Problemas de comportamento

Meu cachorro demanda muita atenção, é normal?

 
Eva López
Por Eva López, Jornalista. 29 abril 2023
Meu cachorro demanda muita atenção, é normal?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Não é causalidade que o cachorro seja considerado o melhor amigo dos humanos e se converteu em um dos animais de companhia mais populares e queridos do mundo. A devoção, a letalidade, o afeto, a sensibilidade e a alegria inerentes à forma de ser destes peludos ganham qualquer coração. No entanto, quando um cachorro fica muito dependente ou exigente com seus tutores e membros da família, este vínculo emocional se torna pouco saudável e começa a danificar tanto o bem-estar do cachorro como a vida familiar.

Um cachorro demandar atenção em excesso não é normal. Um cachorro muito dependente e muito apegado ao tutor não pode manejar sua solidão ou desfrutar de uma vida social positiva, tende a sofrer depressão ou a desenvolver problemas de comportamento. No entanto, a dependência aos seus humanos não é a única causa que pode justificar que um cachorro demande muita atenção. Por isso, antes de iniciar qualquer tratamento, é fundamental conhecer a causa que move o cão a fazer isso. Para te ajudar, neste artigo do PeritoAnimal falamos disso e te explicamos por que seu cachorro demanda muita atenção e o que fazer.

Também lhe pode interessar: Meu cachorro late muito - Causas e soluções

Índice

  1. Meu cachorro é muito dependente de mim?
  2. Por que meu cachorro quer chamar tanto a atenção?
  3. O que fazer se meu cachorro demanda muita atenção?
  4. Hiperapego em cachorros - Tratamento

Meu cachorro é muito dependente de mim?

Um cachorro dependente é aquele que exige constantemente a atenção dos tutores e membros da família, e também pode ter o mesmo comportamento com outras pessoas. Ocorre quando foi desenvolvido no animal um hiperapego por um ou mais membros de sua família. Isto ocorre, principalmente, em cachorros que foram desmamados prematuramente, e por isso, não puderam aprender os códigos básicos de conduta social que as mães transmitem. Assim mesmo, pode ser comum em cachorros que não receberam uma adequada educação ou não possuem rotina. Por isso, um cachorro muito apegado ao tutor apresenta dificuldades para lidar com algumas situações.

Sintomas de um cachorro dependente

Devido a cada cachorro ser um indivíduo com uma personalidade única, podemos encontrar muitos sintomas que indiquem que nosso cão sofra este tipo de dependência. Ou seja, para atrair a atenção e o interesse das pessoas, cada cachorro pode realizar diversas ações e gestos, incluindo alguns problemas de comportamento. Então, para saber se realmente seu cachorro é muito dependente e esta é a causa que justifica que demande atenção constantemente, deve aprender esses sinais.

Não é raro ver cachorros dependentes que ficam choramingando ou latindo em excesso (especialmente quando estão sozinhos), pulam nas pessoas, mordem ou destroem roupas, objetos e móveis na casa ou sofrem de ansiedade por separação. Inclusive é possível que um cachorro com grande necessidade de atenção seja agressivo com outras pessoas e animais que se aproximam de seus tutores. Por todas essas razões, a demanda de atenção excessiva e o comportamento possessivo não devem ser ignorados nem considerados inofensivos nos cachorros. Além de causar problemas no vínculo do cachorro com o tutor, um cachorro muito dependente pode se tornar perigoso para todos os que vivem com ele.

Neste ponto, vale a pena recordar que o comportamento de um cachorro não somente está determinado pela raça e herança genética, mas também depende (em grande parte) da educação e do entorno proporcionados por cada tutor. Mesmo que existem raças de cachorros mais independentes e mais apegadas (que tendem a ser mais possessivas), o tipo de relação que é desenvolvida por um peludo com seu tutor e outras pessoas também será muito influenciado pela socialização, treinamento e a rotina que recebe cada cachorro. Por isso é possível encontrar, muitas vezes, o cachorro muito grudento do nada.

Meu cachorro demanda muita atenção, é normal? - Meu cachorro é muito dependente de mim?

Por que meu cachorro quer chamar tanto a atenção?

Se você descartou o hiperapego mas ainda assim considera que seu cachorro quer chamar sua atenção a todo momento e não entende por que, deve saber que são várias as causas que podem estar por trás deste comportamento. Antes de explicar, vamos ver o que fazem os cachorros para chamar a atenção com a finalidade de garantir que, efetivamente, é isso que ocorre com o peludo:

  • Latir
  • Chorar
  • Uivar
  • Rosnar
  • Te levar brinquedos
  • Te lamber
  • Dar a pata para você
  • Te arranhar
  • Caminhar de um lado para outro
  • Perseguir o rabo
  • Mordiscar

Além disso, se seu cachorro está muito fofinho ou mais carinhoso que o normal, também pode ser uma forma de tentar chamar sua atenção para cobrir algum tipo de necessidade. Desta forma, tanto se seu cachorro choro para chamar sua atenção, como se late para brincar com você ou te lambe, pode confirmar que quer você o ouça e deve averiguar o porquê.

Seu cachorro demanda atenção por falta de carinho

Sem dúvida, o motivo mais lógico é que seu cachorro não recebe o carinho que necessita par ser feliz. Para comprovar isso, simplesmente deve prestar atenção nas horas do dia que dedicas a passar tempo com seu cachorro e pergunte-se se brincou com ele, se o acariciou em algum momento ou, simplesmente, se permaneceu ao seu lado. Os cachorros são animais sociáveis que necessitam receber um mínimo de atenção para se manterem equilibrados, por isso é totalmente normal que a solicitem se não a tem.

