menu
Partilhar

Ração úmida para gatos: melhores marcas e receitas caseiras

Por Maria Besteiros. Atualizado: 18 abril 2021
Ração úmida para gatos: melhores marcas e receitas caseiras

Ver fichas de  Gatos

A ração úmida para gatos é uma opção muito boa para manter nosso felino bem nutrido, independentemente de seu estágio de vida. Neste artigo do PeritoAnimal, analisaremos as melhores marcas de sachês para gatos e também de enlatados para gatos.

Se você não quer comprar essa comida pronta e pretende preparar em casa, não perca nossas receitas e o passo a passo de como fazer ração úmida para gatos em casa. Você pode oferecer essa opção como recompensa, mas se quiser alimentar seu gato sempre com alimentos feitos por você, consulte um especialista em nutrição felina para garantir que o cardápio seja equilibrado. Então, fique agora com o nosso artigo sobre ração úmida para gatos: melhores marcas e receitas caseiras.

Ração úmida para gatos é recomendada?

Na natureza, os gatos se alimentam principalmente de pequenas presas como pássaros, roedores e até lagartos. Estes animais lhes fornecem toda a proteína de que precisam, além de possuírem uma porcentagem muito alta de água, sendo responsáveis por aproximadamente 70% da água que os felinos precisam ao dia.

Quando cobrimos suas necessidades nutricionais em casa com ração convencional, estamos oferecendo um alimento seco que, embora de alta qualidade, não excede 8% de umidade, devido à forma como é feito. Presume-se que o gato bebe água para completar os líquidos que faltam, mas a verdade é que, acostumados a beber pouco pela alta umidade de suas presas, podemos descobrir que sua hidratação é deficiente.

Portanto, para evitar problemas urinários e renais que podem resultar desta situação, recomenda-se, pelo menos, uma alimentação mista. Ou seja, misturar ração e alimentos úmidos, diariamente. A comida úmida fornece aproximadamente 80% de líquido. Além disso, ao contrário da crença popular, ele contém menos calorias do que a ração seca. É por isso que oferecer ração úmida e sachê para gatos é recomendado para gatos obesos ou com excesso de peso. Eles gostam da ração úmida porque ela é muito palatável, hidrata e os satisfaz. Para facilitar a escolha, o PeritoAnimal selecionou melhores marcas de ração úmida para gatos. Veja a seguir.

Ração úmida para gatos: melhores marcas e receitas caseiras - Ração úmida para gatos é recomendada?

As melhores marcas de ração úmida para gatos

Para escolher a melhor ração úmida para gatos, temos que olhar para alguns aspectos básicos. Em primeiro lugar, como o gato é um animal carnívoro, o ingrediente principal tem que ser a proteína de origem animal, que pode vir da carne ou do peixe. Ao olhar para o rótulo do produto, confira isso, pois a carne deve ser o primeiro ingrediente da lista e é melhor indicar que se trata de carne, e não de subprodutos. Observe que algumas partes, tais como miúdos, são consideradas subprodutos para consumo humano, mas são perfeitamente adequadas para o consumo animal.

Os gatos também precisam de gorduras, tais como ácidos graxos essenciais. Além disso, pequenas quantidades de vitaminas e minerais são necessárias. Quanto aos carboidratos, eles podem ser adicionados, mas não são essenciais para esta espécie. É melhor que os antioxidantes ou conservantes sejam naturais. Finalmente, é essencial reparar se o fabricante especifica que a determinada ração úmida para gatos é um alimento completo e não complementar. Resumindo, o rótulo da melhor ração úmida para gatos deve conter essas informações:

  • A proteína deve ser de origem animal.
  • A carne deve ser o primeiro ingrediente da lista.
  • Gorduras, como os ácidos graxos, precisam estar presentes.
  • Vitaminas e sais minerais são fundamentais.
  • Carboidratos não são obrigatórios.
  • É preferível que os antioxidantes ou conservantes sejam naturais.
  • Observe se há especificação sobre ser um alimento completo e não complementar à dieta do felino.

A partir da análise dos produtos presentes no mercado, algumas das melhores marcas de ração úmida para gatos do Brasil, são:

Ração Hills

Se destaca por sua alta palatabilidade, textura e pode ser oferecida a gatos doentes ou com algum tipo de debilidade nutricional. É uma das mais completas do mercado e, por isso, tende a ter um preço acima das demais opções.

