Dietas equilibradas

Composição da ração para gatos

 
Composição da ração para gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Você sabe quais ingredientes há na ração para gatos? A coisa mais importante que devemos ter em mente quando pensamos na melhor composição de uma ração para gatos é que todos os felinos são carnívoros estritos. Isso significa que eles são obrigados a obter todo o seu alimento a partir da carne. Em outras palavras, todo o espectro nutricional necessário para o correto funcionamento do organismo do gato está presente na carne fresca. Nisso, inclui-se tudo: os sais minerais, as vitaminas e o amplo espectro de aminoácidos necessário para a elaboração de todas as suas proteínas.

Para que você não tenha dúvidas sobre se o gato está tendo a melhor alimentação, neste artigo do PeritoAnimal, detalharemos a melhor composição de uma boa ração para gatos.

Também lhe pode interessar: Composição da ração de cachorro

Índice

  1. Interpretação dos rótulos da ração para gatos
  2. Tipos de carnes que compõem a ração para gatos
  3. Tipos de proteínas que se encontram nas rações para gatos
  4. Ingredientes que não são necessários na dieta do gato
  5. Exemplo de rótulos de ração de alta qualidade para gatos
  6. Exemplo de rótulos de uma ração de baixa qualidade
  7. A importância da água

Interpretação dos rótulos da ração para gatos

As marcas comerciais são obrigadas a indicar na embalagem a composição de todos os produtos, e por isso é fundamental saber interpretá-la:

  • Os produtos aparecerão nomeados de acordo com a sua proporção dentro da composição. Estão ordenados em ordem decrescente. O ingrediente majoritário será o primeiro a aparecer.
  • Ficando claro que os felinos são carnívoros, devemos observar que a maior porcentagem, ou seja, o ingrediente que aparece primeiro, seja de carne.

Tipos de carnes que compõem a ração para gatos

É muito importante observar a diferença entre ler "30% de carne de frango fresca" e "30% de subprodutos de origem animal". No termo "subprodutos de origem animal", os fabricantes podem incluir qualquer tipo de desperdício procedente dos cortes de carnes ou peixes. As fábricas de alimentação humana geram desperdícios que não são aptos a alimentar os humanos, que, posteriormente, são vendidos às fábricas de alimentação animal. Aqui se incluem cabeças, bicos, unhas..., partes que normalmente um gato não comeria.

Composição da ração para gatos - Tipos de carnes que compõem a ração para gatos

Tipos de proteínas que se encontram nas rações para gatos

Os felinos devem ingerir proteínas de origem animal, que são as que têm todos os aminoácidos de que eles precisam. As proteínas de origem vegetal não lhes garantem todos os aminoácidos necessários para a síntese de suas proteínas. Para que se entenda melhor, cabe comentar que as proteínas são compostas por aminoácidos. Após a digestão, o animal recupera os aminoácidos separados e sintetiza novas proteínas. Podemos fazer uma comparação e dizer que os aminoácidos são letras, e as proteínas, palavras. Após a digestão, são obtidas as letras separadas, e, ao organizá-las, novas palavras são formadas.

Ingredientes que não são necessários na dieta do gato

Outro ingrediente que não é necessário na dieta é a fibra de beterraba, que apenas proporciona estrutura às fezes. Essa fibra provém das empresas açucareiras que, uma vez tendo extraído todo o suco das beterrabas, obtém uma pasta de fibras vegetais, a qual, mais uma vez, termina sendo comprada pelas empresas de alimentação animal.

Ao dar uma maior estrutura às fezes, nos fazem pensar que nosso animal tem uma flora intestinal ótima com esse tipo de ração.

Composição da ração para gatos - Ingredientes que não são necessários na dieta do gato

Exemplo de rótulos de ração de alta qualidade para gatos

Neste rótulo, se especifica que tipo de carne compõe cada porcentagem. A maioria são ingredientes que associamos a uma dieta equilibrada. São nomes fáceis de ser interpretados, que não nos deixam dúvidas acerca do que estamos comprando para alimentar nosso gato. Ou seja, fica muito fácil saber quais ingredientes tem na ração para gatos.

Exemplo de rótulos de uma ração de baixa qualidade

Nesses rótulos, observamos que o primeiro ingrediente já não é de origem animal, que seria aquilo de que nosso gato precisa. E a maioria dos componentes animais estão citados como "subprodutos de origem animal", não como "carnes frescas", nem como "carnes desidratadas".

A Universidade Estatal de Costa Rica constatou amplos estudos recolhidos sobre Nutrição Animal[1], nos quais uma grande importância é dada ao uso de diferentes aromatizantes artificiais nas diferentes idades do animal, para, assim, tornar a ração mais atrativa de acordo com as demandas biológicas da idade do indivíduo. Esses estudos são algo que, com toda certeza, as grandes marcas de alimentação animal conhecem.

A importância da água

Não podemos nos esquecer de que as carnes frescas que um felino ingeriria em seu ambiente natural contêm de 70 a 80% de água. Ao alimentar nosso gato com rações secas, somente lhe damos uns 5-10% de água. Os animais não têm a sensação de sede como os humanos, e, por isso, não bebem água suficiente para compensar a diferença. Dessa forma, alimentar um gato só com rações secas não é recomendável, já que ele estaria mal hidratado, e isso acarretará problemas renais no futuro. Esse tema é aquele em que os peritos em nutrição felina mais insistem, como a Dra. Lisa A. Pierson em seus estudos[2], veterinária especializada em nutrição para gatos.

Agora que você já sabe quais ingredientes há na ração para gatos e viu como avaliar a composição da ração, esperamos que este artigo tenha ajudado a sanar suas dúvidas acerca de uma correta alimentação em gatos, e que você tenha aprendido a escolher uma boa ração para gatos. Pode ser que te interessem algumas receitas de ração úmida para gatos ou o artigo sobre "Como detectar cálculos renais em gatos".

Se deseja ler mais artigos parecidos a Composição da ração para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Referências
  1. Mora Brautigan, I. 1991. Nutrición Animal. Editorial Universidad Estatal a Distancia (EUNED).
  2. Pierson, L. A. Feeding Your Cat: Know the Basics of Feline Nutrition. Disponível em: <http://catinfo.org/.>
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Composição da ração para gatos