Partilhar

Alimentação para cachorros com insuficiência renal

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 23 janeiro 2017
Alimentação para cachorros com insuficiência renal

Ver fichas de  Cachorros

Os cachorros são susceptíveis de contrair múltiplas doenças, as quais também nos afetam a nós, uma vez que são poucas as patologias que unicamente podem ser diagnosticadas em seres humanos.

O processo de envelhecimento do nosso cachorro também será uma etapa onde se devem extremar os cuidados e as medidas higiênico dietéticas que têm como finalidade prevenir a doença e melhorar a qualidade de vida do animal.

Os problemas renais em cachorros podem chegar a ser comuns e é de grande importância conhecer todos os sinais desta patologia e saber qual é a melhor alimentação para cachorros com problemas de insuficiência renal.

Também lhe pode interessar: Alimentação do porquinho da Índia

A insuficiência renal em cachorros e a alimentação

A insuficiência renal em cachorro pode ser aguda ou crônica, a aguda pode envolver um elevado risco de mortalidade, embora seja reversível, por outro lado, a insuficiência renal crônica envolve um dano do tecido renal que é irreversível.

Em condições normais as toxinas que circulam no sangue são dissolvidas em água através do rim, devidamente filtradas e posteriormente excretadas através da urina, mas quando existe insuficiência renal, o rim precisa de uma maior quantidade de água para poder excretar a mesma quantidade de toxinas, igualmente, chega a um ponto em que a maior hidratação não é suficiente para que o rim possa suportar a carga de trabalho normal e estes tóxicos passam para o sangue.

Muitos destes tóxicos provêem do meio ambiente, enquanto que outros provêem do metabolismo de alguns nutrientes, por exemplo, das proteínas, cujo metabolismo gera amoníaco, uma substância tóxica que se deve converter em ureia para poder ser excretada através da urina.

Em condições de insuficiência renal em cães a alimentação tem uma especial importância, visto que devemos evitar certos alimentos e manter uma carga calórica que permita ao nosso amigo manter o seu peso corporal.

Como sempre acontece, a alimentação é um dos fatores de maior influência sobre a saúde.

Alimentação para cachorros com insuficiência renal - A insuficiência renal em cachorros e a alimentação

Identificar a insuficiência renal em cachorros

Se o nosso cachorro está sofrendo um dano a nível renal é importante poder identificá-lo para assim recorrer ao veterinário com a maior urgência possível. Os sintomas variam dependendo se se trata de insuficiência renal aguda ou crônica.

Sintomas de insuficiência renal aguda:

  • Perda completa de apetite
  • Letargia
  • Vômitos
  • Diminuição na produção de urina
  • Desorientação
  • Falta de coordenação nos movimentos
  • Debilidade física

Sintomas de insuficiência renal crônica:

  • Diminuição da produção de urina
  • Ausência de urina
  • Urina com sangue
  • Pelo em mau estado
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Postura encurvada
  • Mau hálito
  • Úlceras bucais
  • Desidratação
  • Debilidade
  • Inchaço por retenção de líquidos

A insuficiência renal em cachorros é uma patologia grave visto que afeta um órgão vital e portante requer tratamento urgente, um tratamento que incluirá alterações na alimentação habitual do cachorro.

Alimentação para cachorros com insuficiência renal - Identificar a insuficiência renal em cachorros

Alimentação para cachorro com insuficiência renal

A alimentação de um cachorro com dano renal tem como objetivo principal minimizar a carga de trabalho do rim, visto que este já não pode filtrar todas as toxinas do modo adequado, e manter o cachorro em um peso adequado, prevenindo assim um estado de desnutrição.

Uma boa dieta para um cachorro com insuficiência renal deve seguir os seguintes critérios:

  • Deve ser uma dieta baixa em sódio e fósforo
  • Deve fornecer proteínas de elevado valor biológico (ricas em aminoácidos essenciais) as em uma quantidade moderada
  • A hidratação deve ser ótima, para isso o cachorro deve ter sempre à sua disposição água fresca e limpa e deve optar preferencialmente pela comida úmida.

Uma alimentação que respeite estos princípios pode ser administrada através de alimento balanceado (ração) ou através da comida caseira, existindo controvérsia sobre qual é o melhor método.

Alimentação para cachorros com insuficiência renal - Alimentação para cachorro com insuficiência renal

Ração ou comida caseira?

Existem rações específicas que se adaptam perfeitamente aos requisitos nutricionais do cachorro com insuficiência renal, no entanto, alguns peritos consideram que a melhor alimentação nestes caso é aquela que se baseia na comida caseira e que oferece unicamente o alimento balanceado como complemento.

É importante que se deixe aconselhar pelo veterinário, uma vez que ele poderá aconselhar sobre como oferecer ao seu cachorro a melhor alimentação tendo em conta as suas características individuais.

Se finalmente decidir alimentar o cachorro através da comida caseira, devemos evitar incorporar aqueles alimentos que são ricos em fósforo. Não lhe dê:

  • Leite e derivados láteos
  • Peixe
  • Fígado de porco
  • Chocolate
  • Nozes
  • Legumes
  • Ovos
  • Presunto
  • Bacon
  • Salsicha

Por outro lado, os seguintes alimentos devem estar presentes na dieta caseira do cachorro:

  • Arroz fervido
  • Frango
  • Fígado de frango
  • Gelatina
  • Polenta

Em todo o casos será o veterinário ou nutricionista canino o responsável por indicar de forma específica como deve dar ao seu cachorro todos os requisitos nutricionais que este precisa, quer seja através de ração ou através de uma alimentação caseira e adaptada às suas necessidades.

