Dietas caseiras

Alimentação para cachorros com insuficiência renal

Alimentação para cachorros com insuficiência renal
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cachorros são susceptíveis de contrair múltiplas doenças, as quais também nos afetam a nós, uma vez que são poucas as patologias que unicamente podem ser diagnosticadas em seres humanos.

O processo de envelhecimento do nosso cachorro também será uma etapa onde se devem extremar os cuidados e as medidas higiênico dietéticas que têm como finalidade prevenir a doença e melhorar a qualidade de vida do animal.

Os problemas renais em cachorros podem chegar a ser comuns e é de grande importância conhecer todos os sinais desta patologia e saber qual é a melhor alimentação para cachorros com problemas de insuficiência renal.

Índice

  1. A insuficiência renal em cachorros e a alimentação
  2. Identificar a insuficiência renal em cachorros
  3. Alimentação para cachorro com insuficiência renal
  4. Ração ou comida caseira?

A insuficiência renal em cachorros e a alimentação

A insuficiência renal em cachorro pode ser aguda ou crônica, a aguda pode envolver um elevado risco de mortalidade, embora seja reversível, por outro lado, a insuficiência renal crônica envolve um dano do tecido renal que é irreversível.

Em condições normais as toxinas que circulam no sangue são dissolvidas em água através do rim, devidamente filtradas e posteriormente excretadas através da urina, mas quando existe insuficiência renal, o rim precisa de uma maior quantidade de água para poder excretar a mesma quantidade de toxinas, igualmente, chega a um ponto em que a maior hidratação não é suficiente para que o rim possa suportar a carga de trabalho normal e estes tóxicos passam para o sangue.

Muitos destes tóxicos provêem do meio ambiente, enquanto que outros provêem do metabolismo de alguns nutrientes, por exemplo, das proteínas, cujo metabolismo gera amoníaco, uma substância tóxica que se deve converter em ureia para poder ser excretada através da urina.

Em condições de insuficiência renal em cães a alimentação tem uma especial importância, visto que devemos evitar certos alimentos e manter uma carga calórica que permita ao nosso amigo manter o seu peso corporal.

Como sempre acontece, a alimentação é um dos fatores de maior influência sobre a saúde.

Alimentação para cachorros com insuficiência renal - A insuficiência renal em cachorros e a alimentação

Identificar a insuficiência renal em cachorros

Se o nosso cachorro está sofrendo um dano a nível renal é importante poder identificá-lo para assim recorrer ao veterinário com a maior urgência possível. Os sintomas variam dependendo se se trata de insuficiência renal aguda ou crônica.

Sintomas de insuficiência renal aguda:

  • Perda completa de apetite
  • Letargia
  • Vômitos
  • Diminuição na produção de urina
  • Desorientação
  • Falta de coordenação nos movimentos
  • Debilidade física

Sintomas de insuficiência renal crônica:

  • Diminuição da produção de urina
  • Ausência de urina
  • Urina com sangue
  • Pelo em mau estado
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Postura encurvada
  • Mau hálito
  • Úlceras bucais
  • Desidratação
  • Debilidade
  • Inchaço por retenção de líquidos

A insuficiência renal em cachorros é uma patologia grave visto que afeta um órgão vital e portante requer tratamento urgente, um tratamento que incluirá alterações na alimentação habitual do cachorro.

Alimentação para cachorros com insuficiência renal - Identificar a insuficiência renal em cachorros

Alimentação para cachorro com insuficiência renal

A alimentação de um cachorro com dano renal tem como objetivo principal minimizar a carga de trabalho do rim, visto que este já não pode filtrar todas as toxinas do modo adequado, e manter o cachorro em um peso adequado, prevenindo assim um estado de desnutrição.

Uma boa dieta para um cachorro com insuficiência renal deve seguir os seguintes critérios:

  • Deve ser uma dieta baixa em sódio e fósforo
  • Deve fornecer proteínas de elevado valor biológico (ricas em aminoácidos essenciais) as em uma quantidade moderada
  • A hidratação deve ser ótima, para isso o cachorro deve ter sempre à sua disposição água fresca e limpa e deve optar preferencialmente pela comida úmida.

Uma dieta que respeita esses princípios pode ser fornecida através de uma alimentação balanceada (ração) de alta qualidade ou com uma dieta caseira, apesar de haver controvérsia sobre este tema.

Ração ou comida caseira?

Existem rações específicas que se adaptam perfeitamente aos requisitos nutricionais do cachorro com insuficiência renal, no entanto, alguns peritos consideram que a melhor alimentação nestes caso é aquela que se baseia na comida caseira e que oferece unicamente o alimento balanceado como complemento.

