Dietas equilibradas

Ração com corante faz mal para cães e gatos?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 20 dezembro 2022
Ração com corante faz mal para cães e gatos?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Quando cães e gatos se tornaram animais de companhia, seus hábitos alimentares foram fortemente influenciados pelas pessoas. Os humanos, em geral, escolhem os alimentos pelo aspecto visual e, por meio deste sentido, criam expectativas psicológicas sobre os produtos. Já os cães fazem suas escolhas primeiramente pelo olfato, seu sentido mais desenvolvido. Os gatos escolhem suas refeições pelo sabor e pela composição de nutrientes. Mas, como são os tutores que compram os alimentos, as embalagens e os produtos para animais são confeccionados para atraí-los, com cores, formas e tamanhos diferenciados.

No entanto, existem muitas controvérsias sobre como os os gatos e os cachorros enxergam as cores, mas a cor do alimento parece ter mínima influência na escolha deles. Corantes artificiais tornam os alimentos mais atrativos para os humanos, mas parecem ter pouca influência nas escolhas dos pets. Há décadas esse tipo de aditivo é suspeito de causar problemas à saúde[1], tanto em animais como em pessoas, mas ainda sem comprovação científica.

Ração com corante faz mal para cães e gatos gatos? Toda ração tem corante? Por que os fabricantes utilizam corantes? Como escolher uma ração boa para meus animais? Obtenha todas as respostas a estas perguntas neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Como escolher a ração do gato

Índice

  1. Ração com corante faz mal para cães e gatos?
  2. Por que os fabricantes fazem rações coloridas?
  3. Que tipos de corantes existem na ração de pets?
  4. Como saber se a ração tem corante?
  5. Como escolher a melhor ração para um animal de estimação?
  6. Indicações de rações para cães e gatos sem corantes sintéticos

Ração com corante faz mal para cães e gatos?

O uso de corantes em rações para cães e gatos pode ocasionar o aparecimento ou a recidiva de cálculos urinários, segundo algumas pesquisas. Além disso, especula-se que os corantes amarelo 5, amarelo 6, azul 2, caramelo, verde 3 e vermelho 40 sejam carcinogênicos, porém sem estudos que comprovem tal fato. Esses corantes possuem doses máximas seguras para a ingestão, sendo alguns deles proibidos em alimentos destinados a crianças. De fato, as pesquisas sobre os possíveis males à saúde causados por corantes estão mais avançadas para os humanos.

Em contrapartida, avaliou-se em um estudo a administração por via oral de 1% e 2% de corante azul brilhante na dieta de 20 cães filhotes (6 a 7 meses de idade) durante 1 ano. Após esse período, não foram observadas alterações clínicas nos animais. Em outro estudo, administrou-se 1% e 2% do corante tartrazina na dieta de 4 cães filhotes (6 meses) e também não foram observadas alterações clínicas atribuídas ao corante.

Por que os fabricantes fazem rações coloridas?

Durante o processo de fabricação das rações, alguns grãos podem apresentar a cor fora do padrão, devido à variação nas matérias-primas utilizadas, resultando em mudança na cor dos lotes. Isso coloca a qualidade do produto em dúvida perante o consumidor. Considerando que o aspecto visual influencia fortemente a escolha do alimento para os humanos, o uso de corantes conseguiu resolver esse problema.

Além disso, as pessoas se sentem emocionalmente bem associando o grão verde da ração a alguns legumes e vegetais, o grão vermelho à carne e por aí em diante. No entanto, o uso de corantes em ração não traz qualquer benefício aos animais, pois não apresentam qualquer valor nutricional. São utilizados com a finalidade puramente estética, visto que os animais não se mostram atraídos pelas cores dos grãos.

Ração com corante faz mal para cães e gatos? - Por que os fabricantes fazem rações coloridas?

Que tipos de corantes existem na ração de pets?

Vários corantes são utilizados nas rações de cães e gatos, mas os principais são:

  • Vermelho 40;
  • Amarelo 5;
  • Amarelo 6;
  • Azul 2;
  • Caramelo;
  • Verde 3.

Como saber se a ração tem corante?

