menu
Partilhar

Qual é a melhor ração para gatos castrados?

Qual é a melhor ração para gatos castrados?

Ver fichas de  Gatos

Hoje em dia, felizmente, é comum que os cuidadores realizem a castração dos gatos. A ideia de que a esterelização causa a obesidade sempre gira em torno dessa intervenção. E a verdade é que ocorrem mudanças no nível metabólico que favorecem o sobrepeso se o gato comer demais ou não fizer exercícios.

Neste artigo do PeritoAnimal, analisamos qual é a melhor ração para gatos castrados, tanto se optamos por ração como se optamos por comida úmida ou caseira.

Também lhe pode interessar: Como escolher a ração do gato

O que um gato castrado deve comer?

Será que pode dar ração normal para gatos castrados? Sim! Saiba que os gatos castrados podem comer o mesmo que qualquer outro felino doméstico. Ou seja, uma dieta de qualidade, e equilibrada entre a ingestão de proteínas e gorduras, além de fibras e baixo teor de carboidratos.

Gatos castrados, após a operação, experimentam alterações hormonais que levam a um aumento do apetite. Além disso, seu metabolismo basal diminui e eles geralmente se exercitam menos. Permitir que o gato coma o quanto quiser e passe o dia descansando são fatores que, se mantidos ao longo do tempo, resultarão em sobrepeso e obesidade.

Outro fato a se levar em consideração é a idade em que a operação é realizada. Geralmente ocorre antes de um ano, quando o gato ainda está se alimentando como um filhote, embora não esteja mais em fase de crescimento rápido. Seguir essa alimentação representa um risco de excesso de peso.

Por todas essas circunstâncias, é comum que os cuidadores se perguntem qual é a melhor ração para gato castrado. Da mesma forma, ao encontrar ração seca e comida úmida no mercado e ter ainda a opção de fazer uma dieta caseira, também é comum nos perguntarmos o que dar a um gato castrado dentre todas essas opções. Explicaremos a seguir.

Ração para gatos castrados: composição e marcas

Nesta seção, temos basicamente duas opções na hora escolher qual é a melhor comida para gatos esterilizados. Por um lado, existem rações com muita fibra, consideradas para uma dieta. O problema delas é a baixa palatabilidade, elas são menos saborosas ​​para os gatos, que, portanto, podem rejeitá-las.

Também é comum causarem aumento do volume das fezes. Outra opção são as rações com grande quantidade de proteínas e poucos carboidratos ou, diretamente, sem cereais, que mantêm um ótimo sabor, sendo muito atraentes para o gato. A ingestão calórica é reduzida neste tipo de ração para gatos castrados. Algumas incluem também entre os ingredientes a L-carnitina, que ajuda a mobilizar a gordura e proporciona uma sensação de saciedade.

Destacamos esse tipo de ração por sua composição e pela qualidade da carne que contém, sem recorrer a subprodutos. Ela pode ser desidratada ou fresca e, em algumas marcas, é até adequada para consumo humano. Além disso, essas chamadas rações naturais não contêm aditivos artificiais.

Depois de revisar os dados anteriores que nos ajudam a intuir quais são as melhores rações para gatos castrados, recomendamos as rações naturais porque são as mais compatíveis com as necessidades nutricionais dos gatos.

Melhores rações para gatos esterilizados

Algumas das melhores rações naturais para gatos incluem produtos específicos para gatos castrados. É o caso das seguintes que, além disso, classificamos como as melhores marcas de rações para gatos castrados:

  • Ração Golden para gatos castrados (PremieR Pet)
  • Ração Equilíbrio
  • Matisse Gatos Castrados
  • Guabi Natural Cato Castrado
  • Fórmula Natural Gatos Castrados

Ração úmida para gatos castrados: composição e marcas

Se você optar pela ração úmida, para determinar qual é a melhor comida para gatos esterilizados, temos que seguir os mesmos critérios que os indicados na seção correspondente à ração. Além disso, a seu favor, deve-se levar em consideração que os alimentos úmidos têm menos calorias do que os secos, pois são compostos por aproximadamente 80% de água. Portanto, podem ser uma opção melhor se seu gato já tiver alguns quilos a mais.

