Dietas equilibradas

Qual é a melhor ração úmida para cães?

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 16 setembro 2022
Qual é a melhor ração úmida para cães?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A alimentação é um pilar básico na hora de manter a saúde do nosso cachorro. Por isso, o que lhes dar de comer é uma pergunta recorrente que nos fazemos todos os tutores. Neste sentido, as conhecidas comidas enlatadas são, juntamente com a ração, os produtos mais comprados para alimentar nossos companheiros. Mas, a ração úmida para cachorros que encontramos a venda é realmente boa? Quais as outras opções que temos?

Neste artigo do PeritoAnimal nos centramos em explicar qual é a melhor ração úmida para cães além de repassar as necessidades nutricionais desta espécie animal e as distintas alternativas que existem.

Índice

  1. Necessidades nutricionais dos cachorros em cada etapa da vida
  2. Como escolher a melhor ração para cães?
  3. Qual tipo de ração úmida é a mais adequada para os cães?
  4. As latas de comida para cães são boas?

Necessidades nutricionais dos cachorros em cada etapa da vida

Independentemente de sua idade, o cachorro precisa ingerir proteínas, gorduras e carboidratos principalmente. Os alimentos ricos nestes nutrientes também proporcionam a quantidade adequada e necessária de vitaminas, fibras e minerais. A porcentagens dos três grupos básicos, entretanto, pode variar segundo o momento da vida em que se encontre. Por isso, em primeiro lugar e antes de explicar qual é a melhor ração úmida para cães, devemos ter claro que suas necessidades nutricionais variam em função da sua etapa de vida. Assim, podemos distinguir os seguintes períodos:

  • Lactante: durante as primeiras semanas de vida dos filhotes irão se alimentar exclusivamente do leite de sua mãe. Neste período de rápido desenvolvimento, este alimento cumpre com todas as suas necessidades e somente pode ser substituído, se for o caso, por uma fórmula para cães órfãos. O desmame deve ocorrer de forma natural próximo dos dois meses, por isso não é recomendado separar o filhote de sua mãe antes para evitar problemas de socialização e de comportamento no futuro.
  • Filhote: desde as três semanas de vida e até aproximadamente os seis meses, mesmo que isso varie segundo cada cachorro, os peludos experimentam um crescimento muito rápido, por isso necessitam de calorias e proteínas de qualidade. A ração úmida para cachorros filhotes facilita a transição entre o leite e os alimentos sólidos.
  • Adulto: nesta fase o cachorro pode reduzir suas necessidades energéticas, já que parou de crescer e "somente" deve se manter. Para uma dieta correta devemos levar em consideração o nível de atividade do cachorro, o que modificará a porcentagem de gorduras e proteínas que deve ingerir.
  • Cachorros castrados: esta intervenção vai diminuir as necessidades energéticas do cachorro, por isso, se não adaptamos sua dieta, poderia engordar.
  • Cachorras gestantes e lactantes: a alimentação adequada para elas deve ser similar à que oferecemos aos filhotes em crescimento, pois suas necessidades nutricionais se disparam para conseguir gestar, parir e alimentar suas crias.
  • Doentes: parte do tratamento de várias patologias passa por uma mudança na dieta, sempre seguindo os conselhos do veterinário.
  • Idosos: a partir dos 7-8 anos de vida, mesmo que dependa do tamanho, os cachorros entram na etapa geriátrica. Nesta fase eles têm mais facilidade de se desidratar e, alguns, deixam de comer ou o fazem em menor quantidade, o que os leva a perder peso. Por isso, sua dieta deve ser muito palatável, ou seja, saborosa e energética, com alta porcentagem de umidade e textura leve. O objetivo é facilitar sua ingestão, aumentar sua hidratação e nutrição, mesmo que se coma em menor quantidade. Devido a isto pode ser recomendável ração úmida para estes cães mais velhos.

Nestas fases distintas, a alimentação do cachorro apresentará diferenças quanto a composição, mas a qualidade dos ingredientes deve ser constante.

Qual é a melhor ração úmida para cães? - Necessidades nutricionais dos cachorros em cada etapa da vida

Como escolher a melhor ração para cães?

A qualidade dos alimentos, como já mencionamos, é o pilar de uma boa alimentação. Mas não somente devemos nos fixar nisso, já que a forma de processá-los também vai influenciar no aproveitamento que nosso cachorro pode ter destes ingredientes. É a digestibilidade. Além disso, os cachorros deveriam receber em sua comida uma quantidade suficiente de água, igualmente se estivessem na natureza ao ingerir suas presas. Sobre isso, para escolher uma boa dieta devemos levar em consideração o seguinte:

  • O rótulo dos alimentos para cachorros nos pode induzir ao erro. Por exemplo, se na lista de ingredientes apareça a carne não quer dizer que esta seja de qualidade, já que pode ser de partes qe sobram da indústria de carnes para humanos. Assim, esta carne ne realidade poderia vir de bicos, cabeças, patas ou qualquer outra parte que não se considera apta para o consumo humano.
  • O processamento que sofrem os ingredientes da ração ou das latas vai afetar seus nutrientes. Este tratamento elimina vitaminas e aminoácidos essenciais. Além disso, na lista de ingredientes pode apresentar a porcentagem antes do processamento, mas após, na realidade esta porcentagem será menor.
  • No caso da ração, em sua fabricação os ingredientes perdem toda sua umidade para impedir o crescimento de bactérias. Assim, somam à dieta aproximadamente 8% de umidade, muito menor que a porcentagem que teriam com suas presas naturais. Para tanto, deverá beber mais água para compensar e, se não o faz, poderiam aparecer problemas nas vias urinárias e rins, principalmente em animais de mais idade.
  • Do processamento resulta um alimento pouco apetitoso. Para o deixar mais palatável se adicionam gorduras, principalmente nas latas. Estas podem ser animais ou vegetais, saturadas ou insaturadas, estas últimas mais recomendadas.
  • Outro problema das gorduras é que podem ficar rançosas e degradarem, o que se evita adicionando antioxidantes, que nem sempre são naturais.

