Posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro?

Posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro?

Os anti-inflamatórios são medicamentos usados no tratamento do alívio da dor e inflamações para humanos e, eventualmente, em cachorros. Por isso, a dúvida 'posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro?' pode surgir quando precisamos cuidar de um pet lesionado, com dor ou um cachorro mancando, por exemplo. Neste artigo do PeritoAnimal esclarecemos as dúvidas mais comuns sobre anti-inflamatórios para cachorros: dosagem, efeitos, complementos naturais e tudo o que você precisa saber para ajudar o seu cão de maneira segura.

Anti-inflamatório para cachorros

Os anti-inflamatórios para cachorros ou humanos são um tipo de medicamentos que aliviam a inflamação e a dor, sendo também úteis em alguns casos para baixar a febre. Eles estão divididos em dois tipos, não esteroides e esteroides:

  • Os não esteroides são os menos prejudiciais e agem cortando o percurso químico do processo inflamatório, diminuindo assim a inflamação e a dor. Tem menos efeitos secundários.
  • Os esteroides são os anti-inflamatórios à base de cortisona que se refletem negativamente na saúde do cachorro, uma vez que suprimem a resposta do seu sistema imunitário. Possuem um mecanismo de ação mais agressivo uma vez que, como dito anteriormente, atuam sobre o sistema de defesas.

Os anti-inflamatórios para cachorro devem ser sempre receitados por um veterinário. Eles costumam ser recomendados nos seguintes casos: inflamação, dor, cachorro mancando, febre, cirurgias e doenças como a artrose canina.

Posso dar Nimesulida para cachorro?

Somente com indicações veterinárias pois a dose de Nimesulida para cachorro não é a mesma que para humanos. Essa é uma dúvida comum já que a Nimesulida é um anti-inflamatório não-esteroide 'humano' que consta na literatura médica canina.

Efeitos colaterais dos anti-inflamatórios para cachorros

Ao cortar o percurso químico, os anti-inflamatórios não esteroides também inibem a síntese de substâncias chamadas prostaglandinas.

As prostaglandinas são essenciais para que o cachorro tenha a mucosa do estômago protegida. Quando estas substâncias não sintetizam de forma suficiente, a mucosa gástrica pode ficar irritada e desprotegida, podendo até desenvolver úlceras. Para evitar este efeito secundário comum na dosagem de anti-inflamatório para cachorro, é imprescindível que o cachorro tome a sua medicação sempre depois de comer.

É importante que o tutor se mantenha atento à comida do seu cachorro e garanta que o seu estômago está cheio na hora de tomar o medicamento. Para ajudar, sugerimos este post com as dicas para dar remédio para cachorro.

No caso dos anti-inflamatórios à base de cortisona, é muito difícil prevenir os efeitos secundários. Os sintomas incluem: edema, retenção de fluidos, aumento de peso, diminuição da imunidade e doenças provocadas pela falta dela. O veterinário pode decidir prescrever outro medicamento ao seu cachorro, de forma a proteger o seu estômago.

Se o tratamento com anti-inflamatórios tiver uma duração curta, não deve existir nenhum problema. No entanto, tratamentos que se prolongam por períodos longos ou indefinidos possuem grande probabilidade de comprometer a saúde do cachorro.

No caso da osteoartrite, por exemplo, é importante reduzir os medicamentos anti-inflamatórios e administrar suplementos nutricionais que contenham vitaminas, minerais e substâncias que reforcem a cartilagem das articulações.

Da mesma forma, é importante mencionar que um anti-inflamatório para cachorro não cura, servindo apenas para controlar os sintomas. Fale com o seu veterinário e procure solucionar as causas e o foco do problema ao invés de fazer tratamento sintomático.

Anti-flam

Não se esqueça que o seu cachorro também pode beneficiar de terapias naturais como a homeopatia e a acupuntura. Uma vez que o cachorro esteja diagnosticado, existem opções de anti-inflamatórios naturais para cachorro que podem ser complementares ao tratamento:

  • Arnica Montana: pode ser ministrada como creme ou por via oral como homeopatia;
  • Calor: compressas com água quente também são indicadas para ajudar no alívio da dor, promovendo a vasodilatação sanguínea e seu consequente efeito amenizante;
  • Cúrcuma: os cachorros também pode ser beneficiar as propriedades anti-inflamatórias da cúrcuma. Recomenda-se uma dosagem de 15 a 20 mg por kg do peso cachorro;
  • Garra do Diabo Herbarium: essa erva com propriedades anti-inflamatórias também pode ser aplicada como complemento natural ao anti-inflamatório para cachorro;
  • Peixe azul: o próprio peixe, óleo de peixe ou outros alimentos com Ômega 3 para cachorros também podem fazer parte da dieta como anti-inflamatórios naturais para cachorros;
  • Valeriana: é indicada como anti-inflamatório para cachorro principalmente em casos de contraturas musculares.

Ainda que sejam alternativas naturais, a supervisão veterinária segue sendo crucial para o alívio da dor no cachorro e uma recuperação o mais rápida possível.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Posso dar anti-inflamatórios ao meu cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.