Partilhar

Boerboel

Boerboel

O Boerboel é uma raça de cachorro mastiff que provem de África do Sul. Recebeu vários nomes, entre eles Boerboel Africano ou Mastim Sul Africano. Os seus antepassados são o Bullmastiff, o Dogue Alemão e o Bullenbeisses, este último já é um cachorro extinto.

Os primeiros exemplares do Boerboel datam o ano de 1600, quando na Guerra dos Bôeres a colônia holandesa que até então vivia em África do Sul passou para as mãos do Império Britânico que utilizou esta maravilhosa raça para proteger as suas fazendas.

Origem
  • África
  • África do Sul
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Recomendações
  • Focinheira
  • Arnês
Clima recomendado

Aparência física

O boerboel tem um físico imponente e impactante pois é um cachorro muito grande. Tanto os machos como as fêmeas podem chegar a medir 70 centímetros até à cruz, com um peso até 95 quilogramas em exemplares realmente grandes.

O boerboel não é um cachorro para qualquer pessoa, já que o seu grande tamanho requer um tutor experiente que saiba controlar e educar esse cachorro de grande porte.

Tem pelo curto e suave e pode ser de várias cores incluindo areia, vermelho, tigrado ou tom amarelado. Estes tons combinam que os seus olhos que, geralmente, variam entre o amarelo, marrom e chocolate.

Caráter

Emocionalmente, é um cachorro equilibrado e inteligente que desfruta da relação com o seu núcleo familiar. Sabe como se comportar e é um cachorro muito obediente que, durante séculos, serviu como cachorro de trabalho.

É importante saber que nunca deve fazer o seu boerboel acreditar que o tutor está sofrendo algum tipo de agressão da parte de outro ser humano. É um cachorro desconfiado com estranho e possui um caráter demasiado protetor, podendo atacar com facilidade se alguém mostrar intenções de te magoar.

O boerboel não tem medo, é um cachorro confiante e seguro de si mesmo, o que sabemos apenas por vê-lo passar. No entanto, é um cachorro muito afetuoso com os seus tutores que vai adorar mostrar o seu lado brincalhão e participativo.

Comportamento

A sua relação com as crianças da família é muito bem conhecida como afável, carinhosa e cuidadosa, embora se trate de um cachorro de grande porte. Se o boerboel recebeu uma socialização correta com a sua família e ambiente, podemos afirmar que se será um excelente cachorro com quem os seus filhos podem brincar à vontade. Mesmo assim, recordamos que é muito importante que os mais pequenos sejam educados para que brinquem de forma tranquila e não molestem ou machuquem o cachorro .

Quanto à atitude do boerboel com outros cachorros, nem sempre será afável e simpática, embora isso também seja um aspeto que depende diretamente da socialização que recebeu desde filhote. A educação é muito importante em um cachorro tão grande. Se a educação não foi a melhor, pode começar a se preparar para reeducar um cachorro com alguma atitude de superioridade e dominância neste tipo de relações.

Educação

O boerboel é um excelente cachorro de guarda que não duvidará em proteger a sua família, rebanho ou matilha. Consciente do seu tamanho, o animal compreende a vantagem que isso representa.

Falamos de um cachorro que necessita de um companheiro experiente em adestramento e socialização baseada no reforço positivo e bem estar do animal. Também é importante destacar que necessita de um mínimo de força, pois é um cachorro que pode levar o tutor onde ele desejar (sem dúvida).

A raça boerboel é inteligente e aprende o que você pedir rapidamente, assim como educação básica e avançada.

Cuidados

Entre os cuidados, destacamos o exercício como o mais importante. O boerboel é um cachorro que necessita de se mover, exercitar a sua musculatura e liberar o possível estresse acumulado. Necessita de grandes quantidades de alimento diário (entre 600 e 800 gramas), o que torna a atividade física ainda mais necessária. Por esse motivo, se a sua intenção é adotar um boerboel, deve ter disponibilidade de realizar passeios largos e de qualidade.

A escovagem do seu pelo é suficiente para prevenir o aparecimento de pulgas e carrapatos e, por ter pelagem curta, apenas é necessário escová-lo duas vezes por semana.

Saúde

Devido ao grande peso que suporta, deve o exercício prolongado deve ser evitado, ou seja, o tutor deve respeitar o cansaço do animal e não o forçar a correr se ele não quiser. Deve, igualmente, ser vigiado para que não fique deitado ou inativo todo o dia, o que vai prevenir o aparecimento de displasia de anca.

A dieta dos filhotes deve incluir quantidades de cálcio para melhorar a qualidade dos seus ossos e o seu crescimento pois, por ser um cachorro de grandes dimensões, o animal suporta muito peso nos seus ossos. Peça mais orientações ao seu veterinário.

Fotos de Boerboel

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Boerboel

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Boerboel

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
3 comentários
A sua avaliação:
Chica Manuel
Gostaria de saber como e efectuado a multiplicação da raça, e aspectos gerais da sua reprodução...
Helder Monteiro
Gosto desta raça mais tenho dificuldades de tratar
Raul Luporini Barreiro
gostaria de saber porque a cor preta náo é aceita no padrão apesar de ver bélissimos exemplares dessa cor e se houve sangue de dogue alemão e outros mastiffs, provavelmente é possivel a cor preta ser tolerada, mas não preferida por se tratar de uma cor desfavorável na lida ao sol quente da africa, mas não necessariamente fruto de mestiçagem com cane corso como dizem alguns criadores.

Boerboel
1 de 10
Boerboel

Voltar ao topo da página