menu
Partilhar

Por que cachorro não gosta que pegue na pata?

 
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 24 julho 2023
Por que cachorro não gosta que pegue na pata?

Ver fichas de  Cachorros

Embora as patas dos cães sejam projetadas para resistir ao contato e ao atrito constante com o solo, proporcionando estabilidade ao corpo, a verdade é que essa é uma parte muito sensível, onde se encontram várias terminações nervosas. Por esse motivo, é comum que os cães se incomodem quando suas patas são tocadas, mesmo quando o contato vem de seus tutores.

Seu cachorro odeia que toquem suas patas? Então é provável que você tenha dificuldade em cortar suas unhas ou verificar regularmente essa região para descartar a presença de parasitas, feridas ou outras anormalidades. No entanto, no PeritoAnimal, você poderá descobrir a resposta da pergunta "por que cachorro não gosta que pegue na pata?" e obter algumas dicas para começar a acostumar seu peludo a deixar essa região ser examinada. Além disso, você também poderá expandir seus conhecimentos sobre o comportamento canino e descobrir por que os cães cobrem o focinho com as patas. Continue lendo para aprender mais sobre o seu melhor amigo!

Por que cachorro não gosta que pegue na pata?

O corpo dos cães possui algumas regiões especialmente sensíveis, nas quais encontramos uma grande concentração de terminações nervosas. Um toque nessas regiões pode gerar uma resposta exagerada do sistema nervoso deles, algo semelhante ao que acontece quando alguém nos toca em um local muito sensível. Por isso, é comum que os cães não gostem de ser tocados na cauda, nas patas ou nas orelhas.

Também devemos lembrar que muitas das demonstrações de afeto humanas não serão necessariamente interpretadas pelos nossos peludos da mesma forma. Os cães não estão acostumados a beijar, abraçar ou oferecer e compartilhar toques nas patas como uma forma de expressar afeto ou cordialidade. Ou seja, não veremos dois cães apertando as mãos, abraçando-se ou acariciando as patas de seus semelhantes para comunicar suas emoções. Essas demonstrações não fazem parte da linguagem corporal dos cães, por isso é perfeitamente compreensível que a grande maioria dos cães não goste de abraços ou que alguém pegue em suas patas. Confira outras 10 coisas que os cachorros odeiam nos humanos neste artigo.

No entanto, devemos estar atentos para detectar se essa aversão à manipulação das patas está acompanhada de outros sintomas. Em alguns casos, os cães odeiam ser tocados nas patas porque sentem dor, coceira ou têm uma ferida nessa região. Se o seu cão machucou a pata, é altamente recomendável higienizá-la e procurar rapidamente um veterinário. Na clínica, o profissional poderá realizar um exame físico e verificar a gravidade da lesão. Além disso, no PeritoAnimal, você pode descobrir tudo sobre como curar ferida na pata do cachorro.

Por outro lado, a aversão de um cão a ser tocado nas patas ou na cauda também pode estar associada a algum trauma. Um cão que passou por situações negativas, como abuso e maus-tratos físicos ou mentais, pode associar essa tentativa de carícia ou toque a algum evento traumático que tenha vivenciado no passado. Nesses casos, é provável que o animal tenha reações exageradas se alguém tentar tocá-lo, como tentar escapar, urinar involuntariamente de medo ou ficar agressivo. Se você recentemente adotou um novo melhor amigo, é interessante procurar saber mais sobre o passado dele no abrigo ou ONG de proteção aos animais na qual o adotou. Além disso, ao observar qualquer sintoma de fobias, estereotipias ou outros problemas comportamentais, não hesite em procurar rapidamente um veterinário etólogo.

Por que cachorro não gosta que pegue na pata? - Por que cachorro não gosta que pegue na pata?

Todos os cachorros não gostam que peguem em suas patas?

Não necessariamente. Assim como acontece com os seres humanos, também há cães que têm maior sensibilidade em suas patas, orelhas ou cauda. Portanto, cada peludo pode ter uma resposta diferente quando alguém tenta manipular as regiões mais sensíveis do seu corpo. Alguns cães podem demonstrar seu desconforto de forma mais "sutil", tentando esconder a pata e mostrando sinais de calma, como bocejar, virar a cabeça ou lamber os lábios, enquanto outros podem adotar uma postura defensiva e até mesmo atacar, principalmente se algum desconhecido tentar tocar suas partes mais sensíveis.

Se o seu cão odeia que toquem suas patas e reage de forma muito negativa quando você tenta examiná-lo ou cortar suas unhas, é provável que essa seja uma "ponto fraco" do seu corpo. No entanto, se você observar que o comportamento do seu cão mudou, mostrando-se mais agressivo, nervoso ou hiperativo, não hesite em procurar rapidamente a clínica veterinária. Algumas doenças que causam dor ou prejudicam os sentidos dos nossos peludos podem levar à hipersensibilidade e a problemas de comportamento.

