menu
Partilhar

Picada de marimbondo em cachorro - Sintomas e remédios caseiros

 
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. Atualizado: 22 abril 2022
Picada de marimbondo em cachorro - Sintomas e remédios caseiros

Ver fichas de  Cachorros

O que acontece se um marimbondo picar um cachorro? Uma picada de marimbondo em cachorro não costuma ter consequências graves, mas é importante saber como reagir a uma, especialmente durante os meses mais quentes e se você for tutor de um cachorro curioso que tenha livre acesso ao ar livre, pois estas circunstâncias são propícias a estas picadas.

Neste artigo do PeritoAnimal explicaremos o que acontece quando um marimbondo pica um cachorro, que sintomas aparecem e quais devem servir como um alerta. E, principalmente, vamos te contar quais são os principais remédios caseiros para picada de marimbondo em cachorro capazes de aliviar o desconforto do peludo. Boa leitura.

Sintomas da picada de marimbondo em cachorro

Existem diferentes tipos de vespas ou marimbondos, como são popularmente conhecidos no Brasil, que podem potencialmente picar um cachorro, especialmente se ele for exposto ao ar livre durante os meses mais quentes do ano e especialmente se ele ficar perto de um recurso valioso para esses insetos, como comida ou, acima de tudo, água. As picadas também são mais prováveis de ocorrer em cães curiosos que ousam farejar, dar patadas ou até mesmo capturar um marimbondo com a boca.

Estas picadas são mais frequentes em partes do corpo que não estão cobertas por pelo, como as patas ou, principalmente, o nariz. As picadas de marimbondo em cachorros podem passar despercebidas, mas em alguns casos detectaremos sinais ou testemunharemos o momento da picada. Então, como saber se um cachorro foi picado por um marimbondo? Em geral, os sintomas mais comuns são:

  • Inchaço na área da picada.
  • Dor nesse ponto.
  • Vermelhidão da área afetada.
  • Coceira.
  • As picadas na cara, que são frequentes, podem causar um inchaço considerável em toda a face.
  • Picadas que ocorrem dentro da boca, devido ao inchaço, podem causar problemas respiratórios graves.
  • Choque anafilático se o cachorro for picado várias vezes ou se for alérgico a marimbondos.
Picada de marimbondo em cachorro - Sintomas e remédios caseiros - Sintomas da picada de marimbondo em cachorro

Reação alérgica em cachorros após picada de marimbondo

Embora a picada de marimbondo em cachorro geralmente cause apenas sintomas localizados, alguns cães que foram picados mais de uma vez ou foram picados no passado podem experimentar o que é conhecido como choque anafilático, que é uma reação alérgica imediata e severa às toxinas inoculadas. Ela requer uma rápida intervenção veterinária.

Além dos sintomas localizados mencionados, estes cães desenvolvem sintomas generalizados imediatamente ou dentro de poucas horas. Os sintomas mais preocupantes indicam hipersensibilidade ao veneno e são um motivo de atenção veterinária imediata. Eles são os seguintes:

  • Nervosismo.
  • Hipersalivação.
  • Vômito.
  • Diarreia.
  • Problemas respiratórios.
  • Sons respiratórios parecidos com estridor devido ao inchaço da laringe.
  • Fraqueza generalizada.
  • Convulsões.
  • Colapso nos casos graves.
  • Sem tratamento, o cachorro pode entrar em coma e, até, falecer.

O que fazer em caso de picada de marimbondo no cachorro?

Em primeiro lugar, se tivermos a oportunidade de observar o momento da picada, é importante ter certeza de qual inseto foi o causador dele, pois abelhas, mosquitos, aranhas ou carrapatos também podem picar cães. Como há variações tanto na sintomatologia quanto no tratamento, a identificação do inseto responsável é importante e ajuda o veterinário a diagnosticar e tratar com mais eficácia e rapidez.

Em princípio, uma picada de marimbondo em cachorro pode ser dolorosa, mas, com poucas exceções, não causará mais do que desconforto local que pode ser aliviado em casa sem grandes consequências. Entretanto, se nosso amigo peludo apresentar sintomas compatíveis com o choque anafilático após uma picada de marimbondo, não há possibilidade de tratá-lo em casa e devemos ir imediatamente para o centro veterinário mais próximo. Estes cães exigirão a administração de drogas e fluidos intravenosos e subcutâneos, assim como oxigênio.

Finalmente, as picadas na face também devem ser avaliadas por um veterinário. Dado o grau de inchaço que causam, como na foto inicial deste artigo, e o desconforto que podem causar, pode ser necessário administrar alguns medicamentos que, naturalmente, terão que ser prescritos pelo veterinário. Aquelas picadas que ocorreram dentro da boca, como podem dificultar a respiração, são o outro caso em que teríamos que ir à clínica.

Picada de marimbondo em cachorro - Sintomas e remédios caseiros - O que fazer em caso de picada de marimbondo no cachorro?

Remédios caseiros para picada de marimbondo em cachorro

Só é possível tratar picadas de marimbondo em cachorro que tenham causado apenas uma leve reação localizada. Se a área afetada é o rosto, o interior da boca ou se o cão mostra sinais compatíveis com o choque anafilático, não podemos simplesmente tratar em casa. É essencial entrar em contato com um veterinário.

Em todos os outros casos, a picada de marimbondo causará principalmente inflamação e dor, então uma boa opção se você estiver se perguntando o que é bom para desinchar picada de marimbondo, saiba que a melhor opção é aplicar uma compressa gelada depois de lavar a região com água e sabão neutro. Para isso, podemos usar uma bolsa de gel ou cubos de gelo cobertos por um pano ou toalha, NUNCA diretamente sobre a pele. Assim, deixe a compressa ou bolsa de gel por cerca de 5 a 10 minutos no local.

Se o cachorro estiver muito desconfortável e o efeito da aplicação de frio na região não parecer ser suficiente, não devemos medicá-lo por conta própria, mas ir ao veterinário para que este profissional possa determinar, após verificá-lo, qual remédio é a mais apropriado.

Agora que você já conhece os sintomas, tratamento e remédios caseiros para picada de marimbondo em cachorro, não perca o vídeo a seguir em que explicamos o que fazer quando um cachorro ficar com a respiração muito ofegante:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Picada de marimbondo em cachorro - Sintomas e remédios caseiros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Carlson y Giffin. (2002). Manual práctico de veterinaria canina. Madrid. Editorial el Drac.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Picada de marimbondo em cachorro - Sintomas e remédios caseiros
1 de 3
Picada de marimbondo em cachorro - Sintomas e remédios caseiros

Voltar ao topo da página