A forma mais fácil de saber se uma ração para cães ou gatos tem ou não corante em sua composição é olhando sua tabela nutricional, impressa na embalagem. Você pode ainda aproveitar e verificar se a ração possui, além dos corantes, outros aditivos, como antioxidantes sintéticos.

Nestes outros artigos falamos detalhadamente sobre este tema:

Ração com corante faz mal para cães e gatos? - Como saber se a ração tem corante?

Como escolher a melhor ração para um animal de estimação?

De acordo com algumas pesquisas, os consumidores estão analisando com mais cuidado os ingredientes e a origem dos produtos que compram para seus cães e gatos, procurando alimentos que mais se assemelham aos seus. A procura é por produtos menos industrializados e socialmente mais sustentáveis.

Alguns alimentos dos segmentos comerciais econômico e premium utilizam corantes nas rações. Rações super premium geralmente não usam corantes, pois utilizam matérias-primas de melhor qualidade. A leitura da composição da ração ajuda bastante na hora de escolher o melhor alimento para o seu amigo. Deve-se atentar à fonte principal de proteína, se é de qualidade e se está na quantidade adequada para cada espécie.

Além disso, já existem no mercado rações que utilizam corantes naturais, como os pigmentos de origem vegetal, como carotenoides (presentes na cenoura e abóbora), clorofilas (encontrados nas folhas dos vegetais) e flavonoides (presentes em frutas, vegetais, grãos, legumes, soja e chás).

Indicações de rações para cães e gatos sem corantes sintéticos

Agora que você já viu que há muitas suspeitas de que ração com corante faz mal para cães e gatos, aqui deixamos algumas sugestões de rações sem corantes sintéticos para você ficar por dentro na hora de escolher o alimento do seu amigo peludo:

  • Ração Premier: A ração Premier utiliza ingredientes naturais, sem a adição de corantes ou aromatizantes artificias, além de ser rica em proteínas de alta qualidade, com equilíbrio ideal de ácidos graxos essenciais (ômega 3 e 6).
  • Fórmula Natural: A ração Fórmula Natural é elaborada sem a adição de conservantes, corantes ou palatabilizantes artificias. Possui a linha Receitas Caseiras, desenvolvida para cães e gatos cujo tutor queira oferecer a eles uma variedade de sabores a cada refeição, sem renunciar a uma dieta balanceada e nutritiva.
  • Ração Hill´s: A empresa Hill´s fabrica rações tradicionais para cães e gatos e possui ainda a linha terapêutica, oferecendo alimentos sem corantes, de fácil digestão e alta qualidade.
  • Ração N&D Prime: É uma ração do tipo super premium, sendo considerada natural, pois oferece ingredientes naturais, livres de transgênicos e contando com conservantes naturais, que combatem o envelhecimento.
  • Guabi Natural: É uma linha de alimentos super premium, desenvolvida para garantir uma alimentação variada. Sua fórmula avançada é conservada naturalmente e combina ingredientes naturais de alta qualidade.

Neste artigo explicamos se ração com corante faz mal para cães e gatos, citando pesquisas e também sugerindo boas alternativas. Listaremos alguns artigos a seguir que também podem te interessar para garantir uma alimentação de qualidade para o pet:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ração com corante faz mal para cães e gatos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Referências
  1. Scheibel, S. Uso de corantes artificiais nas rações para cães e potenciais efeitos no comportamento. Universidade Estadual Paulista – UNESP, 2020. Disponível em https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/202489/scheibel_s_dr_jabo_par.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em 14/12/2022.
Bibliografia
  • Barboza, D.V. et al. Carcinogênicos na alimentação animal. Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, Universidade Federal de Pelotas, 2015. Disponível em https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2015/CA_02920.pdf. Acesso em 14/12/2022.
  • Perini, M.P. Corantes na alimentação de cães e gatos. Nutrologia de cães e gatos. Disponível em https://nutrologiadecaesegatos.com.br/corantes-na-alimentacao-de-caes-e-gatos/. Acesso em 14/12/2022.
  • Monti, M. Corante artificial na ração: usar ou não? PETFOOD, 2021. Disponível em https://www.revistacaesegatos.com.br/pub/curuca/index2/index.jsp?edicao=11533&ipg=405443&keyword=corante%20artifical&keyword=corante%20artifical#page/53. Acesso em 14/12/2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Ração com corante faz mal para cães e gatos?