Desta forma, neste caso sim é normal que seu cachorro demande muita atenção e você estará diante de um cachorro muito grudento do nada.

Seu cachorro quer chamar sua atenção porque está entediado

Em algumas ocasiões, não é a falta de carinho o motivo que impulsiona o cachorro a demandar atenção mas sim que está aborrecido. Isto ocorre, principalmente, em casos de cães com um enriquecimento ambiental pobre. Ou seja, se o cão não dispõe de brinquedos, não recebe estimulação física e mental que necessita ou tem alguma forma de se manter entretido no lar, com total probabilidade se aborrecerá e desenvolverá comportamentos indesejados.

A solução nestes casos é tão simples como oferecer ao animal um enriquecimento ambiental adequado e exercita-lo como necessita.

Seu cachorro chama sua atenção porque tem fome ou sede

Muitas vezes não nos damos conta que o pote de comida ou água está vazio e é o próprio cachorro que nos avisa disso por meio de latidos, gemidos ou ganidos principalmente. Ainda que em momentos pontuais pode ser normal devido ao estilo de vida que levamos, é muito importante evitar chegar ao extremo de que seu cachorro demande atenção para comer ou beber água. Se chegou nesse ponto é porque levou bastante tempo esperando sua comida.

Seu cachorro demanda atenção por ciúmes

Se acabou de adotar um novo animal, independentemente da espécie e da idade, é provável que seu cachorro se sinta com ciúmes se a apresentação não foi adequada ou tu não estás gerenciando a situação adequadamente. Por isso, nestes casos também é normal ver o cachorro demandar muita atenção.

Seu cachorro quer chamar sua atenção porque não está bem

Se sente dor em alguma área do seu corpo, comeu algo estragado ou sofre de algum problema de saúde, é normal que tente chamar sua atenção mediante choramingos, lambidas, caminhadas de um lado para outro ou, inclusive, dando-lhe pequenos golpes. Para comprovar se este é o motivo, palpe seu corpo com a finalidade de identificar algum sinal de dor em seu cachorro. Mesmo assim, observe seu comportamento geral para ver se tenta vomitar ou se tem diarreia. Em caso de identificar alguma anomalia, procure o veterinário.

Isto pode ocorrer em cães de qualquer idade, mas costuma ser mais comum naqueles cachorros de idade avançada. Além disso, os cachorros idosos podem demandar mais atenção que os adultos.

Meu cachorro demanda muita atenção, é normal? - Por que meu cachorro quer chamar tanto a atenção?

O que fazer se meu cachorro demanda muita atenção?

Identificar a causa é a primeira medida para tratá-la. Como podemos comprovar, são muitos os motivos que se encontram por detrás deste comportamento e a maioria são fáceis de resolver, já que envolvem oferecer entretenimento ao animal, estimulação mental e física, carinho, comida e água, todas elas necessidades básicas.

Os cachorros são ativos e curiosos por natureza, por isso que necessitam fazer exercício e desfrutar de atividades que os mantenham entretidos diariamente. Assim, não é suficiente realizar passeios de 20 minutos para que façam suas necessidades na rua, precisam correr, brincar com outros cães, explorar, cheirar e conhecer lugares novos. No entanto, não somente existem atividades para fazer ao ar livre, os jogos de inteligência também são uma boa solução para os manter entretidos em casa, especialmente quando ficam sozinhos. O tédio e a falta de atividade não somente podem levar o cachorro a demandar atenção frequente, mas também podem desenvolver outros problemas como obesidade, destrutividade, ansiedade, estresse e frustração.

Além de suprir as necessidades básicas de um cachorro, se o problema reside em uma educação pobre ou inadequada, é imprescindível estabelecer rotinas e retomar o adestramento para o realizar de uma forma positiva, respeitosa e correta.

Agora, quando se trata de um cachorro com dependência ou hiperapego, as soluções são diferentes.

Hiperapego em cachorros - Tratamento

Antes de começar é importante ressaltar que as emoções negativas não se reforçam. Ou seja, se você confirmou que seu cachorro é muito dependente, muito apegado ao tutor ou ficou muito grudento do nada, a última coisa que precisa são reações quando demanda atenção, porque desta forma ele interpretará que com essa ação consegue o que quer e não soluciona o problema. O que o seu cão necessita é aprender a administrar estas emoções de uma forma positiva. Para isso, socializar com outros cachorros, animais, pessoas e ambientes é um dos passos mais importantes para que aprenda a se relacionar corretamente.

Como dizíamos, não é recomendável que lhe dê atenção até que mostre uma atitude calma e tranquila. Neste momento, poderá sim premiá-lo com carícias ou palavras de ânimo. Mesmo assim, trabalhar obediência básica também permite fomentar no cão esta atitude calma que buscamos, de forma que pedir que se sente ou deite te ajudará.

Por outro lado, propiciar um ambiente tranquilo e em que o cachorro se sinta confortável é mais que recomendado, igualmente fixar rotinas saudáveis para ele e suprir todas as suas necessidades. Neste sentido, o uso de feromônios sintéticos em difusor é uma técnica que favorece a criação de um ambiente relaxado devido a emitir cópias de feromônios que as mães transmitem aos filhotes.

Por se tratar de uma situação tão complicada, o mais adequado é procurar um etólogo canino ou educador especializado em modificação de comportamento para que avalie o caso e combine contigo as diretrizes de atuação.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro demanda muita atenção, é normal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Meu cachorro demanda muita atenção, é normal?