É importante que se deixe aconselhar pelo veterinário, uma vez que ele poderá aconselhar sobre como oferecer ao seu cachorro a melhor alimentação tendo em conta as suas características individuais.

Se finalmente decidir alimentar o cachorro através da comida caseira, devemos evitar incorporar aqueles alimentos que são ricos em fósforo. Não lhe dê:

Por outro lado, os seguintes alimentos devem estar presentes na dieta caseira do cachorro:

  • Arroz fervido
  • Frango
  • Fígado de frango
  • Gelatina
  • Polenta

Em todo o casos será o veterinário ou nutricionista canino o responsável por indicar de forma específica como deve dar ao seu cachorro todos os requisitos nutricionais que este precisa, quer seja através de ração ou através de uma alimentação caseira e adaptada às suas necessidades.

Alimentação para cachorros com insuficiência renal - Ração ou comida caseira?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentação para cachorros com insuficiência renal, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
44 comentários
A sua avaliação:
Denise
Tenho um shi- Tzu de 12 anos de idade , está com insuficiência renal alta creatinina 14,7 mg ureia 612mg está fazendo fluido terapia há 5 dias , não está se alimentando tem vômitos diários e eu gostaria de saber o que posso dar para ele comer ou beber além de água fresca
A sua avaliação:
ACMA
Em outra materia vcs deram receitas de comida caseira com merlusa, robalo, etc, e como é que na presente matéria dizem que não podemos dar peixe ao cão?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá! Este é um caso específico de um cachorro com insuficiência renal.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Mih Ohana
Tenho um SRD de 16 anos que está na fase dos demais exames para o diagnóstico conclusivo de insuficiência renal. Os demais exames serão feitos dia 11/05 pela nefrologista e desde a descoberta cerca de 2 semanas atrás, iniciei uma dieta caseira, pois ele não aceitou ração. Após os exames já deixei marcada a nutróloga para a adaptação da dieta permanente e desde então fico olhando na internet a propriedade dos alimentos que posso ou não oferecer e percebi que ovos são contraindicados e que as proteínas devem ser de origem animal e controladas. E o que eu tenho feito: comprei uma balança e dou os alimentos pesados. Ele pesa 9kg então faço 450g diariamente. 3x na semana faço pé de galinha cozido, desossado, mixado com a água do cozimento e coado. Ofereço cerca de 10g - 30g por semana - em uma gelatina natural. As proteínas como sobrecoxa e peito de frango, patinho e porco (exceto fígado de porco) faço em 20% da alimentação diária, alguns miúdos como fígado de galinha, fígado de boi e moela faço em 15%. Os alimentos são com muito pouco sal, mas não eliminei o sal. Utilizo um fio de azeite, óleo de coco, óleo de peixe (variando entre esses 3 óleos) nas porções diárias. Por enquanto como não tenho ainda orientação de veterinário, estou usando uma forma que estudei por artigos científicos ser um pouco mais segura. o cálcio extraio por enquanto da casca de um ovo. Lavo, cozinho, EU como o ovo e ofereço a ele as cascas moídas em pó. Adiciono frutas e legumes com baixo teor de fósforo, as quais pesquiso no google seus valores nutricionais. Garanto a ingestão de água de 500ml diários nas alimentação, mas ele ama água então os demais ele vai ingerindo naturalmente no decorrer do dia e suplemento com gerioxx, mas o gerioxx ele já toma há cerca de 8 meses, antes da suspeita de doença renal. Por enquanto não estou oferecendo petiscos, pois não tenho certeza do que é seguro, vou começar a oferecer após passar em consulta com a nutróloga. É extremamente importante que o animal tenha sua dieta adequada por um profissional. Essa dieta que estou fazendo é extremamente amadora, apenas paliativa para ele comer algo até o dia da consulta. As proteínas, gorduras, minerais... diversos alimentos necessitam ser precisamente controlados, mas alguns não devem ser eliminados da dieta, por isso, é imprescindível a orientação de um MÉDICO veterinário ou nutrolólogo. Espero ter ajudado
A sua avaliação:
Miriam
Descobri no dia 28/12/2020 que minha cachorra Lolla ( chow chow) 6 anos, está com insuficiencia renal cronica, fiquei desesperada chorava dia e noite. Mas cheguei a conclusao que não tem o que fazer não adianta me acabar no choro.
Tem como fazer fludoterapia em casa?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Miriam. Sentimos muito por isso. Mas recomendamos que converse com um veterinário sobre o que pode ser feito para atenuar os sintomas. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
