Partilhar

Por que os gatos caçam passarinhos?

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 29 maio 2018
Por que os gatos caçam passarinhos?

Ver fichas de  Gatos

Para os amantes de gatos, pode ser difícil aceitar que estes adoráveis felinos sejam responsáveis pela diminuição da vida silvestre das aves de todo o mundo, como pombas ou pardais, mas também de algumas espécies em perigo de extinção.

Embora este seja um comportamento muito habitual nestes predadores, é importante saber por que os gatos caçam passarinhos e que consequências reais existem com este comportamento. Neste artigo do PeritoAnimal, você pode esclarecer todas as suas dúvidas. Continue lendo:

Por que os gatos caçam passarinhos como pombas?

Os gatos são predadores naturais e caçam principalmente para se alimentar e sobreviver. É a mamãe que ensina a sequência da caça aos filhotes, um ensinamento comum em gatos selvagens mas pouco habitual em grandes cidades. Mesmo assim, independentemente da sua infância, os gatos praticam as sias habilidades de caçadores mesmo quando não têm fome.

Por esse motivo, embora um gato viva em um lugar em que um tutor cuida dele, pode desenvolver um forte impulso de caça que o ajuda a aprender sobre velocidade, potência, distância e perseguição.

É habitual que as mães tragam a presa morta aos seus filhotes e, por esse motivo, muitas gatas esterilizadas trazem animais mortos para junto dos seus tutores, o que acontece devido ao instinto maternal da gata. Segundo o estudo "Domestic Cat Predation on Wildlife" de Michael Woods, Robbie A.McDoland e Stephen Harris aplicado em 986 gatos, 69% das presas caçadas eram mamíferos e 24% eram pássaros.

Por que os gatos caçam passarinhos? - Por que os gatos caçam passarinhos como pombas?

Os gatos são responsáveis pela extinção de algumas aves?

É estimado que os gatos domésticos matam cerca de 9 aves por ano, um número que pode parecer baixo caso se trate de um só indivíduo, mas muito alto se você analisar o número total de gatos de um país.

Os gatos foram catalogados como uma espécie invasora pela União Internacional para a Conservação, uma vez que supostamente contribuíram para a extinção de 33 espécies de aves em todo o mundo. Na lista encontramos:

  • The Chatham Bellbird (Nova Zelândia)
  • Chatham Fernbird (Nova Zelândia)
  • Chatham Rail (Nova Zelândia)
  • Caracará de Guadalupe (Ilha de Guadalupe)
  • Bico-grossudo (Ilha de Ogasawara)
  • North Island Snipe (Nova Zelândia)
  • Colaptes auratus (Ilha de Guadalupe)
  • Platycercini (Ilhas de Macquarie)
  • Pomba-perdiz de Choiseul (Ilhas Salomon)
  • Pipilo fuscus (Ilha de Guadalupe)
  • Porzana sandwichensis (Hawai)
  • Regulus calendula (México)
  • Sceloglaux albifacies (Nova Zelândia)
  • Thyromanes bewickii (Nova Zelândia)
  • Cotovia-da-ilha-stephen (Ilha Stephens)
  • Turnagridae (Nova Zelândiaa)
  • Xenicus longipes (Nova Zelândia)
  • Zenaida graysoni (Ilha Socorro)
  • Zoothera terrestris (Ilha de Bonin)

Como você pode ver, as aves extintas pertenciam todas a ilhas diferentes onde não existiam gatos e, nas ilhas, o habitat endêmico é muito mais frágil. Além disso, todas as aves anteriormente mencionadas foram extintas no século XX, quando os colonos europeus introduziram gatos, ratos e cachorros trazidos dos seus países de origem.

Também é importante destacar que a maioria dos pássaros desta lista perderam a sua capacidade de voar devido à falta de predadores, especialmente na Nova Zelândia, pelo que eram presas mais fáceis para os felinos e outros animais.

Por que os gatos caçam passarinhos? - Os gatos são responsáveis pela extinção de algumas aves?

Estatísticas: gatos de cidade vs gatos de campo

O estudo "The impact of free-ranging domestic cats on wildlife of the United States" publicado pela revista Journal of Nature Communications declarou que todos os gatos matam aves nos primeiros anos de vida, quando são suficientemente ágeis para brincar sobre elas. Também se explica que 2 em cada 3 aves foram caçadas por gatos de rua. Segundo o biólogo Roger Tabor, um gato em uma aldeia mata uma média de 14 aves, enquanto que um gato na cidade apenas mata 2.

A diminuição dos predadores em zonas rurais (como os coiotes nos Estados Unidos), o abandono e a grande capacidade reprodutiva dos gatos fez com que tenham sido considerados uma praga. Contudo, alguns fatores humanos como a desflorestação favoreceram a diminuição da população de aves autônomas.

Como evitar que um gato cace passarinhos?

A crença popular sugere que colocar um guizo no gato pode ajudar a alertar as suas potencias vítimas, mas o certo é que, segundo a Mammal Society, os pássaros detetam o felino através da visão antes do som do seu guizo. Isso acontece porque o os gatos aprendem a caminhar sem o som do guizo, o que não diminui a quantidade de presas caçadas. Além disso, não é bom colocar um guizo no gato!

A única medida eficaz para evitar a morte das espécies autóctones é manter o gato doméstico no interior e criar uma barreira de segurança na varanda para que possa acessar a zona exterior. Também é conveniente esterilizar os gatos selvagens para evitar que a população aumente, uma tarefa cara e muito complicada que organizações de todo o mundo levam a cabo.

Por que os gatos caçam passarinhos? - Como evitar que um gato cace passarinhos?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os gatos caçam passarinhos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Por que os gatos caçam passarinhos?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
glória costa sielski
olá,eu sou gloria,tenho 6 anos,ja castraram minha gata, pareçe que ela agitada, é normal?
Patrícia resini
Minha gata castrada e a dus tempo pra cá tá causando passarinho sendo que tem ração das boas no pote ela depois que começou a comer essas caças emagreceu isso pode levar a morte o que faço pra ela não comer .quando vejo eu tiro os pássaros dela mas me entristece ver que ela tá magra

Por que os gatos caçam passarinhos?
1 de 4
Por que os gatos caçam passarinhos?

Voltar ao topo da página