Problemas oculares

Por que meu gato está com os olhos inchados? - 5 causas

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 4 agosto 2022
Por que meu gato está com os olhos inchados? - 5 causas
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os olhos dos nossos felinos podem nos fascinar não somente pelas suas cores belíssimas e seu olhar profundo, mas também pelas expressões misteriosas. No entanto, se converte em um motivo de alerta para os tutores quando estão vermelhos, inchados, apresentam feridas ou outros sintomas de problemas oculares nos gatos.

Se você observou que os olhos do seu gatinho estão inflamados ou que o gato não abre bem um olho, provavelmente está se fazendo perguntas como "por que meu gato tem os olhos inchados?" ou "o que fazer se o meu gato está com o olho machucado?".

De início, te recordamos que é essencial procurar um centro veterinário ao detectar qualquer anomalia no corpo ou no comportamento do seu felino. No entanto, no PeritoAnimal te ajudaremos a entender as principais causas que podem provocar inflamação e inchaço nos olhos dos gatos.

Também lhe pode interessar: Gato com olhos vermelhos

Índice

  1. Por que o gato está com os olhos inchados?
  2. Conjutivite: olhos inchados, com secreção e pálpebras inflamadas
  3. Alergia em gatos - Olhos inchados e coceira intensa
  4. Uveíte felina - Quando seu gato fecha um olho
  5. Úlcera da córnea - O gato tem um olho fechado e chora
  6. gato com olhos inchados pela presença de corpos estranhos no globo ocular

Por que o gato está com os olhos inchados?

O inchaço nos olhos dos gatos pode ser uma consequência de uma inflamação ocular, da qual pode estar relacionada à uma ampla gama de doenças e processos infecciosos. Assim não existe somente uma razão que explica por que um gato está com os olhos inchados. Por esta razão, é essencial levá-lo ao veterinário para constatar a causa específica da inflamação ocular e estabelecer um tratamento adequado segundo as necessidades de cada paciente.

A seguir, te explicaremos quais são as principais causas que podem fazer com que um gato fique com os olhos vermelhos e inflamados, com ou sem a presença de secreções oculares.

Conjutivite: olhos inchados, com secreção e pálpebras inflamadas

Os olhos vermelhos, inchados e com secreção podem ser sintoma de uma conjuntivite nos gatos, que consiste em uma inflamação que recobre o olho e o interior das pálpebras. Por isso, outro sintoma característico de uma conjuntivite é a pálpebra inflamada, ou inclusive a terceira pálpebra inflamada no gato. Mesmo que possa ser diagnosticada com mais frequência nos gatos filhotes ou jovens, pode afetar os felinos de todas as idades, sejam mestiços ou de raça.

A conjuntivite nos gatinhos pode estar associada a diferentes causas, derivando quase sempre de algum processo inflamatório ou infeccioso subjacente. A seguir, resumimos as principais causas da conjuntivite nos gatos:

  • Alergias
  • Problemas respiratórios, que podem estar associados a rinotraqueíte felina
  • Uveíte em gatos
  • Infecções virais e bacterianas, sendo especialmente comum os casos de conjutivite associadas ao herpevírus felino e da clamidiose em gatos
  • Hipertensão sistêmica
  • Traumatismos e feridas no olho do gato, derivados de golpes, arranhões durante uma briga, queimaduras ou a entrada de corpos estranhos no olho
  • Câncer
  • Problemas hereditários que afetam sua estrutura ocular

A conjuntivite nos gatos deve ser tratada de forma adequada e em tempo oportuno para evitar que seus sintomas se agravem pela presença de bactérias oportunas e ocasionem uma piora severa do quadro de saúde do felino. Além disso, se trata de uma doença altamente contagiosa entre os gatos, por isso os indivíduos infectados devem ser isolados. Assim, se seu gato tem os olhos inchados, lacrimejantes ou com secreção, deve levar o mesmo imediatamente a uma clínica ou hospital veterinário.

Por que meu gato está com os olhos inchados? - 5 causas - Conjutivite: olhos inchados, com secreção e pálpebras inflamadas
Imagem: catforum.com

Alergia em gatos - Olhos inchados e coceira intensa

Se o gato, além dos olhos inchados, sente coceira intensa e tenta coçar frequentemente a região ocular e do nariz, estes podem ser sinais de uma alergia. Também podem apresentar sintomas como: tosse, inflamação da pele, espirros, vômitos e diarreia, secreções na boca ou no nariz.

A alergia nos gatos consiste em uma reação exagerada do seu sistema imunológico após a exposição a certos agentes que seu organismo interpreta como potencialmente nocivos. Igualmente ao que ocorre conosco, os gatos podem ser alérgicos a várias coisas, dependendo do organismo de cada felino.

Os agentes que mais comumente provocam alergias nos gatos são:

  • Plantas
  • Mofo ou fungos
  • Pólen
  • Perfume
  • Álcool
  • Alimentos (ovos, frango, arroz, soja, peixes, etc.)
  • Fumo do tabaco
  • Inseticidas (produtos antipulgas, repelentes de mosquitos, etc.)
  • Produtos de limpeza (em especial os com cheiro muito forte)
  • Picadas de insetos (pulgas, mosquitos, abelhas, carrapatos, etc.)

