Problemas oculares

Coelho com olho vermelho - Causas e tratamentos

 
Coelho com olho vermelho - Causas e tratamentos
Coelhos

Ver fichas de  Coelhos

Existem algumas raças de coelhos com olhos vermelhos devido à genética, sem que isso represente um problema para esses animais. No entanto, em outros casos, é possível que o coelho apresente vermelhidão em um ou ambos os olhos devido a um problema de saúde, como conjuntivite, que por sua vez pode ser causada por diferentes motivos. Da mesma forma, os coelhos albinos são caracterizados por terem pelos brancos e olhos vermelhos, o que também é uma condição genética.

Neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre tudo o que pode causar a vermelhidão do globo ocular em coelhos, assim como mencionaremos as raças que nascem com olhos vermelhos. Continue lendo e descubra as informações as causas e tratamentos para olhos vermelhos em coelhos.

Índice

  1. Conjuntivite
  2. Ectrópio
  3. Alergias
  4. Uveíte
  5. Albinismo
  6. Raças de coelhos com olhos vermelhos

Conjuntivite

A conjuntivite é definida como a inflamação da conjuntiva, que em alguns casos pode estar limitada à esclerótica ou afetar igualmente a superfície interna da pálpebra. É uma doença muito comum e o principal motivo que deixa um coelho com olhos vermelhos, ou congestão ocular, independentemente da idade. É facilmente tratável, mas se for negligenciada ou houver reinfecção, pode levar a danos graves. Pode se apresentar como um distúrbio primário ou secundário.

Quanto às causas que podem causar conjuntivite em coelhos, destacam-se as seguintes:

  • Causas ambientais: relacionadas a alérgenos, como poeira, feno ou pólen. Também pode ocorrer pelo contato direto com substâncias tóxicas;
  • Infecções: principalmente aquelas causadas por vírus, especialmente as secundárias a uma infecção do trato respiratório. As bactérias também são agentes que podem causar infecção primária ou secundária, resultando em conjuntivite;
  • Causas dentárias: é comum que os coelhos desenvolvam conjuntivite como resultado de algum problema no crescimento dental, onde a raiz dos dentes se inflama e obstrui a saída dos ductos lacrimais, resultando no acúmulo de secreções e microorganismos no ducto e, posteriormente, na inflamação ocular;
  • Corpos estranhos: a introdução de poeira ou qualquer outro tipo de corpo estranho no globo ocular faz com que o coelho tenha o olho vermelho e desenvolva conjuntivite.

Os sintomas que nos alertam para essa inflamação da conjuntiva são os seguintes:

  • Conjuntivas vermelhas e inchadas, uni ou bilateralmente;
  • Lacrimejamento constante;
  • Presença de secreção mucopurulenta, geralmente devido à infecção bacteriana;
  • Acumulação de pus que chegar a manter as pálpebras fechadas;
  • Dor nos olhos;
  • Febre em alguns casos;
  • Mal-estar geral;
  • Falta de apetite.

O diagnóstico é simples, porém é importante realizar exames complementares, como uma hemograma completo, especialmente em casos secundários.

Tratamento da conjuntivite em coelhos

Baseia-se no uso de colírios ou medicamentos por via oral, mas depende da causa que provoca a conjuntivite e, consequentemente, os olhos vermelhos no coelho. Como exemplo, mencionamos os seguintes procedimentos:

  • No caso de alergias, é necessário melhorar o ambiente com uma higiene adequada;
  • Infecções virais, que não possuem tratamento específico, são tratadas com o alívio dos sintomas. Para isso, podem ser usados colírios anti-inflamatórios ou AINEs (anti-inflamatórios não esteroides) por via oral, antipiréticos em caso de febre, repouso e hidratação, se necessário;
  • Em infecções bacterianas, é utilizada antibioticoterapia empírica.
Coelho com olho vermelho - Causas e tratamentos - Conjuntivite

Ectrópio

O ectrópio caracteriza-se pela inversão da pálpebra. Em coelhos, pode ser congênito e afetar uma ou ambas as pálpebras. Nesse caso, os cílios causam irritação constante no globo ocular, resultando posteriormente em conjuntivite ou irritação corneal e, assim, é possível encontrar o coelho com olhos vermelhos.

O diagnóstico de ectrópio é relativamente simples. Através da inspeção clínica no consultório veterinário e da experiência do profissional, é uma doença facilmente identificável.

Tratamento para o ectrópio

Na maioria dos pacientes, essa transtorno pode ser corrigido por meio operatório, neste caso, por cirurgia realizada por um veterinário especializado nessa espécie.