Além disso, como cada cão possui um organismo e uma personalidade singular, é possível que alguns cães até gostem de receber carícias ou massagens em suas patas, especialmente se foram acostumados desde filhotes por seus tutores a serem tocados nessa região. Na vida adulta, esse hábito representa enormes vantagens, pois será mais fácil verificar as patas e cortar as unhas do nosso cão.

Lembre-se de que as extremidades dos cães estão constantemente em contato com o solo, e é possível que o animal entre em contato com sujeira, agentes patogênicos ou objetos cortantes que podem causar feridas ou cortes. Além disso, é essencial descartar a presença de carrapatos e outros ectoparasitas, pois eles podem se alojar nas patas dos cães, onde conseguem se esconder e se alimentar facilmente.

Portanto, mesmo que o seu cão não goste que toquem suas patas dianteiras e traseiras, será necessário acostumá-lo a ser manipulado nessa região. O ideal é começarmos a ensinar nossos cães a permitir que toquemos suas patas desde os primeiros meses de vida, sempre com muito cuidado e respeitando os limites dos nossos peludos. Com paciência, dedicação e o uso de reforço positivo, você verá que seu peludo gradualmente poderá aceitar que você verifique suas patinhas. No PeritoAnimal, você pode encontrar as melhores dicas para manipular as patas e cortar as unhas do seu cão em casa.

Por que cachorro não gosta que pegue na pata? - Todos os cachorros não gostam que peguem em suas patas?

Por que meu cachorro cobre seu rosto com as patas?

Você se pergunta por que seu cão cobre o rosto com uma pata ou com ambas? Entre as muitas coisas estranhas que os cães fazem, encontramos o hábito de colocar as patas sobre o focinho ou o rosto, como se estivessem se cobrindo ou se escondendo.

Na realidade, não existe uma única explicação que justifique por que os cães colocam as patas no rosto. Há várias possíveis causas para esse comportamento canino, portanto, devemos estar atentos à linguagem corporal e ao contexto para entender por que seu cão cobre o rosto ou o focinho com as patinhas.

Aqui estão as principais causas que podem ajudar você a entender esse comportamento:

  1. Limpar impurezas ou resíduos do rosto. Se o cão detectar algum resíduo que o incomoda no rosto ou remelas nos olhos, ele pode tentar removê-los usando as próprias patas. Também pode tentar limpar restos de comida da boca ou focinho após comer. Para evitar que seu cão se machuque fazendo isso, é essencial manter uma higiene adequada tanto do corpo quanto do ambiente, além de limpar corretamente as remelas dos olhos e eventuais restos de comida do rosto;
  2. Aliviar a coceira. Quando um cão sente coceira no rosto, nos olhos ou na boca, ele pode usar as patas para se coçar e aliviar o desconforto causado pela coceira, assim como esfregar-se em travesseiros, colchões ou outros objetos da casa. O primeiro passo é verificar os olhos, rosto, boca e orelhas para ver se há impurezas ou corpos estranhos que possam estar causando prurido. Em seguida, se não encontrar nenhum resíduo, o melhor é consultar um médico veterinário. Alergias e algumas doenças podem causar coceira em nossos peludos, portanto, devemos estar atentos se nossos cães estão constantemente se coçando o rosto, os olhos ou as orelhas.
  3. Agradar você ou conseguir algo que lhe interessa. Como você já sabe, os cães são animais muito inteligentes e sensíveis, que rapidamente podem associar nossas respostas às suas condutas. Se seu cão perceber que, ao cobrir o rosto ou o focinho com as patas, ele ganha um petisco, um carinho ou um reconhecimento de sua parte, ele pode repetir esse comportamento apenas para agradar você ou obter algo que lhe interesse. Além disso, se seu cão souber que esse gesto provoca risos ou ternura, ele também pode usá-lo para acalmar você e comunicar que não deseja conflitos, especialmente se perceber que está zangado ou, por outro lado, se você o repreender por algum comportamento indesejado. Nesse sentido, lembre-se de que chamar a atenção e punir de qualquer forma são métodos perigosos e contraproducentes na educação dos cães, pois os expõem a contextos de alto estresse e medo, o que pode levar a muitos problemas de comportamento. Para ensinar seu peludo corretamente e corrigir comportamentos inadequados, dê preferência ao reforço positivo, que não apenas estimulará suas habilidades cognitivas, mas também fortalecerá o vínculo afetivo e de confiança entre vocês.

Agora que você já sabe por que cachorro não gosta que pegue na pata e também por que cobre o rosto com ela, não perca este outro artigo sobre o comportamento canino: por que meu cachorro morde as patas?

Por que cachorro não gosta que pegue na pata? - Por que meu cachorro cobre seu rosto com as patas?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que cachorro não gosta que pegue na pata?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Por que cachorro não gosta que pegue na pata?
1 de 4
Por que cachorro não gosta que pegue na pata?

Voltar ao topo da página