Problemas de comportamento

Por que meu Yorkshire late muito?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 16 agosto 2016
Por que meu Yorkshire late muito?
Yorkshire terrier

Ficha do animal: Yorkshire terrier

Muitas pessoas gostam dos cachorros Yorkshire mas preferem ter outra raça, porque diz-se que são cães que latem muito, que ficam latindo o dia todo e a todo o mundo. Embora seja verdade que, um Yorkshire ao ficar muito emocionado expressa as suas emoções através do seu latido, isto não tem que representar uma constante ou chegar a ser incômodo.

Os Yorkies ganharam a fama de serem cachorros pequenos, que latem muito, mas isto não é uma regra. Como sempre, tudo dependerá da educação que der ao seu cachorro desde pequeno, ou se chegou a sua casa já grande, da forma como o habitua a estar perto de si e ao seu novo ambiente.

Se o latido do seu Yorkshire é do tipo crônico e faz isso cada vez que alguém se aproxima ou sempre que ouve qualquer som, continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde vamos falar mais sobre este tema e as possíveis causas e soluções para a sua pergunta por que o meu Yorkshire late muito?

Também lhe pode interessar: Meu cachorro late muito, o que fazer?

Por que late tanto?

Os Yorkshire são cachorros inteligentes, adoráveis e amáveis mas alguns passam o tempo todo latindo. E isto não tem que ser uma regra, porque tudo depende da educação que der ao seu Yorkshire.

Todos os cachorros Yorkshire latem de vez em quando, pois afinal o latido é a forma que os cachorros têm de se expressar. Historicamente esta raça foi criada e habituada a fazer ruído como forma de aviso quando encontrava algum objeto ou algo chamava a sua atenção. Como uma pessoa usa a fala, os Yorkshire usam o latido, o que acontece é que o latido é particularmente agudo e chama muito a atenção.

Estes cães são muito sensíveis e deixam-se levar, com facilidade, pelas emoções. Quando está contente vai querer latir, quando estiver incomodado, aborrecido e quiser chamar a sua atenção, também o vai fazer.

Por que meu Yorkshire late muito? - Por que late tanto?

Soluções para minimizar o latido

Não poderá quer eliminar por completo o latido do seu Yorkie, mas o que pode fazer é reduzi-lo. A primeira coisa a fazer é ter muita paciência porque o seu Yorkie tentará latir sempre que sentir que deve dizer algo, a chave para equilibrar o seu estado de humor e controlar os seus latidos, é treiná-lo para não ficar agitado e demasiado sobressaltado. Lembre-se que alguns Yorkies podem ter tendência para o nervosismo.

Segundo e como regra para o bem-estar de todos os cachorros, é o exercício e passar tempo juntos. Saia com ele para passear e certifique-se de que descarrega toda a energia que tem dentro de si. Os Yorkshire são cães muito ativos que gostam de se mexer o tempo todo, por isso não vai querer que a sua energia reprimida se traduza depois em latidos intensos. De certeza que quando o seu cachorro late está dizendo que se encontra muito aborrecido.

Algo básico, mas difícil, é tentar não reforçar o latido como um bom comportamento. Ou seja, se late de forma constante, mas você vir que o levou a passear e que não há razões aparentes para estar latindo, não dê demasiada atenção a isto nem sinta pena, nem lhe dê comida ou prêmios. Tal como uma criança, o seu cachorro tem a facilidade de manipulação através da empatia e do amor. Dê-lhe o que quer quando estiver calmo, não quando estiver latindo.

Se gritar com ele ou se alterar quando se encontrar latindo, com o propósito de o deixar de fazer, conseguirá um efeito contrário negativo, ou seja, terá mais latidos, confusão, medo e até aumentar a sua ansiedade. Fale com ele em silêncio, com autoridade mas com calma.

Por que meu Yorkshire late muito? - Soluções para minimizar o latido

Adestre o seu Yorkshire com constância para que ele saiba quando é o momento de latir e quando é o momento de estar calado. Pode começar com indicações simples como sentar-se, deitar-se ou dar a pata e progredir a partir daí. Quando for o momento do treinamento, tente que o seu cachorro foque toda a sua atenção em si, tente que não se distraia e excite com sons e eventos ao seu redor. É muito importante que não gripe de outro cômodo em que o seu cachorro não o veja para deixar de latir, quando for assim, deve se aproximar, chamar a sua atenção e tentar corrigir o comportamento.

É importante tomar ações a tempo e criar um vínculo emocional com o seu cachorro para que ele possa expressar as suas emoções de outra forma que não seja, apenas através do latido. Os seus vizinhos e a sua tranquilidade agradecerão e o seu cachorro estará emocionalmente mais estabilizado.

Por que meu Yorkshire late muito? -

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu Yorkshire late muito?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Elisabeth de Almeida Moreira Silva
Tenho 4 York, meu andar era vazio,agora chegou um morador com 3 cachorros,meus York não param de latir.Vamos ser expulsos do prédio
Andréia Gonçalves
Amei todas as informações sobre yorkshire, tenho um (Billy) e ele é cheio de energia e traz muita alegria a nossa casa.
Daniel
Boa tarde, tenho uma York de 1 ano e 3 meses, e não consigo sair com ela de carro quando está chovendo, quando ligo o limpador de para-brisa ela começa a latir sem parar, é impossível ficar dentro do carro, já fiz uma barreira para ela não ver o limpador mas mesmo assim pelo barulho ela sabe que está ligado.
Sergio
Minha esposa ganhou um Yorkshire tem 2 mes, agora ele está com 5 meses. Ele gosta de ficar na cama conosco, ele gosta de todos, de meus filhos de 22 e outro de 25 anos. Mas se ele está na cama conosco e um filho vem perto ele late e fica querendo morder. Embora ele goste de ficar com eles.
Se eu me ausento um pouco e quando volto ele faz a mesma coisa. Só é diferente com minha esposa, que ele não late para ela. Como fazer com que ele não seja agressivo conosco?
Rosana
Adotei 2 york.com 3 anos faz 2 meses. O problema é que elas comem todos os papéis que encontram. Não posso deixar nada em cima da mesa de centro. Já destruíram bíblia agenda, contas de energia, água, telefone,. Revista. O que fazer ?
Maria Aparecida
Sempre viajei com minha cachorrinha yorkshaire,hoje ela tem 8 anos,
esse ano não levarei,por 15 dias eu a deixarei com meu filho.A minha preocupação é que ela é muito agarradinha comigo,é a minha sombra...
Será que ela vai ficar bem? Muito obrigada pela atenção!
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria! É normal que ela fique triste na sua ausência mas se o seu filho cuidar dela, brincar com ela e lhe der muita atenção, tudo vai ficar bem!
1 de 4
Por que meu Yorkshire late muito?