Problemas de comportamento

Meu cachorro late muito, o que fazer?

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 1 fevereiro 2024
Meu cachorro late muito, o que fazer?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Se o seu cachorro já adquiriu o hábito de latir, o que você precisa são estratégias para corrigir os latidos excessivos, e neste artigo do PeritoAnimal, vamos te mostrar algumas. Tenha em mente que não é possível eliminar completamente os latidos por meio de adestramento ou manejo ambiental. Seu cachorro ainda poderá latir e o fará em algumas circunstâncias. Mesmo assim, também não é necessário eliminar completamente os latidos.

Esteja ciente também de que o hábito de latir pode estar muito enraizado e difícil de eliminar. Em alguns casos, já está tão consolidado que os esforços necessários para eliminá-lo não se justificam, e o melhor é buscar uma alternativa de gestão ambiental que não elimine os latidos, mas evite problemas com os vizinhos. Por outro lado, lembre-se de que existem raças de cachorros mais tranquilas e outras que são mais propensas a latir, e que esse comportamento está pré-estabelecido nos genes dessas raças. Se o cachorro que vive com você é de uma raça que late muito, a melhor coisa que você pode fazer é tentar redirecionar esse comportamento (não eliminá-lo), e gerenciar o ambiente de forma a reduzir os desconfortos que causam seus latidos.

Uma vez que as razões pelas quais os cachorros latem são muitas e diversas, não há receita para eliminar os latidos excessivos. Os métodos a serem utilizados dependem da situação particular e dependem das causas específicas de cada caso. Em alguns casos complexos, você pode até precisar da ajuda de um treinador profissional que trabalhará pessoalmente com você e seu cachorro. No entanto, na maioria dos casos, o protocolo a seguir pode ser útil para modificar o comportamento do seu animal de estimação.

Também lhe pode interessar: Por que meu Yorkshire late muito?

Índice

  1. Descarte possíveis problemas de saúde
  2. Identifique os estímulos externos
  3. Elimine os latidos por adestramento inconsciente
  4. Elimine os latidos quando seu cachorro fica sozinho
  5. Os latidos com base genética

Descarte possíveis problemas de saúde

Se o cachorro não costumava latir e os latidos começaram repentinamente, pode haver uma causa de saúde relacionada. Latidos e uivos podem estar relacionados a problemas de visão, audição, dor e outras causas clínicas. Quer o latido (ou uivo) tenha começado repentinamente ou não, é bom que o primeiro passo para resolver o problema seja uma visita ao veterinário. Se houver alguma causa clínica associada ao latido, a solução também deve ser clínica. Nesse caso, o adestramento canino não terá nenhuma função.

Esteja ciente, entretanto, que medicamentos não devem ser prioridade neste tema. Isso pode ser prejudicial para o cachorro a longo prazo e, se não houver problemas de saúde, a questão dos latidos não deve ser tratada com medicamentos.

Se o seu cachorro não tem nenhum problema de saúde, tente identificar os estímulos externos que estão fazendo com que tenhamos um cachorro que late muito.

Meu cachorro late muito, o que fazer? - Descarte possíveis problemas de saúde

Identifique os estímulos externos

Se o seu cachorro late em resposta a algum estímulo externo que você não percebeu ou ignorou, a solução está necessariamente em identificar qual é esse estímulo. Para identificá-lo, você deve primeiro entender em quais situações o latido ocorre.

Se seu cachorro late mesmo quando acompanhado, a forma de identificar os estímulos é prestando atenção no cachorro e nas direções em que ele está latindo. Fique atento às coisas cotidianas que normalmente não chamariam sua atenção. Por exemplo, ciclistas passando pela porta de sua casa, ruídos desconfortáveis ​​e altos (como aviões, se você mora perto de um aeroporto), uivo de outros cães, etc., podem fazer seu cachorro latir.

Se, por outro lado, seu cachorro late quando é deixado sozinho, você terá que encontrar uma maneira de observá-lo enquanto estiver sozinho. Deixar uma câmera gravando é a maneira ideal de ver o que seu cachorro está fazendo quando ninguém está por perto. Você não precisa gravar uma manhã inteira ou uma tarde inteira, 1 ou 2 horas serão suficientes. E é claro, certifique-se de deixar a câmera em algum lugar que seu cão não possa alcançar,

Se o seu cachorro late em resposta a certos estímulos no ambiente, você deve decidir se pode e deseja retirar o estímulo ou se prefere treinar seu cachorro para se calar ao receber um comando.

