Curiosidades do mundo animal

Por que os gatos não sentem gosto de doce?

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 3 setembro 2022
Por que os gatos não sentem gosto de doce?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

É difícil resistir a um sorvete ou a um bom pedaço de bolo, não é mesmo? De fato, os doces são uma verdadeira tentação para muita gente. Mas o que nós achamos delicioso pode ser uma ameaça para a saúde de nossos animais de estimação. Muitos alimentos doces, principalmente os industrializados, podem causar a eles graves distúrbios digestivos e intoxicar seu corpo, como é o caso do chocolate.

Além disso, algumas espécies, como os felinos, são incapazes de saboreá-los e tendem a rejeitar guloseimas açucaradas. Desta forma, podemos dizer que os gatos não sentem o sabor doce devido a uma capacidade de autodefesa naturalmente desenvolvida por seu organismo durante a evolução de sua espécie. Para aprofundar o assunto, o PeritoAnimal convida você a entender melhor porque os gatos não sentem gosto de doce neste artigo.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato não gosta de carinho?

Índice

  1. Os gatos têm um paladar muito seletivo?
  2. A formação do paladar dos gatos
  3. Quais sabores os gatos sentem?
  4. Por que os gatos não sentem gosto de doce?

Os gatos têm um paladar muito seletivo?

Muitas vezes ouvimos dizer que os gatos têm um paladar muito seletivo. Mas se um felino na natureza fosse tão caprichoso com seu paladar como imaginamos, isso representaria um risco para sua sobrevivência. Sua natureza independente e suas habilidades lhes permitem posicionar-se como excelentes caçadores, mas sua alimentação também depende da disponibilidade de seu ambiente, da época do ano, do clima, etc.

Então, qual é a razão para a "má reputação" do paladar seletivo de nossos felinos domésticos? Bem, a resposta está na própria pergunta... A maioria dos gatos desenvolve um comportamento alimentar mais exclusivo ou "caprichoso" devido à domesticação. Isto também explica porque os gatos de rua tendem a ter um paladar mais flexível do que os gatos domésticos. Com estes animais, ocorre algo muito semelhante aos felinos selvagens: sua sobrevivência depende de sua capacidade de adaptação ao contexto e ao ambiente ao qual estão expostos.

Por que os gatos não sentem gosto de doce? - Os gatos têm um paladar muito seletivo?

A formação do paladar dos gatos

Os gatos formam os critérios de seu paladar durante sua "infância", principalmente durante seus primeiros 6 meses de vida. Se durante este período os apresentamos a uma alimentação variada em termos de sabores, formas, cheiros e texturas, encorajamos sua adaptação e reduzimos a possibilidade de recusarem alimentos na vida adulta. Se, pelo contrário, habituamos o filhote a comer sempre a mesma comida, criaremos um gato muito exigente. Quando atingirem a idade adulta, provavelmente será muito difícil incluir outros sabores e gostos na dieta de um animal que tenha se agarrado a uma rotina alimentar muito rigorosa.

Mas tenha cuidado com as mudanças que a convivência com os seres humanos pode provocar nos hábitos alimentares de um felino. Os gatos não sentem o gosto doce, mas se lhes oferecemos alimentos açucarados, podemos criar uma adaptação indesejada e causar inúmeros danos ao seu trato digestivo.

Neste outro artigo apresentamos um guia completo sobre a alimentação dos gatos.

Quais sabores os gatos sentem?

Os felinos têm um olfato e uma visão muito melhores do que nós. Mas quando se trata do paladar, os gatos têm um senso de gosto muito menos desenvolvido do que os humanos. Enquanto nosso corpo tem mais de 9.000 papilas gustativas, que nos permitem desfrutar de uma enorme variedade de sabores, os gatos têm menos de 500 papilas gustativas. Esta é a principal razão pela qual os gatos não sentem o gosto de doces e porque muitos alimentos que achamos irresistíveis podem ser de pouco interesse para eles. A seguir, um resumo dos principais gostos percebidos por nossos felinos domésticos:

  • Ácido: os gatos têm um grande número de receptores de sabor ácido localizados ao longo de toda a extensão de sua língua. Por esta razão, alimentos com um pH ácido tendem a agradá-los mais do que alimentos alcalinos ou neutros.
  • Salgado: os felinos também detectam muito fortemente os alimentos salgados, pois têm muitos receptores para este sabor em sua língua.
  • Amargo: os gatos sentem o gosto amargo com menos intensidade do que os cães e os humanos. Isto lhes permite evitar o consumo de substâncias tóxicas, como a estricnina.

Os gatos também são capazes de perceber muito bem a textura, temperatura e consistência de seus alimentos, razão pela qual os alimentos enlatados são mais palatáveis do que os secos.

Confira neste outro artigo os alimentos humanos que um gato pode comer.

Por que os gatos não sentem gosto de doce? - Quais sabores os gatos sentem?

Por que os gatos não sentem gosto de doce?

Nós humanos detectamos os doces porque temos a combinação de duas proteínas em nossas papilas gustativas. Os gatos, por outro lado, não sentem o gosto doce porque produzem apenas uma das duas proteínas necessárias para saboreá-la, portanto, em sua genética não há os receptores necessários para identificar o sabor doce.

Alguns gatos podem se interessar por certos alimentos doces ricos em gordura, tais como sorvetes, ou que são fontes de proteína, tais como iogurte. Mas eles rejeitam fortemente os adoçantes sintetizados, como a sacarina, assim como os alimentos que os contêm. Especialistas afirmam que esta rejeição natural de doces em felinos é uma capacidade autodefensiva. Como os alimentos açucarados são prejudiciais ao organismo, causando flatulência, diarreia e cólicas, seu paladar evoluiu para evitar o consumo dessas substâncias.

Se você vir seu gato comendo doces, especialmente chocolate, que em grandes quantidades é tóxico para os felinos, não hesite em levá-lo ao veterinário imediatamente.

Agora que você já sabe porque os gatos não sentem o gosto doce, não perca este vídeo sobre algumas frutas e legumes proibidos para gatos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos não sentem gosto de doce?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Scientific American. Strange but True: Cats Cannot Taste Sweets. Disponível em: <https://www.scientificamerican.com/article/strange-but-true-cats-cannot-taste-sweets/>. Acesso em 02 de setembro de 2022.
  • NPR. Cats Can't Taste Sweetness, Study Finds. Disponível em: <https://www.npr.org/2005/07/25/4766556/cats-cant-taste-sweetness-study-finds?t=1661420695809>. Acesso em 2 de setembro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Por que os gatos não sentem gosto de doce?