Curiosidades do mundo animal

Os cachorros sentem amor?

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 2 maio 2023
Os cachorros sentem amor?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cachorros amam? Dizer que os cachorros sentem amor é uma afirmação um pouco complexa, embora quem tenha um pet afirme que os cachorros sentem amor e que compreendem as emoções humanas. Há quem diga que são "humanizações", uma vez que os cães não podem sentir. Mas, quem nunca viu o seu cachorro se aproximar quando notam que estamos tristes ou doentes? Quem nunca teve o seu cão todo o dia ao seu lado na cama quando estava doente?

Embora a experiência dos tutores de animais de estimação seja importante, a ciência quis comprovar o funcionamento cerebral dos animais diante de estímulos como o riso ou o choro dos tutores e determinar se efetivamente existe um reconhecimento das emoções humanas. Afinal, como funciona o amor de cachorro?

Por isso dizíamos que a perguntam é muito ampla, mas no Perito Animal vamos tentar responder a essa pergunta. Os cachorros sentem amor? E prometemos que no final deste artigo você vai se surpreender!

Também lhe pode interessar: Quais emoções os cachorros sentem?

Índice

  1. Os cachorros sentem
  2. Os cachorro entendem o choro humano
  3. O meu cachorro me ama?

Os cachorros sentem

Quem tem um animal de estimação em casa já se deve ter perguntado mais que uma vez se os cães realmente amam e sentem como nós, mas também já devem ter reparado que não é uma pergunta, mas sim uma afirmação. Podemos afirmar cientificamente que os cachorros possuem diversos sentimentos como os ciúmes, tristeza e felicidade. Mas vamos por partes.

Quando choramos ou estamos doentes notamos que o nosso cachorro está sempre ao nosso lado. Até algum tempo atrás os cientistas defendiam que os cachorros faziam isso por curiosidade e não porque sentiam as nossas sensações nesse momento.

No entanto, diversos estudos encarregaram-se de demonstrar que esta crença é falsa. Primeiro começou um médico da Universidade de Atlanta, nos Estados Unidos, estudando a reação do cérebro canino diante de odores de pessoas conhecidas e desconhecidas. Comprovou-se que atua uma região conhecida como núcleo caudado, também existente nos humanos, e que está relacionado com o amor, representando no nosso cachorro o cheiro da casa ou tranquilidade.

Para diferenciar entre choro e riso, encarregou-se uma Universidade de Budapeste através de ressonância magnética em cães e humanos ao mesmo tempo. Chegaram então à conclusão que o cachorro chega a diferenciar quando estamos felizes ou não, aproximando-se para partilhar o seu carinho ao notar que algo não está bem.

Neste outro artigo te apresentamos as 10 raças de cachorros mais carinhosas.

Os cachorros sentem amor? - Os cachorros sentem

Os cachorro entendem o choro humano

Anteriormente, dissemos que os cães podem diferenciar entre o choro e o riso humano. Mas, o que os faz aproximar quando estamos tristes?

A mesma dúvida surgiu há alguns anos no Departamento de Psicologia de uma Universidade de Londres. Avaliaram um grupo de cães com os seus tutores e pessoas que nunca tinham visto antes. Notaram que diante de um grupo de pessoas falando normalmente e outro que chorava, os cães aproximavam-se do segundo grupo para terem contacto físico com elas, sem importar se eram desconhecidos para eles.

Isto surpreendeu muitos dos psicólogos, que conseguiram demonstrar que o nossos cachorros são capazes de saber quando estamos tristes e querem estar perto de nós para nos darem o seu apoio incondicional. Isso seria um indício claro de que cachorro ama? Continue lendo.

E você também vai ver muitas demonstrações de carinho e amor de cachorro neste outro artigo com 70 frases de cachorro.

Os cachorros sentem amor? - Os cachorro entendem o choro humano

O meu cachorro me ama?

Que adoramos o nosso cachorro é mais que óbvio. Que queremos sempre a sua companhia e partilhar muitas coisas com ele, também. Mas gostávamos de entender corretamente a sua linguagem para ter a certeza que o nosso cachorro sente o mesmo. Afinal, como saber se seu cachorro te ama? Existem algumas posturas que nos demonstram que o cão sente o mesmo amor por nós, basta você saber interpretar sua linguagem:

  • Mover o rabo e emocionar-se quando nos vê, às vezes chegando a perder um pouco de xixi devido à excitação.
  • Está ao nosso lado quando não estamos saudáveis e felizes. Cuida de nós.
  • Não perde a oportunidade de nos lamber.
  • Reclama a nossa atenção para brincar, sair ou comer.
  • Segue-nos em todos os nossos movimentos, quer seja com o olhar ou caminhando.
  • Dorme o mais próximo que deixarmos de nós.

Penso que não restam dúvidas, os nossos cachorros sentem um amor imenso e incondicional por nós. Basta lembrar o velho ditado: "os olhos são a janela da alma".

Se você gosta deste tema veja também o artigo em que lhe explicamos se um cachorro se pode apaixonar por um ser humano.

E agora que você já sabe que os cachorros amam, não perca este outro artigo em que mostramos 7 formas de dizer te amo para um cachorro.

Os cachorros sentem amor? - O meu cachorro me ama?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os cachorros sentem amor?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Daiana
Mas, eles sabem que nós os amamos? Eles conseguem perceber isso?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Daiana! Eu acredito que sim. Eles podem nem entender um "eu te amo" mas com certeza sabem que aquele passeio ao final do dia, mesmo depois de um dia longo e estressante de trabalho, é amor. Guardar todo o dinheiro extra para uma emergência veterinária, é amor. Levantar às 7 da madrugada para dar um passeio, mesmo depois de uma noite mal dormida, é amor. Não ir a um evento porque não tem quem fique com o cachorro, é amor. O mais bonito de tudo, é que por mais que você ame o seu cachorro, ele vai te amar sempre mais. Porque o cachorro é assim mesmo, retribui triplicando todo o amor que você lhe dá.
1 de 4
Os cachorros sentem amor?