Por que os gatos gostam de algumas pessoas?

Por que os gatos gostam de algumas pessoas?

Tal como acontece com os humanos, os gatos têm preferências relativamente às relações sociais deles. Por isso, não é de estranhar que tenham uma pessoa ou mais como "favoritas". Mas será isto mesmo verdade? Os gatos preferem uma pessoa em relação às outras? Ou é apenas um mito?

No PeritoAnimal decidimos rever alguns dos estudos científicos de etologia felina mais conhecidos para descobrir porque os gatos gostam de algumas pessoas. Continue lendo, com certeza você vai se surpreender.

Porque os gatos preferem uma pessoa? Que fatores influenciam?

Os gatos filhotes, especialmente aqueles que se encontram em plena etapa de sociabilização, ainda não têm a sensação de medo, o que lhes permite socializar com todo o tipo de animais e pessoas. Se a esse facto sumamos a perda da figura materna e a separação dos irmãos, é muito provável que o gato procure uma nova figura de apoio no seu novo lar, a qual utiliza como referência.

As interações que tenha o filhote durante o processo de socialização também explicam este comportamento seletivo: os gatos que foram manipulados por várias pessoas desconhecidas têm menos medo, mas também têm uma maior tendência a sofrer de estresse, a mostrar poucas condutas sociais e falta de conduta de brincadeira. Entretanto, os gatinhos que unicamente interagiram com uma pessoa ou poucas pessoas na sua etapa de filhote, têm tendência a ser mais assustadiços mas com um comportamento social mais positivo com quem conhecem e têm comportamentos de brincadeira frequentes.[1]

É importante ressaltar que a qualidade de vida e o comportamento do gato estão influenciados diretamente pelas características do tutor [2], como o sexo, a idade e os cuidados oferecidos. Por isso, não é de estranhar que os tutores que dedicam mais tempo a um gato, sejam os candidatos ideais para ser a referência de apoio dele.

Também é importante referir, que o próprio caráter do gato está influenciado pela genética, medos e aprendizagem e até pode ser inconsciente. Pelo que nem todos os gatos criam um vínculo especial com uma única pessoa.

Como saber se o meu gato gosta de mim?

Existem muitos sinais que mostram que o seu gato te ama: amassar, ronronar, lamber ou dormir com você são algumas delas, mas existem muitas mais. Inclusivo as mordidas suaves podem ser uma forma de expressar afeto, embora para nós pareça desagradável.

Para você saber se é a pessoa favorita do seu gato, deve analisar a sua relação com ele e a que mantém com outras pessoas, unicamente deste modo saberá se as demonstrações de afeto e as chamadas de atenção são exclusivas para você ou para qualquer pessoa que conviva com ele. Mas recorde, mesmo que você não seja a pessoa favorita (ou ele não tenha nenhuma) isso não significa que ele não te ama.

Quando um gato te escolhe...

Obviamente, os distintos sinais de afeto de um gato indicam que ele nos quer. Porém, quando ele nos escolhe, começa a fomentar um vínculo mais próximo connosco. Não é de estranhar que se atreva a cheirar a nossa boca, a dormir na nossa cabeça, a subir para cima de nós, a tocar na nossa cara com as patinhas dele ou a dormir em cima de nós. São condutas muito pessoas e próximas que sem qualquer dúvida indicam que somos a pessoa favorita dele.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos gostam de algumas pessoas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Collard. R. R. Fear of Strangers and Play Behavior in Kittens with Varied Social Experience Child Development Vol. 38, No. 3 (Sep., 1967), pp. 877-891
  2. Adamelli S., Marinelli L., Normando S. y Bono G. Owner and cat features influence the quality of life of the cat Applied Animal Behaviour Science Volume 94, Issues 1–2, October 2005, Pages 89-98