As latas para gatos oferecem o benefício adicional de fornecer uma boa quantidade de líquido, o que não acontece com a ração. Se seu gato bebe pouco ou sofre de problemas renais ou urinários, a ração úmida é indicada. Mesmo se ele comer ração, oferecer comida enlatada diariamente é benéfico, sempre a subtraindo da quantidade total de ração. Outra vantagem é que as latas oferecem texturas diferentes como mousse, pedaços de comida, patê, etc., que se adaptam às preferências de cada gato. É importante garantir que esteja especificado na lata se tratar de um alimento completo e não complementar.

Melhor ração úmida para gatos castrados

Algumas marcas de ração natural também oferecem uma versão úmida de seus produtos. Destacamos a PremieR Gourmet, feita de peito de frango e arroz integral, como uma das melhores por sua composição, pela utilização de ingredientes naturais e pelos resultados que apresenta em felinos com essas características.

Qual é a melhor ração para gatos castrados? - Ração úmida para gatos castrados: composição e marcas

Comida caseira para gatos castrados

Com a comida caseira vem a polêmica, pois se pensarmos qual é o melhor alimento para gatos castrados segundo os nossos parâmetros humanos, vamos sem dúvida optar pela comida caseira, feita diariamente em casa, com ingredientes de qualidade, escolhidos e sem qualquer tipo de aditivo.

O problema com essa comida é que ainda existe a crença de que é sinônimo de dar ao gato sobras de comida humana, mas com isso só teríamos uma alimentação desequilibrada e até perigosa, pois nossa forma de cozinhar e até alguns ingredientes podem ser prejudiciais para os gatos. Por esse motivo, a opção pela alimentação natural caseira exige uma rigorosa formação sobre as necessidades nutricionais dos gatos e a consequente elaboração de um menu aceitável e que não incorra em carências. Não é fácil e, se você quiser dar essa dieta para seu gato castrado, é necessário buscar acompanhamento de um veterinário especializado em nutrição felina.

Devemos ter em mente que seguir uma dieta caseira correta implica tempo para a aquisição dos alimentos, seu preparo e seu planejamento. Hoje em dia, virou moda a chamada dieta BARF, baseada em alimentos crus e que inclui ossos, vegetais, verduras, carnes orgânicas, frutas e outros ingredientes como iogurte, algas marinhas ou óleo de peixe.

Ela não está isenta de riscos como os associados à carne crua, desequilíbrios nutricionais, contágio de doenças, problemas derivados do consumo de ossos ou mesmo hipertiroidismo. Por isso, é aconselhável oferecer este tipo de comida levemente cozida.

No vídeo a seguir, mostramos algumas receitas para gatos e cachorros que podem servir de inspiração:

Qual é a melhor alimentação para gatos castrados?

Em resumo, estes são os pontos principais para escolher a melhor comida para um gato castrado:

  • Seja qual for sua opção, a qualidade vem primeiro.
  • Atenção ao equilíbrio entre proteínas, gorduras, fibras e carboidratos.
  • Entre as rações, as chamadas naturais são elaboradas com uma composição mais adequadas às características nutricionais dos gatos.
  • Ao contrário do que se pensa, a comida úmida tem menos calorias que a ração seca porque apresenta uma grande quantidade de água. É uma boa opção a se considerar para gatos obesos ou menos predispostos a beber água.
  • A comida caseira requer sempre auxílio de um profissional, e é recomendável oferecer os alimentos ligeiramente cozidos.

Por tudo isso, não existe uma única ração para gatos castrados ou tipo ideal de alimento que possamos classificar como a melhor; todas podem ser, desde que adaptadas às necessidades do seu felino e desde que você opte por um produto de qualidade.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Qual é a melhor ração para gatos castrados?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Domínguez, Rosalía. Alimentación en animales esterilizados. Revista Ateuves nº 45. pp. 16-19.
  • Dopico, David. Qué sabes de las dietas crudas. Revista Ateuves nº 62. pp. 20-22.
  • Handl, Stefanie. (2014). Tendencia BARF- ventajas, inconvenientes y riesgos. Revista Veterinary Focus. Vol. 24, nº 3. pp. 16-23.
  • Hervera, Marta y Villaverde, Cecilia. Mitos y verdades de la comida húmedad en el gato. Revista Ateuves nº 74. pp. 12-14.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Rosana Maria de SSoares
Qual a melhor marca de Ração Seca e Úmida para gatos castrados?
Gostaria de opções de marcas. Para gatos entre 7 e 9 anos, uma fêmea e dois machos.

Qual é a melhor ração para gatos castrados?
1 de 2
Qual é a melhor ração para gatos castrados?

Voltar ao topo da página