Por que meu Yorkshire late muito?

Por que meu Yorkshire late muito?

Muitas pessoas gostam dos cachorros Yorkshire mas preferem ter outra raça, porque diz-se que são cães que latem muito, que ficam latindo o dia todo e a todo o mundo. Embora seja verdade que, um Yorkshire ao ficar muito emocionado expressa as suas emoções através do seu latido, isto não tem que representar uma constante ou chegar a ser incômodo.

Os Yorkies ganharam a fama de serem cachorros pequenos, que latem muito, mas isto não é uma regra. Como sempre, tudo dependerá da educação que der ao seu cachorro desde pequeno, ou se chegou a sua casa já grande, da forma como o habitua a estar perto de si e ao seu novo ambiente.

Se o latido do seu Yorkshire é do tipo crônico e faz isso cada vez que alguém se aproxima ou sempre que ouve qualquer som, continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde vamos falar mais sobre este tema e as possíveis causas e soluções para a sua pergunta por que o meu Yorkshire late muito?

Por que late tanto?

Os Yorkshire são cachorros inteligentes, adoráveis e amáveis mas alguns passam o tempo todo latindo. E isto não tem que ser uma regra, porque tudo depende da educação que der ao seu Yorkshire.

Todos os cachorros Yorkshire latem de vez em quando, pois afinal o latido é a forma que os cachorros têm de se expressar. Historicamente esta raça foi criada e habituada a fazer ruído como forma de aviso quando encontrava algum objeto ou algo chamava a sua atenção. Como uma pessoa usa a fala, os Yorkshire usam o latido, o que acontece é que o latido é particularmente agudo e chama muito a atenção.

Estes cães são muito sensíveis e deixam-se levar, com facilidade, pelas emoções. Quando está contente vai querer latir, quando estiver incomodado, aborrecido e quiser chamar a sua atenção, também o vai fazer.

Soluções para minimizar o latido

Não poderá quer eliminar por completo o latido do seu Yorkie, mas o que pode fazer é reduzi-lo. A primeira coisa a fazer é ter muita paciência porque o seu Yorkie tentará latir sempre que sentir que deve dizer algo, a chave para equilibrar o seu estado de humor e controlar os seus latidos, é treiná-lo para não ficar agitado e demasiado sobressaltado. Lembre-se que alguns Yorkies podem ter tendência para o nervosismo.

Segundo e como regra para o bem-estar de todos os cachorros, é o exercício e passar tempo juntos. Saia com ele para passear e certifique-se de que descarrega toda a energia que tem dentro de si. Os Yorkshire são cães muito ativos que gostam de se mexer o tempo todo, por isso não vai querer que a sua energia reprimida se traduza depois em latidos intensos. De certeza que quando o seu cachorro late está dizendo que se encontra muito aborrecido.

Algo básico, mas difícil, é tentar não reforçar o latido como um bom comportamento. Ou seja, se late de forma constante, mas você vir que o levou a passear e que não há razões aparentes para estar latindo, não dê demasiada atenção a isto nem sinta pena, nem lhe dê comida ou prêmios. Tal como uma criança, o seu cachorro tem a facilidade de manipulação através da empatia e do amor. Dê-lhe o que quer quando estiver calmo, não quando estiver latindo.

Se gritar com ele ou se alterar quando se encontrar latindo, com o propósito de o deixar de fazer, conseguirá um efeito contrário negativo, ou seja, terá mais latidos, confusão, medo e até aumentar a sua ansiedade. Fale com ele em silêncio, com autoridade mas com calma.

Adestre o seu Yorkshire com constância para que ele saiba quando é o momento de latir e quando é o momento de estar calado. Pode começar com indicações simples como sentar-se, deitar-se ou dar a pata e progredir a partir daí. Quando for o momento do treinamento, tente que o seu cachorro foque toda a sua atenção em si, tente que não se distraia e excite com sons e eventos ao seu redor. É muito importante que não gripe de outro cômodo em que o seu cachorro não o veja para deixar de latir, quando for assim, deve se aproximar, chamar a sua atenção e tentar corrigir o comportamento.

É importante tomar ações a tempo e criar um vínculo emocional com o seu cachorro para que ele possa expressar as suas emoções de outra forma que não seja, apenas através do latido. Os seus vizinhos e a sua tranquilidade agradecerão e o seu cachorro estará emocionalmente mais estabilizado.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu Yorkshire late muito?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.