Doenças infecciosas

Como saber se o meu gato tem toxoplasmose

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 2 novembro 2018
Como saber se o meu gato tem toxoplasmose
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Quando falamos de toxoplasmose estamos nos referindo a uma doença do tipo infecciosa que pode afetar os gatos. A doença torna-se realmente preocupante se o dono do gato for uma mulher grávida.

Trata-se de uma doença que pode ser contagiada para o feto (dificilmente) da mulher grávida e, por este motivo é um tema de preocupação por parte de algumas famílias.

Se está preocupado e quer descartar o fato do seu gato sofrer de toxoplasmose, no PeritoAnimal ajudamos você com informação útil e de interesse. Assim, continue lendo este artigo e aprenda como saber se o seu gato tem toxoplasmose.

Também lhe pode interessar: Como saber se o meu cachorro tem raiva

Índice

  1. O que é a toxoplasmose
  2. Contágio da toxoplasmose
  3. Detetar a toxoplasmose
  4. Evitar a toxoplasmose em gatos
  5. Tratamento da toxoplasmose em gatos
  6. As grávidas e a toxoplasmose

O que é a toxoplasmose

A toxoplasmose é uma infecção que se pode transmitir ao feto. As probabilidades disto acontecer são muito baixas, no entanto perante uma gravidez é totalmente compreensível que muitas mulheres se interessem pelo tema e tentem descobrir como podem identificar a toxoplasmose.

O parasita da toxoplasmose pode-se encontrar na carne crua e nas fezes dos gatos infetados, transmitindo-se basicamente por contato direto com algum destes dois elementos. Pode acontecer lavarmos de forma incorreta a caixa de areia do gato e a infecção se propagar.

Cerca de 10% dos gatos de todo o mundo sofrem dela e cerca de 15% são portadores desta doença que costuma se propagar quando o gato se alimenta de animais silvestres como pássaros e ratos.

Como saber se o meu gato tem toxoplasmose - O que é a toxoplasmose

Contágio da toxoplasmose

Como já referimos anteriormente, a toxoplasmose contagia-se através do contato direto com as fezes do animal infetado ou através de carne crua. É por este motivo que muitos veterinários recomendam pegar nas fezes da caixa de areia com luvas, desta forma evita-se o contato direto. Também recomendam não manusear carne crua.

O contágio pode ocorrer em qualquer fase da gravidez, embora seja realmente grave quando ocorre nos primeiros três meses, durante a formação do embrião. O contágio pode ocorrer sem nos darmos conta, pois trata-se de uma doença assintomática, ou seja, não manifesta sintomas claros que nos façam identificar a doença.

Como saber se o meu gato tem toxoplasmose - Contágio da toxoplasmose

Detetar a toxoplasmose

Como referimos antes, a toxoplasmose é uma doença assintomática, isto significa que no início o gato infetado não mostra sintomas claros de estar sofrendo uma doença. No entanto, podemos detetar algumas anomalias no gato se este estiver sofrendo de toxoplasmose como as seguintes:

  • Diarreia
  • Defesas baixas
  • Febre
  • Falta de apetite
  • Dificuldade para respirar
  • Apatia

Para detetar a toxoplasmose, o recomendável é realizar uma análise de sangue ao nosso gato no seu veterinário habitual. Este é o exame mais fiável que irá revelar se efetivamente o animal está doente. A análise de fezes não é recomendável pois não é determinante em todas as fases da doença.

Como saber se o meu gato tem toxoplasmose - Detetar a toxoplasmose

Evitar a toxoplasmose em gatos

A toxoplasmose pode ser prevenida com uma dieta adequada baseada em produtos embalados, como a ração ou a comida úmida, fundamentais na alimentação do gato. Retirar alimentos crus é a melhor opção, sem dúvida.

Na sua maioria os gatos domésticos vivem dentro de casa, por esse motivo se o animal tiver as suas vacinas em dia, comer alimentos preparados e não tiver contato com outros animais no exterior podemos estar tranquilos, uma vez que é pouco provável que sofra dessa doença.

Como saber se o meu gato tem toxoplasmose - Evitar a toxoplasmose em gatos

Tratamento da toxoplasmose em gatos

Depois de realizar uma análise de sangue e ter confirmado a presença de toxoplasmose no gato, o veterinário emite um diagnóstico e é então quando podemos começar o tratamento para combater a doença.

No geral, aplica-se um tratamento antibiótico durante duas semanas, via parenteral ou oral, embora no geral se aplique a segunda opção. No PeritoAnimal lembramos a importância de seguir as indicações do veterinário se o nosso sofrer da doença, por este motivo devemos seguir com cuidado todos os passos que nos indicar, especialmente se houver uma grávida em casa.

Como saber se o meu gato tem toxoplasmose - Tratamento da toxoplasmose em gatos

As grávidas e a toxoplasmose

Se o nosso gato já está há muito tempo infetado ou se tivemos um gato que sofreu de toxoplasmose antes, pode ser que a grávida também tenha sofrido a doença também alguma vez, relacionando-a pelos sintomas como um leve resfriado.

Existe um tratamento eficaz para combater a toxoplasmose em mulheres grávidas, embora a maioria das vezes não precise de qualquer tratamento se a gestante não apresentar sinais evidentes da doença (à exceção de casos graves nos quais os sintomas persistam de forma repetida).

Como saber se o meu gato tem toxoplasmose - As grávidas e a toxoplasmose

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu gato tem toxoplasmose, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Adriana Loiola
Estou grávida de 12 semanas, meus exames deram sem imunidade pra toxoplasmose. Minha gata sempre foi alimentada por ração, nunca teve acesso a rua ou outros animais. Ela pode ter adquirido via amamentação? Ou posso descartar essa doenca.?
Suellenl
Meus gatos são castrados,só comem ração,não tem acesso a rua!Tem alguma possibilidade de terem toxoplasmose?
Mônica Bispo
Tem vacina, preventiva contra essa doença?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Mônica! Não, a única forma de prevenir é não alimentar os animais com alimentos crus ou mal cozidos e evitar que o animal saia para caçar e consequentemente adquira a infecção a partir de roedores e aves.
1 de 7
Como saber se o meu gato tem toxoplasmose