Além disso, o tratamento cirúrgico deve ser acompanhado por medicação anti-inflamatória e colírios enquanto a estrutura ocular se restabelece.

Alergias

Alergias ambientais são as principais causadoras do olho vermelho (às vezes causadas por pólen, poeira, etc.). No entanto, não são apenas as alergias ambientais que podem deixar o coelho com olhos vermelhos, mas também as alergias alimentares, embora sejam menos comuns nesses animais. Nesse caso, também é comum observar inflamação das pálpebras, perda de pelos ao redor dos olhos e boca, coceira e até mesmo otite.

O veterinário realizará os testes de alergia necessários para identificar o alérgeno que está causando essa reação alérgica.

Tratamento para alergias em coelhos

O tratamento consiste em eliminar o alérgeno que desencadeia a resposta alérgica no organismo do coelho, sempre que possível.

Uveíte

A uveíte é uma das doenças oculares mais comuns em coelhos. Caracteriza-se pela inflamação da úvea, que corresponde à camada vascular do olho, na qual encontramos a íris, entre outras partes. A úvea pode inflamar-se, sobretudo, devido a traumatismo ou infecções.

Um dos sintomas mais evidentes é o coelho ficar com o olho vermelho, mas também é comum que ele fique fechado devido à dor, lacrimejando em excesso e até mesmo tendo uma opacidade da córnea.

Tratamento para uveíte em coelhos

O tratamento irá depender da causa que está provocando a uveíte, sendo possível administrar antibióticos, antiparasitários ou anti-inflamatórios.

Coelho com olho vermelho - Causas e tratamentos - Uveíte
Imagem: selvatica.es

Albinismo

Caracteriza-se por ser uma condição genética na qual o coelho não produz melanina, que é justamente o pigmento responsável pela cor da pele, olhos e pelos. Portanto, os coelhos albinos se caracterizam por terem pelo branco, pele e mucosas rosadas e olhos vermelhos ou rosados.

Esses coelhos são muito mais sensíveis à luz, tanto solar quanto artificial, devido à falta de pigmentação nos olhos. Por isso, eles costumam se esconder quando estão expostos a uma luz muito brilhante ou intensa. Além disso, têm maior predisposição a problemas de saúde específicos, como perda de visão e audição. Por todos esses motivos, esses coelhinhos precisam de cuidados extras em comparação com aqueles que não são albinos.

Existe tratamento para um coelho com albinismo?

O albinismo não é uma doença e não tem tratamento, uma vez que o coelho nasce com essa condição genética. Com os cuidados adequados, ele pode ter uma boa qualidade de vida e aproveitá-la como qualquer outro coelho. No entanto, nesses casos, é ainda mais importante realizar consultas veterinárias periódicas para detectar qualquer problema de saúde o mais cedo possível, pois esses devem ser tratados.

Coelho com olho vermelho - Causas e tratamentos - Albinismo

Raças de coelhos com olhos vermelhos

Alguns coelhos têm olhos vermelhos devido à sua genética, isto é, não são assim porque estão doentes ou mesmo porque sejam necessariamente albinos. Portanto, existem certas raças de coelhos com olhos vermelhos nos quais a presença dessa coloração é normal, sendo elas:

  • Coelho Nova Zelândia: pode ser encontrado em diferentes cores, mas o que apresenta os característicos olhos vermelhos é o branco;
  • Coelho gigante de Bouscat: é um dos maiores coelhos existentes, podendo pesar até 5 kg. É branco, com uma cauda maior do que a de outras raças de coelhos e olhos vermelhos ou rosados;
  • Coelho Califórnia: em geral, caracteriza-se por ter pelos brancos com manchas escuras nas orelhas, focinho e patas, além dos peculiares olhos vermelhos ou rosados. Um fato curioso é que a tonalidade das manchas pode ser mais clara ou mais escura, dependendo do local em que estão.

Como você pode ver, nem todos os coelhos com olhos vermelhos sofrem de problemas de saúde mencionados ou são albinos. No entanto, se o seu coelho não pertencer a nenhuma dessas raças e você observar vermelhidão em um ou ambos os olhos, procure imediatamente uma clínica veterinária.

Coelho com olho vermelho - Causas e tratamentos - Raças de coelhos com olhos vermelhos

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Coelho com olho vermelho - Causas e tratamentos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas oculares.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: selvatica.es
1 de 5
Coelho com olho vermelho - Causas e tratamentos