menu
Partilhar

Por que os cachorros correm atrás de carros e motos?

 
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. 19 junho 2021
Por que os cachorros correm atrás de carros e motos?

Ver fichas de  Cachorros

É relativamente comum ver cachorros correndo atrás, perseguindo e/ou latindo para veículos na rua, incluindo bicicletas e skates. Se isso acontece com seu companheiro peludo, você deve saber que existem várias causas que podem causar este comportamento e que cada uma delas precisará de uma terapia diferente.

Neste artigo do PeritoAnimal explicaremos por que os cachorros correm atrás de carros e motos e o que você deve fazer em cada um dos casos para garantir que seu comportamento não vá para mais longe e possa se tornar perigoso.

Também lhe pode interessar: Gato correndo como louco: causas e soluções

A agressividade por medo

O medo é uma emoção provocada pela percepção do perigo, real ou não. Esta emoção primária permite que o animal sobreviva diante de um risco ou ameaça. Se estamos diante de um cachorro correndo atrás de um carro ou moto, tal comportamento classificado como um tipo de agressividade, pode ser causado por uma socialização mal realizada do filhote, por uma questão genética ou por uma experiência traumática, como um atropelamento. No entanto, no caso de ter um cachorro adotado, pode ser muito complicado descobrir por que ele costuma correr atrás de veículos, como carros, motos e bicicletas.

No início deste comportamento, se soubermos interpretar a linguagem canina, será perceptível que o cachorro adota posturas defensivas, de imobilidade ou uma tentativa de fuga, mas quando isto não for possível o cachorro começa a se defender ativamente, rosnando, ladrando, perseguindo e até atacando.

Tratar este tipo de agressividade não é uma tarefa simples e é o que você deve trabalhar em sessões paralelas de modificação de comportamento, tudo com a ajuda de um profissional. Algumas diretrizes que podemos aplicar neste caso, serão:

  • Realizar sessões de modificação de comportamento em um ambiente controlado para associar positivamente a presença de bicicletas, carros ou motocicletas.
  • Usar um arnês e uma trela seguros em espaços públicos para evitar um possível acidente. Em casos graves, pode ser necessário utilizar uma focinheira.
  • Evitar a presença de estímulos que provoquem medo, passeando o cachorro durante as horas mais calmas do dia e mantendo uma distância segura para que ele não reaja com agressividade.
  • Evitar repreender, arrastar ou punir o cachorro se ele reagir negativamente, pois isso aumentará seus níveis de estresse e agravará a associação do que provoca medo.
  • Devemos facilitar a fuga sempre que possível, para que o cachorro não reaja negativamente e mantenha os níveis de estresse baixos.

Devemos lembrar que em casos graves de agressividade por medo ou no caso de fobias, o tratamento pode ser longo e a perseverança, supervisão do especialista e a aplicação correta das diretrizes é a chave para ajudar o cachorro a resolver seus medos, embora isso nem sempre seja possível.

Por que os cachorros correm atrás de carros e motos? - A agressividade por medo

A agressividade territorial

A agressividade territorial é muito comum em cães que vivem em casas com jardins ou quintais e que podem perceber através de seus sentidos a aproximação e a presença de estímulos em seu território. Eles tendem a latir e a correr em direção à porta, portão, cercas ou paredes. Este é um comportamento muito comum e instintivo e ocorrerá sempre em um lugar conhecido, como sua casa, o pátio, o quintal ou o jardim.

Devemos também enfatizar que nestes casos o cachorro realizará os latidos de alarme (rápido, contínuo e sem pausa) e que não será realizado apenas na presença de carros, bicicletas ou motocicletas, mas também se aparecerem outros cães ou pessoas. Se nosso cachorro também reage assim fora de casa, não estamos falando de agressividade territorial, mas de outro problema comportamental, como a agressão por medo.

Neste caso, também serão necessárias sessões de modificação de comportamento, nas quais serão trabalhados o autocontrole e a vocalização do cachorro. Com a ajuda de um profissional, será possível identificar o espaço de segurança do cachorro (a distância em que ele não reage) para começar a trabalhar nas abordagens, reforçando atitudes calmas e de relaxamento para também mudar o comportamento de correr atrás dos carros.