Alimentação para cachorros com insuficiência renal - Ração ou comida caseira?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentação para cachorros com insuficiência renal, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Escrever comentário sobre Alimentação para cachorros com insuficiência renal

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
Tamires David Alves
Boa noite, o meu querido amigo boby meu anjo de quatro patas faleceu ontem 04/03/2019...
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Tamires! A equipe do PeritoAnimal lamenta muito a perda e te deseja boa sorte!
Tamires
Boa noite, eu tenho um cachorro com 15 anos descobri que está com insuficiência renal, já faço fluidoterapia a 3 dias direto, fiz hemograma e constou que a creatinina e a ureia estão altas, e o veterinário optou em fazer essa terapia para poder expulsar todos os resíduos do sangue, porém ele bebe bastante água mais não está se alimentando de jeito nenhum, estou fazendo uma sopinha de arroz com carne bato no liquidificador e dou na seringa uma seringa e meia, amanhã começo a entrar com o omeprazol, será que ajudará a voltar a comer? Está com umas bolhas em baixo da língua e acredito que com gastrite por isso não está se alimentando, existe alguma forma dele se alimentar de forma espontânea? Porque será que não está se alimentando?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Tamires! Você pode tentar fazer para ele uma dieta caseira equilibrada e variada, confira nossas dicas: https://www.peritoanimal.com.br/dieta-caseira-para-a-insuficiencia-renal-do-cachorro-20528.html
De qualquer maneira, é recomendável que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança antes de começar a dieta para que ele possa te orientar com exatidão qual a melhor forma de ajudar o seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Karen Gomes zambenedeti
Quero aprender a fazer comida pro meu cão e uma Golden e 3sta com problema renal crônica por causa da doença do carrapato por favor me ajudem.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Karen! Confira nosso artigo sobre dieta caseira para a insuficiência renal do cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/dieta-caseira-para-a-insuficiencia-renal-do-cachorro-20528.html
É importante lembrar que antes de começar qualquer tipo de dieta, recomendamos que busque um médico veterinário de confiança para orientar adequadamente de acordo com as necessidades do seu cachorro.
Rosiane
Minha cachorra tem problema renal crônica gostaria de receber receitas de comida caseira p dar p ela , pôs não gosta muito de ração,ela chama Bella tem dois anos e uma shitszu. Obrigada
rogerioosvida@hotmail.com
Olá.
Tenho uma Shitzu também, estou com ela a três anos e meio, sempre vomitou muito, indisposição mal hálito... O veterinário falava que podia ser alergia do corante, que era da raça etc.
A 2 meses atrás a levei em uma clínica e fizeram os exames, foi constatado má formação no rim..
No momento aplico fluído, 250 ml a cada 2 dias, e outros remédios, virou outro animal, nunca vi tão ágil.
Mas também tenho a dificuldade da alimentação, ração renal, come quase nada, legumes ela come bastante, mais o que ela gosta e batata doce, abóbora que tem muito fósforo, arroz também não gosta, hoje fiz polenta e coloquei fígado com o molho e misturei, ela aceitou bem, aí durante o passar do dia dou palitos de cenoura e talo de brócolis cozido.
Ração em pasta renal também não gostou.
Vivo pesquisando e fazendo novos testes, porque ela vai enjoando.
Boa sorte para nós !
Katia
Por favor, é o segundo ano que meu york opera de pedra na bexiga. Hoje faz 10 dias da cirurgia já tem uma pedra de 0,3. Estou em busca de um tratamento. Dei UD da Hills durante todo ano, nada adiantou.... Qual a melhor alimentação natural ??? Por favor, me ajude.
obrigada
Girlene Francisco
Gostaria de sabe qual a alimentação que eu posso da ainha cachorrinha ele tem problema renal e ele t 17 ano
Rogério Nascimento
Carne para um cachorro com insuficiência renal? Todos veterinários que consultei recomendaram evitar o uso de carne, principalmente a vermelha.
LEONARDO NUNES
a porçaõ exata de ração renal pra minha cachorrinha tem que ser tudo de uma vez, ou nao
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Leonardo! Você pode distribuir em várias tomas ao longo do dia.
Maria Antonia
Me cachorro tem insuficiência renal e tb tem que emagrecer; quero passar a dar comida caseira. Ele pode comer todos os legumes e verduras? Obrigado Maria Antonia
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria Antonia! É imprescindível que você consulte diretamente o médico veterinário que acompanha a sua gata para que possam fazer a mudança de alimentação sem problemas.
Marizete Chita
Não entendi. Aqui, diz que não é para dar Peixe para o cachorro com insuficiencia renal, na outra página com receitas, tem uma com peixe. Fiquei na dúvida agora.

Alimentação para cachorros com insuficiência renal
1 de 5
Alimentação para cachorros com insuficiência renal

Voltar ao topo da página