problema e os remédios caseiros são apenas um complemento. De qualquer forma, compartilho com você o artigo com remédios caseiros: https://www.peritoanimal.com.br/remedios-caseiros-para-a-seborreia-em-cachorros-22162.html
MARIA HELENA HERCULANO
Minha Pet tem seborreia oleosa qual melhor schampoo
ela tem muita coceira!!
A sua avaliação:
Germana
Qual o melhor xampu para tratar a seborreia com a caspa que gruda na pele do animal: Sebotrat ou VetriDerm?

Seborreia em cães - Causas e tratamento
1 de 5
Seborreia em cães - Causas e tratamento

Voltar ao topo da página