Um abraço!
Marcello
Ola Miriam. Faço fluidoterapia na minha Cachorra em casa mesmo. O veterinário me ensinou é faço sem problemas dia sim dia não.
Boa sorte e abraço.
A sua avaliação:
Lúcia Rêgo
Minha cachorrinha vira-lata, está com a creatinina altíssima, qual o alimento natural que posso dá pra ela?
A sua avaliação:
Sylvia Hime Leao
Meu cachorrinho de 13 anos tem DRC... Está tomando soro a cada 2 dias e alimentação caseira... Gostaria de saber mais receitas e se fígado faz mal?
A sua avaliação:
maria do socorro teles ribeiro sá
PUG de 15 anos com broncopneumonia e ureia 6 e creatinina de300 preciso saber qual é o alimento sazeiro e industrializado que ele pode comer. anteriormente ele comia arroz com carne moida,ou peixe.ou salmão,ou figado de galinha,oupeixes nunca dei industrializados
A sua avaliação:
Josmar
Minha cachorrinha tem 16 anos e a ureia dela está em 211, já estamos tratando , mais estou buscando me informar sobre a melhor forma para lhe dar uma melhor qualidade de vida.
Gostei muito de todo material consultado em sua página parabéns e obrigado...
Vou conhecer mais sobre está pg.
A sua avaliação:
rosmari garcia
Posso substituir a água pela água de coco? Como aumentar o apetite do cão, posso fornecer alguma vitamina suplementar?
Fernanda Sampaio
Água de coco é muito benéfico!
Pet
Dê água normal e procure um veterinário especializado em nefrologia, urologia. Se parar de dar água vai matar o cachorro. Água de côco é só se o médico indicar e como complemento, nunca como substituição.
A sua avaliação:
viviani
o figado de boi cozido faz mal para cachorro com insuficiencia renal?
Jiane
Faz sim Viviani, cachorro com insuficiência Renal não pode comer alimentos com alto índice de fósforo, cuidado ele piora, melhor dar o coração de galinha e ração renal, mas tb não exagere em alimentos com muita proteína. Pesquise antes de alimentar seu cão com qualquer tipo de comida.
Tamires David Alves
Boa noite, o meu querido amigo boby meu anjo de quatro patas faleceu ontem 04/03/2019...
Luísa Savala
Oi Tamires! A equipe do PeritoAnimal lamenta muito a perda e te deseja boa sorte!
Marcelo
Sim faz muito mal. Meu cachorro antes de ser diagnosticado com insuficiencia renal eu estava dando figado pensando estar fazendo o bem e isso agravou a situacao dele. De apenas frango com arroz, mais arroz do que frango. Faça uma canja e deixe bem aguadinho, tipo sopa mesmo. Alem disso muito, mas muito amor ajudara ele. Durma com ele na cama, leve para passear e de muito amor e alegria. E faça um esforco danado, peça um dinheiro emprestado, faça qqr coisa, mas só nao deixe de leva-lo a um veterinario. Procure universidades, geralmenye os preços sao muito mais acessiveis a nos, réles assalariados. Te desejo muita força e q tudo de certo. Abracao!
Tamires
Boa noite, eu tenho um cachorro com 15 anos descobri que está com insuficiência renal, já faço fluidoterapia a 3 dias direto, fiz hemograma e constou que a creatinina e a ureia estão altas, e o veterinário optou em fazer essa terapia para poder expulsar todos os resíduos do sangue, porém ele bebe bastante água mais não está se alimentando de jeito nenhum, estou fazendo uma sopinha de arroz com carne bato no liquidificador e dou na seringa uma seringa e meia, amanhã começo a entrar com o omeprazol, será que ajudará a voltar a comer? Está com umas bolhas em baixo da língua e acredito que com gastrite por isso não está se alimentando, existe alguma forma dele se alimentar de forma espontânea? Porque será que não está se alimentando?
Luísa Savala
Oi Tamires! Você pode tentar fazer para ele uma dieta caseira equilibrada e variada, confira nossas dicas: https://www.peritoanimal.com.br/dieta-caseira-para-a-insuficiencia-renal-do-cachorro-20528.html
De qualquer maneira, é recomendável que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança antes de começar a dieta para que ele possa te orientar com exatidão qual a melhor forma de ajudar o seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Priscila
Boa noite Tamires, seu cachorro melhorou? O q vc fez? Minha cachorra tb está assim. Sigo tudo que a veterinária falou mas ela não come de jeito nenhum. Não sei mais o q fazer...
Mari
Tamires tb tenho uma idosinha com DRC. Precisa fazer fluidoterapia diariamente, tomar ranitidina pra evitar as bolhas, dar arroz japonês q tem baixo fósforo e alguns outros cuidados. Vale a pena levar num nutricionista veterinário pra te orientar .
rose mary rosado leiva quispe