Como reduzir os latidos do cachorro eliminando o estímulo ambiental

Esta é a maneira mais fácil de eliminar ou reduzir os latidos. Se você identificou um estímulo que causa os latidos do cachorro, a solução é muito simples: que seu cachorro não perceba aquele estímulo novamente. Em alguns casos, você pode literalmente eliminar o estímulo ambiental, e em outros, basta modificar o ambiente para que seu cachorro não perceba mais tal estímulo.

Por exemplo, se quando o seu cachorro fica sozinho ele late para as pessoas ou animais que passam pela janela, o mais simples é deixá-lo num local da casa onde ele não tem acesso às janelas voltadas para a rua. Muitos cachorros agem como guardiões quando deixados sozinhos, defendendo a casa de quaisquer "ameaças" que possam perceber. Se esses cães forem deixados em um cômodo sem janelas voltadas para a rua, ou se o acesso às janelas for limitado por portas dobradas posicionadas estrategicamente, os cachorros não verão essas "ameaças" e deixarão de latir.

Ou, se seu animal de estimação dorme no jardim e late para os gatos que passeiam pelo telhado e pelos muros todas as noites, você pode encontrar uma maneira de impedir que os gatos passem por seu telhado e muros, ou permitir que seu cachorro durma dentro de casa. Em qualquer dos casos, você terá eliminado o estímulo que causa os latidos. Por outro lado, tentar treinar seu cachorro para não latir para os gatos vai exigir muito tempo e esforço, e é provável que você não obtenha sucesso.

Quando o estímulo ambiental não pode ser eliminado

Em alguns casos, você não pode eliminar o estímulo ambiental que causa o latido. Por exemplo, se o cachorro late muito quando a campainha toca. Nessa situação, remover a campainha para corrigir o problema não é uma opção. Em casos como esses, você pode tentar extinguir o comportamento para que seu cachorro ignore o estímulo, ou treinar comportamentos incompatíveis para que seu cachorro execute outro comportamento em vez de latir.

Nosso conselho para esses casos é ensinar seu cachorro a latir e se calar com um comando. Assim, o estímulo continuará causando latidos, mas você poderá interrompê-los com facilidade. Além disso, treinar seu cachorro ajudará a silenciá-lo em outras situações em que ele possa latir inadequadamente.

Meu cachorro late muito, o que fazer? - Identifique os estímulos externos

Elimine os latidos por adestramento inconsciente

Se seu cachorro late muito em determinadas situações, e assim consegue que você dê a ele algo para se calar, é porque você inconscientemente o treinou para latir. Esses cachorros latem para conseguir comida, para sair na rua, para receber carinhos, para receber seus brinquedos, para subir na cama, etc. Nesse caso, a probabilidade de eliminar o latido excessivo é alta se você tiver disposição e ser consistente e paciente com o treinamento. A solução passa pela extinção do comportamento ou pelo treinamento de comportamentos incompatíveis.

Uma opção é simplesmente ignorar os latidos do cachorro (mas tenha cuidado, isso só funciona se o seu cachorro late porque você o treinou sem perceber), por exemplo, se o seu animal de estimação late para ganhar comida enquanto você toma seu café da manhã. Como você sempre dava comida para ele se calar, o cachorro aprendeu a latir para conseguir comida. A solução consiste em ignorá-lo quando late, mas você tem que ser muito paciente e consistente.

Se você sempre ignorar, sem nem mesmo prestar atenção a ele, o comportamento de latir vai acabar sendo eliminado. A extinção do comportamento funciona muito bem nesses casos, mas pode exigir muita paciência. Alguns cachorros já estão tão acostumados a latir para conseguir o que desejam que podem latir incessantemente por vários minutos. Seu comportamento pode até piorar pouco antes de ocorrer a extinção.

Outra alternativa para eliminar o latido caso seu cachorro tenha sido inconscientemente treinado para latir consiste em treinar um comportamento incompatível. Utilizando o mesmo exemplo anterior, seu cachorro late constantemente quando você se senta à mesa para tomar café da manhã. Em vez de ignorá-lo, você pode ensinar um comportamento incompatível com o latido. Você pode ensiná-lo a colocar um brinquedo na boca, tornando muito difícil para ele latir. O problema é que você ainda terá que dar a ele comida para reforçar o novo comportamento.

