Curiosidades do mundo animal

Por que os gatos gostam de algumas pessoas?

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 14 setembro 2023
Por que os gatos gostam de algumas pessoas?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Tal como acontece com os humanos, os gatos têm preferências relativamente às relações sociais deles. Por isso, não é de estranhar que tenham uma pessoa ou mais como "favoritas". Mas será isto mesmo verdade? Os gatos preferem uma pessoa em relação às outras? Ou é apenas um mito?

No PeritoAnimal decidimos rever alguns dos estudos científicos de etologia felina mais conhecidos para descobrir porque os gatos gostam de algumas pessoas. Continue lendo, com certeza você vai se surpreender.

Também lhe pode interessar: Os gatos reconhecem as pessoas?

Porque os gatos preferem uma pessoa? Que fatores influenciam?

Os gatos filhotes, especialmente aqueles que se encontram em plena etapa de sociabilização, ainda não têm a sensação de medo, o que lhes permite socializar com todo o tipo de animais e pessoas. Se a esse facto sumamos a perda da figura materna e a separação dos irmãos, é muito provável que o gato procure uma nova figura de apoio no seu novo lar, a qual utiliza como referência.

As interações que tenha o filhote durante o processo de socialização também explicam este comportamento seletivo: os gatos que foram manipulados por várias pessoas desconhecidas têm menos medo, mas também têm uma maior tendência a sofrer de estresse, a mostrar poucas condutas sociais e falta de conduta de brincadeira. Entretanto, os gatinhos que unicamente interagiram com uma pessoa ou poucas pessoas na sua etapa de filhote, têm tendência a ser mais assustadiços mas com um comportamento social mais positivo com quem conhecem e têm comportamentos de brincadeira frequentes.[1]

É importante ressaltar que a qualidade de vida e o comportamento do gato estão influenciados diretamente pelas características do tutor [2], como o sexo, a idade e os cuidados oferecidos. Por isso, não é de estranhar que os tutores que dedicam mais tempo a um gato, sejam os candidatos ideais para ser a referência de apoio dele.

Também é importante referir, que o próprio caráter do gato está influenciado pela genética, medos e aprendizagem e até pode ser inconsciente. Pelo que nem todos os gatos criam um vínculo especial com uma única pessoa.

Por que os gatos gostam de algumas pessoas? - Porque os gatos preferem uma pessoa? Que fatores influenciam?

Como saber se o meu gato gosta de mim?

Existem muitos sinais que mostram que o seu gato te ama: amassar, ronronar, lamber ou dormir com você são algumas delas, mas existem muitas mais. Inclusivo as mordidas suaves podem ser uma forma de expressar afeto, embora para nós pareça desagradável.

Para você saber se é a pessoa favorita do seu gato, deve analisar a sua relação com ele e a que mantém com outras pessoas, unicamente deste modo saberá se as demonstrações de afeto e as chamadas de atenção são exclusivas para você ou para qualquer pessoa que conviva com ele. Mas recorde, mesmo que você não seja a pessoa favorita (ou ele não tenha nenhuma) isso não significa que ele não te ama.

Quando um gato te escolhe...

Obviamente, os distintos sinais de afeto de um gato indicam que ele nos quer. Porém, quando ele nos escolhe, começa a fomentar um vínculo mais próximo connosco. Não é de estranhar que se atreva a cheirar a nossa boca, a dormir na nossa cabeça, a subir para cima de nós, a tocar na nossa cara com as patinhas dele ou a dormir em cima de nós. São condutas muito pessoas e próximas que sem qualquer dúvida indicam que somos a pessoa favorita dele.

Por que os gatos gostam de algumas pessoas? - Como saber se o meu gato gosta de mim?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos gostam de algumas pessoas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Collard. R. R. Fear of Strangers and Play Behavior in Kittens with Varied Social Experience Child Development Vol. 38, No. 3 (Sep., 1967), pp. 877-891
  2. Adamelli S., Marinelli L., Normando S. y Bono G. Owner and cat features influence the quality of life of the cat Applied Animal Behaviour Science Volume 94, Issues 1–2, October 2005, Pages 89-98
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
conceição pacheco
Muito legal,amei o artigo.
Gostaria de saber por que meus dois gatos fogem para uma "matinha" que tem perto da minha casa e só voltam após dois ou três dias e com muita fome...
Neusa
Tenho dois gatos .Foram adotados ja a sete anos.Um calminho e um mestiço de maine coon.Mto docil tbem.O problema e levar ele p banho.Ele advinha o dia e fica na casa dele n sai de jeito nehum com comida nehuma.N tem acordo.Eu acabo desmarcando o dia do banho .N sei mais o q fazer p colocar ele na caixa de transporte.Nem com carinho nem com pano na cabeça dele.nem comida.Me ajudem
Lucimara Ávila
Neusa não existe necessidade de fazer teus gatos passarem por esse estress todo, gato não precisa de banho muito menos em um pet,extremamente barulhento e cheio de cheiros que eles não conhecem,gatos são muito sensíveis a mudanças é tu pode estressar tanto eles a ponto de adoecerem,eu trabalho num pet,por isso te aconselho a não levar.
Ludmila
Tenho três gatos. Sou a única responsável por todos os cuidados diários: água, comida, caixinha de areia, etc. Também sou a que mais conversa e mais faz carinho neles. Apesar disso apenas um me elegeu como a preferida. O outro estabeleceu conexão com meu marido e viraram amigos (ele sequer gostava de gatos, foi realmente uma surpresa) e a gatinha mais nova é louca por meu filho de 5 anos. Isso prova definitivamente que aquela história de que gato é interesseiro não passa de ignorância.
Paula
Aqui em casa é assim também, temos 2 gatos.
Somos somente minha mãe e eu, e apesar de ser eu a responsável por cuidar da alimentação, banho, brincadeiras e a troca da caixa de areia, o gato mais novo, de 2 anos e 'grudado' em mim, até quando eu vou tomar banho, ele fica comigo no banheiro e se eu fecho a porta do box ele fica desesperado.
Já o mais velho, de 7 anos, é assim com a minha mãe.
E tem mais, um não deixa o outro chegar perto da sua "humana", ou seja, se o gato da "minha mãe" chega perto de mim, o Hórus (meu gato) dá tapa na cabeça do Tufik (gato da minha mãe) e vice versa kkkkkkkkkkkkk
MÁRCIA
MUITO OBRIGADA POR SUAS VALIOSAS ORIENTAÇÕES! SABER MELHOR A RESPEITO DE MINHA GATINHA MIMO, FAZ TODA A DIFERENÇA PARA QUE EU POSSA CUIDAR DELA DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL. POR ISSO SIGO SEMPRE AS SUAS DICAS CONFIÁVEIS. DEUS ABENÇOE1
Oceano
Minha gatinha me ama, ela feita no meu colo, na minha cama quer entrar no banheiro junto comigo, eu deixo ela do lado de fora e ela fica batendo na porta do banheiro!😂
1 de 3
Por que os gatos gostam de algumas pessoas?