Por que os cachorros correm atrás de carros e motos? - A agressividade territorial

Cachorro correndo atrás dos carros por conduta de brincadeira

Neste caso, nos referimos ao comportamento dos filhotes de cachorro que estão no meio da fase de socialização (até 12 semanas, normalmente). Eles podem realizar o comportamento de perseguição por diferentes razões: falta de estímulo e enriquecimento ambiental, reforço inconsciente pelo tutor, tédio, imitação...

É importante não reforçar o comportamento de perseguição, pois isso pode colocar a vida do cachorro em risco se um carro atingí-lo. Além disso, também seria necessário usar uma trela em espaços públicos, assim como passear em ambientes seguros, incentivando-o a farejar, brincar com a bola, conosco ou com outros cães. O comportamento indesejado, neste caso, de correr atrás de cachorros, motos e outros veículos, deve ser completamente ignorado a fim de reforçar positivamente a calma, as caminhadas tranquilas e os períodos de brincadeira apropriados.

A agressividade predatória

Assim como a agressividade territorial, a agressividade predatória é instintiva e inata nos cachorros, porém é uma das mais complicadas de se trabalhar. Nela, o canino manifesta uma resposta que não é emocional voltada para carros e bicicletas, mas também para pessoas que estiverem correndo, crianças ou cachorros pequenos.

É comum isso ocorrer em cães muito nervosos, cachorros hiperativos e até mesmo em raças particularmente ativas. O problema com este tipo de agressividade é que ela geralmente se manifesta de forma inoportuna e prejudicial. Podemos saber que é agressividade predatória quando o cachorro executa uma sequência de caça completa ou quase completa: rastreamento, posição de ataque, perseguição, captura e morte.

Além disso, o cachorro age furtiva e inesperadamente, o que nos leva a realizar uma análise de risco, especialmente se as crianças ou pessoas correndo também forem afetadas.

Nesses casos, o uso de uma trela e focinheira é essencial, desde que você já tenha trabalhado bem com o cachorro o uso da focinheira. Este tipo de agressividade deve ser trabalhada com um profissional, que vai atuar para controlar a impulsividade, a obediência e o autocontrole do cão.

Por que os cachorros correm atrás de carros e motos? - A agressividade predatória

Estresse, ansiedade e outros fatores

Os cachorros que vivem sob altos níveis de estresse e ansiedade, que recebem punições inconsistentes ou não vivem em um ambiente previsível são mais suscetíveis à perseguição, portanto será sempre essencial verificar se realmente cumprimos as 5 liberdades do bem-estar animal antes de começarmos a trabalhar no problema.

Finalmente, quer você tenha sido capaz de identificar por que seu cachorro corre atrás dos carros e das motos ou não, nós te encorajamos a procurar um profissional experiente para ajudá-lo a entender melhor seu cachorro, conduzir sessões de modificação de comportamento com você e oferecer-lhe diretrizes apropriadas para que você saiba como agir de acordo com seu caso específico.

E já que estamos falando de veículos, talvez possa te interessar este outro artigo em que falamos sobre como viajar com cachorro na moto.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os cachorros correm atrás de carros e motos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Bibliografia
  • FETCH. How to stop your dog from chasing cars. Disponível em: <https://pets.webmd.com/dogs/guide/why-do-dogs-chase-cars#1>. Acesso em 15 de junho de 2021.
  • G1. 'Ataques' de cães a motos, carros e bicicletas nas ruas podem ser motivados por má sociabilização. Disponível em: <https://g1.globo.com/mg/grande-minas/eobicho/noticia/ataques-de-caes-a-motos-carros-e-bicicletas-nas-ruas-podem-ser-motivados-por-ma-sociabilizacao.ghtml>. Acesso em 15 de junho de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Por que os cachorros correm atrás de carros e motos?
1 de 4
Por que os cachorros correm atrás de carros e motos?

Voltar ao topo da página