Partilhar

Tipos de morcegos e suas características

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 25 março 2020
Tipos de morcegos e suas características

O morcego é um dos poucos mamíferos capazes de voar. É caracterizado por possuir um corpo pequeno e asas longas com membranas esticadas. Eles podem ser encontrados em todos os continentes, exceto na Antártica e em algumas ilhas da Oceania, por isso existem espécies diferentes com suas peculiaridades.

Quer conhecer os tipos de morcegos? Neste artigo do PeritoAnimal, vamos te falar das espécies que existem, suas características e outras curiosidades. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como espantar morcegos

Características dos morcegos

Devido à grande variedade de espécies existentes, a morfologia corpo dos morcegos pode variar. No entanto, existem algumas características dos morcegos que todos eles compartilham, como ter o corpo coberto por uma camada muito curta de pelos que fornece proteção, tanto em ambientes úmidos quanto contra baixas temperaturas. Quase todos os morcegos são leves (exceto o morcego gigante), pois pesam no máximo 10 quilos.

Os dedos dianteiros desses animais se distinguem por serem unidos por uma fina membrana. Essa membrana permite que eles voem e controlem a direção que tomam com maior facilidade. Quando aterrissam, dobram-na sem problemas.

Onde os morcegos vivem

Quanto ao seu habitat, as diversas espécies de morcegos estão distribuídas por quase todo o mundo, exceto em algumas áreas muito frias. É comum vê-los em locais com clima tropical e temperado, principalmente em florestas, embora também sejam capazes de viver em desertos, savanas, áreas montanhosas e pântanos. Eles preferem cavernas e árvores para descansar ou hibernar, mas também podem ser encontrados nos cantos escuros das casas, rachaduras nas paredes e troncos.

O que os morcegos comem

A alimentação dos morcegos varia de acordo com sua espécie. Alguns se alimentam apenas de frutas, outros de insetos ou do néctar das flores, enquanto outros comem pequenos pássaros, anfíbios, mamíferos ou sangue.

Tipos de morcegos e suas características - Características dos morcegos

Como os morcegos comunicam

Os morcegos se comunicam através de uma habilidade muito particular, chamada ecolocalização. A ecolocalização é um sistema que permite visualizar objetos graças a sons de frequência muito baixa, uma vez que o morcego emite gritos que ricocheteiam nesses objetos e, quando o som retorna, eles são capazes de deduzir o que os rodeia.

Morcegos não são animais cegos, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Eles têm uma visão capaz de localizar o terreno e perceber certos perigos, mas ela é de curto alcance. Por isso, a ecolocalização os ajuda a sobreviver e a se localizar mais facilmente.

Tipos de morcegos e suas características

Depois de revisar as características dos morcegos que são comuns a todas as espécies, você deve saber, como já dissemos, que existe uma grande variedade de tipos de morcegos. Os mais populares são os seguintes:

  • Morcego-da-fruta
  • Morcego-vampiro
  • Morcego-de-indiana
  • Morcego-egípcio-da-fruta
  • Morcego-voador-das-Filipinas
  • Pequeno-morcego-marrom
  • Morcego-nariz-de-porco-de-kitti

A seguir, falaremos de todas essas espécies e das características particulares de cada uma delas.

1. Morcego-da-fruta

O morcego-da-fruta (Pteropus livingstonii), também chamado de morcego-raposa-voador, apresenta uma cabeça similar à cabeça desses mamíferos. Este tipo de morcego se divide em diversas subespécies, as quais alcançam desde 40 até 50 centímetros de comprimento. Como seu nome indica, se alimentam essencialmente de frutas.

Tipos de morcegos e suas características - 1. Morcego-da-fruta

2. Morcego-vampiro

Outro tipo de morcego é o vampiro (Desmodus rotundussolo), uma espécie originária do México, Brasil, Chile e Argentina. Diferentemente do morcego-da-fruta, se alimenta de sangue de outros mamíferos, fazendo um corte de cerca de 7 milímetros em suas presas para obtê-lo. Como consequência, as presas podem sofrer infecções, parasitações e também contrair doenças como a raiva. Em algumas ocasiões, pode se alimentar de sangue humano.

Esta espécie se distinguir por possuir uma cauda curta, medir aproximadamente 20 centímetros e pesar 30 gramas.

Tipos de morcegos e suas características - 2. Morcego-vampiro

3. Morcego-de-indiana

O morcego-de-indiana (Myotis sodalis) é originário da América do Norte. Sua pelagem apresenta uma coloração castanho-acinzentada, com uma fração do tronco negra e o abdômen marrom claro. Sua dieta se baseia em insetos, como moscas, besouros e mariposas.

Esta é uma espécie sociável que habita grandes colônias de morcegos, o que lhes permite manter o calor do corpo. Está em perigo de extinção devido à destruição de seu habitat.

4. Morcego-egípcio-da-fruta

O morcego-egípcio (Rousettus aegyptiacus) habita as cavernas da África e Ásia, especialmente na Índia, Paquistão e Chipre. Apresenta pelagem marrom escura, que se torna mais clara no pescoço e na garganta. Alimenta-se de frutas como figos, damascos, pêssegos e maçãs.

Tipos de morcegos e suas características - 4. Morcego-egípcio-da-fruta

5. Morcego-voador-Filipino

Um tipo peculiar de morcego é o morcego-voador-Filipino (Acerodon jubatus), espécie caracterizada por seu grande tamanho, já que mede 1,5 metros, fato pelo qual é considerado um morcego gigante, sendo além disso o maior morcego do mundo. Habita as florestas tropicais das Filipinas, onde se alimentam exclusivamente de frutas.

O morcego gigante se encontra em perigo de extinção, devido ao desmatamento de seu hábitat natural. Se você quer conhecer outros animais da selva, não perca este artigo.

Tipos de morcegos e suas características - 5. Morcego-voador-Filipino

6. Pequeno-morcego-marrom

O Myotis lucifugus, ou pequeno-morcego-marrom, pode ser encontrado no México, Estados Unidos e Alasca. Apresenta uma pelagem marrom, orelhas grandes e uma cabeça achatada. A espécie se alimenta apenas de insetos. Como seu nome indica, é uma espécie pequena, já que pesa apenas 15 gramas.

Tipos de morcegos e suas características - 6. Pequeno-morcego-marrom

7. Morcego-nariz-de-porco-de-kitti

Este tipo de morcego, o Craseonycteris thonglongyai, é o menor morcego que existe, alcançando apenas 33 milímetros de comprimento e pesando apenas 2 gramas. Habita o sudeste da Birmânia e o oeste da Tailândia, onde vive em cavernas de cal e bacias hidrográficas.

Tipos de morcegos e suas características - 7. Morcego-nariz-de-porco-de-kitti

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de morcegos e suas características, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Tipos de morcegos e suas características

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Tipos de morcegos e suas características
1 de 8
Tipos de morcegos e suas características

Voltar ao topo da página