Uma boa parte dos cuidadores opta pela ração. É um produto muito divulgado, com numerosas variedades e de muito fácil administração, o que é apreciado devido ao ritmo de vida atual. Mas, mediante os dados anteriores, a ração está longe de ser a melhor opção para nosso cachorro de acordo com o ponto de vista nutricional. Por isso, se estamos pensando em outro tipo de alimentação, nos interessa saber qual será a melhor ração úmida para cães e se realmente as latas ou sachês para cachorros são adequadas.

Qual tipo de ração úmida é a mais adequada para os cães?

A comida úmida natural para cachorros é a comida caseira, opção que sempre será a melhor opção se nos perguntamos qual é a melhor comida úmida para nosso cachorro. Preparar um menu com os mesmos produtos frescos que podemos comprar e comer nós mesmos, como carne, peixe, verduras, frutas ou ovos, sempre será a melhor escolha, pois oferecemos alimentos de qualidade com toda a sua umidade e seus valores nutricionais praticamente intactos.

Elaborarmos uma dieta caseira adequada que cumpra com as necessidades do cachorro em suas diferentes etapas vitais implica em conhecimento sobre nutrição canina. Por isso, se nos decidirmos por esse menu devemos consultar um veterinário especializado para nos assegurar que a alimentação que vamos oferecer ao cão é correta. Como vimos em parágrafos anteriores, as porcentagens de cada um dos grupos nutricionais básicos variam em função de muitos fatores, como a idade, o nível de atividade física e, inclusive, as preferências do cachorro. Por este motivo é tão importante consultar com um especialista em nutrição animal.

Para proporcionar ao cachorro uma alimentação natural encontramos distintas opções, como a dieta crua ou BARF, alimentos semicozidos ou optar por comida natural desidratada. O problema é que, infelizmente, podemos não ter tempo para cozinhar, o que explica, em boa parte, o êxito e a proporção da ração como alimento principal para cachorros durante as últimas décadas. Se é nosso caso, devemos saber que podemos recorrer à alternativa que mencionamos: a comida natural desidratada. Desta forma, os nutrientes são conservados e são mais facilmente assimilados pelo cão. Para preparar esta comida somente precisaremos reidratá-la adicionando água. Assim, nos asseguramos que ofereceremos ao nosso cachorro uma alimentação adequada, como o aporte necessário de umidade, proteínas, carboidratos e gorduras, além da vantagem de precisar de um tempo mínimo para o preparo. Além disso, por se tratar de um alimento de textura suave, é altamente recomendado para cachorros em transição e para cães idosos que apresentem dificuldades para mastigar determinados alimentos.

Por outro lado, uma das maiores consequências que pode ocorrer com o consumo de uma ração úmida para cães ou latas de baixa qualidade é a aparição de alergias alimentares. Por isso, é bom escolher marcas que ofereçam produtos preparados com alimentos variados e de fácil digestão, como peixe branco, batata, salmão, arroz, maçã ou iogurte.

Definitivamente, teremos acesso a toda uma variedade de produtos naturais que nos permite alimentar nossos cachorros de uma forma mais saudável e próxima da alimentação original da espécie, evitando, assim, fazer uso de latas ou outros produtos de baixa qualidade.

Qual é a melhor ração úmida para cães? - Qual tipo de ração úmida é a mais adequada para os cães?

As latas de comida para cães são boas?

Se observarmos a composição geral das latas de comida para cachorros veremos que não mostra muitas diferenças com relação à ração seca. Por isso, apresenta as mesmas desvantagens, com exceção da umidade. Então, a ração úmida é boa para os cães?

Quando falamos de ração úmida nos vem a cabeça as latas ou sachês industrializados que, como explicamos, não são a melhor opção. Mas delas nos interessa sim a alta porcentagem de umidade. Assim, um bom alimento e equilibrado para um cachorro vai incluir esta umidade, mas com ingredientes de alta qualidade. Para tanto, a conclusão é que a comida úmida é recomendável, mas as latas não, como podemos substituir este produto?

Temos as opções que mencionamos na sessão anterior: a comida caseira e a comida natural desidratada. Isso sim, cabe destacar que nem todas as latas de comida são inadequadas, já que existem uma minoria de fabricantes que respeitam as necessidades nutricionais do cachorro e elaboram seus produtos com base em alimentos naturais, frescos e aptos para o consumo humano. No entanto, nem sempre é fácil identificar esta minoria, por isso, recomendamos optar pelas opções anteriores.

Agora que você já sabe qual é a melhor ração úmida para cães, te recomendamos este outro artigo sobre alimentos para cachorros sem dentes.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Qual é a melhor ração úmida para cães?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Knowles, G.. (2016). Cocina sana para tu perro. Madrid: La esfera de los libros.
  • Ziegler, J. (2017). El libro negro de los veterinarios. Barcelona: Macro.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Jeane
Alimentação Caseira para cães e gatos.
1 de 3
Qual é a melhor ração úmida para cães?