Como saber se o meu gato tem toxoplasmose
Ver fichas de Gatos
Quando falamos de toxoplasmose estamos nos referindo a uma doença do tipo infecciosa que pode afetar os gatos. A doença torna-se realmente preocupante se o dono do gato for uma mulher grávida.
Trata-se de uma doença que pode ser contagiada para o feto (dificilmente) da mulher grávida e, por este motivo é um tema de preocupação por parte de algumas famílias.
Se está preocupado e quer descartar o fato do seu gato sofrer de toxoplasmose, no PeritoAnimal ajudamos você com informação útil e de interesse. Assim, continue lendo este artigo e aprenda como saber se o seu gato tem toxoplasmose.
O que é a toxoplasmose
A toxoplasmose é uma infecção que se pode transmitir ao feto. As probabilidades disto acontecer são muito baixas, no entanto perante uma gravidez é totalmente compreensível que muitas mulheres se interessem pelo tema e tentem descobrir como podem identificar a toxoplasmose.
O parasita da toxoplasmose pode-se encontrar na carne crua e nas fezes dos gatos infetados, transmitindo-se basicamente por contato direto com algum destes dois elementos. Pode acontecer lavarmos de forma incorreta a caixa de areia do gato e a infecção se propagar.
Cerca de 10% dos gatos de todo o mundo sofrem dela e cerca de 15% são portadores desta doença que costuma se propagar quando o gato se alimenta de animais silvestres como pássaros e ratos.
Contágio da toxoplasmose
Como já referimos anteriormente, a toxoplasmose contagia-se através do contato direto com as fezes do animal infetado ou através de carne crua. É por este motivo que muitos veterinários recomendam pegar nas fezes da caixa de areia com luvas, desta forma evita-se o contato direto. Também recomendam não manusear carne crua.
O contágio pode ocorrer em qualquer fase da gravidez, embora seja realmente grave quando ocorre nos primeiros três meses, durante a formação do embrião. O contágio pode ocorrer sem nos darmos conta, pois trata-se de uma doença assintomática, ou seja, não manifesta sintomas claros que nos façam identificar a doença.
Detetar a toxoplasmose
Como referimos antes, a toxoplasmose é uma doença assintomática, isto significa que no início o gato infetado não mostra sintomas claros de estar sofrendo uma doença. No entanto, podemos detetar algumas anomalias no gato se este estiver sofrendo de toxoplasmose como as seguintes:
- Diarreia
- Defesas baixas
- Febre
- Falta de apetite
- Dificuldade para respirar
- Apatia
Para detetar a toxoplasmose, o recomendável é realizar uma análise de sangue ao nosso gato no seu veterinário habitual. Este é o exame mais fiável que irá revelar se efetivamente o animal está doente. A análise de fezes não é recomendável pois não é determinante em todas as fases da doença.
Evitar a toxoplasmose em gatos
A toxoplasmose pode ser prevenida com uma dieta adequada baseada em produtos embalados, como a ração ou a comida úmida, fundamentais na alimentação do gato. Retirar alimentos crus é a melhor opção, sem dúvida.
Na sua maioria os gatos domésticos vivem dentro de casa, por esse motivo se o animal tiver as suas vacinas em dia, comer alimentos preparados e não tiver contato com outros animais no exterior podemos estar tranquilos, uma vez que é pouco provável que sofra dessa doença.
Tratamento da toxoplasmose em gatos
Depois de realizar uma análise de sangue e ter confirmado a presença de toxoplasmose no gato, o veterinário emite um diagnóstico e é então quando podemos começar o tratamento para combater a doença.
No geral, aplica-se um tratamento antibiótico durante duas semanas, via parenteral ou oral, embora no geral se aplique a segunda opção. No PeritoAnimal lembramos a importância de seguir as indicações do veterinário se o nosso sofrer da doença, por este motivo devemos seguir com cuidado todos os passos que nos indicar, especialmente se houver uma grávida em casa.
As grávidas e a toxoplasmose
Se o nosso gato já está há muito tempo infetado ou se tivemos um gato que sofreu de toxoplasmose antes, pode ser que a grávida também tenha sofrido a doença também alguma vez, relacionando-a pelos sintomas como um leve resfriado.
Existe um tratamento eficaz para combater a toxoplasmose em mulheres grávidas, embora a maioria das vezes não precise de qualquer tratamento se a gestante não apresentar sinais evidentes da doença (à exceção de casos graves nos quais os sintomas persistam de forma repetida).
Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu gato tem toxoplasmose, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.