Ração Royal Canin

A ração úmida para gatos da Royal Canin é uma das mais vendidas no mercado e pode ser encontrada em sachê para gatos. Conta com uma fórmula completa que alia a proteína animal, minerais e vitaminas e é conservada apenas em água.

Ração Whiskas

Uma das mais populares e mais acessíveis entre as marcas que possuem rações úmidas para gatos. Os produtos têm boa qualidade e também contam com os ingredientes necessários para nutrir as necessidades do felino.

Ração Proplan

É uma opção de ração úmida para gatos da Purina, marca da Nestlé. É um produto excelente e também direcionada para gatos filhotes de até 12 meses. Há opções para gatos idosos, castrados e adultos.

Ração Gran Plus

É uma opção de ração úmida para gatos com boa proteína e possui a versão para gatos castratos e também para proteção de trato urinário. Com um preço acessível, aprenta todos os componentes necessários para a alimentação do felino.

N&D

Ela possui uma altíssima concentração de proteína, mas não é uma ração úmida para gatos completa. O ponto positivo é que ela conta com ingredientes naturais, livres de conservantes e corantes.

Ração úmida para gatos: melhores marcas e receitas caseiras - As melhores marcas de ração úmida para gatos

Receitas caseiras de ração úmida para gatos

Quer saber como fazer ração úmida para gatos? Saiba que a ração úmida caseira pode ser uma boa opção para alimentar nosso gato. Podemos oferecer a ele ocasionalmente, como recompensa ou celebração de um evento especial, ou decidir preparar o alimento com mais frequência, mesmo diariamente, combinado com ração seca ou, até, como a única opção em sua dieta.

Se você pretente fazer da ração úmida caseira a única fonte de alimento do gato, procure previamente todas as informações possíveis com um profissional de nutrição felina para garantir que o cardápio seja o mais apropriado para as características de nosso companheiro felino. Desta forma, evitamos cair em uma dieta desequilibrada que cause deficiências nutricionais e, consequentemente, problemas de saúde. Estas são algumas receitas caseiras de ração úmida para gatos que você pode preparar em casa:

Receita caseira de ração úmida com carne

Para esta receita, separe:

  • 100 gramas de frango grelhado
  • 35 gramas de suas vísceras, como coração e fígado, também grelhados
  • 5 gramas de gema de ovo cozida
  • 10 gramas de abóbora assada ou cozida.

Como preparar: Basta misturar e servir quente (claro que não muito quente). Podemos temperar com algumas gotas de óleo de peixe.

Receita de sobremesa caseira para gatos

No calor, sorvete de coco e morango é uma boa opção para refrescar um gato. Tudo o que você precisa é:

  • 1 potinho de iogurte de coco
  • Metade do peso do iogurte de coco em óleo de coco
  • Cerca de 20 gramas de morangos lavados.

Como preparar: coloque todos os ingredientes em um liquidificador. Encha uma bandeja de cubos de gelo com a mistura resultante e armazene-a no freezer. Uma vez congelado, servir cubo por cubo.

Outras receitas caseiras para gatos

Se você quiser mais receitas caseiras para gatos, você as encontrará nestes artigos que também publicamos aqui no PeritoAnimal:

O vídeo a seguir também pode te interessar, com 7 frutas que os gatos podem comer e seus benefícios:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ração úmida para gatos: melhores marcas e receitas caseiras, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Vicent Cruz, Verónica. Dieta BARF para perros: Guía completa para alimentar a tu perro con comida natural.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Rosana Maria de SSoares
Boa tarde, vocês dão a Whiskas Ração úmida como boa opção para gatos,mas vejo pessoas dizerem que ele tem muito sódio, e faz mal para os rins dos gatos. Isso é verdade ?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Rosana. Nos últimos anos, após muitas críticas, de fato a Whiskas alterou sua receita para retirar o excesso de sódio e de conservantes e, por isso, atualmente sua fórmula está melhor do que no passado, quando recebeu muitas críticas.

Ração úmida para gatos: melhores marcas e receitas caseiras
1 de 3
Ração úmida para gatos: melhores marcas e receitas caseiras

Voltar ao topo da página