Um comportamento que não é necessariamente incompatível, mas que funciona bem para eliminar este comportamento de um cachorro que late muito é ensiná-lo a ir para a cama quando você se senta à mesa, e permanecer lá enquanto você toma o café da manhã. Se a cama do cachorro não estiver no mesmo lugar onde ocorre a situação pela qual ele late (por exemplo, onde você toma o café da manhã), você terá conseguido eliminar o estímulo que o faz latir e terá resolvido o problema.

Lembre-se de que independentemente da estratégia que você usa, é muito útil treinar seu cachorro em obediência canina. Isso vai ensiná-lo a ter autocontrole, reduzindo sua tendência a latir para conseguir coisas. Oferecer ao seu cachorro brinquedos interativos com comida enquanto ocorre a situação que causa os latidos (por exemplo, durante o café da manhã) também pode ajudar a eliminá-los.

Meu cachorro late muito, o que fazer? - Elimine os latidos por adestramento inconsciente

Elimine os latidos quando seu cachorro fica sozinho

Se seu cachorro late muito quando é deixado sozinho, mas não late em resposta a um estímulo específico que não seja a solidão, pode ser por estresse, frustração, ansiedade, tédio ou outras causas semelhantes.

Nestes casos, a melhor forma de eliminar o latido excessivo é por meio de um programa de enriquecimento ambiental baseado em brinquedos interativos quando seu cachorro está sozinho. Certifique-se de ensiná-lo a usar os brinquedos recomendados, porque existem também brinquedos não recomendados para ele, e deixe os brinquedos com ele quando for ficar sozinho.

Para cães que latem muito à noite quando dormem fora da casa, como no quintal, a solução mais rápida e eficaz é permitir que durmam dentro. Claro, você terá que ensiná-los a não sujar a casa e a não destruir coisas, mas geralmente, esta é uma solução rápida e eficaz. Além disso, é bom treiná-lo em obediência canina para ensiná-lo a ter autocontrole e proporcionar mais companhia e exercícios físicos.

Algumas pessoas não têm tempo para tudo isso e contratam passeadores, treinadores ou serviços de creche canina. Essas alternativas podem funcionar bem, porque os cachorros ficam cansados ​​física e mentalmente e permanecem acompanhados por mais tempo. As creches para cachorros costumam ser a melhor opção quando você encontra uma que tenha boas medidas de segurança e programas de atividades para os cachorros.

De qualquer forma, antes de pensar que seu cachorro late muito quando é deixado sozinho, grave-o ou encontre uma maneira de ver o que ele faz quando fica sozinho em casa. Muitos cachorros latem e uivam quando seus tutores estão saindo de casa, mas então eles se acalmam e passam o tempo dormindo ou mastigando seus brinquedos. Isso é o que alguns adestradores chamam de "ansiedade durante a separação", em vez da ansiedade por separação.

Se os latidos só ocorrem quando você está saindo de casa, mas depois seu cachorro se acalma, você precisa encontrar uma maneira de distraí-lo enquanto sai, para que ele não perceba sua saída. Além disso, evite se despedir com grandes expressões de afeto. Se despeça normalmente, como se despede de seus parentes humanos, ou evite que seu cachorro te veja sair.

Meu cachorro late muito, o que fazer? - Elimine os latidos quando seu cachorro fica sozinho

Os latidos com base genética

Se os parentes do seu cachorro (irmãos, irmãs, pais, etc.) também latem, é provável que haja uma forte base genética para esse comportamento. Da mesma forma, pode haver uma forte influência genética se o seu cachorro pertencer a uma raça que late muito, como o pastor-de-shetland, o beagle, alguns terriers, etc. Se for esse o caso, não há muito que você possa fazer para corrigir o latido excessivo. Nessas circunstâncias, o melhor a se fazer é treinar seu cachorro para latir e se calar ao receber um comando, e também dar a ele a oportunidade de latir em situações apropriadas. Por exemplo, aproveite para fazê-lo latir no parque ou em outros locais abertos, onde não incomode ninguém. Faça isso apenas se o seu animal de estimação for realmente um ladrador compulsivo que você não pode corrigir com nenhuma das opções acima.

Meu cachorro late muito, o que fazer? - Os latidos com base genética

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro late muito, o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Bibliografia
  • The Humane Society of The United States. How to get your dog to stop barking. Disponível em: https://www.humanesociety.org/resources/how-get-your-dog-stop-barking>. Acesso em 25 de maio de 2021.
  • Blue Cross for pets. How to stop a dog from barking. Disponível em: https://www.bluecross.org.uk/pet-advice/how-to-stop-a-dog-from-barking>. Acesso em 25 de maio de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Meu cachorro late muito, o que fazer?