mande notícias dele minha cachorra esta assim tbém, Deus abençoe.
Karen Gomes zambenedeti
Quero aprender a fazer comida pro meu cão e uma Golden e 3sta com problema renal crônica por causa da doença do carrapato por favor me ajudem.
Luísa Savala
Oi Karen! Confira nosso artigo sobre dieta caseira para a insuficiência renal do cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/dieta-caseira-para-a-insuficiencia-renal-do-cachorro-20528.html
É importante lembrar que antes de começar qualquer tipo de dieta, recomendamos que busque um médico veterinário de confiança para orientar adequadamente de acordo com as necessidades do seu cachorro.
Rosiane
Minha cachorra tem problema renal crônica gostaria de receber receitas de comida caseira p dar p ela , pôs não gosta muito de ração,ela chama Bella tem dois anos e uma shitszu. Obrigada
rogerioosvida@hotmail.com
Olá.
Tenho uma Shitzu também, estou com ela a três anos e meio, sempre vomitou muito, indisposição mal hálito... O veterinário falava que podia ser alergia do corante, que era da raça etc.
A 2 meses atrás a levei em uma clínica e fizeram os exames, foi constatado má formação no rim..
No momento aplico fluído, 250 ml a cada 2 dias, e outros remédios, virou outro animal, nunca vi tão ágil.
Mas também tenho a dificuldade da alimentação, ração renal, come quase nada, legumes ela come bastante, mais o que ela gosta e batata doce, abóbora que tem muito fósforo, arroz também não gosta, hoje fiz polenta e coloquei fígado com o molho e misturei, ela aceitou bem, aí durante o passar do dia dou palitos de cenoura e talo de brócolis cozido.
Ração em pasta renal também não gostou.
Vivo pesquisando e fazendo novos testes, porque ela vai enjoando.
Boa sorte para nós !
Jiane
Cuidado com alimentos com muito fósforo como fígado, melhor optar por coração de frango, problema renal é muito delicado, alimentos rico em fósforo devem ser evitados, a proteína tb tome cuidado, peito de frango só temperado com salsinha. Faça uma pesquisa antes de alimentá-lo com comida natural. Já tive dois animais com este problema, eram irmãos, vieram bastante tempo, mas tive que consultar um nutricionista em pet, o que vc der errado poderá agravar o estado deles. Ração renal e muito líquido.
Katia
Por favor, é o segundo ano que meu york opera de pedra na bexiga. Hoje faz 10 dias da cirurgia já tem uma pedra de 0,3. Estou em busca de um tratamento. Dei UD da Hills durante todo ano, nada adiantou.... Qual a melhor alimentação natural ??? Por favor, me ajude.
obrigada
Girlene Francisco
Gostaria de sabe qual a alimentação que eu posso da ainha cachorrinha ele tem problema renal e ele t 17 ano
Jiane
Coração de frango, batata doce, chuchu, polenta, tilápia, peito de frango, mas tudo com muita cautela pois fósforo e a proteína em excesso agravam o caso. Não use tempero, use salsinha e louro. Ração renal molhadinha. O importante é ele estar bem hidratado. A soroterapia faz milagres, o meu toma semanalmente soro, caso contrário ja teria partido.
Rogério Nascimento
Carne para um cachorro com insuficiência renal? Todos veterinários que consultei recomendaram evitar o uso de carne, principalmente a vermelha.
Jiane
O problema da carne é que ela é rica em proteína e o cachorro renal piora com muita proteína no organismo, se der dê pouco e somente carnes nobres como patinho ou maminha. Melhor o peito de frango e coração de frango. O meu tem 15 e sua dieta é feita por um nutricionista junto com a soroterapia semanalmente.
LEONARDO NUNES
a porçaõ exata de ração renal pra minha cachorrinha tem que ser tudo de uma vez, ou nao
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Leonardo! Você pode distribuir em várias tomas ao longo do dia.
Maria Antonia
Me cachorro tem insuficiência renal e tb tem que emagrecer; quero passar a dar comida caseira. Ele pode comer todos os legumes e verduras? Obrigado Maria Antonia
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria Antonia! É imprescindível que você consulte diretamente o médico veterinário que acompanha a sua gata para que possam fazer a mudança de alimentação sem problemas.
leonor bertani
o que é melhor para cachorro com insuficiência renal crônica frango ou carne com arroz, e ovo cozido pode também?obrigada. leonor

























Marizete Chita
Não entendi. Aqui, diz que não é para dar Peixe para o cachorro com insuficiencia renal, na outra página com receitas, tem uma com peixe. Fiquei na dúvida agora.
Paula
Também não entendi
1 de 4
Alimentação para cachorros com insuficiência renal