Para descartar a possibilidade que o felino seja alérgico, pode consultar seu veterinário de confiança sobre os exames de alergia para gatos. Desta forma, poderá evitar fornecer alimentos ou utilizar produtos que possam provocar uma reação em seu sistema imunológico.

Uveíte felina - Quando seu gato fecha um olho

A uveíte nos gatos compreende diferentes processos inflamatórios que afetam a úvea dos felinos. O trato uveal (ou simplesmente úvea) é uma espécie de véu vascular que representa a principal barreira protetora do olho, sendo responsável pela produção do humor aquoso que lubrifica o globo ocular. Dependendo da região do trato uveal que é afetada pela inflamação, teremos uma uveíte anterior, intermediária ou posterior.

Atualmente, cerca de 70% dos casos de uveítes em felinos se desenvolvem em consequência de patologias sistêmicas severas, como a FIV ("Aids felina") a leucemia felina e a toxoplasmose sistêmica. No entanto, a inflamação da úvea também pode surgir de feridas e lesões derivadas de brigas de rua, acidentes ou traumas.

Um dos sinais característicos da uveíte felina é quando um gato fecha um olho, já que a doença lhe causa dor, hipersensibilidade e fotofobia. Em casos mais avançados, é possível que o tutor identifique que o olho do gato mudou de cor, apresenta manchas em seu globo ocular ou se está turvo. Ao perceber qualquer um destes sintomas em seu felino, não deixe de procurar rapidamente o centro veterinário.

Por que meu gato está com os olhos inchados? - 5 causas - Uveíte felina - Quando seu gato fecha um olho
Imagem: cat-world.com.au

Úlcera da córnea - O gato tem um olho fechado e chora

Se o gato não abre bem o olho ou estão inchados, isto pode indicar a presença de uma úlcera em sua córnea (úlcera da córnea). A úlcera da córnea é um tipo de ferida no olho do gato que ocorre especificamente na córnea. Pode ser derivada de uma conjuntivite não tratada ou mal curada, também pode estar associada ao herpes vírus felino, ou se desenvolver a partir de lesões, traumatismos ou pela introdução de corpos estranhos no olho do gato.

A seguir, listamos os sintomas mais característicos da úlcera da córnea em gatos:

  • Lacrimejamento excessivo e muito aquoso (o olho do gato parece lacrimejante ou turvo pelo excesso de fluído ocular)
  • Fotofobia (como a luz o incomoda, o gato tem um olho meio fechado)
  • Secreção purulenta (o olho do gato apresenta secreção de cor esverdeada como o pus)
  • Coceira (o gato tentará coçar a região ocular com muita intensidade e frequência)
  • Terceira pálpebra visível (o gatinho pode ter sua terceira pálpebra visível na tentativa de proteger seu olho)
  • Úlceras visíveis (se não for tratada rápida e corretamente, a úlcera na córnea aumenta e pode ser vista a olho nu)

Se você perceber estes sintomas no felino, deve procurar rapidamente um centro veterinário para avaliar seu olho e estabelecer um tratamento mais adequado conforme seu estado de saúde. Geralmente, os casos leves de úlcera de córnea respondem bem ao tratamento com antibióticos, mas em casos mais avançados pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.

Por que meu gato está com os olhos inchados? - 5 causas - Úlcera da córnea - O gato tem um olho fechado e chora
Imagem: blog.vetbloom.com

gato com olhos inchados pela presença de corpos estranhos no globo ocular

Mesmo que este tipo de "acidente" seja mais comum nos cachorros, os gatos também podem ser afetados pela introdução de corpos estranhos em seus olhos. Neste caso, é provável que o gato tenha os olhos irritados e apresente uma lacrimejação excessiva para lubrificar a região ocular e prevenir feridas.

Além disso, pode tentar coçar ou tocar constantemente a região ocular para aliviar o desconforto ou dor que o corpo estranho provoca em seus olhos.

Qualquer gato pode ser afetado pela entrada de algum corpo estranho em seu olho, enquanto brinca, corre ou pula em sua casa. Mas os felinos que andam na rua que se expõem a uma grande quantidade de sujeira e que podem mexer no lixo em busca de alimentos, assim como os gatos domésticos que não contam com uma higiene adequada do seu ambiente, são especialmente vulneráveis à introdução de alguma partícula em seu globo ocular.

Por isso, a boa higiene e organização em casa são grandes aliadas da prevenção de diversos tipos de doenças e acidentes domésticos.

Em casos de suspeita que o felino tenha um corpo estranho devemos procurar sem demora um centro veterinário, em nenhum caso tentaremos retirar nós mesmos, já que poderíamos provocar um dano maior ao nosso gato. Além disso, pode ser necessária a aplicação de fámacos para aliviar a inflamação.

E aí, já sabe por que seu gato está com os olhos inchados? Recomendamos o vídeo a seguir no qual explicamos porque os felinos ficam com as pupilas dilatadas:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu gato está com os olhos inchados? - 5 causas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas oculares.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: catforum.com
Imagem: cat-world.com.au
Imagem: blog.vetbloom.com
1 de 4
Por que meu gato está com os olhos inchados? - 5 causas